Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    http://www.aimouraria.cm-lisboa.pt/

    A CML e outras entidades estão empenhadas em transformar o bairro da Mouraria num pólo de atracção turistico-cultural...mas será que vão conseguir tornar as ruas mais limpas e livres do comércio das drogas e da prostituição que a par da degradação dos edifícios dão um ar péssimo ao bairro...

    Seria capaz de morar ou investir neste bairro lisboeta?
  2.  # 2

    Colocado por: MariaseveraSeria capaz de morar ou investir neste bairro lisboeta?
    Claro!
    Quanto me pagam ?
    Concordam com este comentário: Sr.io
    • AnaT
    • 18 outubro 2011

     # 3

    Já lá morei (entre 1999 e 2001) e gostei muito.
    Não sei como estará o bairro agora...
  3.  # 4

    desde que haja mouras (sem ser as do intendente) eu vou :)
    como tripeiro, eu não conheço muito bem, mas do que conheço da en-costa do castelo, tem ali sítios muito bonitos para viver....agora tudo depende do preço.
    •  
      FD
    • 18 outubro 2011

     # 5

    Com família ou sem família?

    Com família, duvido.

    Em tempos li o blog de alguém que "acreditou" nas intenções de um qualquer presidente de câmara de reabilitar o Intendente.
    Comprou lá casa.
    Pelo teor do blog e do que li, arrependeu-se, porque já se sabe como funcionam estas coisas - de boas intenções está o inferno cheio.
    Será que desta vai lá?

    Queira-se ou não, são raras as pessoas que se mudam para um local onde falte, ou pareça faltar:
    - segurança
    - higiene e limpeza

    E aquela zona do Intendente, sinceramente... fui lá uma vez em trabalho e até a mim, que cresci na Damaia/Reboleira, com o bairro 6 de Maio e a Cova da Moura, aquilo fez impressão.
    No Martim Moniz, sinto-me estrangeiro. E aquele centro comercial da mouraria...

    O multiculturalismo é bonito mas, não me sinto muito à vontade no meio dele. Deve ser defeito meu.
    • J.C
    • 18 outubro 2011

     # 6

    Colocado por: FDCom família ou sem família?

    Com família, duvido.

    Em tempos li o blog de alguém que "acreditou" nas intenções de um qualquer presidente de câmara de reabilitar o Intendente.
    Comprou lá casa.
    Pelo teor do blog e do que li, arrependeu-se, porque já se sabe como funcionam estas coisas - de boas intenções está o inferno cheio.
    Será que desta vai lá?

    Queira-se ou não, são raras as pessoas que se mudam para um local onde falte, ou pareça faltar:
    - segurança
    - higiene e limpeza

    E aquela zona do Intendente, sinceramente... fui lá uma vez em trabalho e até a mim, que cresci na Damaia/Reboleira, com o bairro 6 de Maio e a Cova da Moura, aquilo fez impressão.
    No Martim Moniz, sinto-me estrangeiro. E aquele centro comercial da mouraria...

    O multiculturalismo é bonito mas, não me sinto muito à vontade no meio dele. Deve ser defeito meu.


    O Intendente, está diferente, passei lá há dias, livra....Até pensei que estava perdido.
    Até os camiões das mudanças desapareceram e (elas) mas, ainda se vê lá 3 ou 4 Madames negras entre os 50/0 anos. Loooool
    Concordam com este comentário: JotaP
  4.  # 7

    Colocado por: FDO multiculturalismo é bonito mas, não me sinto muito à vontade no meio dele. Deve ser defeito meu.


    Há multiculturalismo e multiculturalismo. Aquele não é particularmente simpático. Ali há de tudo = desde que seja pobre/ilegal/marginal.

    Vivi durante alguns meses na Graça e tinha de passar pela Mouraria sempre que queria ir rapidamente a pé para a Baixa. Nunca me senti em perigo (no máximo, em perigo de escorregar a descer as calçadas em dia de chuva...) mas a falta de higiene era uma coisa incrível. Algumas ruas pareciam lixeiras a céu aberto. Alguma coisa tem de ser feita!
    • J.C
    • 18 outubro 2011

     # 8

    Colocado por: Italiano

    Há multiculturalismo e multiculturalismo. Aquele não é particularmente simpático. Ali há de tudo = desde que seja pobre/ilegal/marginal.

    Vivi durante alguns meses na Graça e tinha de passar pela Mouraria sempre que queria ir rapidamente a pé para a Baixa. Nunca me senti em perigo (no máximo, em perigo de escorregar a descer as calçadas em dia de chuva...) mas a falta de higiene era uma coisa incrível. Algumas ruas pareciam lixeiras a céu aberto. Alguma coisa tem de ser feita!


    Comecando, pelo civismo de quem lá habita!
    •  
      FD
    • 18 outubro 2011

     # 9

    Mas, esse é o problema imediato. A questão mais interessante para mim seria: porque é que a nova geração dos "nativos" da Mouraria saiu? Porque é que não ficou na Mouraria? Dessa forma, penso eu, não haveria "espaço" para os novos habitantes multiculturais...
    Terá sido como nos anos 60 e 70 nos EUA? Em que a mudança de uma família de negros para o bairro baixava o valor das casas e começava tudo a retirar em debandada?
    Sei que isso tem acontecido com alguma frequência na zona da linha de Sintra...
  5.  # 10

    Na minha opinião, foi porque a Mouraria continuou a ser, como foi durante a maior parte do século XX, um bairro altamente degradado, enquanto que esta "nova geração" aproveitou a onda dos dinheiros da Europa por volta de 1990 e tornou-se "classe média". Ora, um dos sinais mais visíveis de ascensão social é a mudança para um bairro ou cidade que não tem a bagagem de preconceito que a Mouraria tem. Os "multiculturais" vieram em massa durante os anos 90, pelo que li (sou demasiado novo para me lembrar! Alguém que me corrija se eu estiver enganado), quando a "nova geração mouresca" já tinha saído/estava a sair.
  6.  # 11

    Esta discussão é muito interessante...
  7.  # 12

    Aquilo era só droga e mau ambiente...agora não mudou muito mas os turistas consideram isso very typical!
  8.  # 13

    Colocado por: PalhavaAquilo era só droga e mau ambiente...agora não mudou muito mas os turistas consideram issovery typical!

    Já se ouve há uns largos meses para não dizer 2-3 anos que o Intendente está mesmo diferente e até aburguesado.
    Conheço pouco Lisboa, apesar de trabalhar no Areeiro, aos entendidos/conhecedores de Lisboa, como está o eixo
    Praça do Chile/Intendente/Anjos/Martim Moniz?
  9.  # 14

    Antes havia rusgas policiais quase todos os dias...

    As casas estão a ser recuperadas...

    Há muita especulação imobiliária...Compram prédios e deixam-nos continuar a cair...à espera de revender com lucros brutais.

    Muita gente teve de sair das casas para dar lugar a arrendamentos para os turistas...

    O Medina sempre vai para a frente com a Mesquita?
    Todas as culturas conviviam em Paz naquela zona até começarem a "inventar"...
  10.  # 15

    Colocado por: Doctor Z
    Já se ouve há uns largos meses para não dizer 2-3 anos que o Intendente está mesmo diferente e até aburguesado.
    Conheço pouco Lisboa, apesar de trabalhar no Areeiro, aos entendidos/conhecedores de Lisboa, como está o eixo
    Praça do Chile/Intendente/Anjos/Martim Moniz?


    No caso da Praça do Chile (onde vivo) o ambiente tem melhorado bastante nos últimos anos: prédios renovados, muito alojamento local e turistas, mais serviços. O único problema é o lixo: os caixotes não chegam para o lixo que há e por vezes as pessoas vêm-se obrigadas a deixar o lixo à volta dos caixotes. Este ano meteram uma série de contentores novos mas mesmo assim ainda não é suficiente.

    Relativamente a valores, o meu apartamento foi avaliado pelo Santander o mês passado por cerca do dobro do valor que tinha sido avaliado à 3 anos e meio quando o comprei. Não significa que o consiga vender por esse valor, mas é um sinal de que a zona está a valorizar bastante.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Doctor Z
  11.  # 16

    Há imenso património "esquecido" na Almirante Reis à espera de ser englobado em projectos imobiliários
    -Antigos hospitais(Desterro,Outro na Praça do Chile-Parque de Estacionamento),Quartel de Santa Bárbara,Rua das Barracas...
    -Quarteirão Portugália
  12.  # 17

    Em 2011-2013 comprava-se T3's ai por essas zonas ao preco da uva mijona ja remodelados por 110-120 mil ... T1's por 40 mil euros em zonas centrais como Santa Marta/Sao Jose ... hoje, nao se encontram por menos de 160 e muitos todos partidos e com obras por fazer.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Doctor Z
  13.  # 18

    Colocado por: sbcnvEm 2011-2013 comprava-se T3's ai por essas zonas ao preco da uva mijona ja remodelados por 110-120 mil ... T1's por 40 mil euros em zonas centrais como Santa Marta/Sao Jose ... hoje, nao se encontram por menos de 160 e muitos todos partidos e com obras por fazer.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Doctor Z

    Quais são as zonas mais baratas de Lisboa actualmente?
    Será que há ainda margem para investir e vir-se a ter lucros semelhantes em algum sítio em Lisboa ou onde quer que seja em Portugal?
  14.  # 19

    Eu acho que em Lisboa já não dá para investir em nada...tudo muito muito caro mesmo...Se as casas estão sendo vendidas perto do valor que estão pedindo...mal negoócio para quem compra...o preço está exagerado...é a minha opinião...
  15.  # 20

    A Mouraria mudou muito mas precisa de muito mais para tornar-se uma zona de escolha...É uma mistura ruim a que está por lá...

    Aquele centro comercial e uma coisa medonha, aquela rua atras tambem e medonha... E como falaram aqui...aquele multiculturalismo ali não é exatamente uma coisa agradável...

    Está muito próximo da Baixa mas não sei...as frações abrigam dezenas de imigrantes, os prédios a ruir, sujeira impera nas ruas , é uma tristeza total. Eu sinceramente nao gosto de andar por lá...
 
0.0196 seg. NEW