o carro é do meu velhote, isto foi ideias dele, ao trocar o filtro do óleo para limpar o copo do filtro, soprou com o compressor (asneira na grossa) jurou óleo por todo o lado, depois para limpar usou gasolina ou petróleo, já não sei bem!!! o curioso é que o outro farol não aconteceu nada, este como já foi substituído deve ser da concorrência e ficou assim.
Tinha um farol de um carro muito baço, era o original e do outro lado levou concorrência, mas é novo. No geral estava tão diferente que até se notava na luminosidade. Alguém o tinha tentado restaurar mas o resultado era muito mau.
Isolei tudo, na periferia também, fiz o despolimento com 3 graus de lixa de água, limpei bem com álcool etílico. O resultado ficou completamente baço. Comprei um verniz em spray baratucho e toca a envernizar, 3 demãos no total e ficou top. O resultado não podia ser melhor porque o próprio interior do farol está muito queimado e desgastado, mas quando houver t€mpo vem um novo. Já tem quase 1 ano, passou um verão e está sempre sem garagem. Para já está bom.
Eu fiz recentemente a recuperação de uns farois que já estavam mesmo muito baços e amarelos. Tinham inclusive já lascas na superficies que de ressequidas começavam a descascar e cair.
Comprei um kit da 3M (vende-se no Leroy http://www.leroymerlin.pt/Site/Produtos/Ferramentas/Ferramentas-de-mao/Ferramentas-de-garagem/15307782.aspx) e gastei mais ou menos 1h em cada farol. Ficou mesmo impecável, também vi uns videos no youtube para este mesmo produto antes de deitar mãos à obra para não haver surpresas. Se o farol estiver muito mau o "truque" é paciência e não avançar para as lixas mais finas sem estar uniforme (aquilo trás suficiente para umas 3 ou 4 passagens da mais grossa por farol)
Aquilo trás um conjunto de lixas, disco polidor e pasta para polimento. Inclusive trás um bocado de mascara de proteção para o disco não ir à tinta do carro. No meu caso tirei uns frisos à volta do farol para este ficar isolado, mas em alguns carros não é possível.