Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    .
  2.  # 62

    Colocado por: zinnaA nível nacional não existe nada.
    Concordam com este comentário:marco1



    vai-se inventado, já aqui vi casos, eu próprio fiz para um projeto de execução algo parecido vamos ver como vai ficar a execução.
    Concordam com este comentário: zinna
  3.  # 63

    Eu nas minhas tbm vou inventar , colocar na zona interior 6 cm de LM, nos topos tbm tenho de fazer algo, pq nem para apertar parafusos serve...
  4.  # 64

    zinna

    ilustre aqui a sua situação para que se possa ajudar de alguma forma.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zinna
    • zinna
    • 19 maio 2019 editado

     # 65

    Colocado por: marco1zinna

    ilustre aqui a sua situação para que se possa ajudar de alguma forma.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:zinna


    As minhas janelas vão andar na parte interior , queria fazer uns topos para a caixa de estores em osb, e aplicar isolamento no interior e aplicar xps onde pousa a caixa. Quando fizessem as ombreiras existia isolamento continuo.
    O Dias diz que lá fora as caixas trazem isolamento nos topos....
      caixa estores.PNG
  5.  # 66

    Fotos tiradas da casa do nandogonca...
    Acho que a única casa do forum que o Dias não disse mal :)
      nandogonca.PNG
  6.  # 67

    Não sei se isto pode ajudar, mas retirei estas fotos do forum: https://forumdacasa.com/discussion/52425/1/diario-de-uma-aventura-construcao-de-moradia-2
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zinna
      IMG_20170825_085309.jpg
      IMG_20170914_193613.jpg
      IMG_20170923_142856.jpg
  7.  # 68

    Zinna

    nas laterais estando a caixa de estore fixada superiormente, só precisa de no máximo 3 cm para alem do caixilho, dai que bastam os pvc de topo, penso que não precisa de estar a isolar.
    também tendo o etics penso que não precisa de estar a isolar por dentro a caixa de estore uma vez que estas em si já são feitas com isolamento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zinna
    • zinna
    • 19 maio 2019 editado

     # 69

    Marco 1

    A caixa estores só tem 3cm , penso que é pouco termicamente e acústico é mau .

    O Dias diz que 3cm chega para as pontes térmicas...
  8.  # 70

    Colocado por: zinnaMarco 1

    A caixa estores só tem 3cm , penso que é pouco termicamente e acústico é mau .

    O Dias diz que 3cm chega para as pontes térmicas...


    Veja a primeira foto que coloquei, penso resolver esse problema com a aplicação de xps antes da caixa !!
    Concordam com este comentário: zinna
  9.  # 71

    Sim JonyCosta

    Vou fazer igual, mas substituir o Xps pela LM.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JonyCosta
  10.  # 72

    Colocado por: zinnaSim JonyCosta

    Vou fazer igual, mas substituir o Xps pela LM.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:JonyCosta


    Posso pedir-lhe o favor de por fotos quando lá chegar ?? Obrigado.
  11.  # 73

    Sim, veja depois no meu tópico.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JonyCosta
  12.  # 74

    Colocado por: NTORIONPor acaso tenho um vão com 2,50m de altura (o do meio na imagem) , em q só me sobram 17cm até à viga para colocar alguma solução... têm alguma ideia? Provavelmente irei reduzir a altura para 2,20m como os restantes


    Ntorion, mesmo não tendo caixa de estore, quer colocar um sistema em que possa ficar embutido na verga (onde só tem disponível 17cm) certo?

    O ideal será aproveitar os 2.50 de altura.
    Tem espaço nas ombreiras para colocar também as calhas embutidas e ficando todo o sistema embutido na parede?
  13.  # 75

    Colocado por: zinna

    As minhas janelas vão andar na parte interior , queria fazer uns topos para a caixa de estores em osb, e aplicar isolamento no interior e aplicar xps onde pousa a caixa. Quando fizessem as ombreiras existia isolamento continuo.
    O Dias diz que lá fora as caixas trazem isolamento nos topos....
      caixa estores.PNG


    Zinna, em que fase está o seu projecto?

    Não se preocupe tanto em isolar as laterais da caixa de estore. Não irá ser por aí que ficará sem a rotura térmica das ombreiras. Não sei de que zona é, mas na zona norte, é usual comercializarem a caixa de estore sem os topos laterais. Tenha em consideração os seguintes pontos ao adquirir a caixa de estore:

    - Topos laterais em PVC (é essencial a sua colocação) para garantir a mesma cota nas laterais da caixa, criar-lhe uma pequena rotura térmica e uma boa superfície para fixação dos estores. Aqui também é essencial realizar um pequeno maciço de betão na parte de trás dos mesmos, garantindo uma boa fixação do sistema que suportará todo o estore (tubo octogonal e motor). Existem "instaladores" que aparafusam todo o sistema directamente ao PVC dos topos (lembre-se de que os mesmos são feitos de plástico reciclado e não têm a resistência garantida ao longo do tempo para o bom funcionamento do estore. O maçiço que lhe falei anteriormente é para garantir uma boa fixação do sistema através de buchas e parafusos.

    -Colocação de "travessas removíveis" ao longo do seu comprimento (garantindo que a largura da caixa de estore se mantenha em todo o comprimento). Por exemplo se a largura interior da caixa de estore na zona dos topos laterais for de 24.5cm e ao centro for de 23cm, o estore quando for instalado irá "rossar" na parede interior da caixa de estore.

    - Caso a caixa de estore suporte alvenaria, lembre-se que a mesma, não é um elemento estrutural do edifício, logo não tem de ser a "viga" que suporte essa mesma alvenaria. Para que o seu alinhamento (aresta superior) se mantenha uma linha direita, escore se necessário a mesma, antes de colocar qualquer peso em cima da mesma.


    Não sei qual a largura dos vãos e alturas que irá ter em obra, mas existem caixas de estores, em que a espessura da parede interior é + grossa do que a exterior. Em vez de ser 3+3, existe a de 5+3cm (largura interior + exterior).

    Caso pretenda uma solução, onde é fornecido todo o vão de janela com rotura térmica (caixa de estore + ombreiras da parede + soleira + estore + tampa), consigo-lhe indicar informações técnicas, certificados (térmicos, acústicos, vento) projecto do sistema e valores.
    Este sistema é realizado conforme as especificações da sua obra (espessuras, alturas, larguras de alvenaria, tipo de caixilharia, tipos de estore, etc...)

    Caso pretenda ajuda adicional para a correcta escolha do tipos de caixa de estore a aplicar, tipo de estore, etc...diga.

    Bom projecto
  14.  # 76

    Colocado por: marco1
    Mas as brisas solares nao precisam de caixa de estores na mesma? Para onde recolhem?
    • http:////forumdacasa.com/extensions/InlineImages/image.jpg.php?AttachmentID=51907');" >
      marco1
    • há 3 dias
    para uma caixa exterior com pouco mais de 12 cm de espessura e dissimulada na própria fachada.
    basta pesquisar : estores exteriores orientáveis e tem várias opções.


    Marco1, tenha em atenção que está a referir-se à espessura necessária para a colocação do sistema, mas a altura necessária, irá depender da altura do estore. Quanto mais alto for o vão, mais espaço em altura, irá necessitar para recolha do mesmo.

    Os brisa-solares podem recolher para uma caixa de estore própria para o mesmo (forma interior retangular). Mas caso não tenha caixa de estore, poderá colocar o sistema fixo à verga, em frente ao caixilho e logo de seguida para "esconder" a recolha do mesmo e tornar a vista mais agradável, terá de colocar uma tampa em alumínio.
  15.  # 77

    qual é o problema com a altura? geralmente tem 25 a 30 cm e isso sendo uma caixa com pouca espessura mete-se até encostado a uma viga pelo lado de fora.
    ou até pode ficar disfarçado num teto falso exterior de uma pala,
    a altura é o que menos chateia, o chato mesmo é as espessuras e caixas de estores de rolo e as suas questões térmicas.
    Concordam com este comentário: zinna
  16.  # 78

    Colocado por: Margem Espontanea

    Zinna, em que fase está o seu projecto?

    Não se preocupe tanto em isolar as laterais da caixa de estore. Não irá ser por aí que ficará sem a rotura térmica das ombreiras. Não sei de que zona é, mas na zona norte, é usual comercializarem a caixa de estore sem os topos laterais. Tenha em consideração os seguintes pontos ao adquirir a caixa de estore:

    - Topos laterais em PVC (é essencial a sua colocação) para garantir a mesma cota nas laterais da caixa, criar-lhe uma pequena rotura térmica e uma boa superfície para fixação dos estores. Aqui também é essencial realizar um pequeno maciço de betão na parte de trás dos mesmos, garantindo uma boa fixação do sistema que suportará todo o estore (tubo octogonal e motor). Existem "instaladores" que aparafusam todo o sistema directamente ao PVC dos topos (lembre-se de que os mesmos são feitos de plástico reciclado e não têm a resistência garantida ao longo do tempo para o bom funcionamento do estore. O maçiço que lhe falei anteriormente é para garantir uma boa fixação do sistema através de buchas e parafusos.

    -Colocação de "travessas removíveis" ao longo do seu comprimento (garantindo que a largura da caixa de estore se mantenha em todo o comprimento). Por exemplo se a largura interior da caixa de estore na zona dos topos laterais for de 24.5cm e ao centro for de 23cm, o estore quando for instalado irá "rossar" na parede interior da caixa de estore.

    - Caso a caixa de estore suporte alvenaria, lembre-se que a mesma, não é um elemento estrutural do edifício, logo não tem de ser a "viga" que suporte essa mesma alvenaria. Para que o seu alinhamento (aresta superior) se mantenha uma linha direita, escore se necessário a mesma, antes de colocar qualquer peso em cima da mesma.


    Não sei qual a largura dos vãos e alturas que irá ter em obra, mas existem caixas de estores, em que a espessura da parede interior é + grossa do que a exterior. Em vez de ser 3+3, existe a de 5+3cm (largura interior + exterior).

    Caso pretenda uma solução, onde é fornecido todo o vão de janela com rotura térmica (caixa de estore + ombreiras da parede + soleira + estore + tampa), consigo-lhe indicar informações técnicas, certificados (térmicos, acústicos, vento) projecto do sistema e valores.
    Este sistema é realizado conforme as especificações da sua obra (espessuras, alturas, larguras de alvenaria, tipo de caixilharia, tipos de estore, etc...)

    Caso pretenda ajuda adicional para a correcta escolha do tipos de caixa de estore a aplicar, tipo de estore, etc...diga.

    Bom projecto



    Obrigado

    Já me deu preço para vão completo...
    Preço proibido.
  17.  # 79

    Colocado por: marco1qual é o problema com a altura? geralmente tem 25 a 30 cm e isso sendo uma caixa com pouca espessura mete-se até encostado a uma viga pelo lado de fora.
    ou até pode ficar disfarçado num teto falso exterior de uma pala,
    a altura é o que menos chateia, o chato mesmo é as espessuras e caixas de estores de rolo e as suas questões térmicas.


    Eu só lhe estava a avisar, não lhe estava a colocar problema/entreve nenhum.

    A situação que descreve acima, tem razão de certa forma. Na altura, tem sempre de ter atenção ao espaço que o Brisa-solar (e referência escolhida) irá ocupar quando está recolhido, pois existem caixas de estores em EPS já fabricadas que têm espaço interior de recolha de 26,5cm. Este, pode não chegar para que a recolha do estore fique toda ela oculta dentro da caixa.

    Em termos de rotura térmica, caso coloque estas caixas de estore, pode facilmente colocar nas laterais uma placa de XPS para efectuar a rotura térmica. O Brisa-solar não é fixo nas laterais mas sim na verga. Nesta opção ficará com o sistema embutido na verga.

    Caso opte por colocar como descreveu em cima ".....isso sendo uma caixa com pouca espessura mete-se até encostado a uma viga pelo lado de fora.
    ou até pode ficar disfarçado num teto falso exterior de uma pala,......" o sistema funcionará também, o factor a ter mais em conta, na minha opinião é o aspecto que irá ter no final...

    Bons projectos
  18.  # 80

    boas pessoal,
    desenterrei este topico para nao abrir outro que fica no mesmo tema.
    Em casa iremos colocar caixas de estores isoladas, com acesso pelo exterior. e caixilharia a face interior
    Os enquadramentos das portas e janelas irão ser em pedra (certamente L colado ao capoto e a ir até a caixilharia).
    Para fechar a face debaixo da caixa, em vez da tradicional chapa de alumínio ou a placa de pvc, alguém ja usou/inventou
    um sistema para usar uma pedra de 2 cm e ficar tudo igual nos contornos?
    tipo fixar uma calha e poder 'aparafusar a pedra'
    algues ja tentou?

    obrigado
 
0.0274 seg. NEW