Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,
    Por não ter encontrado nada no forum acerca deste tópico, decidi abrir um de modo a obter algumas opiniões e em tempo, relatar os resultados da experiência.

    Estando a minha mãe reformada e com tempo para experiências, a última tem sido relativamente a cozinhar utilizando para tal um forno solar. Iniciou-se com uns reflectores e um saco transparente onde no interior coloca uma panela pintada de preto e colocando ao sol vai cozinhando as refeições. Ora, tendo em conta os resultados positivos obtidos, decidi dar-lhe uma ajuda construindo um primeiro modelo com uns restos de madeira que tinha por aqui. Falta-me apenas a conclusão da tampa, onde aqui se coloca a minha dúvida. Uma vez que o que se pretende é o máximo de temperatura no interior da caixa de modo a funcionar como um forno, a utilização de vidro duplo seria benéfico ou de igual modo impediria o aumento de temperatura no interior?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joalage
  2.  # 2

    Desde já boa sorte com a sua experiência...não quer partilhar com uma foto?
    Talvez seja mais fácil para partilha de ideias.
    Cumptos
  3.  # 3

    Obrigado. Ainda só vi fotos das experiências feitas com o reflector e o saco plastic e os resultados foram além da minha expectativa. Até então foram assadas umas maças e segundo percebi um belo peixe…daí como sempre me interessei por tal assunto, decidido avançar com o tal forno mas falta-me algum conhecimento a nível das propriedades do vidro. Vou pesquisar algo mais...mas assim que haja desenvolvimentos, aqui colocarei fotos.
  4.  # 4

    Ficamos a aguardar por uma foto, pode ser que se "copie" a boa ideia... se partilhar é claro.
  5.  # 5

    Não está esquecido...apenas ficou num canto a aguardar paciência para ir à vidreira comprar o vidro para a tampa. A ver vamos se acabo em breve e aí colocarei algumas fotos.
    • smmf
    • 22 outubro 2012

     # 6

    já andei a pesquisar sobre o assunto e tenho curiosidade em experimentar, espero pelas fotos para acompanhar o processo e ganhar coragem para iniciar um.
  6.  # 7

    decidido vou fazer um

    material
    caixa de madeira

    papel de alumínio reflector

    tampa da caixa em espelho articulado

    tampa verdadeira em vidro (acho q não precisa ser duplo)
  7.  # 8

    Colocado por: Paramontetampa verdadeira em vidro (acho q não precisa ser duplo)


    Precisar não precisa, mas fiquei com essa dúvida no sentido de optimizar a temperatura no interior. Mas ficaria muito caro fazer um vidro duplo à medida da caixa, pois a caixa fi-la com restos de aglomerado que aqui tinha.
  8.  # 9

    O vidro duplo não vai aguentar as altas temperaturas,
  9.  # 10

    diria mais vai ter q ser temperado
  10.  # 11

    • KKB
    • 24 outubro 2012

     # 12

    Uau! Que fantástico! ;)
  11.  # 13

    vamos a isso?
  12.  # 14

    Depois de ver o isolamento feito em cartão, fico algo apreensivo com o isolamento que utilizei, ou seja, placas de esferovite com cerca de 10mm de espessura, derivado às temperaturas que pode alcançar e os gases nocivos que poderão emanar das mesmas. Será que o isolamento é assim tão afectado???
  13.  # 15

    eu tirava a esferovite
  14.  # 16

    Olá a todos,

    ia precisamente abrir um tópico acerca disto porque, ao ler através do fórum, fiquei com a impressão que o pessoal investia muito para ter alguma poupança (comentário geral) mas não vi nada sobre astúcias deste tipo que não só cozinham sem energia nenhuma, como sem trabalho. Se eu tivesse uma moradia com certeza contemplaria um forno solar bem construído, possivelmente em tijolo e metal isolado como deve ser. Acreditem que até aqui na Dinamarca, com o sol da treta que cá temos, aquilo funciona e bem, se houver céu limpo (no Verão...). Já fiz óptimos estufados e até assados e dizem que pode também cozer pão. O que é fixe é que, por exemplo, se pusermos um tacho com batatas e legumes e carne (com todos os temperos) e "abandonarmos" ao sol enquanto vamos trabalhar (fica virado a sul para aproveitar o sol mais forte) ao chegar a casa está tudo cozinhado na perfeição, poupando tempo também, e enquanto que as batatas e legumes guardam bem a forma a carne até fica a cair do osso! Já uma vez fiz um entrecosto estufado com favas e as cartilagens até se desfaziam na boca. Sugiro fortemente que experimentem!

    Estou a considerar aceitar um emprego em Portugal e podem crer que vou ter um no meu apartamento em Montemor -o-Velho, numa varanda virada a sul (estilo grelhador, com rodas).

    Cumprimentos,

    Paulo.
 
0.0161 seg. NEW