Iniciar sessão ou registar-se
    • pmn
    • 7 dezembro 2008 editado

     # 1

    Boas,

    Comprei uma vivenda geminado no final do ano passado e estou um pouco disiludido com o ruido que passa da vivenda do lado.
    Na altura fiquei descansado pois até estavam a fazer o teste de ruido e pensei que nunca seria um problema pois de acordo com a ficha técnica da casa o teste do ruido está conforme a lei.

    Entretanto nos primeiros dias tornou-se evidente que na meioria das zonas da casa que fazem fronteira com a do vizinho, é possivel ouvir as vozes sem grande dificuldade. Então se estiverem com algum jantar na casa do lado, o sossego na minha casa desaparece :-(

    Após olhar com atenção para os testes realizados, apenas verificaram o ruido entre as suites. Até o ruido de percursão foi medido apenas entre estas duas divisões, na minha opinião as escadas faziriam mais sentido para testar este tipo de ruido.

    A sensação que me dá é que de facto entre as zonas medidas o isolamento não é mau, o problema é se estiverem a fazer ruido em outra divisão, neste caso até na suite consigo ouvir com facilidade (estranho). A zona pior é do hall de entrada que incluir as escadas em que a àrea é enorme pois faz uma especie de mezanine e com algum eco à mistura acho que facilita a transmissão do ruido entre as casas.

    Do que falei com o construtor ele diz que a teve em conta o isolamento e que utilizou poliestireno estrudido nas parede como isolante.
    Contudo o projecto indica que deviam ter utilizado enchimento de poliuretano. Além disso do que já li, o poliestireno estrudido não é muito para isolamento acústico.

    A minha dúvida é se o limite dos 50db é apenas aplicado a quartos com quartos e se é também aplicado a qualquer divisão que faça fronteira com o vizinho.

    O que acham que devo fazer? Solicitar novo teste de medição de ruido mais exaustivo? Quem empresas aconselhas para este tipo de serviço e quanto acham de deve custar?

    Obrigado,
    Pedro.
  1.  # 2

    Aconselho a realização de novo teste, com empresa certificada, consulte por exemplo:
    DBLAB - Laboratório de Acústica e Vibrações, Lda. - Porto
    R. Frederico Ulrich, 1583, 1º Esq., Maia, PORTO 4475
    Tel: 229435930 f: 229824232
    http://www.absorsor.pt

    Ou
    http://www.someacustica.com/;

    Ou
    SONOMETRIA
    ...

    Os requisitos entre edificos de habitação são entre fogos, independentemente do tipo de utilização dos compartimentos...
    • pmn
    • 8 dezembro 2008

     # 3

    Caro Pedro Barradas,

    obrigado pela resposta.

    Vou seguir o conselho e pedir orçamentos para a realização de um novo teste.
  2.  # 4

    Ao ver este tópico fiquei curioso. Este tipo de situação não é revelador de falhas graves de construção? A médio prazo vou iniciar a construção de uma moradia geminada e uma coisa é certa, não posso tolerar um comportamento acústico deste género. Se optei por sair de um apartamento, com áreas magníficas, construção arquitecturalmente fabulosa, acabamentos de topo, localizado em zona privilegiada, mas como toda a propriedade horizontal temos de ouvir os excessos dos vizinhos, pelo que quero descanso.

    Expliquem-me uma coisa como se fosse muito burro. Duas vivendas geminadas têm alguma parede em comum? Alguma placa em comum? Vigas em comum? Poderá ser esta a falha da moradia do pmn? Quantas paredes dividem duas moradias geminadas? Como se faz o "encosto" ou consolidação das duas? Se eu fizer parede dupla com o devido isolamento, um dia mais tarde quando o meu vizinho fizer a moradia dele terá de fazer mais uma parede dupla, como é possível passar ruído de conversas para a moradia contígua?

    Expliquem-me isto por favor
  3.  # 5

    Geminadas quer dizer apenas que são apenas encostadas para ter placas vigas ou paredes em comum seriam "siamesas"
    A verdade é que a maioria delas são isso mesmo em especial se forem construidas ao mesmo tempo e pela mesma entidade.
    • jma
    • 9 fevereiro 2009

     # 6

    depende se forem lotes independentes, ou fracções do mesmo lote...
    • jma
    • 9 fevereiro 2009

     # 7

    já agora, em relação aos testes, o que pretende obter com eles? o ruído esta lá... e de certeza que cumpre a legislação.....
  4.  # 8

    caros boa noite,
    estou exactamente com o mesmo problema, mas com a agravante de ameaças de "morte" se houver queixas, o que já aconteceu e apresentei queixa ao MP por ameaças á integridade fisica da minha pessoa e de meu filho com 4 anos, o facto é que o barulho é constante e o MP ainda não resolveu nada á ideias, que me possam ajudar?já pensei novamente na PSP e depois...MP e no fim??? Quem tiver ideias e experiências identicas resolvidas agradeço que me ajude.
    RGomes
    • frid
    • 23 agosto 2009

     # 9

    à PSP podes sempre recorrer, o trabalho deles é que não se pode basear só em lá chegar e mandar calar, mal voltam as costas começa de novo...sei o que isso é.
    A Polícia pode é lá chegar, e NOTIFICAR (mandar) quem está na origem do ruído para que cesse de imediato. Após nova reclamação, a Polícia vai lá de novo e se verificar a existência do ruído já lhe aplica uma de 500 Euros. Depois disso já não ta nas maos da Policia.
    Muito sinceramente, isso e muitos outros assuntos acabam por não funcionar porque na maior parte das comarcas as instituições não funcionam...isto é, não caminham na mesma direcção.
    Uns podem tentar fazer alguma coisa mas depois quem de direito não lhe dá o devido encaminhamento...depois a nível camarário, uma multa aplicada é menos um voto.
    Um abraço
 
0.0144 seg. NEW