Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 141

    Boa Tarde,
    envio algumas fotos do que reparei!
    Na placa no local do consensador e na resistencia estava um pouco preto, apenas substitui o condensador porque não tinha a resistencia! Será que preciso de mudar a resistencia tambem?

    Abraço
      IMG_4722.JPG
      IMG_4721.JPG
      IMG_4720.JPG
  2.  # 142

    Mais Fotos
      IMG_4724.JPG
      IMG_4723.JPG
  3.  # 143

    Colocado por: FrankiouxSerá que preciso de mudar a resistencia tambem?


    Não, isso é provocado por calor do transformador.
  4.  # 144

    Troquei o Condensador, mas não consigo tem calor nos radiadores. Parece que não circula agua! O barulho que antes ouvia o click ciclico deixou de fazer. Não sei se estara a funcionar direito ou se será necessário mudar outro componente.
    Quando abro a "valvula" superior não sai ar nem agua!

    Poderá ser a purga nos radiadores? Como se faz?
  5.  # 145

    Colocado por: FrankiouxTroquei o Condensador, mas não consigo tem calor nos radiadores. Parece que não circula agua! O barulho que antes ouvia o click ciclico deixou de fazer. Não sei se estara a funcionar direito ou se será necessário mudar outro componente.
    Quando abro a "valvula" superior não sai ar nem agua!

    Poderá ser a purga nos radiadores? Como se faz?

    Mas já arranca o aquecimento?
  6.  # 146

    Alguem pode pff indicar as cores da resistência, junto ao condensador e diodo ?
    Pelas fotografias não se consegue perceber.
    Grato desde já.
  7.  # 147

    também estou com problemas na caldeira em questão... a minha esta em cima da bancada e coloquei um esquentador para desenrrascar... Ela da o erro 60 80 90, que significa problemas na saida de fumos... tive a ver o pressostato e parece estar a funcionar bem. Disseram-me que seria um problema na placa eletronica... alguem ja teve um problema semelhante? não da arraque, faisca. Testei fazer um xante no sitio do termostato ambiente para forçar o arranque da caldeira e é esse erro que dá. Experimentei forçar tambem no sensor de caudal de AQS e o erro é o mesmo!

    Serão os condensadores smd? da placa? Obrigado a todos
  8.  # 148

    Na chaminé existe uma chapa que obstrui a saída de gases e por vezes dá erro, retire essa chapa.
  9.  # 149

    Se morar num apartamento abra um pouco a janela e deixe a caldeira apanhar um pouco de ar e tente novamente. Estas caldeiras precisam de apanhar ar novo se não dão erro

    Colocado por: carlucciNa chaminé existe uma chapa que obstrui a saída de gases e por vezes dá erro, retire essa chapa.
  10.  # 150

    Boa tarde
    Fico contente por ter ajudado várias pessoas com o que eu disse mais a cima...
    Na altura como mencionado a cima troquei os condensadores e ficou a funcionar... O diodo e a resistência média e estava a a funcionar na perfeição apesar de ter um aspecto queimado... Por isso não se iludao com a aparência dos componentes...
    Outra questão ao fazerem isso em casa tenham cuidado em não trocar a polaridade dos condensadores... Aquilo tem + e - e deve ser colocado de forma correta...

    Cumprimentos
    Luís Oliveira
  11.  # 151

    A caldeira faz o check ao pressostado e passa no teste. De seguida quando abro a troneira ou o aquecimento é que não dá chispa e de seguida entra com o erro 60 80 90. Estive agora a fazer mais uns testes e verifiquei que o condensador que o Sr Luis Oliveira fala fica muito quente, assim como a resistencia R5 e o unl... se calhar será derivador ao mesmo? ou é normal o condesador aquecer assim tanto?

    Obrigado pelas respostas
  12.  # 152

    se calhar até é normal aquecer assim, visto que todas as fotos que vejo da r5 está preto junto as soldas... A caldeira esta neste momento em cima da bancada e para testar simulo a abertura da água com um himan no sensor de caudal do hidrobloco e está sem chaminé, por isso não poderá dar erro de obstrução. Já desmontei o ventilador e venturi e está tudo bem, aliás penso que se fosse isso não passava no primeiro teste quando se liga a caldeira. O erro so aparece quando "abro a agua" da caldeira... não da xispa e logo de seguida aparece o erro 60 80 90.

    Obrigado na mesma pelas dicas do pessoal que disse que seria da chaminé ou falta de ar novo ;) PS moro numa moradia e a caldeira está na lavandaria. neste momento até esta na garagem desmontada :D :D
  13.  # 153

    Marco reis já viste se tens o ventilador a funcionar?!?! Desde o momento que ligas a caldeira a corrente, o ventilador tem de ligar... Tens de medir com um multímetro de o ventilador tem tensão... Se tiver 230v é porque o ventilador foi a vida... Esse ventilador é o de exaustão...

    Cumprimentos
  14.  # 154

    As cores são Laranja, Branco, Amarelo e Dourado!
    Penso que corresponde ao que o colega ja postou aqui em cima.
    390k ohm 5% 2w

    Colocado por: elnunesAlguem pode pff indicar as cores da resistência, junto ao condensador e diodo ?
    Pelas fotografias não se consegue perceber.
    Grato desde já.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: elnunes
  15.  # 155

    Os radiadores não aquecem! Parece me que estão vazios sem agua, Quando abro a valvula superior de purga no radiador nem ar nem agua sai.
    Como nunca liguei o aquecimento não sei como é o funcionar corretamente. Como sei se a placa apos a substituição esta a funcionar corretamente?

    Colocado por: carlucci
    Mas já arranca o aquecimento?
  16.  # 156

    É suposto a caldeira fazer algum barulho? Apos a substituição do tal condensador deixou de fazer aquele click ciclico igual ao video que puseste era exactamente os mesmos sintomas.
    Simplesmente quando rodo o botao para o AC não acontece nada...

    Colocado por: FrankiouxOs radiadores não aquecem! Parece me que estão vazios sem agua, Quando abro a valvula superior de purga no radiador nem ar nem agua sai.
    Como nunca liguei o aquecimento não sei como é o funcionar corretamente. Como sei se a placa apos a substituição esta a funcionar corretamente?

    • mafgod
    • 31 janeiro 2021 editado

     # 157

    Não será da bomba circuladora que está "presa" ou com avaria?
    Creio que li em tempos que se pressionarmos o centro da bomba forçaamos o seu funcionamento.
    A bomba é algo parecido a isto:
  17.  # 158

    Colocado por: Frankioux
    Troquei o Condensador, mas não consigo tem calor nos radiadores. Parece que não circula agua! O barulho que antes ouvia o click ciclico deixou de fazer. Não sei se estara a funcionar direito ou se será necessário mudar outro componente.
    Quando abro a "valvula" superior não sai ar nem agua!

    Poderá ser a purga nos radiadores? Como se faz?
    Para purgar tem de ter pressão no circuito dos radiadores. Veja no manómetro da caldeira (valor recomendado: 1.5 Kg/cm2). Para aumentar a pressão abrir o botão preto no boco hidraulico da caldeira, deve começar a entrar água nos radiadores.
  18.  # 159

    Deve estar atento à pressão do manómetro, deixar subir até 2Kg/cm2 e fechar, apertando o botão preto. Depois vai aos radiadores, comece pelo mais distante, e retire o ar no purgador até sair água. Leve um recipiente para evitar molhar o chão. Volte a ver a pressão no manómetro, ajuste para 1.5 - Sempre que abre uma purga tira alguma pressão / quando mete agua no circuito aumenta a pressão - É assim que funciona.

    Depois diga se resultou a substituição do condensador e se a caldeira ficou a funcionar bem.
    Cumprimentos
  19.  # 160

    Colocado por: Luisoliveira152Marco reis já viste se tens o ventilador a funcionar?!?! Desde o momento que ligas a caldeira a corrente, o ventilador tem de ligar... Tens de medir com um multímetro de o ventilador tem tensão... Se tiver 230v é porque o ventilador foi a vida... Esse ventilador é o de exaustão...

    Cumprimentos


    Sim o ventilador funciona.. vou tentar explicar o que se passa.

    ligo a ficha da caldeira, ela liga o ventilador faz o check ao pressostado e depois desliga sem nenhum erro.
    Depois quando simulo a abertura da torneira com o flutuador do hidrobloco, a caldeira liga o ventilador e passado algum tempo aparece o erro 60 80 90, não chega a dar ao isqueiro.
    Se for simular o aquecimento central através do xante nos terminais da placa "TA" termostato ambiente, a caldeira arranca com o ventilador e não da ao isqueiro apresentando o erro 60 80 90.

    Por isso suspeito que seja algum componente da placa, algum dos condensadores smd que la estão associados ao sistema de ventilação.

    Verifico é que o condensador que falou em cima fica muito quente e resistência de 390 ohm tb, n sei é se é normal. ja pensei se nao será tambem algum dos relés..

    abraço e obrigado
 
0.0376 seg. NEW