Iniciar sessão ou registar-se
    • SACS
    • 10 fevereiro 2012

     # 21

    e como ele diz, a caldeira quase n chega aos 80, e knd chega é por pouco tempo, mas na minha opiniao, acho k o sitema quase n chega aquecer!!!
  1.  # 22

    Eu tenho um sistema de aquecimento semelhante. Tenho uma Solzaima Ecofogo.
    Efectivamente demora um pouco a casa sentir-se a aumentar a temperatura, mas chega-se lá e manter é menos do que pensa.

    O calor que emana pela porta do recuperador não é tão forte como um recuperador ventilado ou sem caldeira. A água absorve grande parte do calor que a lenha produz.

    Tenho de ligar a fogueira às 14h...15h, para só as 16h...18h a casa estar a 20, 21 graus.
    Faça um bom fogo no inicio, carregue de lenha com fartura, e vai sentir a diferença.

    O meu termostato está para os 55 graus, o que permite um pré-aquecimento dos radiadores (quebrar o gelo) e ao mesmo tempo a fogueira vai aumentando a temperatura gradualmente. Se carregar bem com lenha no inicio, vai chegar facilmente aos 80 ou mais.

    Precauções/Dicas:
    - Saiba se as tubagens onde circula a água tem isolamento exterior, normalmente uma manga de espuma em todo o comprimento dos tubos, caso contrario, as perdas para o chão e paredes serão ENORMES.
    - A lenha... eu uso eucalipto, dá muito mais calor e gás do que o pinho. Aposte no eucalipto, sobro, australia e lenhas pouco resinosas.
    - Não precisa de mudar o termostato para os 65 graus, acho que os 55 é suficiente. Nos 65 ia apenas notar um pouco mais de calor irradiado pela porta até chegar a essa temperatura.
    - Eu coloquei na parte de cima da chapa de retenção (chapa no lado de cima onde a labareda bate na zona da queima) uma placa de vermiculite, para que o calor seja mais contido na zona da queima, e não se perca tanto pela chaminé e hotte. Fica mais concentrado na zona de aquecimento da agua e na parte da queima.
    - Vede bem as zonas da caixa das pressianas, e vá fazendo o teste do isqueiro, facilmente percebe de onde estão a vir os ares frios do exterior.

    Essa placa é de material inerte, aguenta mais de 1100 graus e também chama directa. A particularidade desse material é ser refractário de calor, serve de isolante/barreira para o calor. No meu caso resultou mt bem, sinto mais calor a sair pela zona da porta, o aquecimento da agua em nada foi comprometido, e os calores dos respiros da hotte são menores.

    Estou com ideias de colocar uma pequena ventoinha a forçar o ar a entrar na hotte, aumentando a circulação do ar no seu interior, maximizando o aproveitamento do calor.

    Espero ter ajudado.
    Boas queimas :)
 
0.0105 seg. NEW