Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde!
    Já andei no fórum e vi que já foi discutida a possibilidade de pôr o esquentador a expulsar os gases directamente para a rua (tubo a sair na parede exterior) sem passar pela chaminé da casa quando se dá o problema de exaustor e esquentador partilharem a mesma conduta de fumos da casa.
    Pergunto se será possível fazer o contrário: o esquentador continuar a servir-se da chaminé da casa (moradia) e o tubo de saída do exaustor ligar a uma abertura feita na parede exterior da casa, com acessório próprio para evitar entrada de bicharada e retorno de ar exterior pelo tubo.
    É que dada a localização dos tubos de água do esquentador é mais fácil pôr o exaustor e a placa noutro ponto da bancada para ficar mais pertinho da parede exterior e pumba, buraco prá rua!
    É que vamos remodelar a cozinha toda e não queria ter de andar a desligar o exaustor sempre que alguém está a tomar banho.
    Agradeço todas as ideias e todas as ajudas que tiverem para dar.
    Obrigada!
    Rita
  2.  # 2

    O seu caso é exautor de uma placa vitrocerâmica?
    Se sim, pode comprar um exaustor com recirculação de ar/ com filtro de carvão activo.
    Por exemplo:
    http://www.bosch-home.pt/Files/Bosch/Pt/pt/Cat%C3%A1logos/2011/03%20Exaustores.pdf
  3.  # 3

    Não senhor!
    Ainda sou da pedra lascada e não me adapto a essas placas. Ainda sou da placa a gás... Para me adaptar ao forno eléctrico já foi custoso...
  4.  # 4

    Nesse pdf, também tem um sistema de tubagem com extracção forçada para o exterior...

    Temos pena... estava aqui para lhe vender uma placa vitro e um exaustor co m recirculação... ora bolas ;)

    Assim tem de extrair esses gase de combustão para o exterior... deveriam ser encaminhados para uma chaminá com boca 50cm acima da cumeeira da cobertura.
    • J.C
    • 30 outubro 2012

     # 5

    Não percebi!!
    Porque não podem os 2 sairem na chaminé com um Y?
    Estão muito distantes 1 do outro?
  5.  # 6

    Colocado por: Rita MartinsNão senhor!
    Ainda sou da pedra lascada e não me adapto a essas placas. Ainda sou da placa a gás... Para me adaptar ao forno eléctrico já foi custoso...


    Da pedra lascada por utilizar a placa de gás? está enganada, é muito actual, tão segura quanto qualquer ou sistema desde que se cumpram as regras básicas de segurança e tão ou mais económica se souber tirar o máximo partido dela.
  6.  # 7

    Colocado por: J.CNão percebi!!
    Porque não podem os 2 sairem na chaminé com umY?
    Estão muito distantes 1 do outro?


    Então mas nesse caso, indo os tubos desembocar na mesma chaminé, não corro o risco de o esquentador se apagar quando o exaustor está em acção? É que neste momento até tenho 2 buracos na parede da cozinha, um para o esquentador e outro para o exaustor. Só que os 2 buracos dão acesso a uma só chaminé e, então, quando alguém está a tomar banho, tenho de desligar o exaustor para o esquentador não se desligar.
  7.  # 8

    Colocado por: Pedro BarradasNesse pdf, também tem um sistema de tubagem com extracção forçada para o exterior...

    Temos pena... estava aqui para lhe vender uma placa vitro e um exaustor co m recirculação... ora bolas ;)

    Assim tem de extrair esses gase de combustão para o exterior... deveriam ser encaminhados para uma chaminá com boca 50cm acima da cumeeira da cobertura.


    Ignorante me confesso.
    Sendo uma moradia, sem quaisquer construções do lado da cozinha (é só mata sem possibilidades de construcção), não posso ter a saída do tubo do exaustor na parede exterior, junto ao tecto?
    • J.C
    • 31 outubro 2012

     # 9

    Colocado por: Rita Martins

    Então mas nesse caso, indo os tubos desembocar na mesma chaminé, não corro o risco de o esquentador se apagar quando o exaustor está em acção? É que neste momento até tenho 2 buracos na parede da cozinha, um para o esquentador e outro para o exaustor. Só que os 2 buracos dão acesso a uma só chaminé e, então, quando alguém está a tomar banho, tenho de desligar o exaustor para o esquentador não se desligar.


    Mas como chega a essa conclusão?
    Uma foto da chaminé há?
    • J.C
    • 31 outubro 2012

     # 10

    Ingnorante, não!
    Tem é duvidas!
    Pode colocar (como diz) um tubo para o exterior mas....
    1-Esteticamente, fica feio.
    2-Se já tem as saidas, porque fazer outra.
    3-O frio e vento exterior, vai fazer com que gaste mais energia!
    Isto é apenas a minha opinião, cada um é que sabe!
  8.  # 11

    Colocado por: J.C

    Mas como chega a essa conclusão?
    Uma foto da chaminé há?



    É que se o esquentador está a trabalhar e se entretanto ligo o exaustor (ou vice-versa), mesmo com a janela aberta, ao fim de alguns minutos o esquentador apaga e a água fica fria. Os gases expulsos pelo exaustor acabam por ir parar ao tubo do esquentador ou então são os gases deste que não saem todos por causa da força do exaustor, não sei. Só sei que estão lá 2 buracos, um sobre o outro, e dão para a mesma conduta. O tubo do esquentador está no de cima e o do exaustor no de baixo (ao contrário ainda era pior). E sei que se não desligar o exaustor quem estiver no banho tem uma surpresa...
  9.  # 12

    Colocado por: J.CIngnorante,não!
    Tem é duvidas!
    Pode colocar (como diz) um tubo para o exterior mas....
    1-Esteticamente, fica feio.
    2-Se já tem as saidas, porque fazer outra.
    3-O frio e vento exterior, vai fazer com que gaste mais energia!
    Isto é apenas a minha opinião, cada um é que sabe!


    Obrigada pela ajuda e paciência.
    O problema é que não há saídas. Há só uma saída. Chaminé única!
    Agora pergunto outra coisa: na parede exterior tem de ficar um tubo ou chaminé? Não pode ficar apenas o tal bico de bato ou uma simples grelha? E com algum género de válvula que abra com a saída dos fumos mas não abra com o vento da rua?
    Ó pá acho que ainda me vou modernizar para a vitro cerâmica e vou para a recirculação. Ao menos sei que passa na inspecção do gás.
    • J.C
    • 31 outubro 2012

     # 13

    Colocado por: Rita Martins
    Agora pergunto outra coisa: na parede exterior tem de ficar um tubo ou chaminé? Não pode ficar apenas o tal bico de bato ou uma simples grelha? E com algum género de válvula que abra com a saída dos fumos mas não abra com o vento da rua?


    Ponha uma peça igual a esta, no exterior!
      imagesCAG2GENO.jpg
    • J.C
    • 31 outubro 2012

     # 14

    uma simples grelha, está sujeita a que o esquentador se apague!
    • J.C
    • 31 outubro 2012

     # 15

    Colocado por: Rita Martins
    E com algum género de válvula que abra com a saída dos fumos mas não abra com o vento da rua?


    E, se um dia não abre?
    Morte silenciosa, sabe o que é?
    Cuidado, com saidas de gases.
  10.  # 16

    Colocado por: J.Cuma simples grelha, está sujeita a que o esquentador se apague!


    Olá JC!
    Mas esta saída pela parede da casa não seria para o esquentador. É para o exaustor.
    O esquentador vai continuar ligado à chaminé tradicional, de origem.
    Acha que a grelha vai impedir o exaustor de trabalhar bem?
    É que com aquela geringonça que me mostrou, o meu marido já não alinha.
    Obg. pelas ajudas!
    • J.C
    • 31 outubro 2012

     # 17

    Colocado por: Rita Martins

    Olá JC!
    Mas esta saída pela parede da casa não seria para o esquentador. É para o exaustor.

    Sendo assim, pode!

    O esquentador vai continuar ligado à chaminé tradicional, de origem

    A melhor opção

    Acha que a grelha vai impedir o exaustor de trabalhar bem?

    Vai, sem problemas!

    É que com aquela geringonça que me mostrou, o meu marido já não alinha.

    Ora!!! Bem conversado. Looooooll

    Obg. pelas ajudas!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rita Martins
    • SACS
    • 2 novembro 2012

     # 18

    eu vou ter o mesmo problema, em relação a grelha no exterior penso não ser boa solução porque tenho a ideia que a grelha vai fazer com que as gurduras escorram pela parede!
  11.  # 19

    Colocado por: SACSeu vou ter o mesmo problema, em relação a grelha no exterior penso não ser boa solução porque tenho a ideia que a grelha vai fazer com que as gurduras escorram pela parede!


    Então e os filtros metálicos da gordura não vão filtrá-la? Pensei que saíssem só gases da combustão do fogão que o exaustor aspira e expulsa pelo tubo. O que é que sugere então para se pôr no lado de fora da parede?
    • SACS
    • 2 novembro 2012

     # 20

    também não sei, estou a espera que entendidos ajudem neste problema!
 
0.0266 seg. NEW