Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    alguém consegue me indicar um site aonde posso ler o actual regulamento (Portugal) de uma escada de habitação com 1°. Meu arquitecto diz que uma escada com uma altura de degrau de 18 cm e com um piso de 25 cm é proibido por lei e contra o regulamento. Muitas casas que eu já visitei tem um piso de 25 cm, alias 22,5 cm + 2,5 cm do revestimento e cada degrau tem uma altura de 18 cm. Estou confuso e preciso de saber exactamente o regulamento de uma escada de habitação. Os regulamentos podem variar dentro do país? Por exemplo uma escada no Porto não ter que ter os mesmos cm de altura , piso etc como em Lisboa? Obrigado pela ajuda....
    Bom ano para todos !! Um abraço, Nelson.
    • sa2
    • 1 janeiro 2009 editado

     # 2

    Viva, não sou arquitecto, mas posso ajudar!
    a actual lei que faz referência às dimensões exigidas dos cobertores e espelhos de escadas, é o DL163/2006 de 8 de agosto, onde são publicadas as normas técnicas para melhoria de acessibilidade das pessoas com mobilidade condicionada.

    No que diz respeito a escadas, pode encontar-se o seguinte:

    2.4.3—Os degraus das escadas devem ter:
    1) Uma profundidade (cobertor) não inferior a 0,28 m;
    2) Uma altura (espelho) não superior a 0,18 m;
    3) As dimensões do cobertor e do espelho constantes ao longo de cada lanço;
    4) A aresta do focinho boleada com um raio de curvatura compreendido entre 0,005 m e 0,01 m;
    5) Faixas antiderrapantes e de sinalização visual com uma largura não inferior a 0,04 m e encastradas junto ao focinho dos degraus.


    É óbvio que nem todos concordam com isto, mas é a Lei!
    Já agora, também terá que cumprir algumas disposições construtivas nas casas de banho, como ter uma largura livre ao lado da sanita para poder parquear uma cadeira de rodas, ter um espaço de manobra de 360º, isto é um circulo com 1,50m de diâmetro, o mesmo terá que acontecer no hll de entrada e entre as bancadas da cozinha. Entre outras disposições, que as pessoas ditas "normais" consideram desapropriadas nas suas casas.

    cumprs
 
0.0048 seg. NEW