Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Caríssimos,

    gostaria de vos pedir opinião sobre este assunto que me anda a atormentar nos últimos tempos:

    Estou a remodelar uma casa antiga de família e na cozinha o tecto é feito com duas placas de fibrocimento lisas que estão aparafusadas a umas vigas. Por cima destas vigas tem ainda mais outras vigas onde assentam as telhas. As placas estão em bom estado, e estão inclusive pintadas pelo interior.

    O meu problema é que estou a pensar retirar as placas, mas já ouvi terrores sobre o fibrocimento, e não estou para correr qualquer risco com a minha família. Andei à procura na net, e vejo empresas que fazem isso, mas parece-me algo tão desmesurado, que nem quero pensar no preço. Sei que tenho a hipótese de manter as placas, já que estas não estão degradadas, mas queria aproveitar as obras para deixar já o assunto resolvido.

    Agora a pergunta: como é que eu resolvo este problema? De certeza que há mais particulares nesta situação...e eu até nem me importo de pagar um bocadinho mais para ter um trabalho bem feito e os resíduos colocados no local próprio, mas não quero que me plastifiquem a casa...

    Alguém sabe de alguma empresa que faça isto por preços razoáveis? Ou há alguém ou algum sitio onde eu me possa aconselhar de forma a fazer as coisas da melhor forma possível?

    Muito obrigado a todos.

    Cumprimentos.
  2.  # 2

    mas está com medo do retirar do fibrocimento? se for isso não se preocupe, se quiser pode usar mascara.

    eu recomendava a tirar, o problema do fibrocimento/amianto é a longa exposição e não a curta.
    logo é aconselhável mesmo retirar essas placas se é uma zona de uso regular.

    pode trocar por um painel sanduiche com isolamento, assim fica também com isolamento nessa zona.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedromega
  3.  # 3

    Colocado por: pedromegaCaríssimos,


    Agora a pergunta: como é que eu resolvo este problema? De certeza que há mais particulares nesta situação...e eu até nem me importo de pagar um bocadinho mais para ter um trabalho bem feito e os resíduos colocados no local próprio, mas não quero que me plastifiquem a casa...


    Cumprimentos.



    estou com o mesmo problema...mas no meu caso eu ate o posso retirar, mas aonde depositar?
  4.  # 4

    Contacte uma empresa de recolha de resíduos de construção da sua zona.
    Não se esqueça de usar máscara com protecção contra partículas antes de retirar as placas, se possível encharque as em água de forma a dificultar a libertação de fibras. Use um fato de macaco e no final limpe-o com ar comprimido numa zona bem ventilada.
    Depois de retiradas as placas devem ser devidamente acondicionadas numa palete e envoltas em filmes plástico já os desperdícios devem ser acondicionadas dentro de um saco.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedromega
  5.  # 5

    Caro Fernando Gabriel Arq e zedasilva, muito obrigado pelos vossos comentários.

    O meu receio surgiu quando vi nos sites das empresas de remoção de amianto as fotos das obras, e parece tudo preparado como se tivesse havido um derrame nuclear. E óbvio que cá em casa também não querem que me sujeite a perigos desnecessários ao retirar as placas.

    E longe de mim duvidar dos vossos comentário, que novamente agradeço, mas é muito complicado encontrar referências com explicações similares, em que refere que usar protecção pessoal é suficiente para mitigar os riscos para a saúde com exposições de curta duração. E quem me dera conseguir encontrá-las...assim a Maria já me deixava ser eu a fazer o trabalho...

    Ainda tenho que arranjar autorização "doméstica" para efectuar os trabalhos ou contactar algumas empresas.

    Obrigado de novo.
  6.  # 6

    Se decidir contactar algumas empresas não se esqueça de depois vir cá dizer qual foi o orçamento. esta é uma situação mais ou menos corrente e já agora gostaríamos de ter noção dos preços para fazer esta coisa dentro da legalidade.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    •  
      FD
    • 17 novembro 2011

     # 7

    Colocado por: pedromegae parece tudo preparado como se tivesse havido um derrame nuclear

    Porque essas pessoas ao trabalharem nesse tipo de trabalho, estão continuamente expostas... o que não será o seu caso.
    E nem falemos das escolas que durante anos tiveram essas placas...
  7.  # 8

    ...tiveram e ainda têm, e não são poucas....houve um plano governamental para limpar as escolas deste material até (salvo erro) 2000, mas ficou suspenso
  8.  # 9

    Colocado por: pedromegaO meu receio surgiu quando vi nos sites das empresas de remoção de amianto as fotos das obras, e parece tudo preparado como se tivesse havido um derrame nuclear. E óbvio que cá em casa também não querem que me sujeite a perigos desnecessários ao retirar as placas.


    Nós já removemos umas centenas largas de m2 de fibrocimento e essas fotos são mais para assustar e justificar preços altos.

    Remover amianto em locais fechados é um problema grave e têm de se respeitar um conjunto importante de requisitos e ai sim, aquilo justifica-se.
    Remover placas de cobertura é outra história e embora seja preciso cuidado, existe um exagero nas exigências que leva a que os preços que essas empresas pedem à cabeça sejam um exagero.

    Tecnicamente e como o zédasilva já disse, é molhar as chapas, remover as fixações (geralmente cortam-se com um retificadora pequena embora seja proibido), remover as chapas evitando partir, enfiá-las em Big-Bags, atar e colocar no fumeiro, isto é, colocar num camião e levar a um vazadouro que as aceite.

    Mas para as levar, têm de ir um batedor da GNR à frente do camião com caixa fechada, com os resíduos paletizados

    Preço para remoção + vazadouro: 25/26€ m2 + IVA (sem o batedor) dependendo da área a remover
    Preços só para o vazadouro: 95€/tn + IVA
    Um vazadouro que aceita: Citri em Setúbal.
  9.  # 10

    o Paulo Correia, faz o serviço por esses preços?
  10.  # 11

    Eu? eu cá só faço orçamentos

    Se cobrasse esse preços era um homem feliz, ou pelo menos o meu patrão era. Se conseguir uns 18€ já é bom

    A minha empresa faz estes trabalhos, quando integrados em empreitadas maiores, como por exemplo, na reabilitação completa de uma cobertura em que removemos a existente e fazemos uma nova.

    E como eu disse, aquele preço depende muito das quantidades a executar, assim como das condições de acesso, distância ao local do vazadouro, etc.

    PS: Como é do conhecimento geral, eu não aceito trabalhos de construção civil no fórum, porque não gosto de estar nos 2 lados. Aqui ajudo os clientes finais, na minha empresa defendo o meu patrão.
    Concordam com este comentário: Zegato, jsdc990223
  11.  # 12

    agradeço na mesma, mas como foi exposto aqui, torna-se dificil fazer um pequeno trabalho, ou entao muito caro...

    se é como se diz que mau para a saude, porque nao facilitar as coisas.

    no meu caso é apenas uma cobertura exterior da churrasqueira, mas mesmo assim ando has arenhas com esta coisa...principalmente com um mulher hipocondriaca em casa.
  12.  # 13

    Quantos m2 são?
  13.  # 14

    cerca de 10 m2
  14.  # 15

    se estiver mesmo preocupado, desmonte isso e guarda as telhas embaladas em plástico.

    Com o tempo pode ser que alguém as queira ou que arranje uma solução para as remover
  15.  # 16

    Colocado por: pedromegaO meu receio surgiu quando vi nos sites das empresas de remoção de amianto as fotos das obras, e parece tudo preparado como se tivesse havido um derrame nuclear. E óbvio que cá em casa também não querem que me sujeite a perigos desnecessários ao retirar as placas.

    é como diz o FD, são pessoas que fazem isso muitas vezes e claro há regras na condução dos trabalhos, higiene e segurança no trabalho
    use uma mascara e tente não partir as placas, se as conseguir tirar inteiras melhor.
    e no final faça o arejamento da zona.
  16.  # 17

    venho mater no ceguinho de novo....


    ca por casa o pessoal nao quer, porque nao quer que seja eu e fazer o job, por isso venho por aqui pedir informaçoes para remover 10 m2 de telhas fibrocimento, alguem por aqui conhece quem o faça?
  17.  # 18

    Colocado por: Zegatoalguem por aqui conhece quem o faça?


    Qual a zona?
  18.  # 19

    Sesimbra
  19.  # 20

    Colocado por: ZegatoSesimbra


    Aiinda por cima. O vazadouro que aceita fibrocimento é o Citri - http://www.citri.pt/
 
0.0214 seg. NEW