Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite.

    Gostaria de pedir ajuda ao forum. Estou com um projecto de remodelação para uma moradia em lisboa prestes a ser aprovado na câmara (...). A remodelação que se pretende é profunda, numa moradia dos anos 20, em mau estado - tubagens, electricidade, soalho novo, revestimentos das paredes existentes em pladur, demolição de algumas paredes interiores (sem, no entanto, "atacar" muito a estrutura do edifício). A casa ficará com 220 m2 remodelados + 30 m2 de ampliação, em três pisos, incluindo intervenção estrutural na fachada (demolição de um pilar e construção de pórtico para garagem).

    Até agora tudo certo, estamos a fechar o projecto de execução com o arquitecto, tendo em conta os custos hipotéticos de algumas soluções (na maior parte das vezes optámos por soluções arquitectónicas mais simples, para não encarecer a obra, e mesmo materiais mais correntes)

    Agora chega o momento de entregar o projecto a empreiteiros para orçamentação. Pelo que tenho lido neste forum, e pelo teor da obra, parece-me que o melhor é entregar a uma empresa, por projecto global (talvez nao seja este o nome técnico). Estou apreensiva quanto aos valores que vou receber, e sim, já sei que vou ter dores de cabeça...

    Tudo isto para tentar compreender quais os valores por metro quadrado que são praticados para este tipo de obra, para poder estar preparada para o que vou receber, e poder fazer uma análise mais válida. Alguém me pode ajudar neste tópico?


    Muito obrigada
    Ana
  2.  # 2

    Colocado por: ana botelho
    Tudo isto para tentar compreender quais os valores por metro quadrado que são praticados para este tipo de obra, para poder estar preparada para o que vou receber, e poder fazer uma análise mais válida.

    Não é possível dar-lhe uma ajuda, porque existem demasiada variáveis que afectam os preços . Aquilo que pede é um rácio, mas um rácio é um valor médio que dá uma ideia de preços e que só pode ser utilizado por alguém experiente, na conferência de orçamentos, e mesmo assim com imensas cautelas

    Colocado por: ana botelhoAté agora tudo certo, estamos a fechar o projecto de execução com o arquitecto, tendo em conta os custos hipotéticos de algumas soluções
    Se os valores do arquitecto estiverem correctos, não deve ter problemas

    Colocado por: ana botelhoAgora chega o momento de entregar o projecto a empreiteiros para orçamentação

    Um erro grave, porque o projecto devia ter sido orçamentado com o projecto de execução. Imagine que os orçamentos vêm todos fora das suas possibilidades? Refaz-se o projecto?

    Orçamentos a olho, a rácio ou por palpite, são demasiado perigosos e se numa obra nova onde as surpresas não são grandes podem ser utilizados, numa remodelação onde apenas sei o estado do existente quando começar a demolir ou a picar, é suicídio financeiro
  3.  # 3

    Caro Paulo Correia,

    Muito obrigada pelos seus comentários. e pela sua chamada de atenção quanto à entrega do projecto para orçamentação. houve uma estimativa orçamental inicial, de acordo com o que se esperava do projecto e está a ser feito o mapa de medições - ainda não está fechado. e tenho uma ideia de valores, mas entre isso e a realidade propriamente dita....há sempre um desfasamento. é nesse campo que preciso de ajuda. o que é que é normal [por alto] cobrar ao metro quadrado neste tipo de obra? Mais uma vez, obrigada pela sua ajuda
  4.  # 4

    Como lhe disse antes, estimativas só para situações em que as surpresas sejam mínimas, não para remodelações as quais são sempre mais caras que construção nova. Numa situação como a sua, se me aparecessem valores de 1100€/m2 não me impressionaria. Repare que a minha área de actuação é precisamente a reabilitação e mesmo assim acho difícil

    Nalguns casos, é mais económico demolir tudo que andar a aproveitar
 
0.0111 seg. NEW