Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite!
    Moro num 2º andar e quando comprei a casa (2ª mão) esta já tinha ligação ao sotão onde tem uma pequena casa de banho (1 sanita e 1 lavatorio) e casa de máquinas (máquina de secar e lavar roupa). Acontece que estas estruturas foram realizadas pelos anteriores inquilinos e com apoio do construtor (que na altura fez todas estas obras) Acontece que não estão de facto legalizadas. A questão que agora se coloca é a seguinte: a minha vizinha do 1º andar (por baixo do meu) quer tb fazer uma acsa de banho no sotão dela!! Iniciou as obras sem pedir autorização ao condminio e após muitas discussões com todos os condóminos (devido a ruidos etc) parou as obras e avançou com um projecto de construção legalizado. Acrescento ainda que esta casa de bahno fica por cima do meu quarto e comtempla uma sanita com triturador (que faz um ruido estrondoso!!). Para além de eu trabalhar por turnos (inviabilizando as minhas manhãs de descanso, visto esta vizinha garantir que só vai usar a sanite durante o dia!!!) penso que a estrutura de sotão dela não está preparada para levar esta infraestrutura até porque os canos de esgotos vão passar pela tubagem do ar!! As minhas instalações estão todas ligadas aos meus proprios canos, dado ser tudo por cima da minha casa e ter sido feito de raíz! Não percebo nada disto, mas não me soa nada bem, nomeadamente o problema de possiveis infiltrações no meu quarto! O que é certo é que o projecto está feito, embora ainda não esteja aprovado pela câmara.
    O que quero perguntar é se há possibilidade disto ser aprovado pela câmara e se há alguma base legal nisso. Quando me informei disseram-me que era impossivel construir casas de banho no sotão e por isso também não poderia legalizar a minha, quanto mais não fosse teria de a destruir e pagar multa! Alguem me pode ajudar e orientar quanto a estas duvidas?
    Obrigada
  2.  # 2

    Isto são questões de natureza juridica, num condominio é dificil.
    Sr. "Misco" todas as casas tem o tal sotão?
    essa casa fica em que conselho
  3.  # 3

    boas
    pois em democracia a coisa resolve assim.
    ou você deita a baixo a sua WC e fica só com sótão não habitável;
    ou deixa construir no sótão da vizinha que fica igual ao seu.
    um abraço
    Concordam com este comentário: ccdesign
  4.  # 4

    A vizinha mora no primeiro andar e vai construir uma casa de banho no sótão ?

    Serei só eu que acho isto esquisito ? Não terá casa de banho em casa, ou será para um momento de aflição?
  5.  # 5

    Serei só eu que acho isto esquisito ?

    Não.
    •  
      imbs
    • 16 maio 2012 editado

     # 6

    Não percebo o espanto. Lá por se ter casa de banho num piso, não se pode ter casa de banho no sotão? Sim, para um momento de aflição, para evitar descer escadas, para um dia se transformar em suite...

    Agora caso à parte é se ela pode/deve ou não fazê-lo.
  6.  # 7

    Vejo uma certa diferença entre fazer isso numa moradia própria ou num edifício de habitação colectiva sujeita a regras comuns.
    •  
      imbs
    • 16 maio 2012

     # 8

    Colocado por: j cardosoVejo uma certa diferença entre fazer isso numa moradia própria ou num edifício de habitação colectiva sujeita a regras comuns.


    concordo, daí o meu 'caso à parte'.

    Mas se o sotão é só dela...
  7.  # 9

    Nestes casos o sótão costuma ser propriedade comum do condomínio.
    •  
      imbs
    • 16 maio 2012

     # 10

    Colocado por: miscocomprei a casa (2ª mão) esta já tinha ligação ao sotão onde tem uma pequena casa de banho (1 sanita e 1 lavatorio)




    Colocado por: miscoa minha vizinha do 1º andar (por baixo do meu) quer tb fazer uma acsa de banho no sotão dela!!


    Não me pareceu isso na descrição.
  8.  # 11

    Não percebo dessas questões de condomínio mas até aqui acho que chego sem me enganar: admitamos que é uma construção do rés-do-chao, 1º 2º andar. O sótão é da responsabilidade de todos.
    •  
      imbs
    • 16 maio 2012

     # 12

    Sim, mas se o misco tem um sotão e a vizinha tem outro!

    No meu entender já são dois!
  9.  # 13

    "Cheira-me" que o misco não se exprimiu bem. Das duas uma:
    - É uma construção com uma habitação por andar - e nesse caso o sótão fica por cima do último.
    - Mais que uma construção por andar - a mesma coisa com a diferença que aqui o sótão fica por cima dos últimos.

    Em qualquer dos casos o sótão não é de ninguém em particular, é de todos: do res-do-chão ao último andar.
    Não se iluda quando misco diz que tem um sótão ou que a vizinha tem outro, de facto ninguém é dono de nenhum, quando muito estão apenas a usá-lo.

    PS: Não percebo como alguém com um sótão ilegal protesta pelo vizinho fazer o mesmo. O facto de ter sido feito pelo construtor é irrelevante, não lhe concede direito nenhum. O misco corre o sério risco de ter de demolir o que tem no sótão. No lugar do vizinho dele,perante a sua atitude, era certinho: uma denúncia - assinada - na câmara e ficava-me a rir: era tiro e queda.
    •  
      imbs
    • 16 maio 2012

     # 14

    j cardoso, seu malvado.
  10.  # 15

    Eu? Por acaso até sou, mas só em resposta a outra malvadez (como a de faltar a um almoço, por exemplo)

    (lol)
    •  
      imbs
    • 16 maio 2012

     # 16

    Pimbas que escusavas de ter ouvido esta!
  11.  # 17

    Está a ver como sou malvado?
    Fica para o próximo :-)
    •  
      imbs
    • 16 maio 2012

     # 18

    E eu não faltei, desmarquei-me, digamos. Infelizmente estava desempregada e vi um luz ao fundo do túnel este mês! Por isso, a desculpa é boa.
  12.  # 19

    Não ligue, gosto de provocar. Fico satisfeito por ter visto a luz ...
    (Só espero que não se refira ao Estádio da Luz, esse nunca devia sair do fundo do túnel, lol)

    E não precisa de desculpar-se, teve a amabilidade de informar que não podia vir (nem todos podem dizer o mesmo).
    •  
      imbs
    • 16 maio 2012

     # 20

    Eu não ligo a futebol... :)

    Misco venha cá dizer afinal quantos 'sotões' é que andam praí.
 
0.0204 seg. NEW