Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá,

    Já fiz varias pesquisas mas não consegui chegar a uma resposta para a minha questão, que é: Qual a vantagem de colocar um deposito de inercia a dar apoio a uma bomba de calor?

    Tinhamos instalada uma caldeira a gasoleo que fazia o aquecimento de aqs e da casa através de radiadores, que avariou. Decidimos então colocar paineis solares para aqs e uma bomba de calor para aquecimento e de suporte ao aqs que aproveitava o deposito que já estava instalado com a caldeira a gasoleo para deposito de inercia da BC. Como houve atrasos na entrega de alguns materiais, para "desenrascar", o tecnico montou a BC ligada directamente sem passar pelo deposito de inercia e ainda sem ligação ao aqs. Esteve assim durante um mês. Como temos biohorario aptamos por ligar a BC no periodo da 0h ás 7h e o que verifiquei é que quando ligava a BC passado 30m os radiadores já estavam quentes e tudo bem dai para a frente. Agora o tecnico vem fazer montagem final e estou com duvidas se o deposito de inercia é boa ideia?? Pois pelo que percebi no sistema final a BC primeiro aquece a aqs, depois vai aquecer o dep.inercia que finalmente vai fazer o aquecimento da casa!? Ora isto em horas, se não estou em erro, e se não houver sol no dia anterior para aquecimento de aqs, a BC vai levar cerca de 3/4h para fazer aquecimento dos 300lts do dep. de aqs e depois mais 2/3h para fazer o aquecimento dos 200lts do dep.de inercia que finalmente vai colocar o aquecimento a funcionar, o que significa que as 7h de aquecimento que tenho neste momento já foram!! Dai a minha questão, qual a minha vantagem no dep.de inercia?? Pois ou estou a ver isto mal ou então não vejo vantagem nenhuma...

    Agradeço os vossos comentários
  2.  # 2

    A vantagem do depósito é precisamente a Inércia, pois á bomba não necessita de arrancar tantas vezes, logo consome menos energia.
  3.  # 3

    a colocação do deposito de inercia só vai depender da "potencia da bomba", se a bom estiver "certa" para o espaço a aquecer não preciza de deposito de inercia, mas se a bomba tiver potencia a mais para o espaço a aquecer o melhor é mesmo o deposito de inercia, vai ganhar no consumo.
  4.  # 4

    O pessoal da climatização desapareceu !!! Com certeza há mais coisas a perguntar ao forista.

    Quantos elementos de aquecimento tem em casa ?
    Qual a área da casa ?
    São elementos de baixa ou de alta temperatura ?
    Que bomba de calor é que comprou ?
  5.  # 5

    É sempre complicado falar em bomba "certa".
    A potencia da bomba depende da potencia necessária e esta varia com a temperatura exterior.
    Deve-se calcular a bomba para a conseguir manter a casa quente com temperatura exterior mais baixa da zona.
    Por isso a temperaturas mais altas a bomba está sempre "grande" demais.



    Colocado por: ultrahipermegaa colocação do deposito de inercia só vai depender da "potencia da bomba", se a bom estiver "certa" para o espaço a aquecer não preciza de deposito de inercia, mas se a bomba tiver potencia a mais para o espaço a aquecer o melhor é mesmo o deposito de inercia, vai ganhar no consumo.
  6.  # 6

    Também tenho a mesma duvida, a minha bomba tem 16Kw e disseram-me que era melhor deposito inercia, quantos litros seria necessário? Obrigado
 
0.0126 seg. NEW