Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Colocado por: zedasilvaJ.Fernandes
    A minha formação de base não é engenharia, por tal erradamente chamei fadiga de materiais ao processo de fissuração gradual da estrutura com a consequente diminuição da sua resistência. Mas a ideia era mesmo essa indagar sobre esta possibilidade, afinal estamos perante uma carga que não sei até que ponto está contemplada no coeficiente de ****ço que o projectista adoptou para o calcula da estrutura.
    Já agora e porque este fórum tem membros com actividade profissional na área do calculo, até que ponto nos vossos projectos a possibilidade de vir a ocorrer uma situação desta é habitualmente contemplada?

    Dependendo da utilização que determinada estrutura vai ter, aplica-se no cálculo desta, uma sobrecarga que varia e que está tabelada no RSA. Assim a sobrecarga numa cobertura não visitável é diferente e menor que a sobrecarga considerada para um apartamento, que também será menor que a usada no cálculo de um edifício público, como um hospital ou escola, por exemplo.
    Estas sobrecargas têm um valor que acautela o uso habitual previsto, com certa margem de segurança.
    Mas colocar piscinas em coberturas, ou bibliotecas de milhares de livros em apartamentos, foge ao que se considera ser a utilização normal desses espaços, daí ser importante alertar as pessoas para estes factos.
  2.  # 42

    Aos engenheiros do Fórum.
    Porque não posso considerar esta situação como uma situação de fadiga?
    Estamos perante uma situação em que os materiais estão sujeitos a um processo mais ou menos repetitivo de tensão e deformação certo?
    Será porque se trata de uma estrutura composta por vários materiais?
  3.  # 43



    Eu esquecia isso. Ainda vai chegar á conclusão que tb vai ter que retirar os vasos com as gerberas que lá tem...
    : )))


    Por acaso não tenho gerberas, mas tenho hortenses e jasmins, entre outras :P
  4.  # 44

    ou bibliotecas de milhares de livros em apartamentos, foge ao que se considera ser a utilização normal desses espaços, daí ser importante alertar as pessoas para estes factos.


    Uii, queres ver que também tenho que desmanchar o escritório!!!! è que a quantidade de livros e seu peso, se não superar deve andar bem perto do peso da piscina!! :SS
  5.  # 45

    Colocado por: Nia_Como posso obter isso? Na camara? Agora também fiquei curiosa...

    A ficha técnica da habitação tem o nome de todos os projectistas. Se puder contactar o projectista de estruturas é mais fácil.

    Com o nº da licença de utilização, consegue o nº do processo na câmara, e consegue uma cópia do projecto.
  6.  # 46

    Colocado por: oxelfeR (RIP)
    PS: Aqui vai como os engenheiros resolvem os problemas:


    valeu umas boas gargalhadas!!!
  7.  # 47

    Voltei a encher a piscina :O
    E constatei que afinal as medidas não são exatamente as que vos dei!
    Mede 1,50 de diametro, a altura vai até aos 50cm, mas enchi apenas até aos 40cm!!
  8.  # 48

    Bem menos..... 706,85l (~kg)
  9.  # 49

    Sim, antes de a encher fui confirmar as medidas e também foi por isso mesmo, (por ser mais pequena) que resolvemos enche-la!
    Espero que corra tudo bem, só a alegria do miudo...
  10.  # 50

    Devia ter enchido com água com gás sempre é mais leve
    : ))))
    Concordam com este comentário: costa3333
  11.  # 51

    loooooooooooooool
    zedasilva, está muito espirituoso :)))
  12.  # 52

    Ainda em relação á ideia de colocar a piscina sobre um pilar: não sabendo muito da coisa fiquei a pensar se não seria um risco á estabilidade do pilar em termos de encurvadura... têm alguma lógica esta ideia?
  13.  # 53

    Desculpem voltar a pegar neste tema, mas alguém conhece algum caso de um colapso de uma laje sob o peso de uma piscina dessas? Queria convencer um vizinho a retirar uma picina que pôs numa cobertura.
    obrigado
  14.  # 54

    Colocado por: nunogouveiaDesculpem voltar a pegar neste tema, mas alguém conhece algum caso de um colapso de uma laje sob o peso de uma piscina dessas? Queria convencer um vizinho a retirar uma picina que pôs numa cobertura.
    obrigado


    Eu não tenho conhecimento de casos desses, normalmente as coisas são (deveriam ser) pensadas e estruturadas de modo a suportar a estrutura.

    Já agora só por curiosidade porque quer convencer o vizinho a retirar a piscina?!?
  15.  # 55

    Colocado por: nunogouveiaDesculpem voltar a pegar neste tema, mas alguém conhece algum caso de um colapso de uma laje sob o peso de uma piscina dessas? Queria convencer um vizinho a retirar uma picina que pôs numa cobertura.

    Não é assim que vai convencer o seu vizinho.
    Tem que consultar o projecto, verificar qual a sobrecarga utilizada no dimensionamento dessa laje (deve ser qualquer coisa na ordem dos 200kg/m2), e compara com o peso da piscina (100kg/m2 por cada 10cm de altura da água)

    Se a piscina ultrapassar em muito os valores previstos no projecto, deve fazer imediatamente queixa à câmara municipal.
  16.  # 56

    Colocado por: Picareta
    Não é assim que vai convencer o seu vizinho.
    Tem que consultar o projecto, verificar qual a sobrecarga utilizada no dimensionamento dessa laje (deve ser qualquer coisa na ordem dos 200kg/m2), e compara com o peso da piscina (100kg/m2 por cada 10cm de altura da água)

    Se a piscina ultrapassar em muito os valores previstos no projecto, deve fazer imediatamente queixa à câmara municipal.


    Deduzindo que esta questão será relativa a um apartamento, o seu vizinho ou já comprou o apartamento com a piscina feita de raíz, ou então se fez a piscina posteriormente, com certeza que teve que ter consultado o condomínio e feito o licenciamento da obra.
  17.  # 57

    Colocado por: Rodri12

    Deduzindo que esta questão será relativa a um apartamento, o seu vizinho ou já comprou o apartamento com a piscina feita de raíz, ou então se fez a piscina posteriormente, com certeza que teve que ter consultado o condomínio e feito o licenciamento da obra.


    quantos terraços quer ver com piscinas do aki ou similares? a malta é que acha que por serem pequenas nao pesam muito!
  18.  # 58

    Colocado por: loverscout

    quantos terraços quer ver com piscinas do aki ou similares? a malta é que acha que por serem pequenas nao pesam muito!


    Deduzi que fosse uma piscina! E não dessas móveis... Bem se for dessas há algumas bem grandes e que depois de lá ter água ficam extremamente pesadas...
  19.  # 59

    nao deixa de ser uma piscina..... =)
  20.  # 60

    Colocado por: loverscoutnao deixa de ser uma piscina..... =)


    eu sei que é, pelo menos é o nome que lhes dão ;)
 
0.0223 seg. NEW