Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Colocado por: zedasilva
    Sempre a meterem cunhas estes gajos
    :(((



    😁😁😁😁

    Era mais para ver se algum também já tinha construido uma capela....
  2.  # 42

    Porque o rio passa na minha terra:

    Conta a lenda que, a Rainha Santa Isabel, tinha o hábito de fazer longos passeios pelo campo. Nos seus passeios por terras do Mosteiro de Lorvão, certo dia, sentiu uma sede imensa. Pediu então, a uma das suas aias, que lhe trouxesse um pouco de água.
    A aia, avistando ali perto uma ribeira de águas cristalinas, recolheu um pouco desse líquido e deu-o à sua Senhora.
    Habituada a um paladar requintado das águas do Mondego e visivelmente desagradada com um carácter salobro das águas do pequeno e humilde ribeiro, logo ali exclamou com veemência: "- Esta água é de certo má!!!".Foi tal a impressão provocada nas gentes que por ali desenvolviam as suas atividades agrícolas, e que por isso, tiveram a oportunidade de assistir a tal cena que, ficou para todo o sempre na memória destas gentes o nome de "Certomá" e com o andar dos tempos foi perdendo a acentuação acabando como hoje existe o "Rio Certoma", para designar o rio que desde o Bussaco até à Pateira de Fermentelos de onde segue em direção ao Vouga vai beijar carinhosamente o Oceano Atlântico por terras de Aveiro. É ainda conhecido por "Cértima".
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zedasilva, CMartin, Casa da Horta, maria rodrigues, Vítor Magalhães
  3.  # 43

    Lembrei-me deste tópico...
    TVI
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zedasilva, CMartin
      20210115_161917.jpg
  4.  # 44

    Por acaso, alguém tem uma desta peças que me deixe tirar medidas?
      carro-de-bois-1024x683.jpg
  5.  # 45

    Deixo a lenda do “matar-o-bixo” se calhar uma coisa mais transmontana.

    Lamento zedasilva não posso ajudar para medir o carro de bois.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zedasilva, Vítor Magalhães
      B02F3BEB-0AF7-4A6F-B587-5E8AADD69D69.jpeg
  6.  # 46

    Colocado por: zedasilvaPor acaso, alguém tem uma desta peças que me deixe tirar medidas?
      carro-de-bois-1024x683.jpg


    1:1?
  7.  # 47

    https://www.vortexmag.net/penedos-dos-cornudos-amarante/

    "Penedo dos Cornudos: há uma rocha em Amarante que lhe diz se está a ser traído"

    Para quem tiver curiosidade
 
0.0170 seg. NEW