Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos,

    Recentemente "descobri" este forum e tenho lido bastante , mas cada caso é um caso, e como tal vou postar a minha situação e tentar fazer um "passo-a-passo" do meu caso , desde as duvidas as conclusões e todo o desenvolvimento da obra em questão.

    A minha situação é a seguinte:

    Recentemente herdei uma casa no concelho de Sabugal-Guarda, é uma casa pequena com 3 pisos de cerca de 30m2 cada, a casa é toda em granito e os interiores todos em madeira, desde a laje ás paredes, a casa tem cerca de 150 a 200 anos, e as unicas obras que teve foi rebocada a cimento por fora (a moda na altura), de resto tudo se mantem igual e com os mesmos materiais com que foi construida.

    Agora que a vou reconstruir, as duvidas são muitas, pois ja pensei em fazer a reconstrução em alvenaria, obviamente mantendo as fachadas exteriores em predra, mas como quero fazer o mais identico possivel ao que foi feito originalmente, tenho pensado nas madeiras, mas as opinioes divergem muito e como tal tambem gostaria de saber opiniões em relacao a isso ..

    Os primeiros passos estou a da-los agora, pois vou começar a pedir orçamentos (medeira e alvenaria), e fazer o projecto.

    Uma das coisas a ter em conta será a durabilidade, garantias dadas, e tambem custos, pois os euros não abundam, e quero tentar nao recorrer a banca..

    Peço por isso as vossas opiniões e sugestões , pois seram bem vindas e serão uma grande ajuda ..

    Cumprimentos a todos e desde ja obrigado..
  2.  # 2

    Bom dia Ricardo,

    O primeiro passo será fazer o projecto e só depois pedir os orçamentos para a construção.
    Verá que com a evolução do projecto, os materiais serão os mais adequados tendo em conta a qualidade/custo do material.

    Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
    Concordam com este comentário: tiagot, Rodrigo Cruz
  3.  # 3

    Bom dia ,

    Desde ja obrigado pela resposta ...

    Em relação ao projecto, antes de mandar fazer, ainda tenho muitas duvidas em relação a reconstrução, pois não sei bem ainda se será em madeira ou alvenaria, ou para fazer o projecto não é necessário ter isso em conta ?

    Cumprimentos e obrigado

    Ricardo Silva
  4.  # 4

    ricardo

    já agora quem é ou como é que vai definir se é madeira ou alvenaria??
  5.  # 5

    Tal como disse,

    Com a evolução do projecto, encontrar-se-á certamente a melhor solução. Acredite que encontra.

    Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
    Concordam com este comentário: Rodrigo Cruz
  6.  # 6

    Viva Ricardo,

    A fase de projecto deverá ajudá-lo precisamente a tomar esse tipo de decisões.
    Ao longo da fase de projecto deverão existir mapas de medições (potencialmente de várias alternativas) e é com esses dados, e outros como a durabilidade, compatibilidade técnica e visual com o existente das várias alternativas.
    No final, com o projecto feito, projecto de execução e mapas de quantidades, no fundo com todas as suas intenções para a obra precisamente definidas, poderá dirigir-se a várias empresas de construção e pedir orçamentos para a execução do seu projecto de reconstrução. E só assim conseguirá fazer uma comparação minimamente séria (e mesmo assim ás vezes é difícil).
    De outro modo, indo pedir orçamentos separados quando ainda não tem certeza do que quer, irá possivelmente ficar completamente baralhado.

    Pelo que seria aconselhável realizar uma análise profissional do que existe em primeiro lugar, antes de demolir o que quer que seja, explorar e equacionar várias opções de intervenção ao longo do projecto (com medições e orçamento base), e depois de concluído o projecto, consultar várias empresas de construção e comparar as várias propostas de orçamento e garantias de execução.

    Cumprimentos, Tiago.
    Concordam com este comentário: Rodrigo Cruz
  7.  # 7

    Colocado por: tiagotDe outro modo, indo pedir orçamentos separados quando ainda não tem certeza do que quer, irá possivelmente ficar completamente baralhado.

    E os empreiteiro não estão para andar a perder tempo a orçamentar coisas que o cliente ainda não sabe se vai fazer.
  8.  # 8

    Ricardo,

    O projeto não é um fim em si, é um processo e esse processo é que vai definir os materiais que irá usar, voce e o seu projetista vão equacionar uma data de variantes, desde a autenticidade, o preço, custo de aplicação etc etc.. e no fim sai um projeto em si. Por isso estar a tentar definir tudo para depois fazer o projeto é errado.

    Boa sorte
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
    Concordam com este comentário: two-rok, tiagot, Rodrigo Cruz
  9.  # 9

    Antes mesmo e mandar fazer o projecto convinha verificar junto da câmara municipal do Sabugal os moldes em que pode ser feita essa reconstrução, tenho ideia que existem zonas/aldeias com algumas restrições/condicionantes na reconstrução desse tipo de casas.
    Fazer o mais idêntico possível ao que foi feito originalmente pode ser uma ideia interessante mais tb pode não ser, incluir alguma contemporaneidade nessa reconstrução pode ser uma forma barata de criar valor acrescentado ao conjunto.
    Ponha aqui umas fotos da casa e da envolvente que o pessoal terá todo o gosto em opinar.
    Concordam com este comentário: two-rok
  10.  # 10

    Bom dia novamente ,

    Antes de mais obrigado por todas as respostas ...

    Então o primeiro passo é o projecto. será essa a primeira coisa a fazer então...

    Em relação à camara municipal, pelo que falei lá na secção de obras, em relação ao exterior posso tirar o reboco e deixar a pedra á vista , e fazer os alpendres em madeira como estou a pensar, e basta preencher o formulario de comunicação lá , não havendo qualquer problema e não sendo necessário licenças, apenas se quisesse alterar alguma coisa , como janelas , portas ou outros é que seria necessário o licenciamento, pois assim consideram conservação...

    Já no interior da casa é um pouco diferente, pois sendo a casa originalmente toda em madeira por dentro, se eu quiser fazer em madeira, é mais uma vez considerado conservação, se eu quiser fazer em alvenaria, aí ja o caso muda , pois será necessario a entrega de projecto e licenciamento ...

    Mais logo vou colocar uma foto do exterior da casa , bem como a zona envolvente, (casas em redor)..

    Obrigado a todos ...

    Cumprimentos ..

    Ricardo Silva
  11.  # 11

    Boa tarde,

    Tal como refiro em cima , deixo uma foto do exterior da casa..

    Pela foto ja dá para ter uma ideia da casa .. da zona envolvente a ver se logo ja coloco umas fotos tambem , pois ao lado tem uma casa ja reconstruida e quase todas as outras estao practicamente abandonadas , mas com todas as fachadas intactas ...
      DSC00086.jpg
  12.  # 12

    Penso que poderia tirar partido do que existe e adequá-lo às suas pretensões. Poderia alterar a casa até mesmo a abertura de novos vãos ou a ampliação dos existentes.
    É um desafio interessante.

    cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  13.  # 13

    Boa tarde,

    A minha ideia é tirar todo o reboco das paredes exteriores e deixa las com o granito a vista , o alpendre é para tirar e voltar a fazer em madeira , como era originalmente...

    Em relacao as janelas, estou a pensar deixa las com as medidas que têm , pois quero manter ao maximo a "traça" original da casa ..

    De qualquer forma, as sugestoes sao bem vindas .. Se nao fossem nao vonha ao forum .. :)

    cumprimentos ..

    ricardo silva
  14.  # 14

    Em relacao a varanda , a "base" é pedra , mas a varanda em si tambem gostava de fazer em madeira ...

    No ultimo andar a solucao será claraboias ....
  15.  # 15

    ricardo,

    Duvido que essa seja a traça original da casa. Não existe coerencia estetica nas fachadas, entre outros pontos que me levam a crer que existem alguns elementos adulterados face ao tempo a que a casa iria sendo habitada. Contudo, penso que o alpendre até se adequa, podendo sofrer alguns ajustes, mas isso só poderá começar com a execução do projecto de arquitectura que iria estabelecer novas prioridades à casa. Quando me referi a abertura de novos vãos era precisamente por isso. Poderá deslocar um vão, encerrá-lo ou abrir um novo, consoante a disposições espaciais no interior da casa.

    cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  16.  # 16

    Boa tarde,

    Que eu saiba a unica alteração feita , foi no alpendre, a zona assinalada a vermelho , pois a varanda era rectangular..

    Mas refiro me ao que me foi dito em tempos , nao posso ter a certeza ...

    A casa ja vem desde os meus bisavos , portanto em mais de 100 anos so teve essa alteracao, podera é ter tido antes , pois teve um dono anterior ...
  17.  # 17

    foto
      DSC000861.jpg
  18.  # 18

    Granito à vista, já captou a minha atenção :)

    Boas obras :)
  19.  # 19

    O que estou a querer dizer é que a casa foi sofrendo adaptações.

    Mas comunique a um arquitecto as suas pretensões e quanto pretende gastar nas obras.
    Estas informações são importantes no sentido de cruzá-las aquando a execução dos projectos.

    Algum esclarecimento disponha.

    Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  20.  # 20

    O Problema de aumentar os vaos prende-se com o facto de:

    1º a casa ser pequena e esses vaos ficarem fora de escala para esta casa
    2º a casa nao ter terreno ao lado e ficar muito exposta à circulação exterior.

    De resto acho a casa muito pitoresca, boa base de trabalho.

    Cumprimentos
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
    Concordam com este comentário: two-rok
 
0.0215 seg. NEW