Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Estou a construir a minha moradia e suugiram algumas duvidas quanto ao revestimento da cobertura!

    Entre duas soluções, painel sandwich ou zinco envelhecido.

    A vantagem do painel sandwich é o preço mas tenho algumas duvidas quanto à estanqueidade devido à pouca inclinação, o Zinco tem a vantagem da estanqueidade mas tem a desvantagem no preço que é o dobro!!

    deste modo se alguem tem experiencia neste tipo de cobertura e queira dar uma opinião, esteja à vontade.

    Vou tentar enviar algumas fotos e pormenores.
  2.  # 2

    mais algumas fotos...
      fotografia 1.JPG
  3.  # 3

    foto...
      fotografia 2.JPG
  4.  # 4

    corte...
  5.  # 5

    eu colocaria em TELA de PVC armada com espessura mínima de 1.5mm, da SIKA, se quiser a rufagem pode ser efectuada com chapa de zinco.
    A impermeabilização da cobertura não deverá ultrapassar os 27€/m2 + rufagem.

    Essa cobertura pode ser com tela à vista, ou cobertura do tipo invertida, com lastro em godo. Deve discutir as opções versus custos com o seu coordenador de projectos.
  6.  # 6

    Eu seguia o conselho do Pedro Barradas, ou então aplicava tela betuminosa, mas retirava a caleira do meio da casa e colocava uma caleira em cada alçado.
  7.  # 7

    A principio o Arquitecto também sugeriu tela, mas tenho algumas duvidas, a moradia é em trás-os-montes onde as amplitudes térmicas são mt elevadas e em termos de garantia as telas serão para aproximadamente 15 anos?!!

    A nivel de preço os 27€/m2 + colocação de 6cm de xps + betão leve paras pendentes fica mais caro do que o painel sandwich de 50mm

    Quanto a caleira do meio esse é um ponto acente, evito a duplicação de caleiras e tubos de queda pelo exterior.
  8.  # 8

    Alguns pormenores:
    O isolamento Térmico devia ser aplicado logo por cima da laje de esteira;
    o espaço entre a laje de esteira e o painel sandwich devia der ventilado, para evitar condensações;
    nesse caso como o isolamento era colocado logo por cima da laje, podia meter painel sandwich de 30 ou 40 mm
    Para o isolamento: poliuretano projectado a revestir toda a laje e a dobrar toda a platibanda, interior e exterior e a parte horizontal já no exterior da platibanda, senão fica aí com uma ponte térmica por resolver (ligação entre a laje horizontal e a platibanca) corre o risco de condensações e fungos no tecto em toda a periferia da casa, mais perigoso será nas fachadas a norte.
    depois de tudo isolado com o poliuretano aplicaria Caleiras e rufos em inox, e a cobertura em painel sandwich. e também alterava as caleiras para a periferia.
  9.  # 9

    se optar pelo painel sandwich irei fazer o poliuretano projectado ja tenho os preços para 4cm - 7,50€/m2, a platibanda será revestida com capoto, que ao vir das paredes dobra para a platibanda.

    O meu maior problema ralativamente ao Painel é a estanqueidade da caleira uma vez que tem pouca altura, se houver uma tromba de água,e a caleira encher a agua pode-se infiltrar entre a caleira e painel, sei que tem que levar um cordão de cola e veda mas não será 100% e outro problema é que com a pouca inclinação do painel e no encontro do painel com a platibanda com a chuva batida a vento também poderá infiltrar.
    Concordam com este comentário: Manuel Nabais
  10.  # 10

    Eu optava pelo zinco o assunto ficava arruma a de cabeça tranquila.

    Se vier uma descarga de granizo o painel sandwish vai ficar todo picado e começa a enferrujar, para não falar na acumulação de terra/lixo devido á pouca inclinação do telhado.
  11.  # 11

    Colocado por: Prozerooutro problema é que com a pouca inclinação do painel e no encontro do painel com a platibanda com a chuva batida a vento também poderá infiltrar.

    Os fabricantes aconselham inclinações máximas de 6 ou 7%, mas estou farto de ver coberturas com 2 ou 3%, e a sua é mais um exemplo.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: celsanrib
  12.  # 12

    Boa tarde,

    eu também optaria pelo zinco. É um pouco mais caro mas na minha opinião fica bem servido.

    PS: o preço que você deu para as telas (27€/m2) é extremamente alto. Mas efectivamente numa zona com grandes amplitudes térmicas é complicado ter telas.
    • drmj
    • 30 outubro 2012

     # 13

    Sim, as telas não gostam de grandes amplitudes termicas, o zinco é mais fiável. Pensando também em bem isolar por baixo. Com um telhado tão plano, é pena se não colocar paneis fotovoltaicos...
  13.  # 14

    De facto o zinco è a melhor soluçao, o problema esta no custo, tenho dois orcamentos mt parecidos 10500€ + iva e tenho que colocar xps 6cm e betao leve para as pendentes todo ficara por 15000€ em painel ficaria por 9000€ é um grande diferença e é isto q me esta a fazer pensar....
    • Nss
    • 30 outubro 2012

     # 15

    Eu no seu caso colocaria qualquer coisa menos o painel sandwich, para a pendente que tem o painel não é aconselhável e atenção que o barato pode sair caro. Não se esqueça que o chapéu da casa é das coisas mais importantes na construção da casa, corte noutras coisas mas aposte no telhado.
  14.  # 16

    É valor alto para uma Tela de PVC... de 1,5mm da SIKA?!? ainda bem. Doutras marcas em 1.2mm, devem conseguir à volta de 21€
    • amac
    • 3 novembro 2012

     # 17

    Sou novo cá no forum, pelo que tenho lido penso que me podem esclarecer todas as duvidas que tenho ( e que são muitas pois sou um leigo em matéria de contrução) pedi um projecto chave na porta para uma moradia terrea T3 com 180 m2, o projecto apresentado não comtemplava o uso de capoto e comtempla uma cobertura plana com camada de argamassa 0.03, com colocação de telas asfálticas tipo Danosa com 2 camadas cruzadas de 4kg armadas com poliester, sobre camadas de forma e isolamento térmico RoofMate e godo.
    Como tenho muito receio no uso de telas pensei em usar painel sandwisch mas o orçamento que me deram é de 10000 euros de diferença, o arquitecto indica que com a tela fico bem servido e que tem instalado e não tem havido problemas. O que é certo que tenho muito receio das telas e da sua durabilidade queria saber se os 10000 de diferença serão uma boa aposta. Queria também opinões sobre o capoto.
    Obrigado
  15.  # 18

    Colocado por: amacO que é certo que tenho muito receio das telas e da sua durabilidade

    Quando se inventaram os painéis sandwisch, já se utilizavam telas à muitos anos, e sem qualquer problema. Se não percebe nada de construção, não percebo esse seu receio em utilizar as telas.
    • amac
    • 4 novembro 2012

     # 19

    O meu receio na utilização das telas advém de um loteamento que foi contruido perto da casa dos meus pais no qual verifico que passado 9 anos e verificam-se mau estado nas coberturas bem como humidades nas paredes. Coloco algumas dúvidas e receio por também não conhecer o tipo de telas existentes no mercado, gostaria que me indicassem dentro das telas quais a escolher a zona em questão é uma zona humida.
    • amac
    • 4 novembro 2012

     # 20

    Quando se inventaram os painéis sandwisch, já se utilizavam telas à muitos anos, e sem qualquer problema. Se não percebe nada de construção, não percebo esse seu receio em utilizar as telas.


    Quando surge um novo material no mercado ou é para combater falhas dos produtos existentes ou porque é mais competitivo. No caso do painel de sandwish é mais caro que as telas logo será....
 
0.0213 seg. NEW