Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia, este é mais um tópico desta temática. mas vou ser sincero, não consegui consolidar tudo o que li e tomar uma decisão.
    aqui vai.
    tenho um sistema de aquecimento com 70 elementos e uma caldeira instantânea a gás com aquecimento diferencia Roca victoria 20 20.

    nas costas (na sala, partilhando a mesma "chaminé") um recuperador a lenha/ar que quero trocar por Solzaima Mytho Lenha/Agua.

    Já contactei um instalador que aceitou a minha sugestão:

    ligar a saída do recuperador à entrada da caldeira (com bomba incorporada) permitindo que a meio da noite ela arranque a gas quando a temperatura da água baixar
    sai da caldeira e faz o circuito dos radiadores e volta a entrar no recuperador.

    pressupostos:
    Vaso de expansão fechado (não sei se no circuito quente ou frio)
    válvula de purga por pressão e por temperatura entre recuperador e caldeira
    desconheço o tipo de tubagem nas paredes (têm 8 anos) possivelmente irei partir a parede junto a um radiador.
    instalação de um termómetro na parede da sala para se poder controlar temperatura e pressão do sistema

    O instalador que orçamentou tudo parece confiante com esta minha proposta. no entanto contactei pessoas só para fazer a montagem que ou não perceberam ou levantaram muitas questões (ex. bomba de circulação adicional com controlador, vaso de expansão aberto, etc).

    A questão é que se eu comprar o equipamento directamente consigo uma poupança de quase 700€ face ao orçamento chave na mão, mas o instalador não faz o trabalho se não vender também o equipamento.

    estou num impasse!
  2.  # 2

    Num sistema de aquecimento só existe um circuito com ida e retorno, para fazer o que pretende tem duas soluções: instala o recuperador com vaso fechado e todo o sistema fica em vaso fechado com a segurança garantida por válvulas de temperatura e pressão (de preferência escolha um recuperador com serpentina de segurança incluída) ou cria dois circuitos independentes com um permutador de placas. Com o esquema desenhado o vaso fechado da caldeira, a válvula de segurança 3bar e a válvula de temperatura são anulados pelo vaso aberto, se este não conseguir uma pressão superior a 1,5bar a caldeira a gás não funciona. Também não me parece correcto utilizar a bomba da caldeira para fazer todo o circuito porque poderá acontecer que mesmo com o recuperador em funcionamento a água ao passar dentro da caldeira faça com que esta ligue, deve colocar uma válvula anti-retorno para quando o recuperador está em funcionamento a água não passar dentro da caldeira, e de igual forma deverá evitar que a água passe pelo recuperador quando a caldeira a gás estiver a funcionar pois está a perder energia para nada.
  3.  # 3

    então se percebi o seu opinião.

    solução 1 - vaso fechado
    vantagem
    pressão suficiente para que se possa usar a bomba da caldeira
    só uma bomba (a da caldeira)
    não é preciso controlador

    desvantagem
    se a caldeira a gas arrancar irá aquecer a agua do deposito do recuperador (desperdício)
    falta de um sistema de segurança adicional (permutador de placas ou serpentina de segurança)

    Solução 2 - Vaso aberto
    vantagem
    Sistema mais seguro

    Desvantagem
    pressão insuficiente para utilização da bomba da caldeira.
    custo de bomba adicional e controlador (aprox 400€)
    caldeira inutilizada ou só para funcionar como esquentador
    instalação do vaso aberto fora do telhado (tenho o sotão "habitável)


    Acha que assim está bem analisado?
  4.  # 4

    ja lhe disseram em cima como fazer, não complique!

    compra o recuperador e poe todo a material necessario, vaso, valvulas de segurança, valvulas anti-retorno, termostacto e bomba circuladora e liga aos tubos na parede onde a caldeira tb liga, mete tambem uma valvula anti-retorno na caldeira e esta feito!
    depois se quiser mete um rele duplo e quando a bomba do recuperador trabalhar a caldeira não trabalha! mais simples não há!
    Concordam com este comentário: sigma
  5.  # 5

    Os profissionais para alem de instaladores têm o dever de esclarecer aos seus clientes todas as suas dúvidas, não entendo como é que o senhor já fez a escolha do recuperador, já fez a escolha do instalador e ainda está tão pouco esclarecido.
    Ou confia no instalador e deixa que este faça o seu trabalho como profissional ou coloca-lhe todas estas questões para ver até que ponte ele é capaz de as solucionar.

    A sua caldeira a gás só deverá funcionar acima de 1,5 bar, se não funcionar não faz aquecimento nem águas sanitárias.
    O Permutador de placas não é um sistema de segurança, a função do permutador é criar um circuito fechado para o recuperador de calor, podendo este funcionar com um sistema de segurança aberto (Vaso aberto) e a caldeira continuar a funcionar correctamente em vaso fechado. O permutador de placas é um equipamento dispendioso pouco utilizado em sistemas a lenha, mas é uma óptima solução porque para além de resolver a questão do funcionamento da caldeira a gás evita condensações do recuperador.

    A solução:
    Vaso fechado no recuperador de calor, sistema de segurança com válvula de temperatura e pressão, de preferência duas válvulas, no caso de uma avariar ter a seguinte, controlador com indicação de temperatura da água e alarme, válvulas anti retorno e claro bomba de circulação.
    Se escolher um recuperador com serpentina de refrigeração (ver foto) deverá colocar uma válvula térmica de segurança ligada à rede de água, a função desta válvula é permitir a entrada de água fria da rede quando a temperatura do recuperador aumente perigosamente.
  6.  # 6

    A questão é que o instalador que me inspirou confiança achei o orçamento demasiado caro.
    todos os restantes até agora ficam a olhar para mim como se nunca tivessem pensado nisso (não inspiram confiança). daí querer validar a "confiança" do primeiro instalador.

    estive a confirmar com a Roca e a caldeira já tem um vaso de expansão de 8 litros e uma valvula de segurança também a 3 bar com purga automática a unica coisa que não me confirmaram o que acontece se a agua circular acima dos 90ºc. mas com o monitor de temperatura posso regular o alarme para os 80ºs e caso apite faço manualmente na caldeira uma purga e enchimento com agua fria.... não custa nada!

    não percebo a função da valvula anti retorno
    qual o tamanho do vaso que aconselham?
  7.  # 7

    a valvula anti-retorno impede que a agua que vem do recuperador circule na caldeira, assim caso a agua venha muito quente a caldeira não bloqueia por excesso de temperatura, o tamanho do vaso normalmente vem mencionado no manual do recuperador que vai instalar!
    A valvula anti-retorno fica na entrada da caldeira, pode por outra á entrada do recuperador para fazer o mesmo efeito sempre que a caldeira trabalhar!

    Colocado por: jotabommas com o monitor de temperatura posso regular o alarme para os 80ºs e caso apite faço manualmente na caldeira uma purga e enchimento com agua fria.... não custa nada!


    não percebi esta parte, que monitor? o da caldeira? e sempre que "apitar" o alarme aos 80º vai meter agua fria no circuito? isso é asneira! não complique as coisas, meta o recuperador e todos os acessorios necessarios mesmo que a caldeira ja os tenha, senão no dia em que a caldeira avarie e tenha que a tirar fora fica sem sistema de segurança.
    • luci
    • 20 setembro 2012

     # 8

    Boas desculpem me intrometeu.
    Tenho em minha casa um sistema de aquecimento central e AQS feito por caldeira a gasolio.
    A minha pergunta é.
    Posso instalar um recuperador de calor para aquecimento central em conjunto com a caldeira?
    E tenho um fogão a lenha na cuzinha que estou a pensar meter uma serpentina para AQS em conjunto com painéis solares?
    Ou a caldeira a gasolio serve para dar apoio ao recuperador e a serpentina no fogão a lenha e esqueço os painéis solare?
    Obrigado.
    Comprimentos.
  8.  # 9

    Colocado por: luciPosso instalar um recuperador de calor para aquecimento central em conjunto com a caldeira?

    Pode


    Colocado por: luciE tenho um fogão a lenha na cuzinha que estou a pensar meter uma serpentina para AQS em conjunto com painéis solares?
    Ou a caldeira a gasolio serve para dar apoio ao recuperador e a serpentina no fogão a lenha e esqueço os painéis solare?

    essa ideia está meio confusa... muita coisa é possivel. tudo depende de quanto está disposta a gastar.
    a caldeira a gasóleo tem depósito de água próprio? ou já tem um deposito acumulador externo adequado para receber o sistema solar?
    • luci
    • 20 setembro 2012

     # 10

    No sistema de aquecimento central estou inclinada para o recuperador de calor com o apoio da caldeira a gasolio uma vez que ja esta la instalada e a funcionar.
    A duvida esta mais como fazer o AQS.Tenho um fogão a lenha na cozinha que gostava de o aproveitar para aquecimento uma vez que o vou utilizar quaze todos os dias para cozinhar.
    Se instalar um sistema independente composto de serpentina no fogão a lenha ligado a um sistema de painéis solares para dar apoio será boa solução para AQS.'?
    Ou então instalar um sistema composto de serpentina no fogão a lenha ligado a caldeira a gasolio para dar apoio para AQS.
    Ou esqueço a serpentina no fogão a lenha e instalo um sistema de painéis solares em conjunto com a caldeira para apoiar no AQS.
    A caldeira tem deposito próprio., ainda não tenho sistema nenhum para resever o solar.
    Desculpem entendo pouco disto dai as minhas duvidas em relação o melhor sistema.
    Tenho um plafon ate 3.000 mil euros.,será possível arranjar algo?
    Comprimentos.
  9.  # 11

    com esse valor não vai conseguir instalar tudo o que refere. como a prioridade agora é o aquecimento ambiente, optaria por instalar um recuperador a água (ou uma salamadra... ou caldeira a lenha...) e um deposito acumulador de dupla serpentina (ficava já preparado para os paineis solares).
    Na caldeira o ideal era adaptá-la para passar a aquecer a água no novo depósito. qual a idade da caldeira?
    o volume do deposito iria depender das vossas necessidades de água quente (numero de pessoas e hábitos).
    a hipotese de meter uma serpentina no fogão a Lenha será uma solução artesanal, certo??? por isso tenha a certeza de que o que vai instalar é seguro. já vi algumas soluções dessas artesanais com muito bom aspecto, mas não tenho feedback.
    fale com um bom instalador de aquecimento central que esteja habituado a esse tipo de soluções.
    • luci
    • 21 setembro 2012

     # 12

    Boas.
    A caldeira tem dez anos na casa.
    Sim será um recuperador a agua.,o sistema de aquecimento é com radiadores a agua(são sete radiadores).
    Como será feita essa adaptação a caldeira para aquecer agua no deposito?
    De momento é um casal mas a família ira crescer.
    Sim a serpentina se a instalar será artesanal.
    A instalação vai ser feita por um profissional que entenda da coisa.
    • pehp
    • 24 outubro 2012

     # 13

    Tenho uma instalação com recuperador a água em que denoto o seguinte: Quando a bomba circuladora começa a trabalhar ouve-se "martelos" por a conduta. Será ar na conduta? já fiz purgas nos radiadores e não aparece o dito ar. A instalação até tem "bastantes" purgadores e dois vasos de expansão para a sua dimensão.
  10.  # 14

    os tubos não estarão trocados? os dois tubos que ligam no radiador aquece 1º o de cima ou o de baixo?
    • pehp
    • 24 outubro 2012

     # 15

    por acaso já veriquei essa situação e se não me enganei... está correto nesse aspeto mas mesmo assim vou verificar novamente um a um radiador. O tubo onde a bomba circuladora está instalada (em que está no sentido de colocar a água que vem dos radiadores para o recuperador) é o do retorno?
    • pehp
    • 25 novembro 2012

     # 16

    Boas,

    em relação aos "martelos" que ouvia na conduta já não acontece isto porque diminui a velocidade do circulador. Nem o instalador sabe porquê... agora peço a vossa ajuda. O que pode ser a causa? A instalação solta(só está pousada no chão)?
    • pehp
    • 26 novembro 2012

     # 17

    Para além do que pode ser a causa dos barulhos e que não posso colocar o circulador nas velocidades 2 e 3 outra coisa que reparo é de dois vasos expansão... um na ida e outro no retorno. Tem lógica?

    Aguardo ajuda
    • pehp
    • 30 novembro 2012

     # 18

    Alguém me pode ajudar?

    Agradecido
    • pehp
    • 2 dezembro 2012

     # 19

    O meu problema é que não posso colocar na posição 2 porque o circulador faz um "martelo" quando começa a trabalhar e depois na continuidade já não.
    Na posição 3 já nem falo... é "martelada" até dizer chega.

    Poderá ser os tubos sobre a placa que têm de estar mais ou menos á mesma cota? Digo isto porque há um desnivelamento de 40cm em metade da placa e o "artista" fez duas contra curvas. Na altura ainda o questionei e ele dizia que era impossível do problema ser daí.

    Outra coisa: Também têm vaso de expansão no retorno! É necessário?

    Agradecido
    • pehp
    • 4 dezembro 2012

     # 20

    Não há ninguém que me pode ajudar?

    Alguém que me indique alguém aqui no forum para me poder ajudar?

    Obrigado
 
0.0203 seg. NEW