Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,

    Estou a construir uma habitação mas estou com um serie de dúvidas.
    O meu empreiteiro sugeriu construir as paredes encostando os tijolos aos pilares como a imagem seguinte exemplifica.

    empreiteiro

    O problema neste exemplo é que os pilares ficam sem isolamento térmico.
    Eu pensei nesta solução mas não sei se é exequível

    teste

    Qual é a forma mais aconselhada de isolar os pilares?
    Ainda relacionado com esta temática o arquitecto da obra definiu tijolo de 15 em toda a obra, paredes interiores incluídas Acham uma mais-valia ou um exagero.

    Ainda relacionado com as pontes térmicas as platibandas requerem algum cuidado especial?

    Obrigado ao forum
  2.  # 2

    Colocado por: rui_e90Ainda relacionado com esta temática o arquitecto da obra definiu tijolo de 15 em toda a obra, paredes interiores incluídas Acham uma mais-valia ou um exagero.

    Um exagero

    Colocado por: rui_e90Ainda relacionado com as pontes térmicas as platibandas requerem algum cuidado especial?

    Pessoalmente sempre imaginei os isolamentos como um casaco que se veste. O que ficar de fora, arrefece, mas isso, penso ser uma excelente pergunta para quem lhe assinou o projecto da térmica

    Colocado por: rui_e90Eu pensei nesta solução mas não sei se é exequível

    Aquele tijolo nunca mais se segura sobre o xps. A proposta do empreiteiro parece correcta, desde que o tijolo de forra, fique pelo exterior
  3.  # 3

    obrigado Paulo pelos seus esclarecimentos.

    a sugestão do empreiteiro não tem isolamento para os pilares. será suficiente!!
  4.  # 4

    Veja como está resolvido no projecto de térmica!!! Tem de arranjar solução equivalente.
    As Obras concluidas no próximo ano vão ter de ser certificadas...

    NOTA: Este tipo de pormenores (resolução) tem que estar contemplada nos Projectos... poque andam agora a inventar?!?
  5.  # 5

    Colocado por: rui_e90a sugestão do empreiteiro não tem isolamento para os pilares. será suficiente!!

    É um sistema usado para evitar pontes térmicas, não para isolar, mas, sim, é a melhor opção que têm neste momento, se não usar um sistema ETICS

    Colocado por: Pedro BarradasEste tipo de pormenores (resolução) tem que estar contemplada nos Projectos... poque andam agora a inventar?!?

    Talvez porque nada esteja definido. Recebi este projecto de térmica à 2 semanas para uma vivenda e fica aqui a parte da envolvente (se necessário, meto o projecto todo). Não há definição para o problema exposto.

    Pedro, você claramente trabalha num nível superior de qualidade de projecto, mas a grande maioria dos projectistas neste país, não o faz.

    Photobucket
  6.  # 6

    Paulo.. isso são pormenores tipo (para modelo de calculo do RCCTE) do CYPE.
    a arquitectura tem q compatibilizar/ integrar todas as soluções fornecidas pelas especialidade e resolver os cortes construtivos essênciais... mesmo sem Projecto de Execução.


    Penso/ tenho a certezam, que na maioria dos casos, o nível técnico anda muito por baixo.

    Também não sou perfeito.
  7.  # 7

    Colocado por: Pedro Barradasa arquitectura tem q compatibilizar/ integrar todas as soluções fornecidas pelas especialidade e resolver os cortes construtivos essênciais... mesmo sem Projecto de Execução

    Pois, mas adivinhe, não foram, acabei de entregar o orçamento final e tenho dúvidas que na maioria dos casos o sejam. Mesmo os poucos pormenores que existiam, não respeitavam o que aparecia na térmica.

    Tenho imenso receio que vá acontecer à térmica o mesmo que aos PSS. Projectos tipo para gastar dinheiro
  8.  # 8

    ... Se têm de ir a certificação aos peritos SCE.. tenho dúvidas, que isso possa acontecer.
    Porque,temos:
    Certificação em Projecto (emissão da DCR)
    Certificação em Obra (emissão do CE) + Declaração de conformidade do DT + Dec. conformidade Perito
    O certificado é imprescindível para obtenção da Licença de Utilização/ habitação
  9.  # 9

    Colocado por: Pedro BarradasVeja como está resolvido no projecto de térmica!!! Tem de arranjar solução equivalente.
    As Obras concluidas no próximo ano vão ter de ser certificadas...

    NOTA: Este tipo de pormenores (resolução) tem que estar contemplada nos Projectos... poque andam agora a inventar?!?


    no projecto termico está tijolo de 20 (não existem pontes termicas porque os pilares são de 20) mais caixa de ar, xps e tijolo de 11. esta solução segundo o empreiteiro e arquitecto expoe os pilares aos elementos tendo sido abandonada.



    Colocado por: PauloCorreia
    Aquele tijolo nunca mais se segura sobre o xps. A proposta do empreiteiro parece correcta, desde que o tijolo de forra, fique pelo exterior


    o empreiteiro apresentou-me a solução da imagem seguinte

    pilar

    Questionei-o sobre o problema de os tijolos não se fixarem ao xps, tendo me referido que iria travar os tijolos com ferro para uma melhor estabilidade.

    estou um pouco confuso. agradeço ao Paulo Correia a imagem, realmente a minha parede vai ficar idêntica, só os pilares é que são um problema.
  10.  # 10

    Não precisam forrar o pilar pelo exterior... não fica sujeito aos elementos... O termico, pelos vistos está a prever a correção de pontes termicas planas pelo interior (o que também está correcto) e evita problemas que possam surgir com descolamentos das forras cerâmicas exteriores, normalmente problemático nos cutelos de vigas em fachadas, platibadas, etc...

    Tem q arranjar uma solução com U (W/m2.ºC) equivalente à solução do projecto RCCTE - isto é importante para a certificação energética do edifício.
  11.  # 11

    Fiquei confuso agora vou fazer igual na minha casa, e questiono se a ultima imagem entao é como se deve fazer, travar os tijolos do pano interior com ferros???

    E não esqueçer de falares ao empreiteiro para ventilar a parede exterior e pores a meia cana entre as paredes para as eventuais humidades.
  12.  # 12

    Colocado por: bushyFiquei confuso agora vou fazer igual na minha casa, e questiono se a ultima imagem entao é como se deve fazer, travar os tijolos do pano interior com ferros???

    E não esqueçer de falares ao empreiteiro para ventilar a parede exterior e pores a meia cana entre as paredes para as eventuais humidades.


    o que eu quis dizer é estou a pensar em fazer as paredes daquela forma. na forra dos pilares é que está o problema.

    cumprimentos
  13.  # 13

    Sim isso eu entendi que o problema esta nos pilares, a minha questão é se o que realmente deve ser feito é isolar tuo pelo interior e depois se deve travar o parede interior com ferros
  14.  # 14

    Pois ... não tenho experiência de construção.

    já pensei em colocar tijolo de 15 também na parede interior(para dar mais estabilidade à parede interior) , fixar com grampos próprios STYROFOAM™ IB-A (um tipo de wallmate para pontes termicas com uma parte rugosa para aderência de massa) aos pilares e depois tijolo de 9cm.

    ficaria a parede interior com tijolo de 15cm na parede interior e na passagem dos pilares tijolo de 9cm. o tijolo da parede nunca tocaria nos pilares. não sei se isso é problemático em termos de estabilidade parede.
  15.  # 15

    Jorge Cardoso disse:
    Caro Rui_e90
    A solução apresentada onde se vê o isolamento junto do pano exterior de alvenaria é a pior solução para a habitação. Tendo em conta que o pano exterior vai receber humidades do exterior e estas vão ser lentamente levadas para a caixa de ar, ao colocar o isolamento neste pano vai permitir uma degradação acelarada do isolamento.
    Se pretente executar as paredes recorrendo a alvenaria d epano duplo uma boa solução poderá ser - Tijolo de 11 cm pelo interior com o isolamento térmico (mínimo 4cm) + caixa de ar + Tijolo de 15cm pelo exterior a passar pela frente das lajes/vigas.
    Caso opte pode trocar para uma solução de parede simples com isolamento pelo exterior.

    Cumprimentos
  16.  # 16

    Colocado por: AnónimoJorge Cardoso disse:
    Caro Rui_e90
    A solução apresentada onde se vê o isolamento junto do pano exterior de alvenaria é a pior solução para a habitação. Tendo em conta que o pano exterior vai receber humidades do exterior e estas vão ser lentamente levadas para a caixa de ar, ao colocar o isolamento neste pano vai permitir uma degradação acelarada do isolamento.
    Se pretente executar as paredes recorrendo a alvenaria d epano duplo uma boa solução poderá ser - Tijolo de 11 cm pelo interior com o isolamento térmico (mínimo 4cm) + caixa de ar + Tijolo de 15cm pelo exterior a passar pela frente das lajes/vigas.
    Caso opte pode trocar para uma solução de parede simples com isolamento pelo exterior.

    Cumprimentos


    peço desculpa. inverti inadvertidamente os desenhos. em todos os casos o wallmate fica na parede interior.

    não percebi o que quis dizer com tijolo de 15 pelo exterior da laje/vigas. (só tenho 3cm entre o pilar e o limite da laje)
  17.  # 17

    A soluçao que arranjei para os pilares é o seguinte e ai ja nao tens problemas de sustentabilidade, claro que o isolamento nao é tao bom como o teu desenho, mas nada é perfeito.

    Bolas nao consigo por a imagem se me deres o teu mail eu envio-te a imagem e um paper de como fazer paredes duplas com isolamento dum gajo do tecnico que arranjei na net.
  18.  # 18

    Colocado por: bushyA soluçao que arranjei para os pilares é o seguinte e ai ja nao tens problemas de sustentabilidade, claro que o isolamento nao é tao bom como o teu desenho, mas nada é perfeito.

    Bolas nao consigo por a imagem se me deres o teu mail eu envio-te a imagem e um paper de como fazer paredes duplas com isolamento dum gajo do tecnico que arranjei na net.


    muito obrigado. [email protected]
 
0.0132 seg. NEW