Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Ontem foi uma noite de derrota, fui para casa as 2 e tal da manhã, derrotado desta batalha. Pelo menos estava uma bela lua cheia :)

    O historico deste Toshiba A300 ?
    Após 2 anos e tal de uso intensivo por parte do seu proprietário, portou-se impecávelmente até que ganhou maus contactos no cabo que leva os sinais de video e webcam. Segundo o cliente, já andava assim há uns tempos, até que parou mesmo e cheirou a queimado.

    O resultado? Os fios da webcam devem ter encostado, o que levou a um problema eléctrico interno, do qual resultou que um chip do pcb da webcam queimou (foi dai o cheiro a queimado). Noutro lado do portáil, aconteceu algo marado, o disco rigido ficou com a entrada em curto circuito, ou seja, quando se ligava (mesmo num pc fixo), mandava a fonte abaixo. Eram diodos na entrada do pcb do disco ,os quais medi e substitui , e ficou porreiro, e o dono satisfeito com os seus precisos dados de volta!

    Quando ao cabo que leva o sinal de video/cam, desenrolei a fita e soldei / reparei os fios que estavam partidos (4 no total, dos quais 2 eram da webcam).
    A board pareceia impecável, mas após testes mais profundos constatei que não estava estável , ou seja , quando estava a funcionar ligado ao alimentador, bloqueava o windows , mas com bateria estava impecável.
    Ora, como não tive tempo quando constatei isto (ja foi ha uns 2 meses, e na altura reparei apenas o disco rigido), só ontem voltei a pegar neste toshiba, até porque ontem tive a testar uma board quase igual, de um toshiba L500. Ainda tentei meter a board do L500 no chassis do A500, mas a furação é ligeiramente diferente, que irritação! Há conectores que falham por milimetros !!!

    De rresto elas são muito parecidas, e a gráfica é igual (Radeon HD 4000 e qualquer coisa). A Gráfica é externa, e experimentei a gráfica que vinha na board do L500 no A500.

    Resultados e Testes na board do toshiba A500 (até porque no L500 está tudo estável) :

    >A trabalhar em bateria todos os sistemas operativos (win xp, vista e win7 ) instalam e funcionam bem

    >Quando ligo o carregador, o sistema operatvo bloqueia após poucos segundos. No entanto, todos os sistemas operativos arrancam no modo de segurança.

    >A maioria dos testes que efectuei foram efectuados com um ecran externo. Testei com teclado USB e com interno.

    >Testei instalar os sistemas operativos atraves de Pen USB, DVD externo USB e interno SATA

    >Nunca consegui updatar a bios (a que está neste momento é a 1.20), pois o executavel de update da bios não funciona em modo de segurança .E no modo normal, precisa ter presente simultaniamente a bateria e a alimentação dc. Ora como com a ligação DC ligada o portatil bloqueia , então nunca consegui fazer o update.
    Falando ainda em bios, tentei varios settings, por ex deixar apenas um core ligado ,desligar o legacy usb, etc etc etc

    >Num nundo de hipoteses , pensei que pudesse ser quaquer coisa na porta sata. Então como este portátil tem e-sata , meti o disco a arrancar por e-sata (alimentado por uma fonte externa). O problema foi o mesmo que no interno.

    >Depois assumi que a webcam ao ter queimado, pudesse ter marado a controladora USB, até porque noutro teste que fiz, que foi o de tentar instar o windows a partir de uma pen do vista, e de outra do win7, ele reiniciava (quando ligado a ficha DC) antes do menu das partições do disco rigido (mesmo com o disco rigido desligado). Arranquei em modo de segurança , desactivei controladoras USB, som, e mais una serie de coisas que nao eram precisas, mas não, também não é disso.

    >Ha qualquer coisa no modo de segurança que ele não carrega, e por isso consegue arrancar em segurança e não no modo normal. No modo de segurança com suporte de rede tambem funciona bem. Inclusive consigo ver videos no youtube no modo de segurança (se bem que mais lento)

    >No caso do win7 , quando em DC, tende em bloquear logo após o logotipo inicial do windows expandir-se e contrair.se 2 ou 3x . Recordo que testei com outra grafica e com outra ram (noutro slot).

    Estamos a falar numa bateria de testes que demorou umas 4 horas.
    Se tivesse funcionado, conseguisse ter updatado a bios, ou encontrado algum padrão ou dispositivo que pudesse desactivar, talvez até tivesse ficado estável.
    Normalmente sou mais pratico e objectivo, mas este estava mesmo a dar-me luta.

    Ah, ainda por cima , esta board parvalhona ainda trabalhou uns minutos bem ligada na ficha DC, logo no inicio dos testes que fiz ontem (apos estar parada uns 2 meses). Deixei- a a passar um filme, e quando lá voltei estava freezada.... Devia ter feito logo o update da bios, shame on me !

    É terrivel quando já estamos prestes a desistir de arranjar algo, mas esse algo ainda dá mais uns sinais de esperança de poder voltar a viver , e então isso dá alento a continuar ... mas por vezes esse continuar significa queimar mais tempo ... mas é daquelas coisas em que nunca se sabe se não se tentar.

    Estou em crer que o problema deve estar num dos chips de 8 patas que fazem a gestao da parte da alimentação (comutação da bateria para DC e vice versa), mas é algo impossivel de perceber qual sem ter uma board exactamente igual ao lado , para comparar com o ohmimetro.
    Até porque a alimentação DC consegue passar, na medida em que ele carrega a bateria e funciona no modo de segurança ligado ao transformador.

    Enfim, vou desistir e meter para o lado, ou para um dia que tenha mais paciencia ou uma board exactamente igual para comparar.

    Partihem as vossas experiencias de queimar neurónios com coisas que não deram em nada :)
      13.jpg
      22.jpg
  2.  # 2

    Colocado por: civismo>Ha qualquer coisa no modo de segurança que ele não carrega, e por isso consegue arrancar em segurança e não no modo normal. No modo de segurança com suporte de rede tambem funciona bem. Inclusive consigo ver videos no youtube no modo de segurança (se bem que mais lento)

    Sim há...
    Não carrega o VCore que gere os dois núcleos do processador.
    A avaria está precisamente o VCore
    UM condensador de tantalo que está colocado por detrás do processador
    É um NEC\Tokin
    è a avaria mais comum nos toshiba e nem a marca os repara,
    o primeiro sinal é só trbalhar bem com a bateria e assim que liga o carregador
    bloqueia.
    Se estiver interessado posso ajudar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu, faiscas93
  3.  # 3

    Boas!!!

    Bem, tu percebes do assunto :D

    Olha, o mais giro é que as 2 boards que ali tenho (A500 e L500) são parecidas , mas um deles tem o tal condensador (a que está marada), e a outra tem o sitio mas não o tem ... achas que devo de tira-lo, pode estar a mais ? :P

    Olha, em todo o caso essa teoria do Vcore é capaz de ser válida, mas repara que :
    >Em bateria funciona sempre bem , tanto no modo normal como em segurança
    >Ah, e consigo fazer o boot da ultima versão do ubunto a partir de uma pen usb, mesmo ligado em DC

    Bem, tive a pesquisar e afinal ha um mundo de sites a falar desse problema dos condensadores nec/tokin (afinal é diferente do que eu pensava)
      DSCF1260.JPG
      DSCF1261.JPG
  4.  # 4

    Vou ler este topico, ta aqui alguem com o mesmo problema http://www.badcaps.net/forum/showthread.php?t=8991

    O gajo tem exactamente o mm problema que eu !

    Default Toshiba Satellite - Locks up when plugged in
    Interesting one here. I've got a Toshiba Satellite that will lock up almost as soon as you plug it into AC. If you run it off the battery, it won't lock up at all and runs fine until the battery runs out.

    Tried a brand new ac adaptor and still has the issue. Doesn't seem to be overheating, and I even pulled it apart and put new AS5 on the CPU heatsink. Didn't find anything else noticibly wrong when I was in there, either.

    Any thoughts?
    • eu
    • 6 maio 2012

     # 5

    É impressão minha ou os Toshibas dos últimos anos têm dado barraca ?
    Concordam com este comentário: Filipa M
  5.  # 6

    É a minha marca favorita de portáteis, mas a série com gráficas amoviveis é muito ruim ...

    E as dobradiças também andam a partir-se muito

    Omoletes sem ovos não se fazem ... é um efeito colateral da baixa contante dos preços, i guess..
  6.  # 7

    King25: tenho estado a ler o tal topico do forum badcaps, e é de facto possivel que seja condensadores.... no entanto este A500 não tem o tal condensador NEC/Tokin... achas que pode ser o de 330 que esta debaixo do cpu ? http://www.badcaps.net/forum/showthread.php?t=8991
  7.  # 8

    Colocado por: civismoKing25: tenho estado a ler o tal topico do forum badcaps, e é de facto possivel que seja condensadores.... no entanto este A500 não tem o tal condensador NEC/Tokin... achas que pode ser o de 330 que esta debaixo do cpu ?http://www.badcaps.net/forum/showthread.php?t=8991

    A função é a mesma. difere a capacidade
    Na serie L o Nec pode ser subestituido por 4 x 330
    só que neste caso o VCore fica atribuído para
    o máximo, o senão é a autonomia da bateria que fica bem reduzida.
  8.  # 9

    Ja conhecias esse topico da badcaps? Bem interessante, não ?

    Então e no A500, qual sugeres que troque ? O grande que está debaixo do CPU ?
  9.  # 10

    Estas são fotos da board do L500 ... mais logo meto as fotos do A500

    http://img571.imageshack.us/img571/1198/40646745.jpg

    http://img140.imageshack.us/img140/115/12546480.jpg
  10.  # 11

    Este é o A500 que está marado

    Não vejo nele o tal chip NEC
      3res.jpg
      4rres.jpg
  11.  # 12

    Quando chegar a casa vou enviar-te o contacto
    aonde podes adquirir o nec, o tipo é especialista nisso
    o pode aconselhar-te melhor.
  12.  # 13

    Colocado por: king25Quando chegar a casa vou enviar-te o contacto
    aonde podes adquirir o nec, o tipo é especialista nisso
    o pode aconselhar-te melhor.


    Boas! Já olhaste para as 2 fotos que postei no meu ultimo post? Não vejo ai o NEC em lado algum, creio que na série 500 já não há esse
    •  
      king25
    • 7 maio 2012 editado

     # 14

    Colocado por: civismo

    Boas! Já olhaste para as 2 fotos que postei no meu ultimo post? Não vejo ai o NEC em lado algum, creio que na série 500 já não há esse


    Penso que é o 330 que faz as vezes do nec nesta bord
    e é mais barato de resolver.
    podes sempre reparar a que tem o Nec
    a seguir envio o contacto de quem me ajudou
    a resolver o problema e vende também o material necessário
    para a reparação, no caso do necTokin pode ser substituido
    por 4 x 330 no entanto fica melhor com o nec original, para manter o VCore (poupança de energia)
    no caso de montar 4 de 330 elimina o VCore mas nunca mais avaria só a bateria é que fica sem autonomia
    Eu tenho montado o NecTokin original OE307 que tem aproximadamente 1250 mf
    para prevenir que volte a avariar basta utilizar a maquina sempre com
    a bateria colocada, já reparei alguns e nenhum voltou (até agora) a dar problema.




    Carlos Manuel

    LIZBIT® - Serviços Técnicos

    966913199 / 918424909
    [email protected]
  13.  # 15

    Boas e obrigado !

    Não percebi a frase "podes sempre reparar a que tem o Nec", uma vez que não vejo o condensador NEC em nenhuma destas 2 (A500 e L500).

    Vou tentar trocar o condensador que está debaixo do processador no A500.
    Para efeitos de teste, será que posso usar um electrolitico cilindrico ?

    Cena curiosa: o Toshiba A500 agora já nem com bateria arranca no modo normal, só arranca em modo de segurança
      Nichicon_FG_330uf_35v[1].jpg
  14.  # 16

    Colocado por: civismoBoas e obrigado !

    Não percebi a frase "podes sempre reparar a que tem o Nec", uma vez que não vejo o condensador NEC em nenhuma destas 2 (A500 e L500).

    Vou tentar trocar o condensador que está debaixo do processador no A500.
    Para efeitos de teste, será que posso usar um electrolitico cilindrico ?

    Cena curiosa: o Toshiba A500 agora já nem com bateria arranca no modo normal, só arranca em modo de segurança
      Nichicon_FG_330uf_35v[1].jpg

    Tinha percebido que uma das bords tinha
    quanto a usar esses condensadores... eu experimentei com ceramicos
    arrancou 1 ou 2 vezes e foi abaixo, a voltagem é especifica.
    os indicados são de tantalo mas em pt não conheço quem os forneça
    além do contacto que te dei.
    se tiveres a opção para desligar os dois nucleos do processador
    podes conseguir que a máquina trabalhe embora lenta.
    acho que vale a pena investir um bocado de tempo nisto,
    já que é o defeito principal dos Toshiba e a marca não resolve.
    já agora vai dizendo como corre, boa sorte.
  15.  # 17

    Colocado por: king25Tinha percebido que uma das bords tinha
    quanto a usar esses condensadores... eu experimentei com ceramicos
    arrancou 1 ou 2 vezes e foi abaixo, a voltagem é especifica.
    os indicados são de tantalo mas em pt não conheço quem os forneça
    além do contacto que te dei.
    se tiveres a opção para desligar os dois nucleos do processador
    podes conseguir que a máquina trabalhe embora lenta.
    acho que vale a pena investir um bocado de tempo nisto,
    já que é o defeito principal dos Toshiba e a marca não resolve.
    já agora vai dizendo como corre, boa sorte.


    Boas! Entao mas meteste condensadores ceramicos no sitio onde devia de haver um de tantalo ? E a polaridade ?

    Ja tentei so com um nucleo e faz o mesmo :(

    Ainda nao troquei o condensador de 330

    Obrigado
  16.  # 18

    Bem, pelo menos já tenho a certeza que não é do condensador que fica debaixo do processador :P

    Dali já tirei o sentido ontem à noite :)
    Continua a bloquear o windows no modo normal como bloqueava
      DSCF1272.JPG
    • eu
    • 8 maio 2012

     # 19

    Colocado por: civismoBem, pelo menos já tenho a certeza que não é do condensador que fica debaixo do processador :P

    Olhe que um electrolítico não substitui um de tântalo. Não responde da mesma forma a picos de corrente com componentes espectrais elevadas, por isso, não pode concluir o que afirma...
  17.  # 20

    O NEC OE907 é um condensador "proadlizer" cobre uma banda dos Khz aos GHz é constituidos por imensos condensadores internos para fazer o desacoplamento e filtrar o ruido. Pode ser encomendado por exemplo na RS , mandam pelo correio.

    Divido q possa ser substituido por outros consessadoes, sejam de tântalo, electroliticos etç. O OE907 tem esses todos e mais outros. Serva para filtrar a tensão da rede transformada
 
0.0263 seg. NEW