Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde.
    Ando a pesquisar e a recolher teoria sobre como fazer um estudio completamente isolado para produção de musica.
    O meu objectivo é fazer uma especie de bunker de som, visto que maior parte dos trabalhos que tenho para efectuar serão de noite, e nao quero nem gosto de encomodar os visinhos.

    Os projectos que encontro sao todos sobre como isolar uma divisao ja feita.
    No meu caso eu tenho um terreno e vou construir a divisao de raiz.

    Pelo que eu apurei para isolamento o melhor era fazer tudo em pedra (granito) bruto, mas isso fica bem dispendioso.
    O que me aconcelham para a construção da estrutura?

    Depois material isolante propriamente dito, o que vejo sempre a referirem é la de rocha de alta dencidade, uns dizem que tem de ser afastada (nao enconstada) à parede estrutural, outros nao fazem referencia a isso.

    Depois nao estou a ver com farei o reboco, visto que por exemplo pladur cria muitas reflexoes de som o que tambem nao é bom para a acustica do espaço.

    Outro problema é o tecto e telhado, bem como a porta do estudio, e aqui nao faço a minima de como vou fazer isto.
  2.  # 2

    Revestimentos em Caixas de ovos :)))
    Nunca perguntou a nenhum estúdio já construído? Existem vários em terrenos perto de habitações
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Kristey
  3.  # 3

    Caixas de ovos servem para isso mesmo transportar ovos, e apenas resolvem pequenos problemas de ecos ou seja problemas acústicos, e aqui o problema é de isolamento. ;)
    Sobre a questao dos estúdios, se eu conhecesse algum aqui nas mesmas condições ja tinha iso la informar-me, mas nao conheço. É pena porque assim ate via mesmo o resultado final dos materiais utilizados.
  4.  # 4

    Um familiar meu há cerca de duas décadas construiu algo desse género e que supostamente seria provisório. Ainda hoje por lá anda. As paredes eram feitas de bloco de cimento e o tecto com vigotas e abobadilhas. O isolamento acústico era feito de aglomerado de cortiça expandida. Na área da porta o isolamento era sobreposto nas juntas de modo a isolar o máximo possível. Dessa porta, passava para um pequeno "hall" onde teria a porta de acesso à rua. O chão não me recordo...mas julgo que seria alcatifa.

    Recordo-me de que quando tinha a banda em treinos nada se ouvia e por norma era de noite que a veia artística mais o alimentava :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Kristey
  5.  # 5

    Boas,
    Do pouco que sei a cortiça providencia um excelente isolamento acustico...

    Tambem tem aqui estas soluções das quais não tenho nenhum feedback se serão boas ou más... é uma questão de investigar
    A primeira é Nacional e a Segunda parece-me directamente vocacionada para o que quer...

    http://www.youtube.com/watch?v=dD5Q5fTmvjQ&feature=related

    http://www.youtube.com/watch?v=Bf5syq09qa0&feature=related
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Kristey
  6.  # 6

    Colocado por: treker666Um familiar meu há cerca de duas décadas construiu algo desse género e que supostamente seria provisório. Ainda hoje por lá anda. As paredes eram feitas de bloco de cimento e o tecto com vigotas e abobadilhas. O isolamento acústico era feito de aglomerado de cortiça expandida. Na área da porta o isolamento era sobreposto nas juntas de modo a isolar o máximo possível. Dessa porta, passava para um pequeno "hall" onde teria a porta de acesso à rua. O chão não me recordo...mas julgo que seria alcatifa.

    Recordo-me de que quando tinha a banda em treinos nada se ouvia e por norma era de noite que a veia artística mais o alimentava :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Kristey

    Obrigado.
    Essa do hall é uma ideia que tambem tenho, e agora mais convencido fiquei.


    Colocado por: Joao DiasBoas,
    Do pouco que sei a cortiça providencia um excelente isolamento acustico...

    Tambem tem aqui estas soluções das quais não tenho nenhum feedback se serão boas ou más... é uma questão de investigar
    A primeira é Nacional e a Segunda parece-me directamente vocacionada para o que quer...

    http://www.youtube.com/watch?v=dD5Q5fTmvjQ&feature=related

    http://www.youtube.com/watch?v=Bf5syq09qa0&feature=related
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Kristey

    MUITO OBRIGADO, vou ver estes videos e este materiais!
  7.  # 7

  8.  # 8

    Boa Tarde,

    Num projecto de raiz, apenas tem de falar isso com o colega que lhe fizer o projecto e estou certo que o mesmo terá isso na devida consideração na compatibilização com o todo.
    Quanto ao gesso cartonado (vulgo pladur) em paredes de espaços acústicos... é possível, existem "truques" que são executados para dar uma ideia de parede lisa mantendo as suas características de isolante acústico. Como exemplo executado tem os auditórios da FAUP da autoria do Siza Vieira.

    Cumprimentos,
 
0.0131 seg. NEW