Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 181

    Boas pessoal
    Acordando de novo o problema do aquecimento central da caldeira Roca 20 20T, não arrancar ou não dar sinal de vida, posso ajudar (por experiência própria) que a solução pode estar na tão famosa resistencia que em tópicos anteriores dizem ser a de 390Koms....ERRADO... experimentem meter uma de 22Koms e.... Voila, fez se Luz... Tudo a funcionar.(isto para acabar com os oportunistas que dizem arranjar a placa da caldeira vitória que não funciona o aquecimento central...e pedem 120€ pelo arranjo que se faz por meros 0.30 cêntimos...

    Agradeço que dêem o vosso feedback.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: M.Pinho
  2.  # 182

    Colocado por: arrudenseBoas pessoal
    Acordando de novo o problema do aquecimento central da caldeira Roca 20 20T, não arrancar ou não dar sinal de vida, posso ajudar (por experiência própria) que a solução pode estar na tão famosa resistencia que em tópicos anteriores dizem ser a de 390Koms....ERRADO... experimentem meter uma de22Komse.... Voila, fez se Luz... Tudo a funcionar.(isto para acabar com os oportunistas que dizem arranjar a placa da caldeira vitória que não funciona o aquecimento central...e pedem 120€ pelo arranjo que se faz por meros 0.30 cêntimos...

    Agradeço que dêem o vosso feedback.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:M.Pinho
  3.  # 183

    Boa noite a todos,
    Agradeço a sua colaboração, mas a diferença de cores da R5 seria notória para os tais 22 K ohm.
    Pode confirmar esse valor? É reparador? Conte-nos mais um pouco da sua experiência.
    Cumprimentos,
    Manuel Pinho
  4.  # 184

    Boa noite,
    Tenho uma dúvida sobre o valor da resistência R5.
    A minha parece já ter tido um episódio de sobre aquecimento. As cores são muito diferentes das que já vi mencionadas por aqui.
    Também já vi 2 valores distintos, 390k e 22k. Alguém consegue confirmar o valor correto?

    Obrigado
  5.  # 185

    Sérgio,

    Pode acontecer que hajam diferentes revisões da placa com diferentes valores de resistência.

    Veja aqui uma tabela de cores das resistências que que o poderá ajudar.
  6.  # 186

    Boa noite
    Estive hoje a montar uma caldeira Roca Victória 20/20T,que embora sendo nova esteve parada durante vários anos.
    O problema é o seguinte:
    Não consigo meter pressão no circuito da água e abro a água quente e a caldira acende o gás,mas não tem água quente porque a áua não circula na serpentina.
    Gostaria de saber qual possa ser o problema.
    Obrigado
    Luis
  7.  # 187

    Colocado por: Luis F.G. ValenteGostaria de saber qual possa ser o problema.
    obvio

    Colocado por: Luis F.G. ValenteNão consigo meter pressão no circuito da água
  8.  # 188

    Colocado por: arrudenseBoas pessoal
    Acordando de novo o problema do aquecimento central da caldeira Roca 20 20T, não arrancar ou não dar sinal de vida, posso ajudar (por experiência própria) que a solução pode estar na tão famosa resistencia que em tópicos anteriores dizem ser a de 390Koms....ERRADO... experimentem meter uma de22Komse.... Voila, fez se Luz... Tudo a funcionar.(isto para acabar com os oportunistas que dizem arranjar a placa da caldeira vitória que não funciona o aquecimento central...e pedem 120€ pelo arranjo que se faz por meros 0.30 cêntimos...

    Agradeço que dêem o vosso feedback.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:M.Pinho
  9.  # 189

    Colocado por: arrudenseBoas pessoal
    Acordando de novo o problema do aquecimento central da caldeira Roca 20 20T, não arrancar ou não dar sinal de vida, posso ajudar (por experiência própria) que a solução pode estar na tão famosa resistencia que em tópicos anteriores dizem ser a de 390Koms....ERRADO... experimentem meter uma de22Komse.... Voila, fez se Luz... Tudo a funcionar.(isto para acabar com os oportunistas que dizem arranjar a placa da caldeira vitória que não funciona o aquecimento central...e pedem 120€ pelo arranjo que se faz por meros 0.30 cêntimos...

    Agradeço que dêem o vosso feedback.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:M.Pinho
    Pois então fica aqui o feedback.
    A placa da minha caldeira devido a um pico de corrente morreu.
    Lancei mãos há obra e como resultado troquei o transformador 220Vac/12Vac com a sonda térmica queimada o novo custou-me 5 euros aproveitei troquei os condensadores.
    A resistência R5 também troquei pelo valor de 390Khoms que aqui mencionam e porque as cores mal se viam.
    Resultado a caldeira ficou a aquecer as águas e aquecimento central "morto". Foi então que cheguei até ao comentário Arrudense e assim fiz coloquei uma resistência de 22Khoms e VOILA aquecimento central a funcionar.
    Obrigado Arrudense.
  10.  # 190

    Pessoal,

    Estou aqui com uma situação peculiar, um pouco diferente da reportada por vocês. Não sei se é por ser um problema no seu estágio inicial.

    Hoje pela manha a agua sanitária estava esquentando e esfriando esquentando esfriando. Após o banho (frio) fui verificar a caldeira.

    Oque estava a acontecer é um ciclo normal de aquecimento de aguas. Inicialização da extração de fumos, acendimento da chama, temperatura subindo para 40... 50... 60... ai tudo desarma (incluindo a ventoinha) ela esfria para 50... 40... e acende a chama novamente.

    Oque eu esperava de um funcionamento normal pelo que me lembro, quando ela chegava a 60 ou 70, ela começava a abrir uma valvula para misturar agua fria e limitar a temperatura. Ouviam-se uns clecs, clecs. Agora, quando eu imagino que exatamente isso ia acontecer, o aquecedor desliga a chama e fica em ciclos.

    Eu deixei assim por um tempo, e, mesmo após 15 ciclos ela nao da nenhum sinal de erro. continua a reiniciar. Após desligar a torneira deu erro 40-80-90. mas, já testei o sensor de pressão da extração de fumos e está perfeito.

    Passados uns 30 minutos testei novamente e milagrosamente funcionou normal. passados mais uns 30 minutos testei novamente e já não dá.

    Será que podem ser os condensadores, que já estão fracos e ao tentar acionar a valvula para misturar agua fria a placa fica sem corrente suficiente e reinicia?

    Vou comprar os condensadores para os trocar preventivamente para ver se resolve, pois é coisa barata.

    Alguma outra idéia?

    PS: O Aquecimento central dos radiadores funciona normalmente sem problema algum.

    PS2: Se o aquecimento central está a funcionar e abro uma torneira, o problema se repete.
  11.  # 191

    Colocado por: Luis F.G. ValenteBoa noite
    Estive hoje a montar uma caldeira Roca Victória 20/20T,que embora sendo nova esteve parada durante vários anos.
    O problema é o seguinte:
    Não consigo meter pressão no circuito da água e abro a água quente e a caldira acende o gás,mas não tem água quente porque a áua não circula na serpentina.
    Gostaria de saber qual possa ser o problema.
    Obrigado
    Luis


    Boa noite,
    chegou a resolver o problema? a minha faz o mesmo, não consigo aumentar a pressão, está a 0 bars, por acaso não dá problemas no aquecimento de aguas sanitarias mas penso que o aquecimento central não deverá estar a funcionar porque já tentei ligar e não ouço a agua a circular.
    O problema é que nem código de erro me está a dar.
    Sei que o barometro está a funcionar porque quando a liguei pela 1a vez tinha 0.8 bars, tentei adicionar pressão seguindo as indicações no livre de intrucões, ou seja, abrindo a valula preta, mas a pressão não aumentou. decidi retirar toda a agua para ver se conseguir aumentar a pressão mas não funcionou.
    Alguem teve o mesmo problema?
    Desde já obrigado, Cumprimentos
  12.  # 192

    Boa Noite
    Mais uma placa da caldeira Roca Victoria 20/20 a dar problemas; está sem dar chispas, sem nenhum dos erros e o led verde está aceso;
    O componente tipo díodo,um Sidac,creio, referido na foto do comentário #125 da página 7 está sempre aberto sem fazer o peródico curto para a massa como devia; se eu tocar com as pontas de prova nele (188VDC) e na massa,a faísca salta bem, uma faísca de cada vez;e isto mesmo com o multímetro desligado;nao percebo o suficiente, mas gostava de substituir esse componente, SI1 na placa, e 6WR600 no componente;

    Alguém me sabe por favor dizer onde posso arranjar esse componente?

    Ou a quem a posso levar para conserto na zona do Porto?

    Tenho duas placas iguais, 1271002120, uma suplente,e ambas com o mesmo defeito, caldeira sem ligar,as duas sem dar chispas.

    Obrigado
    Cumprimentos
  13.  # 193

    Colocado por: tagjagsBoa Noite
    Mais uma placa da caldeira Roca Victoria 20/20 a dar problemas; está sem dar chispas, sem nenhum dos erros e o led verde está aceso;
    O componente tipo díodo,um Sidac,creio, referido na foto do comentário #125 da página 7 está sempre aberto sem fazer o peródico curto para a massa como devia; se eu tocar com as pontas de prova nele (188VDC) e na massa,a faísca salta bem, uma faísca de cada vez;e isto mesmo com o multímetro desligado;nao percebo o suficiente, mas gostava de substituir esse componente, SI1 na placa, e 6WR600 no componente;

    Alguém me sabe por favor dizer onde posso arranjar esse componente?

    Ou a quem a posso levar para conserto na zona do Porto?

    Tenho duas placas iguais, 1271002120, uma suplente,e ambas com o mesmo defeito, caldeira sem ligar,as duas sem dar chispas.

    Obrigado
    Cumprimentos
  14.  # 194

    Olá, duas placas com o mesmo defeito e sem código de erro, não será o detector de caudal desmagnetizado.
    Se não der sinal de passagem de caudal suficiente, não chega a dar chispas nem aparece erro, porque o sistema fica em modo de espera.
  15.  # 195

    Boa noite.
    Eu Resumo seu problema.
    Casa alugada é responsabilidade do da casa.
    Pois se voce mexer em algo e quebrar ele não irá pensar em te enviar a conta.
    Relaxa e chama o responsável.
  16.  # 196

    Boas, queria só deixar o feedback que trocando o condensador C6 resolveu o problema.
    Também tinha a minha caldeira (Roca Victoria 20/20) com o problema no aquecimento central, no meu caso por vezes quando ligava o aquecimento central em algumas situações ainda trabalhava normalmente alguns segundos (10 ou 30) e depois desligava a chama e ficava a ouvir-se os reles a ligar e desligar de forma aleatória constantemente e já não ligava mais a chama nem dava nenhum código de erro (mas outras ocasiões quando eu virava para a posição de aquecimento central nem chegava a ligar a chama, e ficava-se pelos reles a ligar e desligar). No entanto para a agua das torneiras continuava a funcionar normalmente.

    O problema parece ser estranho porque a caldeira funciona parcialmente e não dá codigos de erro ou seja parece estar tudo ok quando apenas se pretende aquecer a agua das torneiras, mas depois manifesta problemas no aquecimento central mas imagino que seja devido ao consumo adicional da bomba para circular a agua que faça cair um bocado mais a tensão da fonte de alimentação e cause estes sintomas estranhos.

    Troquei o condensador electrolítico C6 (junto ao transformador) de 22uF/63V (que por acaso estava com um aspecto escurecido de um dos lados) e ficou logo tudo ok.
    Deixei o condensador com as pernas mais altas para ver se não sofre tanto calor, mas se durar mais 10 anos já é bom.

    Como está junto ao transformador, suponho que este condensador faça parte da fonte de alimentação e como muitos condensadores electrolíticos mais expostos ao calor (típico nas fontes de alimentação) vão perdendo a capacidade com o tempo e causam inconsistências na alimentação que pode causar os mais estranhos sintomas.

    Infelizmentemente cada vez é mais complicado encontrar lojas a vender estes componentes, antes tinha 2 na rua dos meus pais (e em ultimo caso a Dimofel tinha quase tudo) agora já nem sei onde as há, mas encontra-se tudo online, que tem sempre mais contratempos (principalmente quando se está na fase do testar trocar 1o isto, depois aquilo...) mas deixo um agradecimento ao meu primo que repara TV's e ofereceu-me o referido condensador ;)

    Quem o quiser fazer e não tenha muita experiência, tenha atenção que com os condensadores eletrolíticos é preciso respeitar a polaridade (vejam para que lado estava o terminal negativo para meter o novo na mesma posição)
  17.  # 197

    Boa noite.
    Estava com o problema no aquecimento já mencionado, os sucessivos clics sem que a chama acendesse, e agora com a placa electrónica arranjada os radiadores já aquecem.

    A minha pergunta é se é normal com o aquecimento ligado a 60/70 graus a caldeira “activar a chama” de 40 em 40 segundos? Não deveria manter a temperatura dos 60/70 graus durante mais tempo sem ter que estar constantemente a “ligar a chama”?

    Obrigado.
  18.  # 198

    Boa tarde. Embora esteja com um problema na caldeira Victoria 20/20 T, o conteúdo não é necessariamente o mesmo que o tema deste post. Apenas é usada para aquecimento de água, não para aquecimento central.

    1 - A caldeira às vezes consegue aquecer a água, mas depois de alguns segundos, por vezes minutos, desliga-se com o erro 60-80-90. Algumas vezes nem chega a conseguir ligar, não dando o isqueiro de todo.
    Já li que o erro poderá ser "pressão insuficiente no interruptor ou no termostato de fumo" Mas não sei como fazer algo em relação a isso. Será que alguém poderia ajudar antes de me vir obrigado a chamar o técnico? Já tentei várias vezes dar o Reset e também desligar e ligar no disjuntor.

    2- outro problema que sempre foi verificado, mesmo antes deste último, é que a chama não é constante. Está sempre a aumentar/reduzir durante o seu funcionamento. Alguma ideia do que possa ser? Já tive um técnico a vir cá a casa em tempos, e não conseguiu responder-me à questão.

    Aproveito para pedir contactos de possíveis técnicos que percebam bem desta caldeira, da zona de Lisboa, para eventualmente utilizar para a reparação.
 
0.0519 seg. NEW