Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 681

Boa noite.. sou novo no forum e desde já parabéns pelo serviço e contributos que todos têm dado.
    Relativamente ao tópico tenho um questão a colocar..
    Existe alguma configuração que permita num sistema piso radiante hidráulico, auxiliado com paineis solares e apoiado com caldeira de condensação, esta mesma caldeira funcionar também em série para a produção de águas quentes instantâneas, tipo funcionar como esquentador em série?
    Isto para garantir sempre ter água quente.
  2. Ícone informação Anunciar aqui?

3.  # 682

a água quente sanitária (AQS) seja em que sistema for é sempre prioritária.
  4.  # 683

Claro. AQS sempre prioritário. Mas assim é necessário ter sempre o depósito de inercia das AQS a uma temperatura ideal para consumo, desperdiçando energia para manter 200, 300 ou até mais litros sempre a essa temperatura, mesmo que não haja consumo de águas.
    Imaginemos esta situação de transição de estações. Não estar o aquecimento centrar em funcionando, por não ser necessário e por algum motivo, e a produção solar não ser suficiente. Ao final do dia, a caldeira terá de funcionar para aquecer o depósito das AQS (200 lts), mesmo que na realidade apenas precise de águas quentes para lavar a loiça. Com um sistema em série apenas aquece a água que é necessária, instantaneamente.. parece ser mais económico. Estarei a ver mal?

5.  # 684

tudo é possivel.

existem montes esquemas possíveis.

e uma caldeira normal estantânea produz pouca água quente,para alimentar 2 pontos de consumo ainda dá,mais do que isso alguém vai ficar mal.

tudo depende...cada caso é um caso
  6.  # 685

Olá a todos,

como também estou a construir/restaurar casa e este assunto de "sistemas de aquecimento" também me interessa bastante venho aqui colocar a minha questão :)
    Pelo que tenho andado a investigar estou com ideias de colocar o seguinte para aquecimento:
    - Fogão Bio 8 Horas da Fercar (https://bio8horas.com/). É um fogão desenhado e concebido para "aguentar" de 8 a 12 horas com a "lenha a arder" (claro que não é a arder mas com brasa a gerar calor sufuciente para aquecimento ou algo assim). Já conheço bem este "fogão" visto que tenho vários amigo que o têm e todos me confirmam a sua qualidade.
    - Piso radiante (120 m2 de área)
    - Paineis solares (não sei nomes técnicos), principalmente para aquecer as águas sanitárias no verão.

Claro que depois também tem o "cilindro" de água (ou lá o que é) onde estes sistemas vão "ligar". Mas sobre esse equipamento ainda pouco, menos ainda do que os outros :), sei.

Como já li aqui conselhos muito valiosos para quem está agora na fase de decisões venho aqui apelar a alguma alma se me consegue dizer, na medida do pssivel,se estou a fazer uma escolha minimamente decente :)

Abraço a todos,
    Juliana
  7.  # 686

Pode ter isso tudo interligado: fogão+solar+ depósito misto (inércia e AQS) constituindo uma boa solução se tiver a disposição de ter o fogão a queimar todos os dias.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Juliana Fortes
data-ad-format="auto" data_ad_region="test">