Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    Porque creio que isto é importante mas Tiago está impedido de aqui expor a sua opinião.
    A sua resposta ao meu comentário

    “Caro colega, mesmo agora vi outro comentário seu, que corrobora com o que eu disse, afinal concorda comigo que o CSO tem que ter titulo profissional TSST, então para que tivemos estar 6 meses todos os dias uteis 4 horas por dia para ter esse titulo, e agora não se exigia que o tivessem? Não faz sentido, é mesmo obrigatório, e pelos visto você concorda, porque raio se insurgiu contra o que eu disse, não percebo.”

    Caro Tiago.
    Não! Não é necessário que o CS tenha o título de tsst, onde raio viu você isso?
    O CS tem que ter a formação que o DO considerar adequada.
    Ao CS cabe saber se a formação que possui é suficiente para assumir os compromissos a que se propõe.
    Depois de mais 30 anos na área da fiscalização e mais de 20 na área da segurança, considero-me pouco habilitado para assumir uma fiscalização de uma obra em LSF ou a CS de uma obra de redes elétricas.
    Enquanto profissionais de uma das áreas mais ingratas da construção, temos que saber marcar a diferença. A diferença marca-se pela honestidade para com os nossos clientes, não podemos nem devemos induzi-los em erros.
    Para isso já bastam os “palermas” dos arquitetos

    P.S.
    Está cumprida a promessa de hoje mesmo chamar aqui palerma a alguém. Agora vão fazer queixinhas que eu faço-vos a folha.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zinna
  2.  # 62

    Colocado por: Anonimo16062021Suspenso..

    O amigo não é arquiteto mas deixe que lhe diga que tb é um bocadinho palerma
  3.  # 63

    Colocado por: Anonimo16062021Logo que eu tenha acesso ao Computador já lhe faço a folha.

    Aproveite e meta no contentor o trator que ainda me deve.
    Se eu descubro onde raio anda a aplicar aquela porcaria da lã, vou lá com um frófo e ponho fogo aquilo tudo.
  4.  # 64

    Porque o Tiago continua bloqueado
    “Caro Colega, eu vivo muito intensamente a minha profissão e vou sempre insurgir me com comentários sobre a mesma que acho absurdo, mas quando exponho essa opinião não pretendo criar conflitos nesses fóruns, muito pelo contrario, o objetivo é sempre a alertar para os erros que estão a cometer no meu ponto de vista. E em relação ao que disse de eu não fundamentar que digo sobre a qualificação de CSO, você acabou por fazê-lo ao publicar a lei que diz que o CSO tem que ter qualificação adequada, ora não é preciso explicar o obvio, que qualificação adequada é no mínimo Titulo Profissional TSST, acho que está intrínseco essa interpretação,”

    Caro Tiago
    Eu tb gostava que o colega tivesse razão mas infelizmente não têm. O que a legislação diz é que a atividade de CS deve ser exercida por pessoa qualificada, nos termos previstos em legislação especial.
    O que em 2004 estava previsto no projeto de lei é que essa qualificação fosse a frequência de um curso de coordenador de segurança. O curso que frequentei foi inclusive feito e lecionado por técnicos que estavam na redação desse projeto de lei.
    A ideia era limitar o acesso aos cursos a engenheiros, arquitetos ou técnicos que à data tivessem experiência comprovada.
    O projeto de lei acabou por não sair da gaveta, houveram interesses mais altos …
    Assim, neste momento é o Dono de obra que define a habilitação do seu CS

    “mas é a minha opinião e experiência como CSO de Dono de Obra publico, que já teve varias visitas da ACT e uma das coisas que pedem logo é a certificação de TSST por parte do tecnico do empreiteiro e por parte do CSO do dono de obra, para mim algo óbvio nesta profissão, inclusive na comunicação previa enviada à ACT de abertura de Estaleiro, tem que ir em anexo para além dos termos de responsabilidade, onde tem que ir explicito o numero do titulo profissional, também tem que ir em anexo as declarações que comprovam tanto carteira profissional da Ordem como o Titulo Profissional da ACT, e as próprias Ordens de Engenharia são claras nessa matéria.”

    Isto é a mais completa verdade mas em nada contradiz o que atrás disse.
    Aquando da visita da ACT (já tive muitas, inclusive em obras publicas) é certo que pedem todas as evidências. Uma vez tive uma senhora inspetora que me pediu para comprovar que eu tinha habilitação para assumir a CS de uma obra em que havia retirada de chapas com amianto.
    Mostrei-lhe o meu CAP de TSHST que estava arquivado na pasta de obra.
    -Ai porque isso não serve, o senhor técnico tem que fazer um curso de formação nessa área.
    Pedi-lhe para referir isso no relatório indicando a legislação que o obrigava. Até hoje ainda estou à espera do relatório.

    “Mas, se naquelas zonas querem continuar a trabalhar assim, quem sou eu para contestar, e alias, essa leitura, só o prejudica a si, pois em vez de contratarem o CSO qualificado como o colega, contratam um qualquer a baixo custo ou então assume eles donos de obra sem qualificação para o ter e, portanto, sem custo nenhum para eles, já viu o injusto que é para todos os que se sacrificaram em tirar o curso de TSST, nomeadamente o colega?”

    É verdade!
    Mas ainda assim, isso não é motivo para eu mentir aos meus clientes


    “Mas pronto, como de arrelias e preocupações já chega o dia a dia profissional, não vou mais participar nesta discussão, alertei para o erro que estavam a cometer ao dizerem que qualquer um pode ser CSO, se não quiserem tomar em linha de conta, tudo bem, fiz o que devia fazer dentro da minha consciência profissional e cívica, peço é desculpa se tal pareceu criar conflito, mas não foi de todo a intenção.

    Cumprimentos e bom trabalho",



    Tiago, nunca entendi a sua posição como uma tentativa de criar conflito. É a sua opinião, respeito-a, ainda que não concorde com ela e considere que legalmente não tem razão.
    Este é o espirito do fórum, o confronto de opiniões.
    Por tal considero que foi uma “palermice” terem-no suspenso.
    Votos de boas obras e quem sabe um dia destes ainda não nos cruzamos numa obra qualquer.
  5.  # 65

    Só para ver se esta conta está bloqueada.
  6.  # 66

    Colocado por: zedasilvaTiago está impedido de aqui expor a sua opinião

    Colocado por: zedasilvaPorque o Tiago continua bloqueado

    Colocado por: zedasilvaPor tal considero que foi uma “palermice” terem-no suspenso.

    Quem é que lhe disse que o TiagoPaiasGaspar está bloqueado ou suspenso?
    Não está. E só esteve temporariamente (algumas horas) pelas razões apontadas anteriormente, relembrando:

    Motivos para as suas discussões/comentários estarem sujeitos a aprovação:
    - é um membro com menos de 24 horas de registo que colocou mais de 2 comentários em 5 minutos ou iniciou mais de 1 discussão em 10 minutos

    https://forumdacasa.com/discussion/49867/regras-das-discussoes-e-comentarios-sujeitos-a-aprovacao-em-vigor/#Item_1

    Isto acontece a TODOS os novos membros, sem distinção.

    Registou-se a 2019-05-13 23:55:27 e a última visita foi a 2019-05-14 03:43:26, cerca de 4 horas depois.
    Na manhã de dia 14 foi-lhe levantada a limitação, como acontece na maioria dos casos em que se verifica que a participação é idónea (não é spam/publicidade). Limitação essa que continua a permitir colocar os comentários, apenas não os mostra, sujeitando-os a aprovação da administração. Não existe qualquer comentário em espera para ser aprovado e, os 3 comentários do membro em questão são públicos:
    https://forumdacasa.com/?CommentID=1392549
    https://forumdacasa.com/?CommentID=1392561
    https://forumdacasa.com/?CommentID=1392562

    Ora, se voltou ao fórum uma última vez 4 horas após o registo, como é que pode saber se está ou não bloqueado ou suspenso durante toda a duração do dia 14 e em parte do dia 15?

    Testamos a conta acima "AdminTestes" exactamente com a mesma configuração da conta do TiagoPaiasGaspar e como todos podem ver, pode colocar comentários sem qualquer tipo de limitação.
  7.  # 67

    Colocado por: Administração Fórum
    Quem é que lhe disse que o TiagoPaiasGaspar está bloqueado ou suspenso?

    Como passou a comunicar comigo por email, parti desse principio.
    Se não é verdade, as minhas desculpas à administração e aos restantes foristas a quem induzi em erro.
  8.  # 68

    Colocado por: Anonimo16062021Desculpas aceites

    Obrigado mestre

    Colocado por: Anonimo16062021fica já a saber que apartir de agora vai passar a beber água ao almoço..

    Mas posso ter direito a aperitivo e digestivo?
  9.  # 69

    Boa Noite,

    Bem, penso que ja posso publicar aqui comentários. Mas aviso já que será o ultimo comentário que faço, pois não me revejo num forum que bloqueia um recém inscrito só porque publicou vários comentários no curto espaço tempo, penso que foi essa uma razões que alencaram, portanto não contem comigo para pactuar com algo deste genero, ações restrintivas muito pouco habituais num país livre, onde a liberdade de expressão devia imperar, desde que não passe os limites de falta de respeito, ofensas, etc, o que não se verificou, até muito longe disso. Portanto, sinto me verdadeiramente incrédulo que haja um forum com matéria para discutir muito rica que tenha nos seus administradores, este tipo de "regra" para novos participantes, uma regra que bloqueia quem é novo, por fazer mais do que não sei quantos comentários em pouco tempo, é no mínimo esquisito. Aconselho vivamente a mudarem essa politica, quanto a mim verdadeiramente descabida.

    Posto isto me despeço, irei acompanhar alguns desenvolvimentos aqui neste forum, mas não irei escrever mais nenhum comentário, sem problemas com ninguém, apenas de consciência com os meus princípios, que são muito distantes dos princípios, pelo menos iniciais, das regras deste forum quanto a bloqueio de comentários, que não devia existir nenhuma forma de bloqueio de opinião, ainda para mais com a desculpa de serem "regras iguais para todos os novos membros", a não ser, volto a repetir, que esses comentários ultrapassem os limites da urbanidade e respeito entre todos os intervenientes.

    Quanto ao meu colega de Profissão zedasilva, irei trocar impressões certamente consigo, profissionais e não só, mas apenas por email, se não levar a mal claro.

    Bem hajam a todos e tudo de bom para todos,

    Cumprimentos,

    Tiago Paias Gaspar
    Concordam com este comentário: zedasilva, Anonimo06082021, Diogo999
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anonimo06082021
  10.  # 70

    Tiago
    Sinta se à vontade.
    Concordam com este comentário: TiagoPaiasGaspar
  11.  # 71

    Act act, mais uma.
      IMG_20190515_225515.jpg
  12.  # 72

    Colocado por: riscosAct act, mais uma.
      IMG_20190515_225515.jpg

    Cada vez que sou convocado para isso arranjo sempre uma desculpa
  13.  # 73

    É sempre bom criar amizades com os gajos do act😉
  14.  # 74

    Colocado por: riscosÉ sempre bom criar amizades com os gajos do act😉

    Na minha zona é quase sempre gajas. A minha mulher proibiu me de fazer amizades com quem ela não aprovar
  15.  # 75

    Colocado por: zedasilva
    Na minha zona é quase sempre gajas. A minha mulher proibiu me de fazer amizades com quem ela não aprovar


    Gajas do act, devem ter mais bigode que tu ;)
  16.  # 76

    Colocado por: TiagoPaiasGasparações restrintivas muito pouco habituais num país livre, onde a liberdade de expressão devia imperar, desde que não passe os limites de falta de respeito, ofensas,

    Colocado por: TiagoPaiasGasparuma regra que bloqueia quem é novo, por fazer mais do que não sei quantos comentários em pouco tempo, é no mínimo esquisito

    Colocado por: TiagoPaiasGasparnão devia existir nenhuma forma de bloqueio de opinião, ainda para mais com a desculpa de serem "regras iguais para todos os novos membros", a não ser, volto a repetir, que esses comentários ultrapassem os limites da urbanidade e respeito entre todos os intervenientes

    Quando desconhecemos as razões por detrás de decisões, devemos indagar, tentar perceber e perguntar o porquê dessas decisões, antes de tecer considerações infundadas.

    O motivo pelo qual existe esta limitação é simples:
    - há programas automáticos (bots) e pessoas que correm a internet à procura de sítios onde colocar publicidade
    - assim que conseguem inserir publicidade num determinado sítio (neste caso, o Fórum da Casa), sinalizam esse sítio como uma vítima para futuros ataques
    - enquanto têm acesso, colocam o máximo número possível de publicidade, de forma a conseguir o maior impacto possível
    - é normal existirem dezenas senão centenas de mensagens colocadas em poucos segundos ou minutos
    - isto implica uma grande dose de trabalho a apagar dezenas ou centenas de mensagens de publicidade
    - implica também aborrecer os utilizadores assíduos do fórum, que são sujeitos a mensagens deste tipo todos os dias
    - o problema torna-se exponencial assim que esses bots ou pessoas detectam que o fórum é um sítio vulnerável, as mensagens passam a ser diárias e em grande quantidade

    Como resolvemos isto:
    - bloqueando a inserção de mensagens se estas ultrapassarem um determinado limite em número e tempo
    - o limite é o indicado anteriormente, por se julgar que é razoável face ao comportamento do típico novo utilizador do Fórum da Casa (coloca uma nova discussão e só volta dali a algum tempo, após ter respostas)
    - mesmo que haja falsos positivos (o seu caso), a situação é imediatamente resolvida assim que a administração veja que a participação não é publicidade, normalmente alguns minutos ou horas depois, quando há oportunidade de verificar (no seu caso, na manhã seguinte)
    - quando há positivos, a publicidade é inserida na mesma mas, é minimizada e torna-se muito mais fácil de lidar, às vezes até pelos próprios utilizadores que têm forma de a remover, reportando-a

    É uma medida perfeita? Não. É relativamente eficaz? Sim, é.
    Coloca a sua liberdade de expressão em risco? Não, até porque conseguiu fazer uma crítica sem qualquer tipo de fundamento e ela ainda aí está disponível e pública.
    Esperamos que tenha ficado claro o motivo pelo qual existe esta limitação.
    Da próxima vez, contacte-nos e pergunte antes que situações como estas aconteçam - o nosso email: [email protected].
  17.  # 77

    Boa Noite,

    Não me alongando muito, só dizer que mantenho tudo o que disse anteriormente, e percebam e aprendam que foi uma critica construtiva e não destrutiva. Ficou claro que o motivo que apontam pro bloqueio, é um dos motivos para o fazerem, mas não é o único nem o principal.

    Portanto, não retiro nada do que disse, respeito as vossas palavras, inclusive a critica que me fazem, não sou impune a elas, alias ninguém é, mas continuo a pensar o mesmo, fazendo só uma única retificação ao que disse, é que o comentário que fiz já não foi o ultimo, passando a ser este o ultimo.

    Bem hajam, e continuem com parte muito positiva deste forum, que é a discussão técnica muito importante para quem tem tantas duvidas nos leigos das matéria, mas dizendo a realidade tal e qual como ela é.

    Cumprimentos,

    Tiago Gaspar
    Concordam com este comentário: Anonimo06082021, Diogo999
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anonimo06082021, Diogo999
  18.  # 78

    Não percebi o que aqui se passou mas a culpa foi do ze😂😂
    Concordam com este comentário: zinna
  19.  # 79

    Interessante...
  20.  # 80

    Colocado por: TiagoPaiasGasparBoa Noite,

    Não me alongando muito, só dizer que mantenho tudo o que disse anteriormente, e percebam e aprendam que foi uma critica construtiva e não destrutiva. Ficou claro que o motivo que apontam pro bloqueio, é um dos motivos para o fazerem, mas não é o único nem o principal.

    Portanto, não retiro nada do que disse, respeito as vossas palavras, inclusive a critica que me fazem, não sou impune a elas, alias ninguém é, mas continuo a pensar o mesmo, fazendo só uma única retificação ao que disse, é que o comentário que fiz já não foi o ultimo, passando a ser este o ultimo.

    Bem hajam, e continuem com parte muito positiva deste forum, que é a discussão técnica muito importante para quem tem tantas duvidas nos leigos das matéria, mas dizendo a realidade tal e qual como ela é.

    Cumprimentos,

    Tiago Gaspar
    Concordam com este comentário:Anonimo06082021
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Anonimo06082021


    Não se preocupe muito com isso...
    Eu por perguntar se chamar palermas aos outros não dava direito a suspensão... fui suspenso. (Nada tem a ver com o Zé, que o fez em brincadeira)...
    E sei que foi por isso, porque no tal tópico, mais pessoas fizeram comentários, e não foram suspensos. Só foram alguns.

    Portanto, não se preocupe...
    Concordam com este comentário: Anonimo06082021, Diogo999
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Diogo999
 
0.0304 seg. NEW