Iniciar sessão ou registar-se
    • cespig
    • 14 novembro 2008 editado

     # 1

    Bom dia,

    Já temos um terreno e pretendemos iniciar a construção de uma moradia térrea, de arquitectura moderna.
    Já fizemos alguns contactos e temos uma proposta que inclui o projecto de arquitectura, especialidades, licenciamentos junto da Câmara Municipal, acompanhamento de obra e construção da moradia - chave na mão. A questão que se coloca é o valor de entrada /adjudicação que nos é pedido. O construtor está a pedir-nos 20% do valor total da obra mas o banco só liberta a primeira tranche com o projecto aprovado e licenças da câmara.
    Tendo em conta que os custos de licenciamento e projecto não são tão onerosos, consideramos a entrada inicial de 20% um montante muito elevado.


    Gostaríamos da vossa opinião para termos algumas bases de negociação com o construtor.

    Cumprimentos,
    Carlos
  1.  # 2

    Olá Carlos,

    Vou tentar ajudar para evitar dissabores no futuro.
    Nunca dê dinheiro de entrada de trabalhos que não estão feitos.
    Não fique dependente da mesma pessoa para tudo, se algo correr mal é o fim.
    Pode dar 20% do valor dos projectos, quando forem entregues na camara 40 % e quando estiverem aprovados, conclua o pagamento
    Quando iniciar a obra, poderá dar eventualmente um adiantamento se tiver muita confiança no empreiteiro, mesmo assim é um risco.
    Faça um caderno de encargos do que pretende e estipule a forma de pagamento ao longo do tempo.
    Arranje um técnico independente do empreiteiro para lhe fazer o acompanhamento da obra.
    O que gastar com o técnico vai recuperá-lo rápidamente.

    Cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cespig
  2.  # 3

    Colocado por: cespigBom dia,

    Já temos um terreno e pretendemos iniciar a construção de uma moradia térrea, de arquitectura moderna.
    Já fizemos alguns contactos e temos uma proposta que inclui o projecto de arquitectura, especialidades, licenciamentos junto da Câmara Municipal, acompanhamento de obra e construção da moradia - chave na mão. A questão que se coloca é o valor de entrada /adjudicação que nos é pedido. O construtor está a pedir-nos 20% do valor total da obra mas o banco só liberta a primeira tranche com o projecto aprovado e licenças da câmara.
    Tendo em conta que os custos de licenciamento e projecto não são tão onerosos, consideramos a entrada inicial de 20% um montante muito elevado.


    Gostaríamos da vossa opinião para termos algumas bases de negociação com o construtor.

    Sem projecto como é que acha os 20%?
    Se fossem 20% do projecto ainda se aceita agora da obra nunca!
    Posso estar enganado mas cheira a esturro.

    Cumprimentos,
    Carlos
  3.  # 4

    Muito arriscado, no meu caso dei apenas 5% do valor da empreitada e quando fui assinar o contrato, sabendo que a obra iria começar na semana seguinte.

    Não arrisque nem um bocadinho!

    um abraço

    http://montedochafariz.blogspot.com/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cespig
  4.  # 5

    Colocado por: Pauloss
    Colocado por: cespigBom dia,

    Já temos um terreno e pretendemos iniciar a construção de uma moradia térrea, de arquitectura moderna.
    Já fizemos alguns contactos e temos uma proposta que inclui o projecto de arquitectura, especialidades, licenciamentos junto da Câmara Municipal, acompanhamento de obra e construção da moradia - chave na mão. A questão que se coloca é o valor de entrada /adjudicação que nos é pedido. O construtor está a pedir-nos 20% do valor total da obra mas o banco só liberta a primeira tranche com o projecto aprovado e licenças da câmara.
    Tendo em conta que os custos de licenciamento e projecto não são tão onerosos, consideramos a entrada inicial de 20% um montante muito elevado.


    Gostaríamos da vossa opinião para termos algumas bases de negociação com o construtor.

    Sem projecto como é que acha os 20%?
    Se fossem 20% do projecto ainda se aceita agora da obra nunca!
    Posso estar enganado mas cheira a esturro.

    Cumprimentos,
    Carlos


    Pauloss
    O construtor tem o projecto já efectuado e o valor total da obra (que inclui projecto, licenças camarárias, etc) é de 120.000 € (o mesmo é dizer que os 20% são logo 24.000 € só por assinar o contrato...)
    • VMC
    • 14 novembro 2008

     # 6

    Acho um valor alto para entrada, mas...
    Um valor de adiantamento é perfeitamente normal. Os construtores costumam ser diabolizados. Os consumidores são sempre vítimas.
    Quando o banco faz a disponibilização das tranches, que muitas vezes não corresponde ao valor da obra efectivamente executada, a culpa não é do dono da obra, azar do construtor que tem que arcar com as despesas sem receber o valor devido. Quando o avaliador do banco se atrasa, azar do construtor, quando o dono da obra decide melhorar aqui e ali, ou fazer alterações, quando o projecto está malfeito, quando altera quantidades e materiais e depois o orçamento não chega...
    Por tudo isto, acho justo e normal um valor de adiantamento na ordem dos 10%, o valor da obra, ou, neste caso 10% da obra e 30% dos projectos.

    Se o cliente desistir da construção, o arquitecto e os engenheiros que fizeram os projectos ficam a arder?

    Temos que ver os dois lados.

    Escrevi como construtor.
  5.  # 7

    Colocado por: VMCacho justo e normal um valor de adiantamento na ordem dos 10%, o valor da obra

    E esse adiantamento é para pagar o quê em concreto? Nunca percebi ...
    Eu também sou prestador de serviços. Presto-os e recebo por isso! Isso é que eu acho justo.

    Cump.
  6.  # 8

    Para mim o normal é que todos os empreiteiros dignos desse nome deveriam ter capacidade financeira para iniciar todos os trabalhos a que se propõem, capacidade financeira que teria que ser demonstrada através de garantia bancária. que confiança inspirava a um individuo que vai ser operado o cirurgião pedir dinheiro adiantado para comprar os bisturis.
    • VMC
    • 14 novembro 2008

     # 9

    No ínicio de uma construção, no espaço de um mês pode-se facilmente gastar mais de € 10.000. E qual é a garantia do empreiteiro de que o dono da obra tem dinheiro, ou não desiste?
    Se o empreiteiro tem que apresentar garantia bancária, o mesmo dever terá o dono da obra, não vejo porque não.
  7.  # 10

    A grande maioria dos donos da obra recorrem ao crédito bancário, à partida é uma boa garantia que o dinheiro vai aparecer. Mas concordo que também os donos da obra devam demonstrar capacidade para pagar o que contrataram.
  8.  # 11

    Colocado por: rjmsilvaA grande maioria dos donos da obra recorrem ao crédito bancário, à partida é uma boa garantia que o dinheiro vai aparecer.


    Mas os empreiteiros não sabem se o cliente vai pedir dinheiro ao banco ou não, pelo menos no meu caso o meu empreiteiro não pediu qualquer tipo de comprovativos de que eu tinha pedido empréstimo ao banco.

    Trafulhas e gente desonesta existem em ambos os lados, umas vezes são os donos de obra a lixarem os empreiteiros outras vezes são os empreiteiros a entalarem os donos de obra. O que se tem de ter é um ponto de equilibrio e criar alguns mecanismos em que ambas as posições estejam salvaguardadas.

    um abraço,

    http://montedochafariz.blogspot.com/
    • VMC
    • 15 novembro 2008

     # 12

    Concordo com o afsantos

    É necessário encontrar um ponto de equilíbrio, apesar de, por vezes, mesmo havendo boa fé, surgem imprevistos, que podem surgir de ambas as partes.

    Conheço quem não construa a quem tenha recorrido ao crédito bancário, pelos atrasos e desfasamentos entre o trabalho efectuado e o considerado. DEpende no entanto dos bancos, e muito.
  9.  # 13

    Olá Cespig,

    Não sei qual a área de construção mas cerca de 24 000 cts pela construção da moradia incluindo o projecto, parece-me pouco.
    Por isso era importante dizer mais sobre a obra.
  10.  # 14

    Colocado por: francisco2Olá Cespig,

    Não sei qual a área de construção mas cerca de 24 000 cts pela construção da moradia incluindo o projecto, parece-me pouco.
    Por isso era importante dizer mais sobre a obra.


    Francisco

    120.000 € = projecto + construção de moradia térrea de 145 m2 + garagem de 30 m2 (o terreno é nosso)

    A questão aqui nem são os 120.000 €, o que está em causa é que ele quer lhe paguemos 24.000 € na data da assinatura do contracto. E pelo que li até agora, todas as pessoas que opinaram concordam comigo e acham que esse valor é bastante alto.

    Como é a primeira vez que vou mandar construir uma casa e não tendo experiência nenhuma nestas questões, parecia-me razoável que ele pedisse o valor do projecto e das licenças camarárias e depois de tudo aprovado pela câmara, aí sim poderia pedir valores mais altos para dar inicio à obra. Estarei a ser demasiado utópico? Ou o tipo precisa de dinheiro para pagar aos fornecedores de outras obras e acha que eu tenho cara de multibanco? (posso estar a ser injusto e ser apenas uma segurança da parte dele, mas o que é certo é que ele não precisa nem de metade do dinheiro que pede para dar inicio à papelada necessária... e se ele não recuar vai perder um cliente porque eu não "embarco" nessa).

    Cumprimentos a todos,
    Carlos
  11.  # 15

    Colocado por: cespigposso estar a ser injusto e ser apenas uma segurança

    Segurança? Façam um contrato. Não é assim com tudo o resto? Porque na construção tem de ser diferente?

    Colocado por: cespigOu o tipo precisa de dinheiro para pagar aos fornecedores de outras obras

    Ora aí está...

    NOTA: corrigi o "contrato", após a intervenção do rjmsilva. Prometo escrever as 100 vezes noutra altura... ;)
  12.  # 16

    Façam o favor de escrever 100 vezes a palavra "contrato", contracto existe mas é outra coisa. ;)
  13.  # 17

    Anónimo disse:
    Por mim fico a guardar um post do ilustre PauloCorreia .

    - Claro, preciso e conciso.

    Como nos tem habituado.
  14.  # 18

    Colocado por: AnónimoAnónimo disse:
    Por mim fico a guardar um post do ilustre PauloCorreia .

    - Claro, preciso e conciso.

    Como nos tem habituado.


    Venha de lá então esse comentário!!


    Colocado por: rjmsilvaFaçam o favor de escrever 100 vezes a palavra "contrato", contracto existe mas é outra coisa. ;)


    (contrato, contrato, contrato, contrato, contrato, já estou a começar a pagar o meu castigo, já só faltam 95 vezes ;)
  15.  # 19

    Nas questões dos adiantamentos, sou e serei sempre contra, porque mal está a empresa se não tiver capacidade financeira. Os prazos de pagamento nos fornecedores, estão nos 90 a 120 dias, mais do que tempo para receber a tranche do banco. Incluisivé considero isto uma das grandes maneiras de eliminar empreiteiros com a corda ao pescoço

    Temos obras de 600.000€, cujo prazo de execução é inferior ao prazo de recebimento, levando a que estejam concluídas. sem se receber nada. recebimento e de boa execução

    Colocado por: cespigOu o tipo precisa de dinheiro para pagar aos fornecedores de outras obras e acha que eu tenho cara de multibanco?

    Leia bem o tópico acima referido, porque anda ai imensa gente a falir e a precisar de balões de oxigénio. Não se meta nisso, actualmente é muito perigoso. Todas as semanas oiço falar de empresas a falir, e mais de metade dos nossos subempreiteiros têm os créditos confiscados pelo fisco (entregamos directamente o valor da factura ao Fisco) e a mão de obra, está no mesmo caminho. Ordenados penhorados, são mais que muitos.

    Numa situação destas, vai meter esse dinheiro todo nas mãos de alguém?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cespig
  16.  # 20

    Boas noites,

    apenas posso dar a minha experiência pessoal, a minha obra começou a 10 de Setembro, e apenas a 31 de Outubro paguei cerca de 30 % do valor total orçamentado, já com estrutura totalmente levantada e já com os tijolos no local para iniciar a proxima fase da obra.

    Nunca dei um único cêntimo de entrada, e este foi o factor determinante que me leva a ter absoluta confiança em quem me está a construir a casa.

    Cumprimentos,
    Ricardo Abrantes

    Muuuuuita atenção malta.... ;)
 
0.0226 seg. NEW