Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Fico sempre curioso em perceber porque é que as pessoas colocam estes rótulos na arquitectura. Percebo que seja mais fácil para as distinguir, mas será que hoje em dia estes rótulos fazem sentido?
    O que é que as distingue?
    Qual é a razão para umas pessoas gostarem de arquitectura "tradicional" e outras da "moderna?
    Uma é mais cara do que outra?
    A legislação em vigor permite que haja esta diferenciação?
    Qual é a mais bonita? E a mais confortável? E porquê?

    Cumprimentos,

    Rodrigo
    Concordam com este comentário: PRETO NO BRANCO
  2.  # 2

    Uma classificação faz sentido quando uma pessoa a usa para distinguir coisas, e assim fazer com que o receptor da mensagem entenda o que quer dizer.

    O conceito moderno VS tradicional parece simples de entender. Tradicional será a arquitectura com linhas e imagem característica e facilmente associável à arquitetura do antigamente. Moderna será aquela que se identifica com a actualidade.

    O conceito é um pouco subjectivo, algumas pessoas podem identificar alguns traços como tradicionais, outras outros. A mesma coisa para o que é moderno.

    Vejamos aqui o que está dentro da etiqueta moderno: http://www.houzz.com/photos/modern/exterior
    Vejamos aqui o que está dentro da etiqueta tradicional: http://www.houzz.com/photos/traditional/exterior
    Curiosamente este site ainda faz uma distinção entre moderno e contemporâneo: http://www.houzz.com/photos/contemporary/exterior

    Agora podemos identificar aspectos comuns às que estão dentro da mesma classificação, e isso será o que a define.

    Uma é mais cara do que outra?
    Penso que não há relação...

    A legislação em vigor permite que haja esta diferenciação?
    O quê? Vamos legislar palavras? :)

    Qual é a mais bonita? E a mais confortável? E porquê?
    Totalmente subjectivo, depende dos gostos das pessoas.
  3.  # 3

    Caro Rodrigo Cruz,

    Isso é um tema bastante interessante, mas como deve compreender é bastante complexo também para se explicar todo esse teor.
    A arquitectura é arquitectura. As pessoas por vezes têm uma noção daquilo que não é efectivamente a arquitectura,e associam a arquitectura a algo parecido, denomino eu por "pseudo Arquitectura".

    Uma arquitectura moderna pode ser tradicional e vice versa.
    Dou-lhe um pequeno exemplo.
    Pode fazer uma casa com carácter "minimalista" moderno mas com materiais tradicionais, madeira, pedra, etc.
    Aqui já está a misturar dois conceitos que funcionam perfeitamente.

    Agora se me falar de um estilo ou estética e dizer que arquitectura moderna não leva telhas e arquitectura tradicional leva, ai digo que isso não é arquitectura. Porque a arquitectura não se faz assim.

    E muito teria eu a dizer sobre isto.

    Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rodrigo Cruz
  4.  # 4

    Caro adarq,

    se o tópico correr bem terá mais oportunidades para discutir e dar a sua opinião:)

    Caro danobrega,

    a minha questão não está nas palavras mas sim se ainda se pode considerar que algumas das construções que se fazem hoje em dia podem ser tradicionais e cumprir coma legislação em vigor.

    E apesar de ser uma questão de gosto, gostava de saber o porquê de uns gostarem de uma coisa e outros da outra. O gosto é nosso mas há razões que explicam porque é que gostamos do que gostamos.

    Em relação a terminologias, posso dizer que as referências "tradicional" e "moderna" em relação à arquitectura feita nos nossos dias não é a mais correcta. Mas o que me interessa é a relação que as pessoas têm com essas arquitecturas e o porquê desse tipo de relação afectiva.

    Muito obrigado pela participação e continue por favor.

    Cumprimentos,

    Rodrigo
    Concordam com este comentário: adarq
    •  
      imbs
    • 29 junho 2012

     # 5

    Colocado por: Rodrigo CruzE apesar de ser uma questão de gosto, gostava de saber o porquê de uns gostarem de uma coisa e outros da outra. O gosto é nosso mas há razões que explicam porque é que gostamos do que gostamos.


    Não gosto - para não dizer que odeio - aquelas paredes enormes em vidros e mezanines ENORMES, com vistas para salas ENORMES, com paredes ENORMES, e escadas ENORMES... Sinto-me desconfortável, não acho aconchegante, e acima de tudo, acho que não se adaptaria ao meu estilo de vida.

    As fotografias nas revistas são lindas, mas para mim não servia.

    Não gosto de coisas minimalistas, sinto-as desprovidas de vivências e quase que parecem abandonadas. Gosto de uma casa com cantos e recantos (não estou a falar de vigas mal pensadas e paredes onde não deviam existir), gosto de um bom alpendre. Gosto de casas bem pensadas, onde os espaços de circulação estão bem pensados, as divisões...bem divididas!

    Não gosto daquelas casas feitas aos cubos. Um cubo sala, um cubo cozinha, um cubo quarto...e depois uns em cima dos outros, tudo direito, tudo recto...tudo, olhe, moderno....ieca!
    Mas também não gosto de ver o azulejo de nossa senhora de fátima na entrada da casa, nem de ver a casa com o rebordo de azulejo, nem com demasiados pormenores.
    Não gosto de portas escuras, nem com vidros. Não gosto da cor bronze. Não gosto de banheiras. Não gosto de varandas que não são usadas (e quantas há por esse Portugal fora). Não gosto de 'open space's' e mezanines. Não gosto de casas com 2 quartos e 3 casas de banho.

    Olhe ficava aqui a noite toda, mas vou de fds. O tópico é vosso meus senhores.



    Está dada a minha opinião de pessoa não entendida em arquitectura.
    Concordam com este comentário: Andre Pereira, marcoaraujo
    • mang
    • 29 junho 2012

     # 6

    Tendo construido uma casa Moderna, e sendo adepto deste tipo de arquitetura, venho aqui dar opinião de algumas soluções tradicionais das quais não deve prescindir.

      Estores tradicionais ou brisas solares, senão vai ter casa muito quente de verão
      Ponderar telhado de telha (comparar os custos pois penso que será menos dispendioso e mais eficiente)
      Não escolha lavatórios quadrados com pouco caimento, são menos praticos e tendem a deixar os residuos/lixo acumular
  5.  # 7

    Será que a arquitectura "moderna" é sempre grande, e não tem alpendres?
    Ter telha é indicativo de arquitectura tradicional? Se sim porquê? E se não, porquê também?
    A arquitectura "moderna" pode ter telha? Isso não a transforma em "tradicional"?

    Será que a arquitectura "tradicional" tem de ser mal pensada (fazendo um aproveitamento pouco correcto das palavras da imbs) e a "moderna" é mais funcional e racional?

    Obrigado pelos comentários e bom fim de semana imbs, segunda feira cá nos encontramos.
  6.  # 8

    casa da cascata

    http://arquitetura-moderna.blogspot.pt/2008/10/casa-da-cascata.html

    1936 Frank Loyd Wright

    A boa arquitetura é intemporal.

    Podem achar que estou a fugir do tópico, mas só para verem que o que dizem de "moderno" a que na verdade querem referir contemporâneo, não existe de ontem, e como disse boa arquitetura dura para sempre foge a modas.

    cumprimentos
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
    Concordam com este comentário: branco.valter
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rodrigo Cruz
  7.  # 9

    Grosso modo:
    Arquitectura moderna: edifícios quadrados de tecto plano
    Arquitectura tradicional: edifícios com telhado e não tão quadrados
    • mang
    • 29 junho 2012

     # 10

    Colocado por: ParamonteGrosso modo:
    Arquitectura moderna: edifícios quadrados de tecto plano
    Arquitectura tradicional: edifícios com telhado e não tão quadrados


    De facto os telhados estão normalmente associados à arquitetura tradicional, mas aqui é o campo dos arquitetos.
  8.  # 11

    Gosto - para não dizer que amo - aquelas paredes enormes em vidros e mezzanines ENORMES, com vistas para salas ENORMES, com paredes ENORMES, e escadas ENORMES... Sinto-me livre, acho espaçoso, e acima de tudo, acho que se adaptaria ao meu estilo de vida.

    As fotografias nas revistas são lindas, e para mim serviam!

    Gosto de coisas minimalistas, sinto-as coerentes e relaxantes e quase que parecem convidarmos a sentar e pensar. Não gosto de uma casa com cantos e recantos, onde nos perdemos. Gosto de casas bem pensadas, onde os espaços de circulação estão bem pensados, as divisões...mal divididas, onde se é livre de entrar por um lado e sair pelo outro! Onde não se sabe onde começa uma coisa e acaba a outra, onde o limite é a nossa imaginação e os mestres somos nós, em vez da casa.

    Não gosto daquelas casas feitas aos zigzags. Um sala com uma forma, a cozinha com outra, o quarto com uma parede para cada lado...e depois uns em cima dos outros, tudo torto, tudo curvo...tudo, olhe, tradicional....acei!

    Adoro banheiras. Adoro 'open space's' e mezzanines.

    ------

    Foi de propósito, e é para tornar a insistir: totalmente subjectivo.
    Concordam com este comentário: salapismo, imbs, PRETO NO BRANCO
  9.  # 12

    Colocado por: mang

    De facto os telhados estão normalmente associados à arquitetura tradicional, mas aqui é o campo dos arquitetos.


    exmo. mang,

    a arquitectura tradicional algarvia, tem coberturas planas

    a igreja de Notre Dame du Haut, do icone do arquitectos do modernismo, não tem uma unica recta e tem uma cobertura inclinada!!!
    • mang
    • 29 junho 2012

     # 13

    Colocado por: PRETO NO BRANCO

    exmo. mang,

    a arquitectura tradicional algarvia, tem coberturas planas

    a igreja de Notre Dame du Haut, do icone do arquitectos do modernismo, não tem uma unica recta e tem uma cobertura inclinada!!!


    Pois ... foi o que eu disse ... não sou arquiteto. ;)
    Concordam com este comentário: PRETO NO BRANCO
  10.  # 14

    exmo. rodrigo cruz,

    em resposta às suas questões:

    Percebo que seja mais fácil para as distinguir, mas será que hoje em dia estes rótulos fazem sentido?
    faz e sempre fez, ao longo da histório ja existiram inumeros movimento e estilos, do classico ao barroco, o minimalismo e o rococo. entre outras coisas é uma forma de identificarmos um determinado grupo de artista ou obras.

    O que é que as distingue?
    arquitectura tradicional é um conceito que não existe.
    chamar arquitectura tradicional é vulgarizar e mal conceitos de arquitectura vernacular e arquitectura popular, desde já bastante diferentes.
    arquitectura modernista/ vulgo moderna, é a arquitectura do movimento modernista, o movimento do pós segunda guerra mundial, portanto algo mais velhinho do que qualquer um de nós.
    depois do modernismo ainda existiu o pós modernismo, portanto uma arquitectura já bastante mais rebuscada e decorada.
    a arquitectura actual, portanto a arquitectura contemporanea, é algo que pode ser semelhante à casa da musica no porto ou ao estádio do braga ou ao edificio da vodafone no porto ou em lisboa, ou à torre vasco da gama; portanto algo demasiado vasto e heterogéneo.

    Qual é a razão para umas pessoas gostarem de arquitectura "tradicional" e outras da "moderna?
    o gosto de um e o "desgosto" do outro

    Uma é mais cara do que outra?
    Não

    A legislação em vigor permite que haja esta diferenciação?
    Não, lei há só uma, não existe uma lei para casas com telhado inclinado nem outra para casa com cobertura plana.

    Qual é a mais bonita? E a mais confortável? E porquê?
    Se tiver que ir para a guerra leva consigo uma arma antiga ou uma arma moderna?

    abraço
  11.  # 15

    Colocado por: PRETO NO BRANCO

    exmo. mang,

    a arquitectura tradicional algarvia, tem coberturas planas

    a igreja de Notre Dame du Haut, do icone do arquitectos do modernismo, não tem uma unica recta e tem uma cobertura inclinada!!!


    exmo. mang,
    não entendeu bem, dizer totalmente o oposto daquilo que referiu ;)
  12.  # 16

    Colocado por: PRETO NO BRANCOarquitectura tradicional é um conceito que não existe.


    Será mesmo?
    Porque será que muitas pessoas usam este termo?
    O que é que distingue a arquitectura vernacular da popular?

    Colocado por: PRETO NO BRANCOSe tiver que ir para a guerra leva consigo uma arma antiga ou uma arma moderna?


    Quer dizer com isto que as casas ditas "tradicionais" são desconfortáveis? Então uma casa feita hoje em dia e aparentemente "tradicional" é desconfortável?
    Quem aqui no forum quer construir arquitectura "tradicional" (estou a usar o termo para ser mais fácil) tá a construir uma casa desconfortável? E porque é que está?


    Colocado por: ParamonteGrosso modo:
    Arquitectura moderna: edifícios quadrados de tecto plano
    Arquitectura tradicional: edifícios com telhado e não tão quadrados


    Será esta distinção assim tão linear?


    Obrigado pelo vosso contributo neste tópico. Continuemos:D

    Cumprimentos,

    Rodrigo
  13.  # 17

    a meu ver boa arquitectura não se "compadece" com estilos, tem mais a ver como se resolve os problemas ( questões inerentes á apropriação do espaço tendo em vista certas vivencias e sua funcionalidade).
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, TROLHA..., Rodrigo Cruz, CMartin
  14.  # 18

    O que eu sei é que são poucas as casas que eu entro e digo, não mudava nada. As casas que o Sócas assinou são modernas ou tradicionais? Quem viu as fotografias das ditas cujas sabe muito bem que aquilo não tem ponta que se lhe pegue e no entanto já vi muita coisa semelhante por este Portugal fora.
  15.  # 19

    Podemos sempre recorrer a aulas de história como o menbro PRETO NO BRANCO, [quem precisar de ajuda pode sempre googlar um bocado], no entanto um pormenor que falha nessa história é rotular a arquitectura contemporânea como um movimento que estamos a viver. Então nesse caso no modernismo e pós-modernismo eles já sabiam que estavam a desenhar esses movimentos?

    No gótico eles deveriam pensar "epá estamos aqui a fazer um belo trabalho gótico".

    O contemporâneo é o nosso quotidiano, os movimentos terão os seus nomes muito depois de nós, a história já se encarregou de mostrar isso várias vezes.

    Existe de facto diferença entre arquitectura tradicional e moderna, só nem toda a gente é formada em Arquitectura e não tem de saber que o tradicional muitas vezes roça o kitsch ao classicismo, e que o moderno na verdade já passou e que se referem ao contemporâneo.

    cumprimentos
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rodrigo Cruz
  16.  # 20

    Colocado por: doisarquitectossó nem toda a gente é formada em Arquitectura


    foi uma das razões porque criei o tópico.
    Vamos discutir, argumentar tanto leigos como técnicos.
    Vamos tentar perceber do que é que gostamos e porque é que gostamos. Nesse sentido os posts da imbs e do danobrega são muito úteis, principalmente porque são antagónicos.
    O que me leva a questionar, se as casas "modernas" não podem ser confortáveis e as "tradicionais" coerentes e funcionais?
    Sim ou não e porquê?

    Outra questão as "modernas" têm de ser quadrados?
    E as "tradicionais" têm de ter telhado?
    Faz sentido distingui-las, ou podemos falar apenas de boa ou má arquitectura? Ter telhado significa ser arquitectura datada? E consequentemente para sermos contemporâneos tem que se construir coberturas planas e grandes panos de vidro?

    Cumprimentos,

    Rodrigo
    Concordam com este comentário: PRETO NO BRANCO
 
0.0242 seg. NEW