Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    o senhor está no ceu, por aqui só estou eu, para quem era mesmo a pergunta?
  2.  # 42

    Colocado por: Sergio Rodriguesjorge ja montou algum da relopa?

    não, mas já reparei algumas (duas).
  3.  # 43

    Colocado por: jorgealvesnão, mas já reparei algumas (duas)


    então prontos de vir alguma bomba de calor com deposito AQS "os do cop 4,2" com paineis solares, va aos bornes 16 e 17 saque fora e chante aquilo senão dá raia!! hihihihihi
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgealves
  4.  # 44

    ainda que as que "reparei" fossem das mais grandinhas.
  5.  # 45

    uma coisa que me irrita nas marcas chinesas em geral, é que muitas vezes tem que se usar estes truques para as por a funcionar, e nos "manuais" (chamar manual aquilo que acompanha as maquinas também é um grande favor) não diz nada.
  6.  # 46

    Colocado por: Sergio Rodriguesai ai ai que erro ó sr jorge não existe nenhum frigorifico nem AC que "fassa" frio (voçe entendeu, não ligue tou numa de mesquinhices!!)
    Estas pessoas agradeceram este comentário:jorgealves
    Discordam deste comentário:jorgealves



    ai ai ai diga um!!!
  7.  # 47

    Colocado por: jorgealvesma coisa que me irrita nas marcas chinesas em geral, é que muitas vezes tem que se usar estes truques para as por a funcionar, e nos "manuais" (chamar manual aquilo que acompanha as maquinas também é um grande favor) não diz nada.


    concordo por completo, nessa bomba de calor de AQS que falei ao fim de um dia com bastante sol aquela porcaria avariou, aparecia erro de excesso de temperatura no acumulador, ou seja a bomba deixou de funcionar, fazia reset e aquilo na mesma não dava nada! solução tirar a sonda chantar! porcaria se aquilo vem preparado para os paineis não deveria acontecer!
  8.  # 48

    Colocado por: Sergio Rodriguesai ai ai diga um

    eu só discordei do

    ó sr jorge
  9.  # 49

    No meio desta confusao toda fiquei sem perceber se a Relopa e aceitavel ou medmo uma porcaria.
    Tenho uma bomba de calor deles para AQS e ate agora nenhum problema.
    Os COP nao posso avaliar, mas de facto a BC AQS nunca ligou a resstencia a nao sr quando foi ligada pela 1 vez. Ou eu nunca me apercebi.
    Ja agora, alguem tem a noçao dos preços das bombas de calor Inverter de 14kw de marcas fiaveis e que eu gostaria de comparar com a Relopa.
  10.  # 50

    Gostaria tambem de saber se alguem no Forum tem alguma experiencia com as BC da Relopa (ou Gree).
    Alguem ja instalou estes sistemas?
    Obrigado
  11.  # 51

    Colocado por: pferreiraborgesNo meio desta confusao toda fiquei sem perceber se a Relopa e aceitavel ou medmo uma porcaria.
    Tenho uma bomba de calor deles para AQS e ate agora nenhum problema.
    Os COP nao posso avaliar, mas de facto a BC AQS nunca ligou a resstencia a nao sr quando foi ligada pela 1 vez. Ou eu nunca me apercebi.
    Ja agora, alguem tem a noçao dos preços das bombas de calor Inverter de 14kw de marcas fiaveis e que eu gostaria de comparar com a Relopa.


    é aceitavel! é material que funciona!
  12.  # 52

    Colocado por: pferreiraborgespreços das bombas de calor Inverter de 14kw de marcas fiaveis

    Daikin Alterma monobloco 6784€+IVA só aquecimento ou 7070€+IVA reversivel (quente e frio)

    já agora as versões com 11Kw fica em 6155€ ou 6441€+ IVA.
  13.  # 53

    Colocado por: pferreiraborgesRelopa e aceitavel ou medmo uma porcaria

    depende do que considerar uma porcaria, ela funciona, cumpre o que é exigido e dura muitos anos,

    na minha óptica é fraca mas pelo valor, é uma opção a considerar.
    Concordam com este comentário: pferreiraborges
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pferreiraborges
  14.  # 54

    Obrigado Jorge,

    Uma Bc Flexi com a unidade hidrica de 12 kw custa cerca de 5400€+iva. pVP. Penso wue a diferença de 1000€ podera compensar?
  15.  # 55

    Colocado por: pferreiraborgesPenso wue a diferença de 1000€ podera compensar?

    é uma questão de fazer contas, porque creio que estamos a falar de preços de tabela, e com alguma negociação esses preços ainda vêm mais para baixo, aumentando o diferencial, mas na sua carteira manda você e o ministro das finanças.
  16.  # 56

    Obrigado mais uma vez Jorge,
    Pelo que entendi e tal como lhe disse na Relopa temos bons descontos.
    Como me diz que não da grandes problemas e o diferencial vai aumentar muito a nossa decisão vai para a Relopa com 14 KW.
  17.  # 57

    Colocado por: powerenergie

    Sinceramente não tinha intenções de alimentar mais esta discussão. Mas depois do seu bravo comentário, e estando eu sempre à procura de aprender mais um pouco, eu sinto-me impelido a perguntar-lhe o seguinte:

    Tendo a energia de uma habitação, como indicou com o circulo no CE, e sabendo que a energia é como disse e bem, a potência no tempo, como é que eu consigo obter a carga térmica da minha habitação para o pior dia do ano?

    Uma vez que eu quero dimensionar o meu sistema para o pior cenário possivel, para que esteja sempre confortável, devo dividir essa energia anual por que espaço temporal?

    Tendo a minha casa diversas divisões e estando elas com orientações distintas, por exemplo uma a poente e outra a nascente, devo considerar que, por exemplo, durante a manha o espaço a nascente também precisa de aquecer tanto como aquele que está a poente?

    Existirá uma simultaneidade resultante de diferentes cargas térmicas para diferentes espaços à mesma hora? Nesse caso como, através da decomposição da energia anual em potência, conseguirei obter a carga térmica máxima simultânea da minha habitação para assim definir a potencia da minha bomba de calor?

    Obrigado.


    O novo regulamento permite obter essa carga térmica para o pior dia do ano.

    http://i.imgur.com/bvP85Ip.png

    É multiplicar o coeficiente de transmissão de calor pelo salto térmico da instalação de aquecimento (por exemplo, 18 ºC, com 2ºC no exterior e 20 ºC no interior) e temos a potência de aquecimento necessária, devidamente afectada pelo rendimento do aparelho, se for caso disso.

    Isto aparece nas folhas de cálculo do novo regulamento de térmica, apesar de não aparecer no certificado. No presente caso, estaríamos a falar duma potência de aquecimento de 6 kW, para uma casa com cerca de 150 m2, com ETICS, caixilharia PVC c/ vidro duplo baixa emissividade com estores, coberturas e pisos bem isolados, ventilação natural por grelhas.

    Por aqui se vê que o que se poupa numa bomba de calor sobre-dimensionada (como vejo por vezes, ao falar em 25 kW), compensa para fazer um bom projecto, bons isolamentos e ainda apostar numa ventilação mecânica.

    Desculpem ter ressuscitado a discussão, mas neste momento é extremamente fácil determinar esses dados que estavam em discussão, apenas com recurso ao projecto térmico. Em termos de potência de arrefecimento, vou ter que filtrar melhor as folhas de cálculo, a ver se encontro o valor equivalente para arrefecimento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lmrpereira
  18.  # 58

    Não diga que um casarão consegue ser climatizado com somente 6kw??

    É que começo a estar farto de "perder" obras por propor bombas de calor com " pouca" potência,

    A última foi em Lisboa onde nos meus cálculos dava uma potência de 8 kW maximos, propus 11 kw por segurança e os concorrentes todos propuseram 16kw( na gama Altherma, não existe mais potente) e um ainda resalvou que era curto.
    Concordam com este comentário: lmrpereira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lmrpereira
  19.  # 59

    Noutra obra no Porto estive quase a perde-la por insistir em ter somente 16kw( e já estava sobre ddimensionada), quando um concorrente insistia em 28 kw.

    Agora em serviço a máquina está sempre abaixo da meia carga.
    Concordam com este comentário: lmrpereira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lmrpereira
  20.  # 60

    Colocado por: jorgealvesNão diga que um casarão consegue ser climatizado com somente 6kw??

    É que começo a estar farto de "perder" obras por propor bombas de calor com " pouca" potência,

    A última foi em Lisboa onde nos meus cálculos dava uma potência de 8 kW maximos, propus 11 kw por segurança e os concorrentes todos propuseram 16kw( na gama Altherma, não existe mais potente) e um ainda resalvou que era curto.


    Até menos que 6 kW, porque só contabilizamos as perdas de calor e não contabilizamos (para este efeito!) os ganhos internos decorrentes da utilização pelos utentes e pelos equipamentos, nem os ganhos solares pelos envidraçados. E isto, repito, para um cenário de 2 ºC no exterior.

    Há um afastamento enorme entre os projectistas e peritos da térmica e os instaladores. O salto qualitativo na envolvente dos edifícios fez com que os isolamentos e caixilharias reduzissem as necessidades de climatização para menos de metade do que acontecia há 10 anos atrás e continuo a ver mencionadas potências de climatização de 20 e 25 kW que, nos dias de hoje, só podem existir se estivermos a falar de mansões com 400 m2 ou mais.

    Aferir potências de climatização com base em relações empíricas de "X" W/m2.ºC é um erro, cada casa é um caso. O projecto térmico multiplica os metros quadratos de paredes/pisos/tectos/caixilhos pelas respectivas áreas e ainda soma as perdas por ventilação, donde sai o valor que indiquei acima. È multiplicar pelo salto térmico da instalação e acho que nem é preciso o chamado coeficiente de ****ço, porque já estamos a desprezar todos os ganhos de calor decorrentes do sol e da própria utilização da casa.

    Aquilo que se poupa no equipamento pode ser assinalável. Falando daquilo que me interessa pessoalmente, poderemos estar a falar dum bomba Altherma/Ecodan de 4 a 6 kW de potência (e você sabe a diferença de preços destes equipamentos para os de 15 kW) ou se for a queima de energia, uma caldeira de 20 kW chega e sobra, não sendo preciso investir rios de dinheiro em caldeiras de 35 e 40 kW.

    E isto demonstra que, por vezes, fazer o estudo do projecto em específico pode levar a soluções de base bastante menos onerosas, tanto no investimento como na exploração, porque a máquina vai trabalhar mais correctamente dentro da sua gama de potência.

    Só me falta decompor melhor os ganhos de aquecimento no verão, para chegar à potência de arrefecimento. Não é tão linear, parece-me, mas vou marrar naquilo.
    Concordam com este comentário: lmrpereira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lmrpereira
 
0.0311 seg. NEW