Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Gostaria de saber a vossa opinião para resolver a seguinte situação:

    Há alguns anos atrás o meu vizinho construi-o uns anexos no seu quintal, onde colocou galinhas e que fica a cerca de 15 metros das janelas dos quartos da minha casa. No final de Agosto, após algumas discórdias com esse vizinho, por ter construído um canteiro numa parte da serventia pública (já confirmado pelo presidente da junta de freguesia) e por não aparar as suas árvores e arbustos que estão a pender para outra zona da serventia que já é considerada serventia de inquilinos, resolveu colocar um "Sr.º galo" junto das ditas galinhas. A partir daí não voltei a ter uma noite em que conseguisse dormir um sono descansado.
    Fui ao posto da GNR da zona da minha residência e lá disseram-me que não seria fácil provar que o galo está a incomodar, visto que, este teria que cantar no momento em que a patrulha lá fosse, para que pudessem agir.
    Fiquei então, de telefonar para o posto da GNR na madrugada seguinte quando o animal começasse a cantar e assim fiz.
    Passado algumas horas, como não apareceu ninguém, resolvi ligar de novo para o posto. Disseram-me que tinham estado no local, mas que não ouviram nada e foram embora, sem sequer tentar saber onde estava a capoeira...de qualquer forma ficaram de voltar noutra altura, com mais calma, para tentar ouvir o dito galo.
    Estou à espera até hoje.
    Entretanto resolvi apresentar uma queixa nos Julgados de Paz, sobre o assunto da limpeza da serventia de inquilinos e sobre a situação do galo. Houve a mediação, em que não se chegou a nenhum acordo e foi apresentada uma contestação pela advogada desse vizinho, a alegar que este desconhece o local onde ficam os meus quartos, que sempre lá teve um galo e que é uma zona rural.
    Neste momento, aguardo que a audiência seja marcada, mas entretanto, o desespero em não conseguir dormir, a partir do nascer do dia, cada vez se está a tornar mais insuportável... Será que não haverá um procedimento mais célere para tirar dali aquele animal?
    O Presidente da junta de freguesia, depois de ter estado no local (finais de Julho) e de ter confirmado a construção do canteiro na serventia pública sem que tivesse havido qualquer permissão, não tomou qualquer providência. Será que posso fazer alguma coisa a esse respeito?
  2.  # 2

    Espero que não leve a mal a brincadeira, mas o procedimento mais célere é um arroz de cabidela. :D

    Agora a sério,

    Estando a correr um processo no Julgado de Paz, julgo que pouco mais pode fazer.

    Em relação ao presidente da junta, só colocando um processo contra a junta de freguesia se os prazos para lhe responderem terem sido ultrapassados.


    Infelizmente, seja no campo ou nos apartamentos das cidades, não há muito a fazer para resolver atritos com os barulhos dos vizinhos.

    Agradeço que tenha a gentiliza de nos ir informando sobre como correu o processo no Julgado de Paz.
    Fico com muita curiosidade para saber se terá algum avanço por essa via.
  3.  # 3

    Colocado por: Silver Wolf
    Infelizmente, seja no campo ou nos apartamentos das cidades, não há muito a fazer para resolver atritos com os barulhos dos vizinhos.


    Não há porquê?
  4.  # 4

    Porque, na experiência que tenho com alguns casos, é complicado obter provas da infracção da lei do ruído.

    E mesmo as autoridades policiais estão pouco sensibilizadas para colaborarem nestas infracções.


    Reconheço que estou em desvantagem nesta discussão consigo, pois está ligado ao direito ao contrário de mim.

    Mas ficarei surpreendido se me demonstrar que há solução rápida e eficaz.
  5.  # 5

    É exactamente como os cães que ladram nos apartamentos. Nada a fazer. Ou por outra há, mas não tem qualquer resultado prático. É um caso de cortesia e boa educação ou civismo, como lhe queiram chamar e esses valores são muito complicados de defender num país emergente.
  6.  # 6

    Não lhe posso dizer que se podem resolver estas coisas em 15 dias mas aquilo que eu identifico como a principal causa para o insucesso e para algumas pessoas viverem uma vida de inferno (e há casos bem mais graves que um galo) é precisamente as pessoas desacreditarem na justiça e nos tribunais e andarem a telefonar para a polícia (que, na maioria dos casos, ou não quer saber, ou é conivente [no bairro alto em lx então...]), para a câmara municipal ou a caminho de julgados de paz...

    1:º passo é o diálogo... se não dá então acção judicial num tribunal comum + a competente indemnização por danos não patrimoniais...

    Agora é claro que se vai gastar dinheiro e com sorte 1 ano há espera de uma decisão mas na minha opinião é a opção mais eficaz...

    Quem é que segue este caminho? Muito poucos...
    Concordam com este comentário: Silver Wolf
    • kami
    • 8 outubro 2012

     # 7

    Uma pressão de ar também resolvia o problema...lololol
    Concordam com este comentário: manélii
  7.  # 8

    Colocado por: Erga OmnesNão lhe posso dizer que se podem resolver estas coisas em 15 dias mas aquilo que eu identifico como a principal causa para o insucesso e para algumas pessoas viverem uma vida de inferno (e há casos bem mais graves que um galo) é precisamente as pessoas desacreditarem na justiça e nos tribunais e andarem a telefonar para a polícia (que, na maioria dos casos, ou não quer saber, ou é conivente [no bairro alto em lx então...]), para a câmara municipal ou a caminho de julgados de paz...

    1:º passo é o diálogo... se não dá então acção judicial num tribunal comum + a competente indemnização por danos não patrimoniais...

    Agora é claro que se vai gastar dinheiro e com sorte 1 ano há espera de uma decisão mas na minha opinião é a opção mais eficaz...

    Quem é que segue este caminho? Muito poucos...
    Concordam com este comentário:Silver Wolf


    Realmente ... um tribunal para decidir um caso destes. Quando começar já o galo nem existe, quanto mais quando acabar. Os milhares de processos amontoados ...
    • eu
    • 8 outubro 2012

     # 9

    Colocado por: kamiUma pressão de ar também resolvia o problema...lololol

    Não, só amplificava o problema.

    Há que ter bom senso...
  8.  # 10

    eu apostava na cabidela... mas convidava o vizinho!! :))
  9.  # 11

    gtfonseca, deixe-me cá ver: você chamou a GNR porque o galo do eu vizinho ( q está a 15 metros da sua janela) canta às 4 da manhã. Julgo q você deve ser o motivo de muita galhofa lá no posto. Só lhe falta chamar a policia porque às 6 da manha aparece uma luz muito forte do lado Nascente...

    Depois chateia o vizinho e o presidente da junta porque as árvores do seu vizinho não estão aparadas e pendem para o lado das zonas de serventia??? Deixe-me dizer-lhe que você não deve ser um vizinho fácil...

    Acautele-se não vá o seu vizinho chatear-se consigo e alugar a casa dele a uma família de 14 pessoas que fazem festas todos os dias até às 2 da manhã e aos fins-de-semana até às 5 da manhã, você até vai ter saudades do galo do seu vizinho...
    Concordam com este comentário: MDA, SS1128
  10.  # 12

    Pois bem, acabei de chegar da Junta de freguesia e de falar com o Sr.º Presidente. Parece que a história do canteiro construído da serventia pública está bem encaminhada. Disse-me que vai falar com o vizinho e dar-lhe mais um a vez um prazo para o remover. Caso não o faça, a própria junta de freguesia tratará do assunto... vamos ver...

    O galo, por enquanto, vou ter que continuar a conviver com a sua "melodia". Vamos ver o que os Julgados de paz irão decidir.

    Nunca apreciei muito arroz de cabidela, mas neste momento acho que se está a tornar o prato mais ambicionado...
    •  
      bcool
    • 9 outubro 2012

     # 13

    E que tal melhorar o isolamento acústico da casa? São janelas de vidro duplo?
    Bc
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    • mog
    • 9 outubro 2012

     # 14

    fonseca, não me leve a mal mas essa de ir fazer queixa à GNR por causa de um galo que canta...
  11.  # 15

    Colocado por: pedromdfÉ exactamente como os cães que ladram nos apartamentos. Nada a fazer.


    A quantidade de cães da minha mãe que foram envenenados contradizem o "nada a fazer".
  12.  # 16

    Alguém conhece a lei do ruído? (DL 9/2007, art.º 3.º, alínea r e art.º 24)

    Caso a origem do ruído fosse com de outro animal, a situação já era vista de outra forma?
  13.  # 17

    Colocado por: danobrega

    A quantidade de cães da minha mãe que foram envenenados contradizem o "nada a fazer".

    Como é que se faz? Com um envelope por debaixo da porta?
  14.  # 18

    Colocado por: pedromdfComo é que se faz? Com um envelope por debaixo da porta?


    No nosso caso suspeitamos que atiraram qualquer coisa para a varanda.
  15.  # 19

    Colocado por: gtfonsecaAlguém conhece a lei do ruído? (DL 9/2007, art.º 3.º, alínea r e art.º 24)

    Caso a origem do ruído fosse com de outro animal, a situação já era vista de outra forma?


    Qual é a sua dúvida?

    Era a mesma coisa...
  16.  # 20

    Como ficou este caso?
 
0.0193 seg. NEW