Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde, desde já agradeço a todos os membros do forum pois é habito utiliza-lo muitas vezes para tirar duvidas, mas finalmente decidi registar-me e tenho uma questão a colocar. Sou arquitecta e estou a fazer o meu primeiro projecto por conta própria, é uma habitação com cerca de 200 m2, recentemente a cliente informou-se que quer que seja eu a fazer a fiscalização de obra e pediu-lhe para lhe dar um orçamento para tal, mas não faço ideia que valores se aplicam numa fiscalização, será que alguém me pode dar alguma dica em relação a isto?

    Muito Obrigada.
    •  
      FD
    • 20 março 2012

     # 2

    Quanto é que ganha por hora?

    Cobre esse valor + custo das deslocações pelo número de horas necessárias à fiscalização.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Marta M.
    • mog
    • 20 março 2012

     # 3

    olá Marta, o meu técnico de obra cobrou-me, se a memória não me falha, 50 euros/deslocação, sendo que a obra era perto. mas espere para ver mais testemunhos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Marta M.
  2.  # 4

    Os valores da fiscalização rondam de um modo geral entre 2% e 5% do valor total da obra, dependendo da complexidade da mesma, e dos serviços que se prestem. Que tipo de fiscalização vai fazer, vai apenas à reunião de obra um dia por semana? Fica responsável por toda a documentação das entidades públicas que cabe ao Dono da Obra?
    Acho que primeiro deveria definir os serviços que vão ser prestados.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Marta M.
  3.  # 5

    .. Marta existe Projecto de execução, caderno de encargos e mapa de medições?. se sim, o preço é mais elevado, se não houver...

    Vai efectuar autos de medição? vai haver reuniões e devidos relatórios semanais? mensais, o quê?, vai fazer também a CSO? É só visita de médico 1Xmês...

    O tipo de trabalho pode ser dos 50 ao 600€ + IVA/mês ou mais...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Marta M.
  4.  # 6

    Obrigada a todos pelas respostas tão rápidas! Pedro Barradas, sou eu que faço o projecto de execução, caderno de encargos, medições, também sou eu que contrato os engenheiros para as especialidades e me encarrego "meter" e projecto na câmara e mais tarde de tratar da licença de habitabilidade e documentações inerentes ao processo. Neste momento estou sem trabalho fixo, sendo esta obra a única que terei e quero fazer o acompanhamento de perto, até mesmo por uma questão de aprender um pouco mais com o decorrer da obra, pois só tenho 1 ano e 7 meses de experiência de atelier, contudo quero fazer uma fiscalização semanal, com relatórios escritos e fotográficos do evoluir da construção, até mesmo porque já falei disso com a responsável pelo projecto térmico e posterior certificação e ela pede-me esse relatório no final de obra para emitir o certificado energético, da mesma forma como me pediu de uma obra que acabei agora de um familiar onde o alegado fiscal de obra, nunca lá apareceu a não ser para assinar o livro e eu tive de fazer o relatório, porque realmente mesmo sem ser a responsável acompanhei a obra. Mas no caso deste novo projecto, sei o que quero fazer e quero cumprir com todas as minhas responsabilidades e averiguar de perto, até porque quero implantar-me aqui na minha zona e para isso primar pelo bom serviço e relação com o cliente, mas por vezes as boas relações com o cliente fazem-me ficar sem saber quanto lhes cobrar devidamente, penso que em relação ao projecto já fiz um preço abaixo do que praticam por aqui, mas foi o que achei justo. Entretanto já me alonguei na conversa e dispersei do objectivo da conversa. Mas o que pretendo mesmo é ter uma ideia de quanto cobrar ao cliente de forma justa para todos.
  5.  # 7

    Marta,

    Não sei se sabe mas o coordenador de projectos de Arquitectura não deve ser Fiscal de Obra.
    Deve consultar o Artigo 5 do Regulamento de Deontologia da Ordem antes de tomar alguma decisão.

    http://www.arquitectos.pt/documentos/1219079694A7bDQ1rv7Mr86QB5.pdf
    Concordam com este comentário: Riscador
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Marta M.
  6.  # 8

    Muito obrigada JoãoA. vou então informar-me melhor, eu já tinha noção que não deveria ser eu a fazer a fiscalização, sem a coordenadora, mas quando pedi informações na câmara disseram-me exactamente o contrário, que devia ser eu a fazer a fiscalização, mas deve ter havido algum equivoco, vou informar-me melhor e depois logo digo o que descobri. Muito obrigada a todos pelas informações
  7.  # 9

    fiscalização, para uma obra dessas 100/150€ mês, valor mercado""
    agora sempre pode puxar mais dependendo do numero de visitas, complexidade de obra e da aceitação da cliente.
  8.  # 10

    Colocado por: Fernando Gabrielfiscalização, para uma obra dessas 100/150€ mês, valor mercado""


    Isso para quantas visitas mensais e a que distância do escritorio fernando?
    •  
      FD
    • 21 março 2012

     # 11

    O que já escrevi por aqui...

    Hipoteticamente quer ganhar 1000€ por mês.
    Acrescenta a este valor os seus custos fixos (segurança social, seguros, rendas, telemóvel, carro, combustível, etc.)
    Imaginando estes custos como sendo 500€, divide os 1500 pelo número de horas que quer trabalhar.
    Imaginando 1 mês de 4 semanas, com 5 dias por semana e 8 horas por dia dá 160 horas/mês.
    1500€/160 = 9,375€/líquidos.
    Acrescente 30% para IRS + 10/20% para outros eventuais e imprevisíveis custos + 20% para poupança.
    Isto dá 17,55€/hora. Como não vai trabalhar as 160 horas/mês, porque em princípio não terá trabalho pleno, terá que olhar para trás e ver quantas horas em média usou por mês a trabalhar.
    Se o seu horário são 160 horas e só teve trabalho para 100 horas, deverá dividir 160 por 100 = 1,6.
    Multiplique o valor/hora encontrado anteriormente e multiplique por este factor = 17,55 * 1,6 = 28,08€.
    Veja quanto tempo vai gastar nesse trabalho. Acrescente-lhe mais 30% a 40%.
    Multiplique o número de horas pelo valor/hora encontrado anteriormente e aí tem o valor que deve cobrar por esse trabalho.

    Eu sei que não foi isto que perguntou mas, se faz preços à medida do que outros fazem, está bem lixado. ;)
  9.  # 12

    Valor por visita, para compensar todos esse scusto que o FD coloca, incluindo relatórios, etc... obra a menos de 50Km da sede, pelo menos 200€ + IVA

    Havendo mais obras ou concentrando outros serviços no dia de trabalho e para a zona, eventualmante pode ir para o 175€ + IVA. 150€ + IVA se a deslocação for até 5km, ou não fazer sentido contabilizar (por exemplo está no caminho habitual para qq outro destino habitual e diário)
    Presume os seguintes tempos dispendidos:
    60 a 180 min em obra/ viagem;
    Relatório/ trabalho de escritório de 60 a 120min (mails, oficios, etc...)
  10.  # 13

    Colocado por: zedasilva

    Isso para quantas visitas mensais e a que distância do escritorio fernando?

    falo de obras a distancias próximas e visitas 2/3 mês, e não falo do que eu faço, porque nem faço fiscalizações por enquanto, mas do que eu ouço"" do mercado
    já me queria bater era? :)
  11.  # 14

    Colocado por: Fernando Gabriel
    já me queria bater era? :)


    Longe de mim! Você sabe que eu até gosto de arquitectos :)))
    A pergunta era mesmo no sentido de saber quais os preços médios que o mercado está a praticar.
    150€ para 3 visitas dá 50€ cada por este valor não podem ser obras nem muito complicadas nem com muita deslocação.
 
0.0158 seg. NEW