Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Eu e a minha esposa tencionamos construír casa. Já temos o projecto elaborado e aprovado, falta apenas desanexar o terreno. O terreno é composto por dois artigos, uma habitação e o um terreno ao lado (onde tenho o projecto de construção). O problema surgiu pois os artigos estão hipotecados como um, e o banco recusa-se a permitir a desanexação sem renegociação do crédito em vigor. Gostava de saber se alguém passou por alguma situação semelhante ou se sabe como posso resolver isto.

    Melhores cumprimentos,
    MNeves
    •  
      GF
    • 13 julho 2012

     # 2

    Colocado por: mnevesEu e a minha esposa tencionamos construír casa. Já temos o projecto elaborado e aprovado, falta apenas desanexar o terreno. O terreno é composto por dois artigos, uma habitação e o um terreno ao lado (onde tenho o projecto de construção). O problema surgiu pois os artigos estão hipotecados como um, e o banco recusa-se a permitir a desanexação sem renegociação do crédito em vigor. Gostava de saber se alguém passou por alguma situação semelhante ou se sabe como posso resolver isto.


    A solução passa por.... renegociar com o banco.
    Cumps
  2.  # 3

    Pois é, eu estou numa situação algo semelhante só que em vez de um terreno é uma moradia, que estou com um projecto para ampliar e
    "partir" em duas moradias, e o guloso (sem aspas) do banco já me avisou que irá mexer no spread; no entanto como é crédito para habitação-arrendamento, a diferença para o spread actual tb. não é muita, portanto não isso não me afecta muito.

    Colocado por: mnevesBoa tarde,

    Eu e a minha esposa tencionamos construír casa. Já temos o projecto elaborado e aprovado, falta apenas desanexar o terreno. O terreno é composto por dois artigos, uma habitação e o um terreno ao lado (onde tenho o projecto de construção). O problema surgiu pois os artigos estão hipotecados como um, e o banco recusa-se a permitir a desanexação sem renegociação do crédito em vigor. Gostava de saber se alguém passou por alguma situação semelhante ou se sabe como posso resolver isto.

    Melhores cumprimentos,
    MNeves
  3.  # 4

    Antes de vilipendiar os bancos (embora o mereçam muitas vezes é certo!) temos que pensar assim:

    Eu emprestei € 10.000 ao João, e como garantia (que ele é um tipo pouco certo e nem sempre paga) ele hipotecou um terreno de couves e outro de batatas, para que, caso não me conseguisse pagar... eu tinha sempre a hipotese de vender aqueles 2 terrenos e recuperar o meu dinheiro...

    Agora o João, que me continua a dever dinheiro, quer despachar o terreno das batatas... Seria justo vender o terreno sem a minha autorização? Será que eu deixava?

    É basicamente isto...

    Acredito que o banco possa largar mão do terreno mas é normal que (i) lhe peça outra garantia (ii) fique com condições menos vantajosas..

    Tente negociar com eles...

    Cumps
    Concordam com este comentário: treker666
  4.  # 5

    Vou abrir novamente este tema uma vez que a minha situação é a mesma.
    Ou seja, tenho 2 artigos, estou a construir no artigo 1, mas a hipoteca esta para os 2 artigos.
    A minha pergunta é:
    mais tarde posso desanexar o 2º artigo da hipoteca?
    o que tera de ser negociado com o banco?

    Obrigado
  5.  # 6

    Mais tarde após levantar a hipoteca, ou antes?

    O terreno é rustico ou urbano? Qual o concelho?
  6.  # 7

    Boa tarde. Tenho terreno urbano com uma casa construida. (cerca de 2.000m2 no total area terreno). Queria destacar uma parte do terreno (sem casa) com cerca de 700m2 que tem entrada por arruamento público.
    Passa que tenho hipoteca sobre todo o prédio. Poderei fazer o destaque sem avisar o banco (mesmo que o banco fique com a hipoteca sobre os 2 futuros prédios)?

    Obrigado
  7.  # 8

    Não
  8.  # 9

    Não.
    Na conservatória não será autorizado.

    Colocado por: zebrancooBoa tarde. Tenho terreno urbano com uma casa construida. (cerca de 2.000m2 no total area terreno). Queria destacar uma parte do terreno (sem casa) com cerca de 700m2 que tem entrada por arruamento público.
    Passa que tenho hipoteca sobre todo o prédio. Poderei fazer o destaque sem avisar o banco (mesmo que o banco fique com a hipoteca sobre os 2 futuros prédios)?

    Obrigado
  9.  # 10

    Bom dia. Retomando o tópico. Não existe nenhuma possibilidade de fazer este destacamento com autorização do Banco?
  10.  # 11

    Pergunte ao banco ou a um notário/conservador. Tenho a ideia que não.. uma ocasião um cliente quis fazer uma alteração a um loteamento que carecia de assinaturas e não foi possível por causa dos bancos
  11.  # 12

    Colocado por: zebrancooédio. Poderei fazer o destaque sem avisar o banco (mesmo que o banco fique com a hipoteca sobre os 2 futuros prédios)?


    Tenho uma situação exatamente igual.
    Consegui fazer o destaque da parcela sem qualquer intervenção do banco.
    Resta saber agora como se processará junto da AT e da Conservatória dos Registos, mas o destaque consegue fazer.
    • Zarb
    • 5 janeiro 2024

     # 13

    Colocado por: jojo91

    Tenho uma situação exatamente igual.
    Consegui fazer o destaque da parcela sem qualquer intervenção do banco.
    Resta saber agora como se processará junto da AT e da Conservatória dos Registos, mas o destaque consegue fazer.

    Vai ficar com hipoteca do valor total sobre os dois prédios...
    Mas claro, é possível fazer sem intervenção do banco mas não é o melhor...
  12.  # 14

    Boa tarde,

    Conseguiu fazer o registo na AT e Conservatória?

    Colocado por: jojo91

    Tenho uma situação exatamente igual.
    Consegui fazer o destaque da parcela sem qualquer intervenção do banco.
    Resta saber agora como se processará junto da AT e da Conservatória dos Registos, mas o destaque consegue fazer.
  13.  # 15

    O banco tem de autorizar. Nao é igual uma hipoteca a 2 hipotecas com a mesma area e artigos.
 
0.0175 seg. NEW