Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,
    após ter lido atentamente o que já aqui se falou sobre o assunto, venho colocar uma questão mais em pormenor na expectativa de aqui encontrar ajuda para este tremendo problema de mau cheiro em casa.

    Há cerca de 4 anos, o antigo proprietário da casa acrescentou uma nova casa de banho no apartamento e a partir daí vieram os problemas. Mau cheiro! Após vários testes caseiros, chegamos à conclusão que o descarregar do autoclismo faz sucção no sifão da banheira (sifão de pavimento) e este facto baixa o nível de água do mesmo. Permite assim a passagem do cheiro para o ralo da banheira, originando, julgamos nós, o cheiro na casa (que por vezes é de fezes!).

    Será normal este efeito de sucção nos sifões de pavimento? Poderá o sistema de drenagem das águas do bidé, lavatório e banheira estar ligado à prumada da sanita?

    Qualquer ajuda será muito bem vinda e desde já muito agradecida.

    Luís Choupina

    ps: que formas existem de confirmar se o prédio tem uma eficaz ventilação do tubo de descarga da prumada?
  2.  # 2

    Será normal este efeito de sucção nos sifões de pavimento?

    Não.

    Poderá o sistema de drenagem das águas do bidé, lavatório e banheira estar ligado à prumada da sanita?

    Não (pelo menos não dessa forma)

    que formas existem de confirmar se o prédio tem uma eficaz ventilação do tubo de descarga da prumada?

    Verificar se esse tubo de descarga da prumada é prolongado acima da cobertura – esse prolongamento é que constitui a ventilação da prumada.

    Na minha opinião vai ter de mudar a ligação da sanita.
  3.  # 3

    Muito obrigado pela sua pronta ajuda.

    tenho lido muito e deparei com indicações a uns sifões com válvula anti-retorno. Será que ajudariam no meu problema? Ou existirá alguma forma de contrariar o efeito de sucção que referi?

    Obrigado
  4.  # 4

    Na minha opinião tem mesmo de alterar a ligação da sanita, mas espere por mais opiniões.
  5.  # 5

    Colocado por: Casa da HortaSerá normal este efeito de sucção nos sifões de pavimento? Poderá o sistema de drenagem das águas do bidé, lavatório e banheira estar ligado à prumada da sanita?


    O problema é efectivamente não existir respiro da prumada da sanita fazendo o efeito de sucção, tal como se referiu tem que integrar um respiro para o exterior.
  6.  # 6

    Eu acho que são as distâncias dos sifões da nova casa de banho à secção ventilada, que são muito grandes, mas só com um desenho com os traçados das tubagens é que é possível ter certezas. (não sei se estou a ver bem o "filme")
  7.  # 7

    Realmente os problemas só surgiram após a instalação da nova casa de banho... Vou tentar um novo teste tapando provisoriamente todos as ligações dos sifões da nova.

    Quanto à prumada da sanita, caso não existisse já a tal ventilação, não teriam os vizinhos das andares inferiores o mesmo problema com cheiros? O meu, 4º piso e último, é o único onde este problema se verifica!
  8.  # 8

    Então o seu problema será da alteração que foi feita com a má instalação do novo quarto de banho.
  9.  # 9

    porque não ventilar o ramal da sanita a montante, junto á curva da ligação para a sanita.

    ab
  10.  # 10

    Colocado por: bettencourtporque não ventilar o ramal da sanita a montante, junto á curva da ligação para a sanita


    Parece-me uma boa ideia, efectivamente. Vou continuar a investigar.
    Muito obrigado pelas vossas excelentes dicas.
    Luis
  11.  # 11

    Um amigo meu que tem o mesmo problema pediu-me ajuda. Depois de dar uma vista de olhos pela cobertura, cheguei à conclusão qua não prolongaram o tubo que recolhe as águas das sanitas, não havendo assim ventilação. Sempre que o vizinho de baixo, no 4º andar faz a descarga do autoclismo, o sifão da sanita do 5º (o do meu amigo e último andar) fica vazio deixando passar o cheiro.

    Alguém tem alguma idéia de como posso ventilar esse tubo sem que se tenha de andar com "lavouras" complexas de partir paredes, pavimentos e tectos?
  12.  # 12

    faça o seguinte, na ligação do lavatorio ao esgoto coloque um tê e depois coloque esta peça! isto pode resolver se a tubagem de queda dos cifões estiver ligado ao ramal de sanitas! e se não estiver sinfonado no chao!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: J.Fernandes
      Geberit_Sales_HDPE_pipes_5.jpg
  13.  # 13

    Agradeço, mas isso não resolve nada, as águas negras estão separadas das águas saponáceas, como seria de esperar.
  14.  # 14

    Vou contar como resolvi o meu problema. No meu caso foi possivel instalar uma valvula semelhante à da imagem na ligação do lavatório à parede, mas mostrou-se insuficiente para as descargas da sanita por causa da distância. De qualquer maneira mantive essa válvula e é uma boa ajuda porque complementa a que na realidade resolveu o problema.

    A solução foi instalar uma válvula dessas (a mini vent da Studor http://www.studor.net/products/mini-vent_PT.asp, à venda numa loja na zona de Sacavém) no tubo que liga a sanita ao tubo de descarga do prédio. Não foi muito dificil (sou enfermeiro sem qq formação de canalização e fiz tudo sozinho), mas implicou abrir um buraco na parede/chão para descobrir o tubo, abrir nesse tubo um buraco do diametro 50 e ligar lá um bocado de tubo com cerca de 15 cm na vertical. Na extremidade desse tubo coloquei então a válvula. Depois é colar tudo muito bem, cimentar, deixar uma caixa para a parede, colocar azulejo e tapar com uma grelha de ventilação. Gastei uns 30€ ( a válvula custa 21, mais coisa menos coisa).

    Agora quando puxo o autoclismo ouça a válvula a funcionar e nunca mais tive cheiro no wc! Espero ter ajudado e não hesite se precisar mais detalhes.
    Concordam com este comentário: Sergio Rodrigues
    Estas pessoas agradeceram este comentário: J.Fernandes
  15.  # 15

    Colocado por: Sergio Rodriguesfaça o seguinte, na ligação do lavatorio ao esgoto coloque um tê e depois coloque esta peça! isto pode resolver se a tubagem de queda dos cifões estiver ligado ao ramal de sanitas! e se não estiver sinfonado no chao!
      Geberit_Sales_HDPE_pipes_5.jpg

    Nem por acaso. Hoje fiz a encomenda de duas dessas válvulas, para o sótão. Mas as minhas não são de 90mm...
  16.  # 16

    fez a encomenda a alguma empresa em portugal?
  17.  # 17

    Colocado por: TROLHA...podiam ter pegado numa das minhas fotos e mostrado o raio da válvula....ou já não se lembram??

    foto mesmo minha numa instalação minha!!


    ja viu o que era procurar naquelas fotos todas! lembro-me que voçe postou isso! alias ate penso que foi mesmo pro nanogonça ver, agora aonde!!!!!!!!!
  18.  # 18

    isso diz voçe! mas a mim interessou e pelos vistos ao nanogonça tb!
    Concordam com este comentário: nandogonca
  19.  # 19

    Colocado por: Casa da HortaVou contar como resolvi o meu problema. No meu caso foi possivel instalar uma valvula semelhante à da imagem na ligação do lavatório à parede, mas mostrou-se insuficiente para as descargas da sanita por causa da distância. De qualquer maneira mantive essa válvula e é uma boa ajuda porque complementa a que na realidade resolveu o problema.

    A solução foi instalar uma válvula dessas (a mini vent da Studorhttp://www.studor.net/products/mini-vent_PT.asp à venda numa loja na zona de Sacavém) no tubo que liga a sanita ao tubo de descarga do prédio. Não foi muito dificil (sou enfermeiro sem qq formação de canalização e fiz tudo sozinho), mas implicou abrir um buraco na parede/chão para descobrir o tubo, abrir nesse tubo um buraco do diametro 50 e ligar lá um bocado de tubo com cerca de 15 cm na vertical. Na extremidade desse tubo coloquei então a válvula. Depois é colar tudo muito bem, cimentar, deixar uma caixa para a parede, colocar azulejo e tapar com uma grelha de ventilação. Gastei uns 30€ ( a válvula custa 21, mais coisa menos coisa).

    Agora quando puxo o autoclismo ouça a válvula a funcionar e nunca mais tive cheiro no wc! Espero ter ajudado e não hesite se precisar mais detalhes.
    Concordam com este comentário:Sergio Rodrigues
  20.  # 20

    Colocado por: TROLHA...podiam ter pegado numa das minhas fotos e mostrado o raio da válvula....ou já não se lembram??

    foto mesmo minha numa instalação minha!!

    Eu lembro-me e apontei que válvula me tinha recomendado.
    Está encomendada. Achei estranho é que parece que nem a GEBERIT Portugal tem a dita válvula. Pelo menos o tempo que me deram para entrega foi a contar com a encomenda da Alemanha...
    Tive 15% de desconto preço tabela. Não consegui melhor...


    Colocado por: Sergio Rodriguesfez a encomenda a alguma empresa em portugal?


    Sim uma empresa em Lisboa.
 
0.0201 seg. NEW