Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 141

    Por acaso até guardei um ficheiro desses!

    Colocado por: eu
    Nem vidros partidos...


    Isso também é configurável nos Norquente, mas na configuração que me deixaram na instalação, se não me engano a temperatura máxima julgo que ficou nos 85 graus...


    Ainda tem aí os dados dos rendimentos? Seria interessante comparar... eu lembro-me que os Norquente eram os menos eficientes (daí os 3 painéis) mas não fiquei com os dados técnicos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
    • eu
    • 5 junho 2012 editado

     # 142

    Colocado por: system32Por acaso até guardei um ficheiro desses!

    Espectacular! Dá para ver bem as diferenças de rendimento... são quase 8% de diferença. Com menos um painel...
  2.  # 143

    8%? pelas minhas contas no circulação forçada comparando com um com a mesma area de painel e o mesmo numero de paineis da uma diferença de 25%
    • eu
    • 6 junho 2012

     # 144

    Colocado por: Sergio Rodrigues8%? pelas minhas contas no circulação forçada comparando com um com a mesma area de painel e o mesmo numero de paineis da uma diferença de 25%

    8% entre os dois sistemas não é 8% por cada m2 de painel.
    Concordam com este comentário: Sergio Rodrigues
  3.  # 145

    Colocado por: system32

    Isso não é bem assim!!
    Tem 3 painéis, mas são de baixo rendimento.
    Mas já ouvi varias afirmações que demonstram pouca qualidade nos sistemas Norquente.
    Comparado com os meus (Sonnenkraft) que também são do tempo do Sócrates, eu nunca tive disparos da válvula de segurança nem agua a 80º no deposito, pois o mesmo limita a agua a 60º (75º excepto no Verão, mas isso já fui eu que o fiz , com o acordo com o importador.
    E Os meus 2 paineis produzem mais calor que os 3 da Norquente!!

    Mas comcordo que aumentar o angulo dos paineis pode ajudar a resolver excesso de calor no verão (os meus estão a 45º e se soubesse o que sei hoje ainda tinha ido mais longe, os tais 60º não devem andar longe do ideal para a zona de Lisboa).


    Boas,

    Os vários estudos, teorias e tabelas de rendimento são boas referências mas nunca deixam de ser subjetivas.

    Eu estou bastante satisfeito com a energia fornecida pelos meus painéis e reafirmo que apesar de serem de baixo rendimento, facilmente aquecem o depósito a temp. superiores a 80ºC. Por isso se voltasse atrás faria a mesma escolha (tirando a parte dos vidros se partirem, que terá sido um problema de defeito de construção já ultrapassado, p.ex. baixa dilatação das juntas).

    Os meus também nunca dispararam a válvula de segurança e posso regular a temp. máxima no depósito, máxima e mínima nos coletores, ativar alarmes, intervalos de funcionamento, ativar sistema anti-congelação painéis para invernos rigorosos, arrefecimento noturno, etc, etc, resumindo tem todas as mariquices.

    A água no depósito já esteve a 90ºc (limite máximo definido pelo fabricante), mas o depósito é de qualidade superior, em aço inoxidável revestido a cobre, não aconselho a submeter o seu de aço esmaltado a estas temperaturas.

    É pena que o seu sistema tenha painéis com uma superior capacidade de fornecimento de energia mas depois não a consiga armazenar convenientemente por limitação do depósito.

    É que um sistema AQS não é só painéis, convém avaliar subjetivamente, o sistema como um todo. E já que quer comparar o tamanho da pilinha, duvido muito que o seu CF Sonnenkraft aqueça mais AQS que o meu CF Norquente.

    Cump.
  4.  # 146

    Colocado por: nunoneiva75É que um sistema AQS não é só painéis, convém avaliar subjetivamente, o sistema como um todo. E já que quer comparar o tamanho da pilinha, duvido muito que o seu CF Sonnenkraft aqueça mais AQS que o meu CF Norquente.


    aquecem mais e mais depressa se for preciso!
    • eu
    • 6 junho 2012

     # 147

    Colocado por: nunoneiva75Eu estou bastante satisfeito com a energia fornecida pelos meus painéis e reafirmo que apesar de serem de baixo rendimento, facilmente aquecem o depósito a temp. superiores a 80ºC

    Eu também estou satisfeito se considerarmos o objetivo fundamental que se pretende: água quente com fartura.

    Mas não duvido que a qualidade e durabilidade não seja a mesma dos sistemas conceituados, nem que seja pela falta de experiência da Norquente (que já se revelou no problema dos vidros).

    Ao contrário de si, eu já tive outros pequenos problemas (que relatei aqui no fórum), mas foram resolvidos e nunca mais reapareceram.

    Quanto às discussões do tipo "O meu é melhor que o teu", deixem-as para as crianças...
    • eu
    • 6 junho 2012

     # 148

    Colocado por: Sergio Rodrigues
    aquecem mais e mais depressa se for preciso!

    A eficiência é de facto muito importante quando a radiação é baixa, por exemplo no Inverno. Quando há sol com fartura, qualquer treta aquece água em quantidade suficiente...
  5.  # 149

    Colocado por: euQuanto às discussões do tipo "O meu é melhor que o teu", deixem-as para as crianças...


    é pah mas isso não é discussão de criança, logicamente que gostamos de contrapor ideias e factos, voçe de certeza tem a noção que existe muito material melhor do que tem instalado em casa certo? voçe estava informado e optou pelo que melhor servia as suas intenções.
    Aqui é o sitio ideal para se falar sobre as diferenças de todos os sistemas estamos num forum, desde que não exista faltas de respeito toca a falar para a frente!
  6.  # 150

    Colocado por: euA eficiência é de facto muito importante quando a radiação é baixa, por exemplo no Inverno. Quando há sol com fartura, qualquer treta aquece água em quantidade suficiente...


    pois mas a altura onde mais precisamos de aproveitar mais a radiação é mesmo no inverno! ou so é importante aquecer a agua no verão?
  7.  # 151

    Colocado por: nunoneiva75A água no depósito já esteve a 90ºc (limite máximo definido pelo fabricante), mas o depósito é de qualidade superior, em aço inoxidável revestido a cobre, não aconselho a submeter o seu de aço esmaltado a estas temperaturas.


    e o do acumulador da sonnenkraft ja viu qual a temperatura maxima?
    • eu
    • 6 junho 2012

     # 152

    Colocado por: Sergio Rodriguespois mas a altura onde mais precisamos de aproveitar mais a radiação é mesmo no inverno! ou so é importante aquecer a agua no verão?

    Por vezes a comunicação é difícil... então não foi isso que disse? Que a maior eficiência de um painel é muito importante no Inverno?

    Colocado por: Sergio Rodriguesvoçe de certeza tem a noção que existe muito material melhor do que tem instalado em casa certo? voçe estava informado e optou pelo que melhor servia as suas intenções.

    Obviamente. Uma das razões da escolha deste sistema, foi o facto de ser um fabricante Português. Mas repare, embora a qualidade não seja a melhor (principalmente dos painéis), o sistema tem cumprido a sua missão: tenho água quente todos os dias, com 4 longos banhos diários.
  8.  # 153

    Colocado por: euObviamente. Uma das razões da escolha deste sistema, foi o facto de ser um fabricante Português. Mas repare, embora a qualidade não seja a melhor (principalmente dos painéis), o sistema tem cumprido a sua missão: tenho água quente todos os dias, com 4 longos banhos diários.


    se fosse hoje sabendo os problema que tiveram nos paineis ainda escolheria na mesma os norquente?
    • eu
    • 6 junho 2012

     # 154

    Colocado por: Sergio Rodriguesse fosse hoje sabendo os problema que tiveram nos paineis ainda escolheria na mesma os norquente?

    Sinceramente, eu estou satisfeito com este sistema, mas considerando aquilo que se conhece hoje sobre o problema dos vidros, talvez tentasse escolher outra marca. Apenas por isso e não pelo rendimento.

    Aliás, a folha mostra que o rendimento deste sistema até não é nada mau... (claro que se deve aos 3 painéis em vez de dois).
  9.  # 155

    Não estou propriamente preocupado com o tamanho da "pilinha" mas mais com o que se consegue fazer com ela!

    Eu cá estive praticamente o inverno inteiro sem necessitar de apoio solar (+-1kg de gás, gasto este inverno!!)
    Ou seja o rendimento anual, também não me diz nada, mas sim o rendimento no inverno.
    E se como diz, o seu sistema vai até aos 90º no Verão então, no verão acredito que acumule mais AQS, mas no verão qualquer coisa pintada de preto aquece AQS, por isso não fico impressionado.
    Agora se o rendimento anual do meu é maior que o seu, então no inverno a diferença tem de ser bastante grande, ora é exactamente nessa altura que as condições são mais dificeis e pelos vistos o seu vacila!!

    E já agora, cuidado com o seu deposito de inox, pois à inox e à inox!! Eu sei que o meu é fraquinho, mas também é submetido a menos esforços, não lhe desejo mal, mas ... não se ria muito alto...pode ter azar!!



    Colocado por: nunoneiva75
    Boas,

    Os vários estudos, teorias e tabelas de rendimento são boas referências mas nunca deixam de ser subjetivas.

    Eu estou bastante satisfeito com a energia fornecida pelos meus painéis e reafirmo que apesar de serem de baixo rendimento, facilmente aquecem o depósito a temp. superiores a 80ºC. Por isso se voltasse atrás faria a mesma escolha (tirando a parte dos vidros se partirem, que terá sido um problema de defeito de construção já ultrapassado, p.ex. baixa dilatação das juntas).

    Os meus também nunca dispararam a válvula de segurança e posso regular a temp. máxima no depósito, máxima e mínima nos coletores, ativar alarmes, intervalos de funcionamento, ativar sistema anti-congelação painéis para invernos rigorosos, arrefecimento noturno, etc, etc, resumindo tem todas as mariquices.

    A água no depósito já esteve a 90ºc (limite máximo definido pelo fabricante), mas o depósito é de qualidade superior, em aço inoxidável revestido a cobre, não aconselho a submeter o seu de aço esmaltado a estas temperaturas.

    É pena que o seu sistema tenha painéis com uma superior capacidade de fornecimento de energia mas depois não a consiga armazenar convenientemente por limitação do depósito.

    É que um sistema AQS não é só painéis, convém avaliar subjetivamente, o sistema como um todo. E já que quer comparar o tamanho da pilinha, duvido muito que o seu CF Sonnenkraft aqueça mais AQS que o meu CF Norquente.

    Cump.
  10.  # 156

    O que , no inverno , com menos horas de sol , pode dar jeito...

    Colocado por: Sergio Rodrigues

    aquecem mais e mais depressa se for preciso!
  11.  # 157

    Pois, o meu deposito também pode ir até aos 90º , mas não vai porque eles não querem, ou seja por razões de segurança, não do deposito, mas dos painéis.
    O sistema aquece até os 60º e depois para, rearranca quando a temperatura dos painéis sobe muito, apenas para a baixar.
    à noite dissipa o calor a mais de volta até aos 60º
    Assim os painéis estão sujeitos a um menor esforço e vão durar mais.
    Com o acordo do representante altero a programação, fora dos meses de verão, para 75º, assim consigo acumular mais calor para aquela fase em que temos dias de sol misturados com dias sem sol.



    Colocado por: Sergio Rodrigues

    e o do acumulador da sonnenkraft ja viu qual a temperatura maxima?
  12.  # 158

    Colocado por: system32Pois, o meu deposito também pode ir até aos 90


    95º
  13.  # 159

    Colocado por: system32Eu cá estive praticamente o inverno inteiro sem necessitar de apoio solar (+-1kg de gás, gasto este inverno!!)
    Ou seja o rendimento anual, também não me diz nada, mas sim o rendimento no inverno.
    E se como diz, o seu sistema vai até aos 90º no Verão então, no verão acredito que acumule mais AQS, mas no verão qualquer coisa pintada de preto aquece AQS, por isso não fico impressionado.
    Agora se o rendimento anual do meu é maior que o seu, então no inverno a diferença tem de ser bastante grande, ora é exactamente nessa altura que as condições são mais dificeis e pelos vistos o seu vacila!!

    E já agora, cuidado com o seu deposito de inox, pois à inox e à inox!! Eu sei que o meu é fraquinho, mas também é submetido a menos esforços, não lhe desejo mal, mas ... não se ria muito alto...pode ter azar!!



    Aqui ninguém se anda a rir de ninguém.

    Como já referi tenho os painéis sensivelmente a 60º inclinação, por isso, como pode depreender, estão dimensionados para maximizar o aquecimento no Inverno. Com esta inclinação é quase impossível ter sobreaquecimentos no verão e em teoria os painéis estarão termicamente mais protegidos. No verão eu dispenso a água quente, pois até tomo os banhos com água fria.
    Eu dispensei o gás cá em casa, mas das poucas vezes que precisei de apoio no inverno, liguei o relógio para funcionar à noite com a bi-horária. No inverno em dias solarengos o depósito vai aos 80ºc, por isso não me parece que vacile como você afirma.

    No seu caso percebi o esquema dos 60ºc máx. no verão para proteger o depósito e dar folga para arrefecimento dos painéis se necessário, mas não percebo porque limita o depósito a 75ºc no inverno? Não está a desperdiçar energia na altura em que mais precisa dela?!?

    Cump.
  14.  # 160

    Pois, pelos vistos até podia ir até aos 95º, mas estou a seguir o que os limites que representante aceitou (assim se tiver problemas durante a garantia de 6 anos, eles não aproveitam para fugir!!).
    E tenho os meus apenas a 45º!!


    E quanto a rir: existem "uns" neste forum que não acreditam nestes resultados... ( eles andam ai e sabem quem são...)

    ;P


    Colocado por: nunoneiva75

    Aqui ninguém se anda a rir de ninguém.

    Como já referi tenho os painéis sensivelmente a 60º inclinação, por isso, como pode depreender, estão dimensionados para maximizar o aquecimento no Inverno. Com esta inclinação é quase impossível ter sobreaquecimentos no verão e em teoria os painéis estarão termicamente mais protegidos. No verão eu dispenso a água quente, pois até tomo os banhos com água fria.
    Eu dispensei o gás cá em casa, mas das poucas vezes que precisei de apoio no inverno, liguei o relógio para funcionar à noite com a bi-horária. No inverno em dias solarengos o depósito vai aos 80ºc, por isso não me parece que vacile como você afirma.

    No seu caso percebi o esquema dos 60ºc máx. no verão para proteger o depósito e dar folga para arrefecimento dos painéis se necessário, mas não percebo porque limita o depósito a 75ºc no inverno? Não está a desperdiçar energia na altura em que mais precisa dela?!?

    Cump.
 
0.0569 seg. NEW