Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 141

    Colocado por: Reduto25Nao tenho Garagem


    E janelas, tem?

    Tem aí vidro balístico ou meteu umas barras de ferro tipo prisão?

    E as ferragens, como são como nas suas caixilharias?
  2.  # 142

    Colocado por: ricardo.rodrigues

    E janelas, tem?

    Tem aí vidro balístico ou meteu umas barras de ferro tipo prisão?

    E as ferragens, como são como nas suas caixilharias?


    Eu vivo num apartamento num 4 andar não estou preocupado com isso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricardo.rodrigues
  3.  # 143

    Comprei um apartamento e gostava de mudar o segredo/canhão da porta.
    Não faço ideia qual a marca da porta. A fechadura é TESA mas não sei o modelo.

    Não percebo nada do assunto. Devo preocupar-me com a segurança desta porta?
    Mudo o segredo ou devo mudar a fechadura?

    Já agora, se alguém tiver ideia dos valores, era ótimo.

    Obrigado.
      1614198492473.jpg
      1614198492476.jpg
      1614198492479.jpg
  4.  # 144

    +fotos
      1614198492458.jpg
      1614198492463.jpg
      1614198492468.jpg
  5.  # 145

    Obrigado
      1614198492443.jpg
      1614198492452.jpg
  6.  # 146

    É cilindro europeu é só trocar, é fácil.

    Só precisa das medidas do que tem aí.

    Se chamar uma empresa paga uma 200eur.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: caocomasas
    • josexy
    • 25 fevereiro 2021 editado

     # 147

    Colocado por: caocomasasComprei um apartamento e gostava de mudar o segredo/canhão da porta.
    Não faço ideia qual a marca da porta. A fechadura é TESA mas não sei o modelo.

    Não percebo nada do assunto. Devo preocupar-me com a segurança desta porta?
    Mudo o segredo ou devo mudar a fechadura?

    Já agora, se alguém tiver ideia dos valores, era ótimo.

    Obrigado.

    Cilindo/ fechadura:
    Se quer só mudar o cilindro da porta, é tirar os "espelhos" que estão aparafusados em redor do canhão pelo lado de dentro, tirar o parafuso que está à altura do canhão e rodar a chave de maneira que internamente aquilo fique numa posição que deixe de impedir a extracção do canhão, e uma vez que o consiga tirar marque o lado exterior com alguma coisa (fita cola, marcador...) e depois leve-o a uma loja para escolher um canhão para o substituir com as exactas mesmas medidas.
    Claro: tenha alguém em casa, para não lhe furtarem/ roubarem a casa enquanto vai ver de um cilindro.

    Se for mudar por outro da marca TESA sugiro os cilindros "T70" ou o melhorzinho "TK100". A malandragem só demora uns minutos 2 a 5 para ultrapassar a fechadura se perceber de manipulação de segredos, mas se for malta que gosta de ir na "pancada" essas fechaduras irão aguentar-se mais algum tempo... mas todas acabam por ceder se o intruso estiver decidido e tiver tempo e recursos para tal.

    Devo preocupar-me com a segurança desta porta?
    Na minha opinião sim.
    Desconfio que essa é uma daquelas "portas de segurança" cuja estrutura em volta está ela própria fixada em madeira, e então os intrusos com um pé de cabra arrancam isso num instante tipo isto: https://www.youtube.com/watch?v=TJWHTw0uaY0
    Desconfio até porque não tem certificado de segurança, pelo menos não aparece nas fotografias.

    Se não tem dinheiro mude só o cilindro da fechadura.
    Se tiver dinheiro sugiro que pondere comprar uma porta certificada segundo a norma "EN 1627:2011" no nível mínimo "RC3" para pelo menos resistir a um pé de cabra. Se quiser que resista a pequenas ferramentas eléctrica o nível mínimo é "RC4" (o máximo é o "RC6" mas como pode custar em redor de 20 mil euros só a porta e depois mais a montagem, provavelmente quase ninguém tem). Anexei uma imagem para compreender o nível de resistência para cada nível da norma "EN 1627:2011".

    Se possível tente obter um modelo que respeite também a norma espanhola "UNE 85160:2017" com um nível de protecção "C" que é o mais elevado, que é basicamente uma norma que diz sobretudo respeito à protecção das: fechaduras, cilindros e escudos de protecção, que é algo em que muitos intrusos centram a sua atenção por tender a ser o ponto mais fraco e fácil de ultrapassar das portas de segurança actuais.

    Outra coisa muito importante, e que poucas pessoas dão importância é ao trancar automático da porta de segurança. A maioria só tranca se rodar a chave, mas adivinhe lá... quase ninguém tranca! Ou só tranca às vezes, na prática tem uma porta que com um aríete ou um pé de cabra vai abrir com a maior das facilidades... e isto sem falar em quem consegue manipular o segredo das fechaduras ou as consegue arrancar por exemplo.
    Idealmente a porta tranca sozinha sempre que fechar a mesma, seja eléctricamente com motores, ou mecanicamente com sistemas de mola e tal... porque só com as trancas todas colocadas no modo de protecção máxima a porta oferece aquele nível de segurança mínimo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas, zed, caocomasas
      1232.jpg
  7.  # 148

    Colocado por: josexy
    Cilindo/ fechadura:
    Se quer só mudar o cilindro da porta, é tirar os "espelhos" que estão aparafusados em redor do canhão pelo lado de dentro, tirar o parafuso que está à altura do canhão e rodar a chave de maneira que internamente aquilo fique numa posição que deixe de impedir a extracção do canhão, e uma vez que o consiga tirar marque o lado exterior com alguma coisa (fita cola, marcador...) e depois leve-o a uma loja para escolher um canhão para o substituir com as exactas mesmas medidas.
    Claro: tenha alguém em casa, para não lhe furtarem/ roubarem a casa enquanto vai ver de um cilindro.

    Se for mudar por outro da marca TESA sugiro os cilindros "T70" ou o melhorzinho "TK100". A malandragem só demora uns minutos 2 a 5 para ultrapassar a fechadura se perceber de manipulação de segredos, mas se for malta que gosta de ir na "pancada" essas fechaduras irão aguentar-se mais algum tempo... mas todas acabam por ceder se o intruso estiver decidido e tiver tempo e recursos para tal.

    Devo preocupar-me com a segurança desta porta?
    Na minha opinião sim.
    Desconfio que essa é uma daquelas "portas de segurança" cuja estrutura em volta está ela própria fixada em madeira, e então os intrusos com um pé de cabra arrancam isso num instante tipo isto:https://www.youtube.com/watch?v=TJWHTw0uaY0
    Desconfio até porque não tem certificado de segurança, pelo menos não aparece nas fotografias.

    Se não tem dinheiro mude só o cilindro da fechadura.
    Se tiver dinheiro sugiro que pondere comprar uma porta certificada segundo a norma "EN 1627:2011" no nível mínimo "RC3" para pelo menos resistir a um pé de cabra. Se quiser que resista a pequenas ferramentas eléctrica o nível mínimo é "RC4" (o máximo é o "RC6" mas como pode custar em redor de 20 mil euros só a porta e depois mais a montagem, provavelmente quase ninguém tem). Anexei uma imagem para compreender o nível de resistência para cada nível da norma "EN 1627:2011".

    Se possível tente obter um modelo que respeite também a norma espanhola "UNE 85160:2017" com um nível de protecção "C" que é o mais elevado, que é basicamente uma norma que diz sobretudo respeito à protecção das: fechaduras, cilindros e escudos de protecção, que é algo em que muitos intrusos centram a sua atenção por tender a ser o ponto mais fraco e fácil de ultrapassar das portas de segurança actuais.

    Outra coisa muito importante, e que poucas pessoas dão importância é ao trancar automático da porta de segurança. A maioria só tranca se rodar a chave, mas adivinhe lá... quase ninguém tranca! Ou só tranca às vezes, na prática tem uma porta que com um aríete ou um pé de cabra vai abrir com a maior das facilidades... e isto sem falar em quem consegue manipular o segredo das fechaduras ou as consegue arrancar por exemplo.
    Idealmente a porta tranca sozinha sempre que fechar a mesma, seja eléctricamente com motores, ou mecanicamente com sistemas de mola e tal... porque só com as trancas todas colocadas no modo de protecção máxima a porta oferece aquele nível de segurança mínimo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Pedro Barradas,zed,caocomasas
      1232.jpg


    Boa noite.

    Gostava de alterar o segredo ou mesmo a fechadura completa da minha porta para a tecnologia mais segura certificada atual.
    Deixo fotos da porta em questão, agradeço a vossa ajuda.

    @josexy o teu post ajudou bastante a conhecer este "mundo", caso consigas dar a tua ajuda agradecia.
      Porta Fábio 2.jpg
      Porta Fábio.jpg
    • josexy
    • 7 março 2021 editado

     # 149

    A Dierre produz portas interessantes, mas esses modelo em específico deixa-me preocupado, na imagem (de má qualidade) parece dizer que é de classe 2, que pessoalmente não considero que se possa considerar de segurança, já que até com um pé de cabra a abrem.

    Se for uma porta realmente de nível 2 e aceita o nível de segurança, e só quer melhorar a fechadura, ali na Tecnoporta (outras empresas também devem ter) têm kits para conversão para modelos de canhão europeu, que em teoria podem ser mais seguros que as de duplo palhetão que essa porta parece usar, e que a malandragem consegue fabricar uma chave para elas em 2 a 5 minutos dependendo da perícia, e depois ficam com as especificações para voltar a qualquer momento no futuro como se fosse a casa deles.
    As fechaduras de cilindro europeu infelizmente podem ser ainda mais rápido entre 5 segundos a 15 minutos, dependendo da fechadura e da perícia do intruso.
    Pode tentar dificultar a vida aos intrusos colocando umas placas de protecção apropriadas, algumas até poderão usar mecanismos tipo ímanes em que mantêm o acesso ao canhão fechado até usar uma chave magnética especial para desbloquear o acesso e permitir então colocar a chave, se vale a pena? Na minha opinião sim, os cilindros do tipo europeu são normalmente tão inseguros, em especial porque a malta não quer gastar centenas de euros nas fechaduras, que qualquer coisa que dificulte o acesso poderá ajudar a que o intruso vá à casa ao lado em especial se tentar com algum pé de cabra e não conseguir abrir (se essa porta for classe "2" provavelmente conseguirão abrir até com apenas um pé de cabra).

    Canhões? Ali da TESA já referi o "T70" ou o melhorzinho "TK100".
    Pode colocar canhões de outras marcas/ modelos, mas convêm que no mínimo seja:
    - Anti-Extracção;
    - Ponte-reforçada (anti-quebra);
    - Antibumping;
    - Resistente a gazuas;
    - Anti-perfuração.

    Isto é importante porque nem todos os intrusos percebem de manipular o segredo interno, mas de usar a força bruta quase todos sabem, e é tão usado que os fabricantes começam finalmente a pouco e pouco a adaptar-se a esta realidade... e olhem que a maior parte deles é lento a reagir.

    Fica ainda a dica: considere a possibilidade de trocar de canhão da fechadura a cada 5 anos, por modelos que resistam melhor aos ataques que a malandragem vai desenvolvendo e que as empresas acabam por a pouco e pouco desenvolver contra-medidas (nem sempre eficazes!) para dificultar, pelo menos um pouco mais.

    Se não for trocar de porta (não tem dinheiro para isso, ou não acha que não é necessário), pode pelo menos investigar nas lojas da especialidade sobre a possibilidade de colocar umas fitas em redor do aro da porta que são desenvolvidas para dar o sinal de alarme se alguém tentar (ou conseguir mesmo) abrir a porta com um pé de cabra, mas não disparam com a abertura e fecho normal da porta.
    Também existem placas de protecção para o canhão da fechadura com sistemas de alarme incorporado que se usarem de força física para rebentar com elas, podem conseguir mas também faz disparar um alarme de intrusão.
    Estes produtos são relativamente recentes no mercado, não fiquem admirados se os vendedores não tiverem ou nem sequer conhecerem estes tipos de produtos, é questão de ir a vários até encontrarem quem conheça ou se for alguém que conhecem e é de confiança, para que tal pessoa se informe junto dos fornecedores deles, que certamente alguns conhecem, pelo menos se forem espanhóis.
    Claro que fazer disparar um alarme não vai por si só impedir que entrem, mas pelo menos ainda estão do lado de fora e já estão a ser alertados para o que se está a passar, e podem associar a névoa de segurança e por aí em diante para dificultar a vida aos amigos do alheio.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas, caocomasas, Virus
  8.  # 150

    Alguém me consegue ajudar a perceber como substituir isto?
      IMG_20210224_202035.jpg
  9.  # 151

    Do lado de dentro tira o espelho fora e tem 2 parafusos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: caocomasas
  10.  # 152

    Colocado por: RicardoPortoDo lado de dentro tira o espelho fora e tem 2 parafusos


    Também pensei que fosse assim mas não os consegui ver.

    Por dentro, tirei os dois parafusos do "espelho", depois os dois parafusos da peça que envolve a fechadura.

    Não consegui ver mais parafusos para tirar.
  11.  # 153

    Ponha lá uma foto.
    • bit0
    • 19 março 2021

     # 154

    Bom dia.

    Estive a ler este tópico e continuo com dúvidas. Pelo que vi, a EVVA MCS continua a ser uma boa fechadura. Mas não sei se é compatível com a porta do apartamento que comprei. Ainda não tenho fotos, mas é idêntica à do @Virus.
    Estou disponível a mudar de porta se for necessário.
    A minha questão é em relação às fechaduras eletrónicas. Que tipo de modelos escolher? Com leitor de impressão digital, código, NFC, sei lá, sinto-me perdida. E não faço ideia quanto ao nível de segurança das mesmas.

    Alguém tem sugestões?


    Obrigada
  12.  # 155

    A EVVA MCS é das mais difíceis de manipular o segredo, mas aconselho a colocar uma boa placa de protecção/ escudo em frente dela! Para tornar o alavancamento, perfuração, extracção, fresagem e rotação do cilindro tipo europeu mais difícil.

    Se o cilindro que está na porta for do tipo europeu será compatível com a fechadura, resta saber é se existe esse tamanho específico, porque diferentes portas usam diferentes tamanhos.

    Mudar de porta, se o for fazer tente comprar uma certificada "EN 1627:2011", nível RC3, RC4, RC5 ou mesmo o topo que será o RC6. Com a certificação espanhola "UNE 85160:2017" nível "C", que é basicamente acerca de fechaduras, cilindros e escudos de protecção... para ser o mais seguro possível.
    Se tiver duas fechaduras, idealmente coloca dois tipos de chaves/ cilindros diferentes de alta-segurança para tornar a vida mais difícil à malandragem.

    Fechaduras electrónicas... cada um tem o seu gosto e as suas necessidades.

    Para mim o ideal seria uma combinação de impressão digital (e/ ou um cartão com chip) com teclado que exiba um código que só pode ser visto num ângulo muito curto e que muda a informação exibida a cada utilização, para terceiros terem dificuldade em descobrir o código secreto quer pela posição das mãos, quer olhando. Ou seja ser algo que você têm (dedo e/ ou cartão) e algo que você sabe (código secreto). Se for do género de se esquecer, então leitor de cartão de chip e impressão digital por exemplo... que tenham ambos de ser usados para ter acesso.

    Mas qual modelo? O modelo específico não tenho sugestões, simplesmente de casa para casa será diferente porque depende do seu gosto estético, e daquilo que pode ser realmente instalado conforme aquilo que já tem ou está disposta a colocar.

    Se segurança for o foco eu evitava aquelas com ligação à Internet, Wi-Fi, NFC e Bluetooth... costumam ser uma fonte inesgotável de problemas de segurança... as NFC e Bluetooth então é do pior, e aquelas com Wi-Fi quase 100% serão vulneráveis. Pergunte aos fabricantes e nenhum lhe dirá isto e se calhar até falarão em certificados e tal... que não valem de nada já que a maior parte deles nem sequer são emitidos por empresas de segurança especializada em atacar tais sistemas, mas sim pela própria fabricante ou terceiros não especializados. Na minha opinião Internet, Wi-Fi e o Bluetooth não é nem sequer do ponto de vista teórico possível de proteger. O NFC como é uma designação genérica que apenas significa que os dispositivos comunicam entre si apenas na proximidade, talvez seja possível a alguém fazer uma chave electrónica que realmente seja segura... ainda estou é para ver a primeira...

    Mas vá-lá... só um exemplo desses teclados que mudam a posição do código ao menos... https://www.swhouse.com/products/readers_Schlage_Scramble_Keypad.aspx ou por exemplo: https://www.codeguardsecurity.com é um bocado óbvio para mim, mas poderá não ser para si: o leitor de impressão digital e/ ou cartão com chip, e/ ou código devem enviar tal informação para um (mini)computador no interior da área (supostamente) mais protegida para verificar tal informação e daí dar a indicação para abrir (ou não) a porta... que existem modelos (ex.: quase todos os prédios) em que a verificação é feita ali mesmo no aparelho acessível a qualquer um e que qualquer um que queira pode abrir e fazer as ligações directas nos cabos em si para dar sinal (ou energia) à fechadura para se abrir... o que seria ainda pior que as fechaduras mecânicas tradicionais.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bit0
    • bit0
    • 22 março 2021

     # 156

    Colocado por: josexyA EVVA MCS é das mais difíceis de manipular o segredo, mas aconselho a colocar uma boa placa de protecção/ escudo em frente dela! Para tornar o alavancamento, perfuração, extracção, fresagem e rotação do cilindro tipo europeu mais difícil.

    Se o cilindro que está na porta for do tipo europeu será compatível com a fechadura, resta saber é se existe esse tamanho específico, porque diferentes portas usam diferentes tamanhos.

    Mudar de porta, se o for fazer tente comprar uma certificada "EN 1627:2011", nível RC3, RC4, RC5 ou mesmo o topo que será o RC6. Com a certificação espanhola "UNE 85160:2017" nível "C", que é basicamente acerca de fechaduras, cilindros e escudos de protecção... para ser o mais seguro possível.
    Se tiver duas fechaduras, idealmente coloca dois tipos de chaves/ cilindros diferentes de alta-segurança para tornar a vida mais difícil à malandragem.

    Fechaduras electrónicas... cada um tem o seu gosto e as suas necessidades.

    Para mim o ideal seria uma combinação de impressão digital (e/ ou um cartão com chip) com teclado que exiba um código que só pode ser visto num ângulo muito curto e que muda a informação exibida a cada utilização, para terceiros terem dificuldade em descobrir o código secreto quer pela posição das mãos, quer olhando. Ou seja ser algo que você têm (dedo e/ ou cartão) e algo que você sabe (código secreto). Se for do género de se esquecer, então leitor de cartão de chip e impressão digital por exemplo... que tenham ambos de ser usados para ter acesso.

    Mas qual modelo? O modelo específico não tenho sugestões, simplesmente de casa para casa será diferente porque depende do seu gosto estético, e daquilo que pode ser realmente instalado conforme aquilo que já tem ou está disposta a colocar.

    Se segurança for o foco eu evitava aquelas com ligação à Internet, Wi-Fi, NFC e Bluetooth... costumam ser uma fonte inesgotável de problemas de segurança... as NFC e Bluetooth então é do pior, e aquelas com Wi-Fi quase 100% serão vulneráveis. Pergunte aos fabricantes e nenhum lhe dirá isto e se calhar até falarão em certificados e tal... que não valem de nada já que a maior parte deles nem sequer são emitidos por empresas de segurança especializada em atacar tais sistemas, mas sim pela própria fabricante ou terceiros não especializados. Na minha opinião Internet, Wi-Fi e o Bluetooth não é nem sequer do ponto de vista teórico possível de proteger. O NFC como é uma designação genérica que apenas significa que os dispositivos comunicam entre si apenas na proximidade, talvez seja possível a alguém fazer uma chave electrónica que realmente seja segura... ainda estou é para ver a primeira...

    Mas vá-lá... só um exemplo desses teclados que mudam a posição do código ao menos...https://www.swhouse.com/products/readers_Schlage_Scramble_Keypad.aspxou por exemplo:https://www.codeguardsecurity.comé um bocado óbvio para mim, mas poderá não ser para si: o leitor de impressão digital e/ ou cartão com chip, e/ ou código devem enviar tal informação para um (mini)computador no interior da área (supostamente) mais protegida para verificar tal informação e daí dar a indicação para abrir (ou não) a porta... que existem modelos (ex.: quase todos os prédios) em que a verificação é feita ali mesmo no aparelho acessível a qualquer um e que qualquer um que queira pode abrir e fazer as ligações directas nos cabos em si para dar sinal (ou energia) à fechadura para se abrir... o que seria ainda pior que as fechaduras mecânicas tradicionais.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:bit0


    Muito obrigada pela detalhada resposta. Também não acredito na segurança de dispositivos que trabalham pela rede. Sou da área e tenho noção das formas de contornar a segurança sempre que há comunicação por rede. Mas estava perdida relativamente a soluções que dispensassem o uso da mesma 8até porque com o avanço tecnológico torna-se cada vez mais difícil encontrar as versões mais primitivas e simples dos mesmos. Toda a gente quer praticidade e facilidade sem pensar nas consequências dos comodismos). A sua resposta foi esclarecedora.
  13.  # 157

    Olá, alguém conhece portas blindadas que além das traves da fechadura tenham traves extra manuai? penso que este sistema será dos mais seguros e só conseguem entrar por arrombamento
  14.  # 158

    Colocado por: MotarOlá, alguém conhece portas blindadas que além das traves da fechadura tenham traves extra manuai? penso que este sistema será dos mais seguros e só conseguem entrar por arrombamento

    Poucos são aqueles que não tem aqueles limitadores de abertura para arejar a casa... mas uma tranca interna que torne impossível abrir a porta com a chave do lado exterior nunca vi até ao momento. Mas nada o impede de pedir uma personalização ao fabricante ou ao instalador para colocar um sistema que mantenha o bloqueio total, idealmente integrado na porta por exemplo com um manípulo que roda manualmente e tranca internamente o sistema.
  15.  # 159

    Colocado por: josexyidealmente integrado na porta por exemplo com um manípulo que roda manualmente e tranca internamente o sistema.

    Sim, referia-me a algo integrado e estético, semelhante ao limitador mas que funcionasse tipo fechadura, penso que aumentava muito a segurança e para o fabricante era uma oportunidade de negócio
  16.  # 160

    A ideia é boa e faz sentido.
    Mas é uma questão de contactar o distribuidor para pedir uma personalização ao fabricante para incluir tal tranca interna que mantenha a segurança integral ao máximo quando trancado pelo lado interior, de tal maneira que não consigam destrancar pelo lado exterior.
 
0.0435 seg. NEW