Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Depois de já ter apresentado a ENKE num tópico anterior, gostava agora de apresentar o sistema Enketop para a reabilitação de varandas, recorrendo para tal a um exemplo prático de uma obra realizada em Portugal.

    O Enketop é um revestimento monocomponente à base de poliuretano que é aplicado sobre as impermeabilizações com Enkopur (tela líquida à base poliuretano), tornando assim as mesmas transitáveis. Existem vários acabamentos possíveis em termos estéticos e tendo em contas as necessidades especificas do cliente (como p.ex. tornar a superfície anti-derrapante).

    Espero sinceramente que este tópico não seja visto como publicidade a um determinado sistema. O objectivo é apenas elucidar os participantes sobre soluções possíveis para reabilitar uma varanda ou um terraço. Seria obviamente interessante juntar mais soluções a este tópico de forma a debater de forma construtiva as diferentes possibilidades para a reabilitação de varandas e terraços.

    Basta olharmos à nossa volta para perceber que este é um dos maiores problemas da construção em Portugal. Existem inúmeras varandas e terraços com infiltrações que precisam de ser reabilitados.
      182(1).jpg
  2.  # 2

    Base e impermeabilização com Enkopur (com armadura constiutida por um geotêxtil com 110g/m²)
      023(1).jpg
  3.  # 3

    Impermeabilização Enkopur
      032(1).jpg
  4.  # 4

    Revestimento Enketop aplicado com uma espátula dentada de 3mm
      053(1).jpg
  5.  # 5

    Superfície com flocos a 100%
      090(1).jpg
  6.  # 6

    Selagem
      134(1).jpg
  7.  # 7

    Varanda concluída
      166(1).jpg
  8.  # 8

    Colocado por: ncarvalho74Espero sinceramente que este tópico não seja visto como publicidade a um determinado sistema.

    Não vejo mal nenhum na publicidade e até agradeço a divulgação de novos serviços e materiais. Só acho que devia estar devidamente identificado no seu perfil, para eu não andar a fazer figura de urso, que foi estar a "discutir" consigo soluções de impermeabilizações de coberturas, quando você comercializa/representa uma marca, ou seja estava a defender o seu "produto".
  9.  # 9

    Colocado por: Picareta Só acho que devia estar devidamente identificado no seu perfil, para eu não andar a fazer figura de urso, que foi estar a "discutir" consigo soluções de impermeabilizações de coberturas, quando você comercializa/representa uma marca, ou seja estava a defender o seu "produto".


    Caro Picareta, nunca fiz segredo disso e até me apresentei num tópico anterior. No entanto concordo que é uma falha minha não ter a empresa identificada no perfil. Vou já corrigir isso.

    Quanto ao defender o meu produto é obviamente verdade que o faço e sinto muito orgulho por trabalhar para a ENKE em Portugal, visto que se trata de uma empresa que existe desde 1924, é líder de mercado na Alemanha na área das impermeabilizações líquidas e zela pela qualidade em tudo o que faz. No entanto não sou daqueles que defende o produto cegamente. Já recomendei a muitos clientes outro tipo de impermeabilizações que não as nossas quando isso se justifica e até já passei para clientes meus contactos de membros deste fórum que em algumas áreas podem ser vistos como concorrentes.
    Concordam com este comentário: pc ferreira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Picareta
  10.  # 10

    Concordo com o Sr Carvalho e assumo que é verdade.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ncarvalho74
  11.  # 11

    Voltando ao caso prático, não é a elevação à pedra da soleira muito pequena?
    Pelas fotos, dá a sensação que o enkopur fica ao nível da pedra.
  12.  # 12

    Colocado por: pc ferreiraVoltando ao caso prático, não é a elevação à pedra da soleira muito pequena?
    Pelas fotos, dá a sensação que o enkopur fica ao nível da pedra.


    As fotos enganam um pouco, ainda ficou algum desnível entre a soleira e a base. No entanto concordo que se fosse maior não seria pior. Mesmo assim tenho a certeza que só em casos extremos poderá dar problemas pontuais. Em condições normais o desnível é suficiente. Existem duas saídas de água, foi acrescentada mais uma saída de emergência e as pendentes são boas pelo que dificilmente haverá problemas.
    • jma
    • 14 junho 2012

     # 13

    É possível, com este(s) produto(s), aproveitar a reabilitação da impermeabilização para reforçar o isolamento térmico?
  13.  # 14

    Colocado por: jmaÉ possível, com este(s) produto(s), aproveitar a reabilitação da impermeabilização para reforçar o isolamento térmico?


    Para tal seria necessária uma intervenção mais abrangente pois dificilmente terá cota para colocar o isolamento térmico e posteriormente impermeabilizar e revestir. No entanto só vendo o caso concreto é que será possível dar uma opinião mais acertada.
    • jma
    • 14 junho 2012

     # 15

    Obrigado pela resposta. mas pressupondo que existe cota suficiente para a colocação de 3 a 4cm de isolamento térmico, pretendia saber se seria possível utilizar este sistema sem ser necessário executar uma betonilha sobre esse isolamento..
  14.  # 16

    Colocado por: jmaObrigado pela resposta. mas pressupondo que existe cota suficiente para a colocação de 3 a 4cm de isolamento térmico, pretendia saber se seria possível utilizar este sistema sem ser necessário executar uma betonilha sobre esse isolamento..


    Depende do isolamento. Se optar por um painel PIR (poliuretano) com pelicula betuminosa ou de aluminio pode aplicar o sistema diretamente sobre o mesmo.
  15.  # 17

    Desde que a pendente funcione!
    • naga
    • 13 julho 2012

     # 18

    Boas,
    Achei esta solução muito interessante e como tenho de ir recuperar uma varanda gostaria de ter umas informações sobre este sistema,
    Onde se pode encontrar esta gama de produtos?
    Qual a espessura total desta impermiabilização?
    Pode-se aplicar em cima de mosaico vidrado ou este deve ser lixado para riscar o vidrado?
    Por ultimo, dá para ser aplicado por um tipo com jeito para o bricolage um têm de ser aplicado por profissionais?

    Obrigado
    Naga
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ncarvalho74
  16.  # 19

    para que valores fico o m2 disso?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ncarvalho74
    • jafn
    • 13 julho 2012

     # 20

    Boas, também achei interessante, se me quiser enviar mais detalhes do produto, ou dos produtos que comercializa, agradecia.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ncarvalho74
 
0.0240 seg. NEW