Colocado por: adanDigámos que o comboio já não é o que era... E realmente as políticas relativas a este meio de transporte... andam por carris de armargura...
Ainda me lembro de ser miúdo e ir estudar para o Porto de comboio e ir para Coimbra no mesmo... Grandes viagens com os amigos...
Em 2007 fiz uma actividade cultural num comboio entre Barcelos e Lousado (Famalicão)... Aqui fica:
http://www.ocomboio.net/diaporama/que_comboio_este/index.html
O objectivo era dinamizar o uso do comboio como meio de transporte e festejar o aniversário dos 150 anos do comboio em Portugal...
Colocado por: adanEra de Galegos Santa Maria... Faço parte da companhia de Teatro "A Capoeira - Companhia de Teatro de Barcelos" A actividade foi realizada em parceria com a ACIB...
Agora sou cidadão do mundo... ou melhor para lá do mundo...
Desde o inicio do ano, os bilhetes ja subiram duas vezes, primeiro 2 euros, e depois mais 3, ou seja, o bilhete que em março custava 15 euros, agora custa 20€
civismo,
Não sei se existe proporção entre o aumento dos bilhetes e os custos que se poupariam se os comboios andassem mais devagar, mas não tenho duvidas que escolheria a redução da velocidade!
Seja como for, a minha questão é se um mesmo comboio, ao ir mais devagar, se vai a gastar menos, da mesma forma que a minha carrinha mercedes Classe E 220CDI em autoestrada gasta para ai 6 litros , se for a 110, gasta 7 se for a 130 e gasta 8 se for a 150
o desgaste do carril inferior é superior à do carril superior.
Estar a discordar com o que devia ser com o que realmente é parece-me um bocado ignorante, isto é, ignorar o que eu disse
ignorar o que eu disse
"o desgaste do carril baixo e do carril alto deve ser igual
para que se substituem ambos os carris poupando na intervenção
E insistir em dizer que "o desgaste (...) deve ser igual" é exactamente a " o desgaste deve ser igualado",
ignorante
adj. 2 g. s. 2 g.
1. Que ignora.
Colocado por: kugu_eluO desgaste do carril baixo e do carril alto deve ser igual para que se substituem ambos os carris poupando na intervenção. Assim sendo a quantidade de passagens de mercadorias e a respectiva velocidade ditará a necessidade de passagem de maquinas com velocidade superior à da escala.
E para quem não sabe, o rodado saltar o carril pode acontecer para altas velocidades como para baixas velocidades, a força actuante tanto é interior-exterior(velocidade superiores à da escala) como exterior-interior (velocidades inferiores à da escala). Sendo a velocidade da escala a que, devido à escala (diferença entre a altura do carril exterior e o interior), anula a força centrifuga.Discordam deste comentário:jma
Colocado por: jmao desgaste do carril inferior é superior à do carril superior.
Colocado por: jmasim, pareceu-me adequado reforçar apenas a "justificação" que eu já tinha apresentado no meu comentário anterior e que o seu comentário, aparentemente, mas não teve em conta.
Colocado por: jmaprincipalmente porque os comboios de mercadorias (mais pesados e normalmente com os rodados em piores condições) são efectivamente quem mais estragos faz à via... e o excesso de escala é o parâmetro a observar..
Assim sendo a quantidade de passagens de mercadorias e a respectiva velocidade ditará a necessidade de passagem de maquinas com velocidade superior à da escala.