Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 281

    OUTRO TIRO OUTRO MELRO
    Colocado por: luisvvSe a propriedade depende do reconhecimento dos portugueses, como garantir o reconhecimento dos não portugueses?O que impede um espanhol de reclamar posse e direitos sobre o Mondego?

    Ora sobre o rio Mondego:
    Águas do Mondego vai distribuir dividendos contra parecer das câmaras acionistas.” A AdM "reduziu a capacidade de investimento e aumentou o endividamento”
    http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=723104&tm=6&layout=121&visual=49

    Os representantes dos 12 municípios que integram a Águas do Mondego (AdM) abandonaram hoje a assembleia geral da empresa "perante a postura centralista" e "ditatorial" do acionista maioritário, a também empresa pública Águas de Portugal (AdP).
    http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=723083&tm=6&layout=121&visual=49

    E sobre os espanhóis
    É impressão minha ou o relatório do Tribunal de Contas sobre a AdP... fala numa empresa espanhola com contractos altamente abusivos
  2.  # 282

    Querem ver OUTRO TIRO OUTRO MELRO

    Desde a privatização da PT, que o aumento dos preços começa antes da privatização da empresa para não ser tão obvio a relação entre uma coisa e outra.
    "Gastar mais água vai penalizar na factura, 6 de Março, 2014"
    http://sol.sapo.pt/inicio/Economia/Interior.aspx?content_id=100801

    A história das empresas públicas darem prejuízo... tem muitos lados, lembro-me de um prof universitário há muitos anos a dizer que a maioria das empresas públicas eram mal geridos, mas... sorriu ele de forma contida... ás vezes também as geriam mal de propósito para serem privatizadas.

    "A câmara do Fundão, cujo presidente vai ser administrador da Águas de Portugal (AdP), é o sexto município do país que mais deve à `holding` estatal, somando 8,3 milhões de euros, incluindo quase um milhão de juros e taxas".
    http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=517537&tm=6&layout=121&visual=49

    "Associação de Municípios rejeita valor da dívida à Águas de Portugal "As Águas de Portugal atravessam, neste momento, uma grave crise, porque fizeram investimentos como se Portugal tivesse mais de 50 milhões de consumidores, quando na realidade não tem,"
    http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=651453&tm=6&layout=121&visual=49

    (O aeroporto de Beja também ia ter 1,5 milhões de passageiros: http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=709016&tm=6&layout=122&visual=61 depois ganhasse dinheiro com indemnizações por não haver nº de clientes como estava projectado)
  3.  # 283

    Prepara-se assim a futura privatização das Aguas de Portugal... E basta vender as margens e leitos dos rios aos espanhóis ou a quem der mais tachos para a coisa ficar pior

    Basicamente foi o que o Pires de Lima disse na Tv (nunca o homem falou tanta verdade... sem querer rsrs) sobre a privatização dos CTT: "estava no PEC1, PEC 2, PEC 3, mas foi o PSD que rematou à baliza". Depois de um pseudo-socialista ter nacionalizado as margens vem um pseudo-social-Democrata e vende-as a um espanhol ou a outra porcaria qualquer.

    As privatizações são feitas com muitos anos de antecedência e com passos curtos e combinadas entre PS e PSD...O PS dá os seus passinhos mas no fim é sempre o PSD que remata a baliza e depois distribuem os tachos.

    O sonho destes pseudo-politicos é acumularem o maior numero de tachos em conselhos não executivos de administração... quer na empresa que ajudaram a “privatizar” quer nas empresas que compraram a privatização... basicamente vão lá coçar os tintins como se tivessem muitos tintins para coçar e receber o chequezinho pela “maravilhosa” gestão que fizeram antes em cargos públicos.

    Agora quem acha que o salário é pequeno vá para o privado ou para o raio que o parta... porque se gere mal a empresa e enriquece de uma forma paralela, ainda que posteriormente, usando o cargo que ocupa, prejudicando o país e a empresa aonde estava...:trai o cargo; trai o salário que ganha e trai os 10 milhões de pessoas que lhe pagam o salário... E ISSO É CRIME, É GESTÃO FRAUDULENTA, NÃO É INCOMPETÊNCIA.... E MUITO MENOS SÃO OPÇÕES POLÍTICAS como alguns palermas dizem por aí na televisão.

    “Gestores não executivos recebem 7400 euros por reunião”
    http://www.dn.pt/bolsa/interior.aspx?content_id=1545088&page=-1

    Curiosamente este pessoal das águas não gosta muito de dizer quanto ganha AINDA QUE SEJA OBRIGADO POR LEI

    "Quase 40 gestores públicos falharam rendimentos no TC. Na lista dos incumpridores, constam 12 administradores na área da Saúde, seis da Cultura, cinco do grupo Caixa Geral de Depósitos, assim como os gestores públicos da Águas de Portugal e Parpública"
    http://www.jornaldigital.com/noticias.php?noticia=39686

    Estiquem-se muito que um dia estão na cadeia
  4.  # 284

    Colocado por: SobreiroEstiquem-se muito que um dia estão na cadeia


    Acha que sim?
  5.  # 285

    Colocado por: treker666Acha que sim?

    Olhe... em 15 anos, não mais de 20 anos, o que está para acontecer em Portugal... acontece mesmo. Viu a manifestação dos polícias? A fome que o pessoal tem em lhes meter as patas em cima???

    Está mais que provado que o Poder Legislativo não tem capacidade para se auto-regular. Os partidos, governo não podem legislar sobre si próprios, em matéria de corrupção politica, financiamento partidário, lei das incompatibilidades... e muito menos, sozinhos, em matéria de separação dos poderes do estado (e tantas oportunidades eles tiveram)

    A separação dos poderes do estado não é uma coisinha bonitinha para se pendurar na parede. Existe em Portugal (e não só), uma oligarquia que anda a brincar às Democracias e vive acima da própria democracia.

    Era suposto haver um presidente que nos defendesse... infelizmente não há e eu não posso estar à espera que um único individuo me proteja de um grupo que podem ser tudo e mais alguma coisa (aldrabões, ditadores, mafiosos ou até organizações criminosas dedicadas ao crime económico) tomem conta do poder (curiosamente esse individuo até pode vir da mesma organização). Ora que raio de separação de poderes é esta???????

    Sempre que alguém fala na televisão que "há qualquer coisa que tem que mudar", do outro lado da mesa alguém dá um salto na cadeira e desvia logo a conversa. NENHUM partido vai gostar disto... mas mais cedo ou mais tarde as policias; juízes; professores de direito, constitucionalistas vão ter que se organizarem e que lhes desobedecer. Tem que haver leis que nos defendam dos crimes praticados por políticos e que os PUNAM, e tem que se dar muito mais independência e autonomia (até financeira) às força policiais e judiciais quando investigam crimes praticados por decisores políticos... obviamente que quem legisla esses crimes não podem ser eles próprios. ESSA É A ALTERAÇÃO QUE TEM QUE SE INTRODUZIR NA CONSTITUIÇÃO, e não a que eles querem.

    Quanto mais cedo isto acontecer melhor será,... quanto mais tarde pior e poderá ser um movimento bastante mais violento e muito menos benevolente com essa tal oligarquia corrupta que nos suga o dinheiro e que nos está a deixar a todos na miséria (enquanto houve dinheiro a pessoas fecharam os olhos)
  6.  # 286

    E... só para “acabar” com a água... o problema desta elite corrupta é que não sabe quando é que há de parar (deve ser um vicio qualquer)... esta gente nem sabe na guerra que se está meter

    Quem é que vai dar a cara pelo projecto do gamanço dos rios??
    Em 74 houve uns maluquinhos que quiseram colectivizar a propriedade privada... ora... o projecto não teve um acolhimento muito receptivo nos milhares agricultores deste país... (deve ter-lhes caído mal depois do almoço).

    Este pode até ser o governo mais 3º mundista que tivemos, não sei até que ponto eles vão... mas lembrem-se que os milhares de pequenos agricultores... chegam a morrer por uma oliveira e matam por 30 cm de estrema. Agora vão-lhes lá explicar que não tem direito à sua própria agua, porque um pseudo socialista os expropriou de graça e um pseudo social democrata vai vender os leitos e as margens dos rios a um ou 2 banqueiros corruptos, que lhes vai cobrar a sua própria água, tudo em troca de... TACHOS

    FORÇA... VÃO EM FRENTE... comecem por convencer aqui o asdrubal do fórum da casa
    Colocado por: asdrubalCompre uma caçadeira. Problemas de águas resolvem-se, á sacholada, ao tiro ou à pancada. Não aprende nada com as noticias ? Deixe-se de camaras, tribunais... esssas instituições não tem competencia para julgar estes casos.

    E olhem que ele nem está a falar de água de rega, imaginem se tivesse.... força, vão em frente que até vai ter a sua piada

    É que nem é preciso estar cá o Sobreiro ou outra árvore de sequeiro para lhes abrir os olhos: ELES VÃO ABRIR OS OLHOS POR ELES PRÓPRIOS MAIS CEDO OU MAIS TARDE.
  7.  # 287

    Colocado por: SobreiroEm 74 houve uns maluquinhos que quiseram colectivizar a propriedade privada... ora... o projecto não teve um acolhimento muito receptivo nos milhares agricultores deste país... (deve ter-lhes caído mal depois do almoço).


    Essa experiência foi feita a meio do século passado na União Soviética e depois na China. O resultado foram entre 5 a 6 milhões de mortos na USSR, e entre 18 a 38 milhões de mortos na China, de fome. Trata-se dos maiores genocídios que se conhece.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Holodomor
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Grande_Salto_Adiante
    http://en.wikipedia.org/wiki/Great_Leap_Forward
    Concordam com este comentário: eu
  8.  # 288

    Concordam com este comentário: eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
    • eu
    • 4 julho 2014

     # 289

    Colocado por: danobregaEssa experiência foi feita a meio do século passado na União Soviética e depois na China.

    É um bom exemplo de como por vezes aquilo que para alguns parece ser bom em teoria, depois falha completamente na prática.
    • eu
    • 4 julho 2014

     # 290

    Colocado por: branco.valter


    As coisas abomináveis que se fazem com a desculpa da "luta contra o terrorismo".
  9.  # 291

    O problema é que o "excepcional" tornou-se no normal e banal naquelas bandas. Infelizmente os EUA estão a tornar-se num simbolo de como uma democracia pode ser adulterada na sua essencia por causa de "inimigos externos/internos".
  10.  # 292

  11.  # 293

    Votar em Portugal é crime. Elegemos representantes da banca, do BES, da PT, da EDP, etc e não representantes do interesse nacional.



    25 governantes passaram pelo BES!
    São várias as formas como o maior banco privado português construiu a sua rede de influência entre os governantes, como diferentes são os sinais de retribuição de cada um dos 25 Ministros e Secretários de Estado que se cruzaram com os destinos do BES. Dezasseis dos 19 governos constitucionais tiveram quadros vindos, ou que transitaram para o BES.

    Numa entrevista ao canal da Bloomberg, o aparelho fonador da finança global, José Maria Ricciardi referia a transparência institucional e financeira como uma vantagem e uma diferença marcante entre as economias portuguesa e grega. Corria o ano da graça de 2012. O então presidente executivo do BES Investimento e homem forte da supervisão da EDP seria eleito, no ano seguinte, um dos banqueiros do ano pela revista World Finance. Esta história de encantar acabou com a divisão no seio da família Espírito Santo, lançada agora no segundo e mais brando exílio da sua longa dinastia. A importância deste caso reside, em parte, no poder político que o império Espírito Santo construiu ao longo de mais de um século. De seguida propomo-nos a levantar um pouco do véu.

    Governa quem tem votos, governa quem manda
    É preciso recuar ao governo de Maria de Lourdes Pintassilgo para encontrar um executivo cujos membros não estabeleceram, em algum momento, um vínculo com o BES.
    A relação do BES com o poder político durante o século XX foi intensa e estruturante, por isso mereceu ser estuda em pormenor e o resultado está à nossa disposição (1).
    Vale juntar a essa cartografia da força económica, as expressões políticas pela quais se manifestou nos diversos governos. A cooptação de dirigentes capazes de se moverem entre a política e os negócios, com a subtileza e hibridez necessárias, é a primeira evidência da grande mecânica. Basta, para tal, constatar que o grupo BES esteve presente, através de governantes que transitaram dos seus quadros para o governo ou que aí aportaram depois da passagem pelo executivo, em 16 dos 19 governos Constitucionais (2).
    Encontramos percursos de relevo pelo papel desempenhado em momentos chave da economia portuguesa, como é caso de Ernâni Lopes, Ministro das Finanças do Governo do Bloco Central (1983-1985), responsável pela chamada Lei de Delimitação de sectores, aprovada em 1983, que pela primeira vez desde as nacionalizações abria o sector da banca à iniciativa privada, preparando assim a primeira fase de privatizações. A criação do Banco Comercial Português, em 1984, com capitais coordenados por Américo Amorim, teve o apoio deste economista e quadro do Banco de Portugal. O BES foi, posteriormente, o único banco privado no qual Ernâni Lopes desempenhou funções de administração (2002-2003).

    Na fase seguinte, os governos de Cavaco Silva são marcantes para a recomposição do grupo, abrindo os campos legais à privatização (criação das sociedades anónimas de capitais públicos e nova revisão constitucional), e gerindo estrategicamente a entrega das seguradoras como primeira etapa de recomposição do poder financeiro. A privatização da Tranquilidade, com o apoio do Crédit Agricole e o apadrinhamento político de Mário Soares, foi fundamental para o regresso da família Espírito Santo e o fortalecimento financeiro indispensável no ataque à privatização do BES.

    É um período no qual Miguel Horta e Costa ocupa o cargo de Secretário de Estado do Comércio Exterior (1987-1990), decisivo nas novas relações com a banca europeia, para logo depois ingressar na presidência do BES Investimento (1990-1995). Um acontecimento não inédito na família, uma vez que o seu tio, Miguel Jorge Horta e Costa, o quinto Barão de Santa Comba Dão, era muito próximo de Manuel Ricardo Espírito Santo, do qual recebeu a administração da Mocar e Santomar. Nesta fase ingressam ainda no banco ex-governantes como Rui Machete (1990-1991), Emílio Vilar (1985-1986) e Almerindo Marques (1985). Este último viria a reencontrar o BES já na qualidade de presidente das Estradas de Portugal, tendo por função a supervisão do consórcio que o banco mantem com a Mota-Engil (Ascendi).

    Um banco de todos os regimes, de vários partidos
    As anunciadas nomeações de Vítor Bento e de João Moreira Rato para a condução do banco comprovam a tendência geral do sector: a burguesia financeira portuguesa perde espaço com a crise, o Estado é convocado e os quadros orgânicos do poder mobilizados.
    O BES soube, de facto, acompanhar as mudanças de regime e as alternâncias da mudança política em Portugal.
    Comprovamos essa adaptação com as privatizações dos sectores estratégicos lançadas por António Guterres, que conferiram ao BES um lugar de comando na banca nacional. A relação de credor com a PT passa a ser um dos pilares do grupo, com Murteira Nabo a saltar de Ministro de Guterres para a presidência da telefónica (1996-2003), integrando, quatro anos mais tarde, a administração do BES. No mesmo período, um ex-quadro do BES, António Mexia, chega ao comando da Galp, petrolífera onde o banco manteve uma posição até o ano 2000, alienando-a à ENI e Iberdrola por influência do inevitável Pina Moura.

    O início do século marca a expansão do grupo BES a outras áreas de influência, como a saúde, cuja atividade pôde contar com a consultadoria da atual presidente do PS, Maria de Belém Roseira, assim como a consolidação do seu braço institucional, a Fundação Ricardo Espírito Santo, que coopta para a sua presidência a ex-Ministra da Cultura, Maria João Bustorff.
    Já no tempo de Sócrates, a influência do BES permanece, com os destinos da economia entregues ao seu quadro de longa data, Manuel Pinho, que agora acordou uma reforma milionária com o banco.

    Os laços de influência e poder do BES são hoje mais visíveis, uma vez que a crise no grupo exige uma mobilização agressiva dos seus recursos políticos. As anunciadas nomeações de Vítor Bento e de João Moreira Rato para a condução do banco comprovam a tendência geral do sector: a burguesia financeira portuguesa perde espaço com a crise, o Estado é convocado e os quadros orgânicos do poder mobilizados. A fatura será entregue, é certo, não fosse este ainda um começo de uma outra história, onde os bons possam, porventura, tentar a sua vez.
    Notas:
    1 - Os Donos de Portugal (2010), Afrontamento.
    2 - http://www.osburgueses.net/
    Visite ainda este estudo animado que expõe a promiscuidade politico-empresarial
    Email trocado entre os antigos lideres do BPN, mostra como é que se escolhem os influentes... não os competentes.

    Mas nada como mergulhar bem fundo no oceano de corrupção que afunda Portugal e desvendar mais alguns tentáculos do polvo BES.
    BES - O BANCO DO SISTEMA, A SAGA CONTINUA

    1.As escutas do BES e do CDS (video)
    2.20 milhões, por assessoria do BES.
    3.BES e os submarinos do PortasLusófona e o BES
    4.BES e as grandes obras da Policia Judiciária
    5.Paulo Morais denuncia
    6.As SCUT´s e o BES
    7.O BES e Almerindo Marques
    8.O BES, o Mensalão e o Relvas
    9.BES e a privatização da EDP
    10.BES os juros e as PPP
    11.Manuel Pinho e o BES
    12.O BES e o desfalque nos CTT
    13.O BES na comissão que negoceia com a troika?
    14.O CDS e o depósito de 1 milhão no BES
    15.BES beneficia das PPP de Sócrates.
    16.O BES no Banco de Portugal
    17.As conquistas do BES.
    18.BES e o caso Portucale
    19.PS amigo das PPP´s e do BES
    20.O BES albergue de políticos
    21.BES acusado de roubar empresa
    22.Gomes Ferreira explica como a Banca manda
    23.Os homens políticos do BES
    24.Prender os que enganaram o estado nas PPP
    25.Fisco aliado do BES, contra o cidadão?
    26.Ana Gomes sem papas na língua, contra o BES.
    27.Lista de casos por desvendar no BES
    28.BES & CML uma parceria conveniente? Perguntem ao António Costa


    PAULO MORAIS EXPÕE CASOS DE DEPUTADOS QUE ESTÃO ACTUALMENTE NO ACTIVO, A REPRESENTAR O POVO, E JÁ ESTÃO A TRABALHAR NO PRIVADO... OU PARA O PRIVADO?
    http://www.youtube.com/watch?v=BXSNgfYQgk4



    1.Moreira Rato fica sem resposta
    2.As carreiras dos politicos
    3.Os incontáveis tachos e boys que minam o país
    4.Também elegemos a Maçonaria


    ARTIGO COMPLETO: http://apodrecetuga.blogspot.com/2014/08/votar-em-portugal-e-crime-elegemos.html#ixzz39nGc4Jx3
  12.  # 294

    Por isso é que já não me mato a pensar em política, porque em Portugal nunca há de mudar!
    As raízes são demasiado profundas e estão coladas a tudo o que é influente.

    Quando digo a alguém que deixei de votar e oiço ah e tal és um inconsciente ao menos votavas na oposição ou em branco, respondo a seguir:

    Prefiro que haja revolução e sangue a dizer aos meus filhos que fui um dos cúmplices do prolongamento de chupistas a comandar Portugal.
    Concordam com este comentário: eu, treker666
  13.  # 295

    Isto só vai mudar quando for para o poleiro um que não tenha amigos. O problema é que sem amigos não se consegue ir para o poleiro...
    Concordam com este comentário: eu, Bricoleiro
  14.  # 296

    Colocado por: RJAS1972Isto só vai mudar quando for para o poleiro um que não tenha amigos. O problema é que sem amigos não se consegue ir para o poleiro...
    Concordam com este comentário:Bricoleiro


    Ora nem mais, portanto ficamos na mesma...
    • eu
    • 8 agosto 2014

     # 297

    Isto do BES não é teoria da conspiração, é mesmo uma conspiração a sério.
  15.  # 298

    Quando vejo uma coisa destas, dá-me vontade de rir:


    Encontramos percursos de relevo pelo papel desempenhado em momentos chave da economia portuguesa, como é caso de Ernâni Lopes, Ministro das Finanças do Governo do Bloco Central (1983-1985), responsável pela chamada Lei de Delimitação de sectores, aprovada em 1983, que pela primeira vez desde as nacionalizações abria o sector da banca à iniciativa privada, preparando assim a primeira fase de privatizações. A criação do Banco Comercial Português, em 1984, com capitais coordenados por Américo Amorim, teve o apoio deste economista e quadro do Banco de Portugal. O BES foi, posteriormente, o único banco privado no qual Ernâni Lopes desempenhou funções de administração (2002-2003).
    • eu
    • 8 agosto 2014

     # 299

    Colocado por: luisvvQuando vejo uma coisa destas, dá-me vontade de rir:

    E o resto, não lhe dá vontade de rir?
  16.  # 300


    E o resto, não lhe dá vontade de rir?


    Dá. Metade daqueles nomes pelos vistos assumiram cargos relacionados com o ES 10 ou 20 anos após terem passado por cargos governativos.

    Só com muito boa vontade se aceitam frases como estas, introduzidas a martelo para fazer a coisa parecer mais sumarenta:

    Dezasseis dos 19 governos constitucionais tiveram quadros vindos, ou que transitaram para o BES.

    É preciso recuar ao governo de Maria de Lourdes Pintassilgo para encontrar um executivo cujos membros não estabeleceram, em algum momento, um vínculo com o BES.



    Depois disto, tudo o resto perde um bocado de força..
 
0.0696 seg. NEW