Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    O ano passado o meu cunhado deixou cá em casa uns restos de material que lhe sobraram de um kit de rega.
    Aqui pela propriedade estavam abandonados uns tubos de rega... vai de puxar pela cabeça e reciclar o material.
    Os tubos de rega que por aqui estavam abandonados estiveram muito tempo ao sol, e alguns estão quebradiços e não podem levar pressão, daí que os aproveitei para fazer rega gota a gota, por força da gravidade.
    Este tubo será o tubo principal onde será ligada uma mangueira que está num bidon a fazer efeito de sifão, neste tubo serão colocadas umas uniões próprias para aplicar tubo de diâmetro inferior que será orientado para o pé da planta e que vai fazer a rega gota a gota.
    Como este tubo mais fino tem cerca de uns 3mm, houve necessidade de arranjar forma de controlar(estrangular) a saída de água para gota a gota e surgiu a ideia da esponja.

    Material necessário


    Execução de um furo, com um furador fornecido no kit de rega.


    Colocação do adaptador para os vários tubos que derivam do principal.




    Corte e ligação do tubo de rega gota a gota.




    Recortar a esponja de forma a que entre com alguma pressão no tubo, amachucando a ponta enfia-se dentro do tubo e seguidamente agarrar a esponja cerca de 5mm antes da entrada do tubo, se torcermos a esponja ela vai “encolher” e ao mesmo tempo empurramos ligeiramente a mesma na direcção do tubo, entrando a pouco e pouco.






    Podemos também com uma chave de fendas pequena empurrar a esponja, mas com cuidado para não a furar.


    A forma de controlar o gotejamento é bastante simples, quanto mais esponja colocar-mos mais lento será o gotejamento. Deixar sempre uma ponta da esponja do lado de fora do tubo, para se poder retirar no caso de querer-mos um gota a gota mais rápido.

    No final teremos este aspecto, com os tubos de gotejamento que desejarmos


    Neste vídeo que fiz pode-se observar que temos 3 velocidades de gota a gota, basta regular a quantidade de esponja que introduzimos no tubo.
    http://www.youtube.com/watch?v=nQsiDA8aj9Y&feature=youtu.be

    É um sistema simples que funciona na nossa horta caseira, tendo o cuidado de não deixar entrar terra para dentro dos tubos que poderá entupir a esponja.

    Alexandre
    Estas pessoas agradeceram este comentário: riscas, SVM, ferra
    • SVM
    • 14 maio 2012

     # 2

    Bom post...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: braga68
  2.  # 3

    ele está é a pingar um pouco nas zonas que furou
    Concordam com este comentário: Erdnaxela
  3.  # 4

    mas fora isso é grande post
  4.  # 5

    Boa, ainda há dias andei à procura de como fazer isto para brincar na varanda. :)
  5.  # 6

    Boas.
    Não querendo estragar a ideia, e já tendo passado alguns anos a construir sistemas de rega, o que penso que vai acontecer a médio prazo é que a esponja vai começara ficar tapada por pequenos resíduos que venham pela tubagem e o sistema não terá o rendimento necessário.
    Se tem bastante tempo e quer se divertir um pouco... força, mas se quiser algo mais fiável, pode aproveitar as tubagens mas use uns gotejadores calibrados que têm a vantagem de se poder regular facilmente o debito de agua e são fáceis de limpar e custam cerca de 10 cêntimos a unidade.
  6.  # 7

    mesmo esses com o tempo ficam entupidos!!!
  7.  # 8

    Correcto, mas como disse são fáceis de limpar... é só desenroscar com a agua a correr, deixar correr um pouco de agua e voltar a enroscar ...
    Aconselho a efectuar esta operação (caso a agua que se usa para a rega seja minimamente limpa!!!) uma vez por mês. Caso a agua usada tenha areias ou resíduos, está a barraca armada, entope tudo logo no primeiro dia... ai o melhor é colocar um filtro antes do ramal de rega... já começa a encarecer!!!
    Nesse caso não há nada como um regador ... ver as plantas a crescer... falar com elas ... ótimo para aliviar o stress ao fim de um dia de trabalho :)
    Concordam com este comentário: Sergio Rodrigues, tecnico.nahora
  8.  # 9

    Colocado por: exadraAconselho a efectuar esta operação (caso a agua que se usa para a rega seja minimamente limpa!!!) uma vez por mês.


    Manutenção na rega uma vez por mês? Isso é para quem não tem mais nada que fazer :)
  9.  # 10

    Colocado por: exadraBoas.
    Não querendo estragar a ideia, e já tendo passado alguns anos a construir sistemas de rega, o que penso que vai acontecer a médio prazo é que a esponja vai começara ficar tapada por pequenos resíduos que venham pela tubagem e o sistema não terá o rendimento necessário.
    Se tem bastante tempo e quer se divertir um pouco... força, mas se quiser algo mais fiável, pode aproveitar as tubagens mas use uns gotejadores calibrados que têm a vantagem de se poder regular facilmente o debito de agua e são fáceis de limpar e custam cerca de 10 cêntimos a unidade.
    Tenho noção disso, já tinha referido o cuidado necessário de não deixar entrar terra nas tubagens.
    De qualquer das formas, felizmente o tempo não vai faltando... quem se mudou da capital para o "campo" arranja todo o tempo que quer! :)

    E esses gotejadores que referiu a 10c.? O mais barato que consegui encontrar aqui na zona foi a 22c., e será que funcionam apenas com um tubo a fazer de sifão? Não precisam de pressão para funcionar?
    Alexandre
  10.  # 11

    Comprei um saco de 100 aqui em Setubal por 10€, mas à unidade são 11 ou 12c. Funcionam bem com pouca pressão, fim uma experiencia com um deposito de 1000 elevado 1metro do chao e funcionaram bem. Vou ver se consigo colocar aqui uma foto mais tarde.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Erdnaxela
  11.  # 12

    Um ótimo tópico!
    Concordam com este comentário: riscas
  12.  # 13

    também vou seguir...venham mais fotos e detalhes!
  13.  # 14

    Os gotejadores que falo são estes.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Erdnaxela
      got1.jpg
  14.  # 15

    Iguais aos que aqui se vendem a 22c.
  15.  # 16

    Estive a ver uma factura em que comprei 20 ( antes de ter comprado o saco de 100 ) em que o preço foi 0.11c - 25% + 13% = 0,093c ......
    Se nao os estou a induzir em erro o saco de 100 nao ficou em 10c a unidade mas cerca de 8€ (saco)...
    A empresa é a Hidrosado em Setubal, descobri esta empresa quando andava a sondar o mercado para comprar a minha bomba para o furo e foram os que me apresentaram o melhor preco e por uma marca conceituada.
  16.  # 17

    existem vários tipos de gotejadores. veja nos armazéns Reis - em Aveiro.
    veja o site deles na secção de rega e jardim em http://www.armazensreis.pt/regaejardim/tabid/83/Default.aspx
    É uma empresa muito forte no comercio de materiais de construção, artigos de bricolage, rega e jardim
  17.  # 18

    Viva. AProveito este post para fazer uma questão, caso me consigam ajudar.

    tenho uma varanda onde coloquei uma "horta urbana" e mais dois vasos. Coloquei um sistema de rega gota a gota.

    A disposição das coisas é:

    Torneira - Tubo 16 - ( Tubo 4 para a Horta - 28 gotejadores na Horta ) - O tubo 16 continua até aos vasos e depois em cada um, tem um gotejador.

    Acontece que os gotejadores das arvores funcionam as mil maravilhas, a agua sai bem e tenho de os regular para perto do minimo.

    Os da horta parece que não têm pressao e nem no máximo sai mais do que algumas gotas (os gotejadores são todos iguais)

    Será possivel que 28 gotejadores no mesmo "circuito" de 4mm seja demais e perca a pressão necessária? Se sim, se eu colocar uma outra ligação ao tubo de 16 e depois um T para ligar ao circuito dos 18, vou ganhar alguma coisa?
  18.  # 19

    Update:

    USei o resto do microtubo que tinha para fazer ligações directas ao tubo de 14 e melhorou alguns gotejadores. Mas apenas tive tubo para 7

    Num dos vasos tenho 2 gotejadores para um tubo e funciona bem... se o rácio for 2 para 1, tenho de fazer mais 7 ligações :S

    e espero que resulte....


    Alguem sabe me dizer se estou a pensar correcto?
    • Mac
    • 19 junho 2014

     # 20

    Espero que resulte
 
0.0221 seg. NEW