Iniciar sessão ou registar-se
    • kitnx
    • 18 abril 2012 editado

     # 1

    Boas, Parabéns pelo vosso fórum!

    Gostava de saber a vossa opinião sobre o que fazer sem grandes custo para começar a remodelar o jardim.

    Para já pos ervicida no verão e arranquei o sistema de rega que era antigo e tinha várias fugas.

    Vou tentar meter duas fotos para ilustrar:
    http://imageshack.us/photo/my-images/28/20120418026.jpg
    http://imageshack.us/photo/my-images/705/20120418025.jpg
  1.  # 2

    boas
    isso é muito tubo.
    para começar coloca o sistema de rega nos lados de forma a cobrir todo o terreno.
    verifica as áreas /alcance dos jatos de agua
    depois cava o terreno deixando tudo em terra virgem.
    compra relva, árvores ou flores conforme o jardim que queira formar.
    um abraço
  2.  # 3

    Boas

    Seria melhor um sistema de rega gota a gota, ou manter um idêntico a este.

    Além da ficar em terra virgem depois vou ter de meter terra de jardim.

    cumps
  3.  # 4

    boas
    para regar relva o melhor é mesmo aspresores,
    não sei que quantidade de terra de jardim é que vai colocar mas a profundidade dos tubos vai ter de jogar com a altura dos aspresores, para ficar a face da terra

    coloque uma planta (nem que seja desenhada á mão) que nos ajudamos com a distribuição dos aspresores
  4.  # 5

    Boas

    já tenho a planta feita no paint.

    Quando tirar as medidas vou postar.

    Gostava de perguntar além dos acessórios e tubagem que vou precisar depois de reaproveitar os as existências,
    qual será a máquina com relógio para depois receber a água que vêm da rede e redistribuir pelos tubos "principais que vão para o jardim???

    cumps
  5.  # 6

    boas
    no meu sistema de rega utilizei tubo de 3/4 e o programador de rega é daqueles mais baratos (20€) que se encontram nos aki, izi. etc
  6.  # 7

    Colocado por: kitnxGostava de perguntar além dos acessórios e tubagem que vou precisar depois de reaproveitar os as existências,
    qual será a máquina com relógio para depois receber a água que vêm da rede e redistribuir pelos tubos "principais que vão para o jardim???


    Já pensou como alternativa a relva artificial não precisa de qualquer manutenção nem de sistemas de rega complicados,.

    Para um sistema de rega primeiro, se vai ligar á rede doméstica tem que saber a pressão nominal existente se tiver a presssão abaixo dos 2 bar, então esqueça os aspersores, por outro lado tem que existir no sistema de aspersores um circuito hidraulico distribuido senão uns funcionam outros não se tem já aspersores, aconselho a substituir por novos os antigos aspersores ainda precisam de mais pressão, existem no mercado actualmente aspersores que funcionam com pressão de 2 bar.

    Crie circuitos de rega separados através de um colector com os programadores mais baratos são a pilhas se quer programadores a sério então tem que fazer puxadas de electricidade, inclusivé para poder ligar as electroválvulas.

    Na rega gota a gota não se esqueça de introduzir uma válvula reguladora de pressão e um filtro de lâminas afim de salvaguardar os gotejadores de eventuais entupimentos, existe já tubo com gotejadores incluidos para amadores são melhores. assim como pode enterrá-lo existe gotejadores com proteção de introdução de terra.

    Na relva artificial se a coloca sob terra tem que colocar uma manta propria anti-ervas depois de regularizar o terreno ou área a plicar sobreposta sempre com 5 cm na sua distribuição.
    Depois de colocada deverá aplicar uma areia de silicio própria mas não é obrigatório só para a manter em condições. é muito fácil de aplicar e não lhe traz problemas, contudo existe vários tipos! Umas melhores outras piores!

    Caso tenha qualquer duvida disponha!

    Cumprimentos
    Concordam com este comentário: fsilva106
  7.  # 8

    Boas

    Relva artificial, não me agrada porque depois que meter umas alfaces ou 2 ou 3 cebolas aqui ou ali e depois não dá :( além disso não é natural.:)

    Tenho pressão suficiente e tenho aspersores numa parte do jardim ainda tenho 3 ligados que funcionam lindamente com uma ligação direta da rede.

    Se meter aspersores já não colacarei rega gota a gota.

    [URL=http://imageshack.us/photo/my-images/571/plantajardim.png/][IMG]http://img571.imageshack.us/img571/6982/plantajardim.png[/IMG][/URL]

    Uploaded with [URL=http://imageshack.us]ImageShack.us[/URL]

    fica aqui a imagem / planta que criei no paint do jardim para que possam dar então umas dicas, também na colacação de aspersores.

    cumps
  8.  # 9

    Boas

    Alguém consegui ver a imagem com a planta que preparei?

    e sugestões para colocar os aspersores?

    cumps
  9.  # 10

    Boas

    Não conseguiram ver a foto?

    cumsp
  10.  # 11

    não me querendo sobrepor ao seu tópico, deixo uma nota em relação á foto que colocou:

    o seu relvado parece estár em contacto directo com a parede da habitação, sem que esta tenha qualquer protecção de corte hidrico. mais tarde ou mais cedo, irá ter problemas nessas paredes.

    sugiro a criação de um sistema de drenagem periférico superficial, constituído por uma vala preenchida com godo e a realização de um corte hídrico na base da parede.
    Na superfície enterrada do paramento exterior da parede deveria ser aplicada uma impermeabilização, associada a uma membrana drenante.

    ....................................................................www.inforssilva.blogspot.pt.........................................................................
    Concordam com este comentário: sergyio
  11.  # 12

    Tou a perceber.

    Nessa zona era onde tinha uma linha de aspersores.

    E para meter esse corte hidrico, não posso manter os aspersores nessa zona.

    e no lado oposto passa um tubio de água da rede para os anexos atrás da casa.

    cumps
 
0.0193 seg. NEW