Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde, desde que instalei na minha casa um sistema de domotica da AIKE, comecei a interessar-me cada vez mais por este tipo de tecnologia. Ja la vão 2 anos e quero lançar um tópico sobre qual a melhor tecnologia dos sistemas de domótica existente no mercado;

    O EIB (sistema com cabos), o X10 que usa a rede electrica para a propagação dos sinais ou o wireless?
  2.  # 2

    Para mim pessoalmente prefiro o sistema com cabos não quer dizer que tenha de usar esse (EIB) em relação ao pela rede electrica mais campos magneticos dentro de casa e o wireless nem se fala.
    Quando anda toda a gente a reclamar por causa dos postes de MT E AT.
  3.  # 3

    e que tal um sistema que possa utilizar o melhor de todos esses sistemas?
    vejam esta soluçao. www.bitworld.pt. consegue trabalhar com EIB, X10, Lutron. trabalha sobre todos estes sistemas podendo interagir e interliga los de uma forma consistente e agradavel. falo de controlar estores, luzes, sistemas de aquecimento (AC,Aquec central, Aquec electricos,etc), Sistemas de rega, jacuzzis, saunas, piscinas, sistemas de video vigilancia, portoes,interligaçao a sistema de video e audio porteiro com atendimento a distancia, etc. tudo controlavel via analogica,gsm ou net.
  4.  # 4

    em relaçao ao X10 é de lembrar que nao é o mais indicado para a nossa corrente electrica. o X10 é um sistema muito bom para correntes electricas constantes e sem picos o que nao é o nosso caso nem o da europa onde existem constantes alteraçoes de corrente o que faz com que o X10 nao seja constante no seu funcionamento
    •  
      FD
    • 22 novembro 2007

     # 5

    Mas esse EIB encarece muito mais não? Utilizam-se as calhas existentes certo? E se não houver espaço (numa casa antiga)?
  5.  # 6

    No x10 como ja tinha dito no outro topico, em portugal fazemos o corte da fase apenas por disjuntor, na espanha, na frança e outros paises fazemos o corte do neutro e da fase por disjuntor nos quadros electricos, e quando temos velhos electrodomesticos a perturbarem a frequencia da rede, o x10 podera sofrer alteraçoes ja que usa a frequencia da rede para transmitir uma sequencia de sinais. O EIB fica muito caro, mas é bom, mas ai podemos preparar no minimo 2000 a 2500 euros para uma simples instalação básica (foi o que me pediram para a instalação da minha casa). Existem sistemas baseados em gestão tecnica de edificios tipo a Domotica AIKE, a Cardio que foram sistema desenvolvidos a partir de outros sistemas de alarme e compativeis com o x10 e o wireless para a expansão.
    É uma questão de pedires orçamentos a essas empresas, agora nao podes misturar sinais de comando com sinais de potencia, por exemplo fios da domotica com fios da rede electrica, tera que ser tubos com fios independentes.
  6.  # 7

    Se me permitem ressuscitar uma thread, aqui fica a minha humilde contribuição...

    Os sistemas wireless têm uma enorme vantagem, desde que sejam baseados em tecnologia ZigBee ou semelhantes. Utilizam a frequência de 2.4GHz e potências de sinal na casa dos miliwatt. A radiação daí resultante é inferior á emitida por um telemóvel. Um dia sob o "efeito" desta radiação traduz-se por uma radiação total inferior à de uma conversa de telemóvel de 2 minutos.

    Existem no entanto dois grandes entraves à proliferação dos sistemas wireless. Se por um lado são bastante baratos, por outro lado a baixa potência de sinal obriga á existência de imensos módulos para que a ocbertura na habitação seja total.

    No caso de apartamentos, há o risco de interferências com a casa do vizinho. Claro que é possível contornar este problema, mas a possibilidade existe.

    IMHO, wireless é o futuro da domótica.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FD
  7.  # 8

    Ando a fazer uma pesquisa sobre Sistemas Integrados de Segurança e Domótica para a minha Dissertação de fim de curso e tal pesquisa trouxe-me a este forum.

    Tenho de projectar um Sistema desde raiz. Tenho procurado pelas melhores tecnologias e neste momento estou indeciso entre dois sistemas: EIB e C-Bus. O primeiro penso que será uma tecnologia de maior custo enquanto que o segundo, sendo mais barato de implementar, ainda não está espalhado no mercado europeu dado à influência do EIB. Ainda não encontrei uma única empresa portuguesa que comercializasse um sistema domótico em C-Bus.

    Mas também na minha humilde opinião, penso que não vai ser um sistema wireless o futuro da domótica mas sim um misto de wired e wireless já que no futuro as casas serão equipadas desde a sua construção com a possibilidade da automação e os sistemas que utilizam a rede eléctrica da própria casa já são muitos.

    E já agora digo aqui a primeira coisa que me disseram quando falei na possibilidade do X10: "Nem pensar!!"

    HEHE!!

    Cumprimentos
  8.  # 9

    wamakota, o sistema misto é de implementação muito simples.

    Crie-se a rede, com um microprocessador para controlar todos os dispositivos, e uma interface wireless, com um remoto, para aceder a partir de qualquer ponto da casa...

    Só uma pequena ideia para o TFC . Giro giro era fazer a implementação integral, desde o projecto, até a concepção e programação dos dispositivos electrónicos... Recomendo vivamente FPGA's para a implementação dos controladores.
  9.  # 10

    Junglas, por ser muito simples é que acho que aí se prende o futuro, não só em wireless até porque as radiações virão sempre ao de cima!

    Já agora, tens ideias de alguns microprocessadores possíveis para controlar os dispositivos tendo também em vista um controlo remoto pela internet?
  10.  # 11

    Colocado por: wamakotaJunglas, por ser muito simples é que acho que aí se prende o futuro, não só em wireless até porque as radiações virão sempre ao de cima!

    Já agora, tens ideias de alguns microprocessadores possíveis para controlar os dispositivos tendo também em vista um controlo remoto pela internet?


    Depende da complexidade que se pretende, mas um 18F4550 seria mais do que suficiente para o controlo de hardware. A topologia que eu recomendaria seria de um processador por periférico, somado a um processador central. Toda a comunicação seria feita com o processador central, processador esse que delegaria para cada um dos processadores locais a informação necessária para executar a acção pretendida. Apenas um processador a controlar todos os periféricos (estores, luzes, AC, etc..) é meramente académico, uma vez que a quantidade de relés necessários seria tremenda, bem como a quantidade de cabo que seria necessário passar pela casa. Aí sim, seria complicado em termos de campos eléctricos e magnéticos!

    Somado a isso um segundo PIC com capacidades wireless, para controlo local.

    Pessoalmente sou um pouco avesso a controlo via WEB... As questões de segurança que daí surgem são muito delicadas. Uma alternativa simples seria o acesso via GSM. Imagine a situação de ter um sistema controlável via web na casa da sua vizinha da frente, que por acaso até é um belo exemplar do sexo feminino. Imagine agora, você, com o seu portátil ligado á web, a levantar as persianas e a abrir as cortinas... ;)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: wamakota
  11.  # 12

    Colocado por: Junglas
    Depende da complexidade que se pretende, mas um 18F4550 seria mais do que suficiente para o controlo de hardware. A topologia que eu recomendaria seria de um processador por periférico, somado a um processador central. Toda a comunicação seria feita com o processador central, processador esse que delegaria para cada um dos processadores locais a informação necessária para executar a acção pretendida. Apenas um processador a controlar todos os periféricos (estores, luzes, AC, etc..) é meramente académico, uma vez que a quantidade de relés necessários seria tremenda, bem como a quantidade de cabo que seria necessário passar pela casa. Aí sim, seria complicado em termos de campos eléctricos e magnéticos!


    era mesmo nessa situação que eu estava a pensar: periféricos com os seus micros ;)
    quanto à vizinha....... a mim parece-me boa ideia, n vejo inconvenientes! e eu tb já estava a pensar em colocar controlo remoto GSM juntamente com o de internet.
    Vou estudar então o uprocessador de que me falaste!

    Obrigado
  12.  # 13

    Anónimo disse:
    À alguns anos que penso em fazer uma instalação do zero. E já previ tubagem para os cabos e em protocolos de comunição para os microcontroladores. Tenho feito esperiencias com PICAXES, barador e faceis de programar (Basic). Falta tempo para avançar!!!
  13.  # 14

    Anónimo disse:
    A minha opinião : http://www.netdomus.com
  14.  # 15

    Não se chegou a esclarecer qual a melhor tecnologia, se me permitem recuperar este assunto.

    De tudo o que tenho lido, o X10 parece a tecnologia com mais provas dadas (desde 1970) e com o hardware mais em conta. Sendo que o wireless como o Zigbee é que pode vingar num futuro próximo, para uma instalação nova e recente, que sugestões dariam para se criar rotinas automáticas para baixar e levantar estores, ligar e desligar luzes com sensores de luminosidade a determinadas horas e gestão do sistema de rega com sensor de humidade??

    Cumprimentos
  15.  # 16

    O PLCBus veio substituir o X10 com vantagens, para os que não conhecem, aqui fica um link com alguma informação: Domotica PLC-Bus
 
0.0206 seg. NEW