Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    comprei uma habitação destinada a comercio num leilão de um banco, no acto da escritura paguei um absurdo pelo imt e imposto de selo da casa pois esta estava destinada a comercio. antes da escritura ainda pedi ao banco para tentar mudar a casa de comercio para habitação pois iria ter menos custos com a casa, pois a casa esta fechada a imenso tempo e a minha intenção é fazer daquele espaço uma casa de habitação, pedido esse que me foi redondamente recusado, disseram me que não o podiam fazer pois levava muito tempo para actualizar a caderneta e que estariam a fugir ao fisco se me fizessem isso. tive que pagar o triplo de imposto de selo e IMT.
    agora a minha duvida é a seguinte eu pretendo mudar a casa de comercio para habitação antes de pedir o empréstimo para a construção da minha futura casa, será que consigo, a casa não esta habitável mas se pedir o emprestimo com a casa destinada a comercio pago imenso de juros. quais são os passo que tenho de dar para conseguir o que pretendo?
  2.  # 2

    o Primeiro passo a dar é contactar um gabinete de projectos.
    Este aconselha-lo-á a proceder da melhor forma.


    cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  3.  # 3

    Boa tarde,

    Eu estou a realizar na minha zona (Santarém e Lisboa) essas alterações de afetação das frações.
    Quem estiver interessado, não hesite em contactar, pois pode poupar bastante dinheiro.

    Cumpts

    Santos
  4.  # 4

    Colocado por: danipeu pretendo mudar a casa de comercio para habitação

    Tem que contactar um gabinete de projectos, fazer os projectos e entregá-los na Câmara, depois de aprovados tem que fazer as obras, que não devem ser tão poucas como isso, e depois de concluídas as obras pede a autorização de utilização para habitação à Câmara Municipal.....Fácil :-))

    Então você compra uma casa sem verificar a licença de utilização!!!!
  5.  # 5

    Tal como lhe disseram terá primeiro de contactar um gabinete de projectos para ver da viabilidade de alterar o uso de comércio para habitação ( o contrário normalmente é mais complicado, fizemos recentemente a alteração de uso de uma habitação para uma clínica ).
    Dependendo das áreas existentes e do que é permitido fazer ( PDM / loteamento ) terão de ser elaborados os projectos de alterações de arquitectura e das várias engenharias e tal como o Picareta disse, fazer as obras e solicitar o aditamento à licença de utilzação de comércio para habitação.

    www.gabineteop.com
  6.  # 6

    Discordam deste comentário:Eng.º Santos


    Óh Santos, então você discorda porquê?
  7.  # 7

    ó Picareta,

    Porque isso depende de Câmara para Câmara, eu neste momento estou a fazer uma alteração da afetação de uma fração de uma habitação, que era comercio e é para passar para garagem... e não é necessário isso tudo.
    Antes de ir aos gabinetes, vão primeiro às Câmaras preguntar!!!
  8.  # 8

    Colocado por: PicaretaÓh Santos, então você discorda porquê?

    Esqueceu-se do prefixo, oh Picareta :P

    Colocado por: danipcomprei uma habitação destinada a comercio num leilão de um banco
    Colocado por: danipe a minha intenção é fazer daquele espaço uma casa de habitação
    Colocado por: danipquais são os passo que tenho de dar para conseguir o que pretendo?

    Acho espantoso ter comprado algo sem ANTES verificar a licença de utilização e os procedimentos a seguir (além do imenso tempo, dinheiro e paciência que terá de ter)...
    Espero que tenha sido um bom negócio! Boa sorte!
  9.  # 9

    Colocado por: Eng.º Santoseu neste momento estou a fazer uma alteração da afetação de uma fração de uma habitação, que era comercio e é para passar para garagem... e não é necessário isso tudo.

    Óhhhhh Santos, até acredito nisto, não acredito é que uma loja velha tenhas as mínimas condições para obter uma autorização de utilização para habitação, sem uma remodelação profunda....nem uma loja nova,.... não tem cozinha, .......
  10.  # 10

    Se fizer kitchenette em vez de cozinha, a obra até não será muito grande, a maior obra seria talvez na casa de banho (lojas antigas com casas de banho com áreas pequenas é que seria mais complicado fazer cumprir a legislação).


    Colocado por: Picareta
    Óhhhhh Santos, até acredito nisto, não acredito é que uma loja velha tenhas as mínimas condições para obter uma autorização de utilização para habitação, sem uma remodelação profunda....nem uma loja nova,.... não tem cozinha, .......
  11.  # 11

    Colocado por: carlosj39Se fizer kitchenette

    Isso não existe na lei portuguesa.
  12.  # 12

    Se fizer kitchenette em vez de cozinha, a obra até não será muito grande

    Está a ver mal a coisa, a diferença entre uma kitchenet e uma cozinha é a parede que a separa de outra divisão. Não é por aí, mas sim pelas infraestruturas: electricidade, gás, água, saneamento.
  13.  # 13

    falei em kitchnette porque penso que em divisões onde muitas vezes não é possível fazer cozinhas (dado não ter janelas para a rua, por ex.) dá para remediar o caso e fazer uma kit. ou cozinha americana. Estou a ver mal a coisa?


    Colocado por: j cardoso
    Está a ver mal a coisa, a diferença entre uma kitchenet e uma cozinha é a parede que a separa de outra divisão. Não é por aí, mas sim pelas infraestruturas: electricidade, gás, água, saneamento.
  14.  # 14

    em divisões onde muitas vezes não é possível fazer cozinhas (dado não ter janelas para a rua, por ex.) dá para remediar o caso e fazer uma kit. ou cozinha americana. Estou a ver mal a coisa?

    Está, se não tem janela na cozinha (ou kitchenet) não consegue licenciar
  15.  # 15

    Colocado por: j cardosoEstá, se não tem janela na cozinha (ou kitchenet) não consegue licenciar

    Consegue, porque todo esse espaço é a cozinha, uma kitchnette formalmente é a cozinha. Tem é que ter mais um espaço com o min de 10m2, com janela que será a sala, para ter um T0.
  16.  # 16

    Tem é que ter mais um espaço com o min de 10m2, com janela que será a sala, para ter um T0.

    Não foi assim que entendi a afirmação do carlosj39
  17.  # 17

    Boa noite,

    Se vai ter de recorrer ao gabinete de projetos na mesma mais tarde, porque não pedir logo acompanhamento mais cedo?

    cumprimentos
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
  18.  # 18

    Colocado por: j cardosoNão foi assim que entendi a afirmação do carlosj39

    eu sei.
  19.  # 19

    Por ex. uma loja com uma só montra (transformada depois numa janela) com 30 mts de área, não dá para fazer assim desta maneira um To?


    Colocado por: Picareta
    eu sei.
  20.  # 20

    Colocado por: carlosj39Por ex. uma loja com uma só montra (transformada depois numa janela) com 30 mts de área, não dá para fazer assim desta maneira um To?

    Não.
 
0.0228 seg. NEW