Iniciar sessão ou registar-se
    • gizbo
    • 16 dezembro 2008 editado

     # 1

    Ola..
    eu sou um jovem de 24 anos.. que como mtos outros esta na idade de sair de casa.. contudo a vida na esta facil e como vivo numa zona turistica é mto apelativo o arrendamento p ferias da casa nos meses de verao.~

    A minha perg é a seguinte..
    Eu estou em negociaçao com um banco, para o emprestimo de o credito a habitação. Esta sera a minha residencia permanente, e como tal, quando me perguntaram foi exactamente o que disse.
    Agora queria saber o seguinte, pedindo um credito p habitação permanente é possivel que possa alugar esta num periodo curto de 2 a 3 meses? tenho uma outra habitação dos meus pais com espaço suficiente p q possa morar nesses meses e ganhar algum p me ajudar nas despesas..
    Que implicaçoes podera trazer esta situação em termos legais num credito à habitação deste genero?
    Existe uma melhor forma e correcta de efectuar esta situação? Quais sao os beneficios/desvantagens em relação ao credito à habitaçao?

    Obrigado desde ja pela paciencia e pelos esclarecimentos
    •  
      FD
    • 16 dezembro 2008 editado

     # 2

    É uma questão que já foi respondida.

    O empréstimo com hipoteca é um contrato que estabelece com o seu banco e em que os dois acordam o que quiserem. Normalmente, o juro para crédito à compra de casa sem ser para habitação permanente é um pouco mais elevado. É uma questão de risco: o banco sabe que deixará de pagar mais depressa um crédito de uma casa que não habita ou de que não precisa do que daquela em que vive. Por outro lado, o mercado é muito menos concorrencial e as condições são geralmente diferentes.

    Implicações legais não existem desde que no contrato de hipoteca não venha referido que a casa é para habitação própria e permanente. Se vier isso referido e o banco souber pode denunciar o contrato e obrigá-lo a liquidar o empréstimo por incumprimento.
    Mas, na minha opinião, isso nunca deve acontecer. O banco, desde que receba, muitas das vezes nem quer saber o que faz com a casa. Fazem os contratos precavendo-se dessas situações mas, raramente se preocupam com isso. Nem sequer há interesse. O que é que ganhariam com isso se continuar a pagar o empréstimo como fez sempre? Nada.
    No entanto, existe um pequeno problema para eles que é o facto de se arrendar a casa por tempo indeterminado, e eles quiserem executar a hipoteca, ficam com o capital empatado até que o inquilino saia. E essa poderá ser uma boa razão para se chatearem. Mas a hipótese de tal acontecer é infíma, por isso não andam armados em fiscalizadores, da mesma forma que não fiscalizam se faz ou não obras em casa quando alguns dos contratos (não faço ideia da grandeza) prevêm que lhes deve pedir autorização.

    Há quem diga que se pensa em pagar a prestação sem faltas, não se preocupe com isso e arrende a casa sem dizer ao banco.

    Quanto ao IRS já é outra conversa completamente diferente.
    Todas as pessoas podem deduzir no IRS algum do valor das prestações pagas ao banco até um determinado limite. Mas, só o podem fazer em caso de habitação própria e permanente, o que não vai ser o seu caso, porque não será "permanente". Não sei o que o IRS entende por permanente, tendo em conta que a arrendará por alguns meses, e considerando que passará recibos por esse arrendamento. Há quem diga que se calhar é maior o problema se passar recibos do que se não passar recibos... Mas eu não tenho opinião formada. :P
    Fica o aviso, para não pensar que o problema poderia apenas estar no banco.
  1.  # 3

    Esta questão só me faz lembrar o Marcelo e a rábula dos Gato Fedorento..!!
    É proibido? É
    Mas posso faze-lo? Pode
    Mas não é incorrecto da minha parte? É
    Mas o que é que me pode acontecer? Nada
    Então posso fazê-lo à vontade? Pode
    Mas será que sou apanhado? Não

    Nem imagino a quantidade de situações destas que existirão na nossa costa, na altura do verão..!!
  2.  # 4

    Obrigado pelos esclarecimentos e opinioes..
    Vou falar com o meu gestor de conta e procurar qual a melhor alternativa que poderei ter.. visto ainda estar pendente o aprovamento do credito.. e estar a tempo de algumas alteraçoes e negociaçoes.
  3.  # 5

    Faça isso sem informar o banco! Se vai dizer, só vai ficar a perder... nem sempre se pode dizer tudo!
  4.  # 6

    Colocado por: ParreiraFaça isso sem informar o banco! Se vai dizer, só vai ficar a perder... nem sempre se pode dizer tudo!


    Talvez seja melhor ponderar as consequências de um eventual incumprimento do contrato de arrendamento..
  5.  # 7

    Ok.. E quais sao as alternativas?
    Efectuar um credito habitação p casa secundaria? Isso implicara uma gestao de maior risco p o banco.. podendo este decidir por um spread mais alto, pelo q percebi de comentarios anteriores..

    Para alem disso quais serao as desvantagens? Nao sendo permanente ja nao terei beneficios fiscais no irs.. e teria de passar recibos, incluindo na declaraçao de rendimentos.. Alguem me pode dar um exemplo de quanto desvantajoso poderia ser num exemplo pratico? A minha declaraçao anual de irs ronda os 12 000 €, a prestaçao mensal a pagar ao banco sera de cerca de 700 €, e os rendimentos que espero obter alugando de verao serao a rondar os 6 000€..

    Alguem me pode dar um exemplo, nao necessita ser exacto.. mais qualitativo em termos de quanto terei a poupar se optar por uma situaçao ilicita de c. habitaçao permanete sem recibos e c.habitaçao secundaria (ou como se chamara que nao sei!!) e passando recibos?
    so para ficar com uma ideia se a quantia é alta ou algo irisorio..

    obrigado
  6.  # 8

    Colocado por: gizboOk.. E quais sao as alternativas?
    Efectuar um credito habitação p casa secundaria? Isso implicara uma gestao de maior risco p o banco.. podendo este decidir por um spread mais alto, pelo q percebi de comentarios anteriores..


    ..e ratio empréstimo/garantia diferente...


    Para alem disso quais serao as desvantagens? Nao sendo permanente ja nao terei beneficios fiscais no irs.. e teria de passar recibos, incluindo na declaraçao de rendimentos.. Alguem me pode dar um exemplo de quanto desvantajoso poderia ser num exemplo pratico? A minha declaraçao anual de irs ronda os 12 000 €, a prestaçao mensal a pagar ao banco sera de cerca de 700 €, e os rendimentos que espero obter alugando de verao serao a rondar os 6 000€..

    Simule o seu irs actual, e depois simule com o acréscimo de rendimento.. (utilize o jurinfor irscalc, p.ex).
    •  
      FD
    • 17 dezembro 2008 editado

     # 9

    Colocado por: gizboA minha declaraçao anual de irs ronda os 12 000 €, a prestaçao mensal a pagar ao banco sera de cerca de 700 €

    Cuidado, muito cuidado... parece-me uma relação rendimento/despesa (taxa de esforço) muito elevada... não se esqueça dos seguros, do condomínio, taxa de esgostos e IMI a pagar nos cálculos...

    O quão desvantajoso seria só é possível saber fazendo uma simulação, está aí o simulador para fazer o download: http://www.e-financas.gov.pt/de/download/Modelo3v2008_windows.exe

    Introduza os dados para os dois cenários e veja por si mesmo. :)
  7.  # 10

    8400 euros de prestação anual, parece muita fruta para um rendimento de apenas 120000..
  8.  # 11

    Na sua situação e com o seu nível de rendimentos aconselho-o vivamente a não contrair um emprestimo
    de prestação mensal superior a 400€, caso contrário pode ficar em muito maus lençois pois fica com margem
    muito pequena para suportar variações de taxas de juro ou despesas extra que lhe possam surgir.

    Pense nisso.

    Um abraço.
  9.  # 12

    Obrigado pela preocupaçao..
    Mas para alem dos rendimentos que referi.. tenho excelentes fiadores (pais) em condiçoes de me ajudar em qualquer necessidade.. e acresce um rendimento nao declarado de mais algum num trabalho constante de verao.. Para alem de uma namorada que nao conta p efeitos de emprestimo.. pois vive de recibos verdes..
    Tudo junto uma prestaçao de 700 € nao é nada k nao consigamos cumprir em condiçoes normais. À spr azares.. mas tb é o mm p quem paga 400€..
    Obrigado pelos esclarecimentos.. Mas pelo q percebi é altamente desvantajoso optar por outra situaçao k nao a ilegalidade.. quanto a c.hab permanente.. ela é a minha futura casa e durante quase td o ano, excepto 2 a 3 meses.. lol estou a desculpar eu sei.. mas num mundo em que cada um puxa para si.. e em q normalmente quem tenta fazer as coisas legalmente é k sai spr mto prejudicado.. e acaba ate mta das xs por nao coneguir fazer as coisas.. acho q vou acabar por ser mais um a tentar a sorte.. como na sou dono de nenhum banco e nao posso rouba-lo.. para ser meramente indiciado como uns e outros sem consequencias.. vou ter de me arranjar com o q posso.. :p
 
0.0163 seg. NEW