Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Porra ... e nao ha nenhuma entidade que fiscalize estas coisas e obrigue o construtor ou proprietarios a fazer obras ?
  2.  # 22

    A ser verdade o que me disseram - e não tenho a certeza - os moradores puseram o promotor/vendedor em tribunal, este pôs o construtor em tribunal.
    Ao que seio promotor faliu, não sei se o caso está resolvido - mas está assim há anos e vai piorando com o tempo.
    A empresa construtora foi, salvo erro, a Soares da Costa.
    • eu
    • 9 julho 2012

     # 23

    Isto é um atentado à segurança e é uma vergonha que as câmaras municipais nada façam...
  3.  # 24

    As câmaras municipais o máximo que podem fazer é notificar os proprietários.
    Creio que para serem elas a fazer as obras têm que tomar posse administrativa do prédio
    • eu
    • 9 julho 2012

     # 25

    Colocado por: zedasilvaAs câmaras municipais o máximo que podem fazer é notificar os proprietários.

    Penso que também podem (pelo menos deviam) interditar o "trânsito de peões" na zona perigosa...
  4.  # 26

    Sim a isso são obrigados até como forma de pressão sobre os responsáveis pelo prédio e como forma de se livrarem da cor-responsabilidade em caso de acidente.
  5.  # 27

    quase que aposto que na altura de realização da obra procuraram a marcação CE e está feito.

    Quase que aposto que procuraram o mais barato entre os baratos
    Concordam com este comentário: Jorge Rocha
  6.  # 28

    Colocado por: j cardosoQuase que aposto que procuraram o mais barato entre os baratos


    E ainda diluem com agua e farinha para render mais :)
  7.  # 29

    incrível conheço uma casa de séculos toda vidrada com azulejos daqueles branquinhos e azuis tipo loiça regional e digo mesmo toda forrada , acho que nunca vi norma nenhuma ali ahahahhaha é que nem sei se levou cola aquilo , e se levou foi daquela que se faz com farinha e agua é a única que me lembro que até se usava para colar as pipas de vinho ... lembro-me vagamente disso feito pelo meu avô . quero eu dizer que acredito em produtos de qualidade mas daí a normas que não falham é falso ... as normas falham , aliás como se pode garantir um produto por 100 anos com testes que não são iguais á realidade ...
  8.  # 30

    Colocado por: civismo

    E ainda diluem com agua e farinha para render mais :)


    agua e farinha fazia uma cola de luxo para colar madeiras lol
  9.  # 31

    Colocado por: Anonimo18072022A



    Não posso deixar de "culpar" muitas vezes a fiscalização, lamentavelmente.


    pois aí se calhar ja dou mais razão acredito que muito destes azulejos nem cola levaram ...
  10.  # 32

    Convido-vos a meterem aqui fotos de casos semelhantes :)
  11.  # 33

    Colocado por: civismoConvido-vos a meterem aqui fotos de casos semelhantes :)


    oh Civismo que percentagem de tijolos se deslocaram nestes prédios que nós vimos aqui , 10% 15% 90% ... afinal as colas são importantes mas quando uma cola não presta ou falha não deveria cair os tijolos todos ?????

    porque razão em 100 tijolos cai x em vez de cair todos ???

    será que a falha é da cola ????

    eu falo assim porque na minha área ( tintas ) posso dizer que todas as tintas em todas as marcas dão problemas com certificado ou sem certificado com normas ou sem normas e também posso dizer que a melhor tinta aguenta 10 anos como também digo que pode durar 10 dias ...

    então o que é preciso mudar nestas fachadas , é as colas ou o próprio pensar de quem coloca azulejos e projecta num papel aquela ideia ?????

    já vi que há gente que percebe disso por aqui escusado é dizer que não vejo ninguém a cumprir para ficar bem feito !!!!! é mais fácil banir a ideia e remeter a uma solução mais fácil e menos perigosa ...não acha ????
  12.  # 34

    A descolagem de azulejos, cantarias e afins têm a ver com os seguintes factores:

    Escolha incorreta da cola a utilizar.
    Não têm só a ver com ser para exteriores ou não, têm também com o material que se vai aplicar, colar um cerâmico não é a mesma coisa que colar um porcelânico. O problema geralmente é ignorância, maus produtos ou poupança. Uma cola para exteriores custa 5€/m2 enquanto a de interiores custa 0.50€/m2. Multipliquem pelos m2 de fachada de uma empreendimento.

    Má aplicação da cola
    As colas exteriores têm geralmente um tempo de vida curto, de cerca de 30min, período durante o qual mantém as suas propriedades. Ou temos muita gente a assentar ou temos de fazer pequenas quantidades de cada vez. Como isso é chato, faz-se metade do saco e metade da cola já não está em condições.

    Outra asneira frequente e aplicar com más condições atmosféricas, superfícies muito quentes, vento excessivo que alteram as propriedades da cola.

    Juntas
    A largura da junta depende da cor do material, do tamanho da peça e do tipo de material. Quando se usam juntas muito finas os materiais podem não ter espaço para dilatar e obrigam os do lado a saltar. E já agora os betumes devem ser flexíveis, senão.....

    Eu tenho um principio nestas coisas. No interior escolho eu as colas, no exterior, chamo os técnicos e digo-lhos: quero colar esta peça numa fachada, que cola uso?

    E estamos a falar de azulejos que são materiais levezinhos. Se formos para as cantarias então........


    Acrescento ainda mais:

    *Preparação do suporte:
    Antes de se proceder á colocação do ladrilho é fundamental fazer-se uma verificação do suporte.A planeza do suporte deverá ser verificada assim como a sua dureza. Verificação da porosidade da parede Este proceso é importante para a escolha do tipo de cola. Verificação de existência de gorduras e sujidades que impeçam uma boa aderência parede-cola.

    *Assentamento dos ladrilhos:
    O método de assentamento dos ladrilhos deverá ser o indicado pelo LNEC - pressão e movimento lateral. Neste método, o ladrilho não é logo colocado na sua posição definitiva, mas sim com um desvio de cerca de 5 mm para um dos lados (pode ser usado como referência a espessura das juntas entre ladrilhos ou a largura de um cordão de cola) sendo depois deslocado para a sua posição definitiva ao mesmo tempo que é pressionado contra a cola. Com este deslocamento, garante-se
    o abatimento dos cordões de cola de forma a se obter uma espessura uniforme de cola e um contacto mais perfeito com o tardoz dos ladrilhos. Já com o ladrilho na sua posição definitiva, pressiona-se durante um intervalo de tempo suficiente para a necessária penetração da cola nos poros do tardoz do ladrilho para que a aderência inicial fosse suficiente para manter o ladrilho em posição.

    Muitas vezes em obra, estes conceitos importantes são considerados "pormenores" e depois o resultado é o que as imagens mostram.....

    inforssilva.blogspot.pt
  13.  # 35

    ou seja uma excelente cola com as normas todas pode falhar se for mal trabalhada ????

    e como tal se paragem de inventar e colocassem os azulejos e calhaus no chão e deixassem as paredes para tintas e capotes ficavam mais bem servidos e não ofereciam perigo ás pessoas ou então em vez de 300000€ por um t2 passariam a pedir 1.5 milhões para pagar a fiscalização da obra né isso se o fiscal não for o Zedasilva que penso não ter idade de correr 1000km dia em cima dos andaimes a verificar juntas , colas , dureza do suporte , mm das juntas , inclinação , verificação de normas , etc etc etc ... para fiscalizar um prédio como estes que vimos era precisos 1000000 fiscais um por cada 50 peças lol ....
  14.  # 36

    Colocado por: civismoPorra ... e nao ha nenhuma entidade que fiscalize estas coisas e obrigue o construtor ou proprietarios a fazer obras ?


    Conheço uma situação em que os proprietários puseram uma grande empresa construtora em tribunal, passados 8 anos foram condenados a reparar os danos.
    Nessa altura, a empresa, ja tinha todos os bens penhorados e no final de tudo nao deu em nada. Ja la vao 4 anos !!

    O estratagema utilizado pela empresa construtora foi, criaram uma empresa promotora e mantiveram-na a funcionar até ter tudo vendido.
    Depois depenaram-na para nao terem bens quando fossem a tribunal.
  15.  # 37

    nisso os tugas são bons pena mesmo é que não nos livramos da troika lol
  16.  # 38

    ou seja uma excelente cola com as normas todas pode falhar se for mal trabalhada ????

    e como tal se paragem de inventar e colocassem os azulejos e calhaus no chão e deixassem as paredes para tintas e capotes ficavam mais bem servidos e não ofereciam perigo ás pessoas ou então em vez de 300000€ por um t2 passariam a pedir 1.5 milhões para pagar a fiscalização da obra né isso se o fiscal não for o Zedasilva que penso não ter idade de correr 1000km dia em cima dos andaimes a verificar juntas , colas , dureza do suporte , mm das juntas , inclinação , verificação de normas , etc etc etc ... para fiscalizar um prédio como estes que vimos era precisos 1000000 fiscais um por cada 50 peças lol ....


    Não creio que alguem verifique peça a peça...... estas normas e recomendações são apenas para minimizar o desastre que vemos nas nossas cidades, onde por mais que seja incorrecto(e não estou a dizer que o seja) se utiliza material cerâmico nos paramentos exteriores.
  17.  # 39

    mas para se ter uma garantia sobre um edifício que usa 20000 ou mais peças como se faz... escolhe-se á sorte para fazer um teste ... a mania destas artes modernas é que ninguém pensa no contra e depois dá cócó ...
  18.  # 40

    Conheço um caso em que o construtor colocou alpinistas a aparafusar com pequenas peças metálicas todas as juntas da fachada. Edifício com 11 andares. Nunca mais caiu nenhum :P
    Bc
 
0.0280 seg. NEW