Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    VIvam,

    Estava a pensar em aplicar bondex adn mate aquoso em portas de madeiras maciça de Riga velha para ter um acabamento com veio à vista. Após vários testes verifiquei que o acabamento fica bom mas também que é relativamente frágil a pequenos toques.

    Vi uns móveis de cozinha acabados com verniz aquoso mate e aquilo pareceu-me um acabamento muito natural, não tendo nada a ver com o tradicional aspecto artificial dos verniz de poliuretano que conferiam uma espessa camada. Creio também que estes vernizes aquosos permitem reparações sem ter de se aplicar em toda a peça.

    O que acham? A aplicação de verniz mate aquoso ao invés do Bondex adn mate aquoso seria uma boa solução para as minhas portas maciças de Riga Velha, tanto esteticamente como ao nível da resistência a pequenos toques (unhas, etc)?

    Obrigado
  2.  # 2

    Agonçalves
    antes demais gostaria de dizer que o Bondex ADN mate é um produto muito bom e que eu saiba ainda não tem falhas , posso garantir que até em casos particulares pode andar em cima dele com os sapatos ...

    tem a certeza que colocou o Bondex ADN directamente sobre a madeira , digo isto porque se a madeira não estiver limpa ou seja como nova estes produtos não devem ser aplicados ...

    quando diz pequenos toques quer dizer o quê ???
    o Bondex ADN Mate penetra na madeira colorindo a mesma para sair de lá teria que levar uma pancada tão forte que teria que danificar a madeira ... caso contrario ele não sai ...

    se calhar o mais provável é a madeira estar impregnada com algum produto antigo e aí sim o que está a dizer pode ser compreendido ... contudo ligue ao apoio a cliente se nenhuma destas razões que lhe dei se enquadra no seu problema , não é normal o que lhe aconteceu .
  3.  # 3

    o verniz mate aquoso , que encontra na Dyrup é um verniz de soalho o Pavidur mate ref 7045 claro como a caracteristica diz soalho é um verniz muito resistente e entre uma velatura numa porta tipo Adn ou este verniz nem se pode comparar as caracteristicas ... são os dois produtos muito bons .
  4.  # 4

    Colocado por: rafaelisidorotem a certeza que colocou o Bondex ADN directamente sobre a madeira , digo isto porque se a madeira não estiver limpa ou seja como nova estes produtos não devem ser aplicados ...

    quando diz pequenos toques quer dizer o quê ???
    o Bondex ADN Mate penetra na madeira colorindo a mesma para sair de lá teria que levar uma pancada tão forte que teria que danificar a madeira ... caso contrario ele não sai ...


    Sim, foi aplicado sobre madeira crua.

    Passei uma unha por cima do acabamento (4-5 demãos) e fica o característica risco branco. Creio que com o verniz aquoso mate isso não deve acontecer.
  5.  # 5

    qual foi o produto que usou pode dar a referencia ? 4 a 5 demãos Porquê ?
  6.  # 6

    Colocado por: rafaelisidoroqual foi o produto que usou pode dar a referencia ? 4 a 5 demãos Porquê ?


    Usei vários tons do ADN, mate e acetinado.

    Com o mate apliquei-o puro, 4-5 demãos, pois verifiquei que com mais demãos o acabamento fica melhor e mais refractário.

    Com o acetinado dilui-o em 15%, pois em puro fica com um acabamento nada interessante e é muito mau de se usar. Diluído e aplicado em 4-5 demãos fica com um acabamento muito bom.

    O problema que verifiquei é que, com ambos os produtos, a sua resistência ao teste da unha é fraca.
  7.  # 7

    teste da unha , olhe de certeza que está a usar o Bondex Adn , eu tenho vários testes feito com este produto é um produto impecável não despela nem por nada desse mundo ... este produto é vendido por mais marcas e garantidamente que nunca vi ninguém dizer o que diz ... tenho uma porta do quintal que está pintada com este produto o meu cãozinho consegue desenhar as unhas e colocar umas patadas por lá e ainda não está esfolado ... este produto é dos mais rijos dentro das velaturas é impossível isso acontecer a não ser que exista algo esquisito ou mal elaborado ou mesmo algum defeito de fabrico ...
    este produto é um sucesso de vendas e um produto muito agradecido pelas pessoas ... este produto é bom e não falha posso garantir isso .

    Para que não haja duvidas peço que vá ate á loja aonde comprou o produto e faça uma reclamação ... de certeza que haverá uma explicação lógica para isto porque a sua opinião é contra a todo o feedback que existe na venda e utilização deste produto.

    mais uma vez me parece que se passa algo com a sua madeira ou anomalia na utilização do produto ... e digo isto porque experimentou vários lotes e todos eles apresentaram resultados menos bons e isso é impossível.
  8.  # 8

    fale-me dessa Riga velha ... faça-me uma árvore genealógica dela .
  9.  # 9

    Boa noite,
    posso saber como diluiu o Bondex ADN? Verifiquei a ficha técnica e indica que não tem diluição, talvez seja esse o problema. Não utilizamos essa velatura aquosa, utilizamos outras marcas, ou de base solvente, e nunca diluímos produtos aquosos, porque iríamos de ter que utilizar um solvente aquoso ou seja água sobre a qual não pudemos controlar o PH correcto.
    Não creio que o problema seja da madeira, se fosse poderíamos suspeitar que esta teria sido impregnada em algum produto que reagisse com a velatura, mas isso iria observar logo ao aplicar.

    Bom trabalho!!
  10.  # 10

    mgr00 este produto é um aquoso com teflon o que o torna mais duro e mais maneável repare que Agonçalves diz que experimentou vários tipos de cor ou seja vários lotes de fabrico repare como diz que o Bondex acetinado não se consegue aplicar puro ... isto não é normal ... se a madeira for a que eu penso ser que cá na ilha tem o nome pinho resinoso acredito que só pode ser da madeira ... mas com um pouco de paciência vamos chegar lá ...

    ninguém fica a perder por usar Bondex
  11.  # 11

    VIvam,

    Fiz testes de cor e acabamento numa das portas em Riga Velha mas também fiz uns testes numas amostras de forro de casquinha para tectos. Em ambas as madeiras a coisa é a mesma. Passando uma unha fica logo riscado, não a madeira mas sim a película do acabamento.

    O problema do ADN Acetinado puro é que é muito viscoso e tem de ser espalhado na madeira em cinco ou seis segundos pois caso não o acabamento fica horrível pela perda de brilho e outro tipo de problemas. Além disso, derivado de ser muito pastoso e de ter de ser aplicado muito rapidamente, o acabamento fica muito ondulado e com diferentes concentrações de densidade dos pigmentos.
    Diluindo (confirmei primeiro com a Dyrup), a coisa melhora muito mas obriga a mais demãos para ter a mesma quantidade de produto.

    Falei nos testes que fiz na porta e no forro de casquinha, mas as janelas de Riga Velha com bem mais de cem anos aqui da casa, completamente decapadas de múltiplas camadas de tinta de chumbo e de esmalte moderno, foram acabadas com ADN acetinado Teca, diluído, em 5 demãos. Neste caso apliquei o Acetinado pela maior, teórica, resistência à intempérie.

    Com o Mate é muito diferente. É muito fácil de aplicar e o acabamento muito natural. A questão das cinco, ou mais, demãos tem a ver com a obtenção de um mate sedoso e com algum efeito refractário.
  12.  # 12

    Envio umas imagens dos testes efectuados na porta de Riga Velha.
      P1020068.jpg
  13.  # 13

    Mais uma. Aqui é visível em cima Mate Teca com 3-4 demãos (já não me lembro...), Carvalho mate com 5-6 demãos e Castanho Acetinado puro, sem diluição, com 4 demãos.
      P1020071.jpg
  14.  # 14

    E finalmente um close-up com Teca Acetinado diluído com 4 demãos e em baixo Mate Carvalho com 5-6 demãos.

    Tenho ainda a dizer que entre as fotos e o real há uma grande diferença, sendo o real bem melhor do que aquilo que é aparente nas fotos.
      P1020072.jpg
  15.  # 15

    bom , vamos por partes ...
    um produto aquoso embora o seu tempo de secagem ao tacto possa ser rápido o seu tempo de cura é mais demorado .
    existes teste ( teste de unhas ) que não serve para nada porque o facto de o produto estar seco ao tacto não quer dizer que esteja de facto seco sendo que hoje pode marcar e amanhã ou 15 dias depois deixa de marcar , garanto que fui experimentar em todas as amostras incluindo uma que fiz ontem com um demão de Bondex ADN mate em que de facto 1h depois marcava o risco mas hoje já não marca ... poderá ter sido pelo excesso de demãos em que seco ao tacto não secasse por completo (aparentemente seco mas sem cura total) ainda marque o risco mas isto irá acabar por secar mais lentamente e penso que este problema irá ficar resolvido ...

    de facto as 5 demãos para dar um efeito mais refletario não é correcto o produto é mate e tem que ficar como é , ao aplicar mais demãos só ajuda no problema que mencionei em cima ...

    o acetinado é outro produto bom por excelência tem um acabamento perfeito se usar a ferramenta adequada faz uma boa lacagem mesmo não diluindo ... agora há madeiras que o absorve mais e outras menos a sua formula em quase gel confirma um trabalhar mais limpo e menos trabalhoso uma vez em que este produto seca depressa ... por vezes pode marcar as ondas ou riscos mas pelo defeito da trincha ... pode ser dura demais e isso provoca diferentes nuances ou arrasto de pigmentos ...

    agora o que me incomoda mais é este arrancar com a unha quer dizer que não está a entrar na madeira ...

    ligou foi ao apoio ao cliente , de que zona é ? já agora sabe com quem falou ????
  16.  # 16

    Colocado por: rafaelisidoropoderá ter sido pelo excesso de demãos em que seco ao tacto não secasse por completo (aparentemente seco mas sem cura total) ainda marque o risco mas isto irá acabar por secar mais lentamente e penso que este problema irá ficar resolvido ...


    Experimentei agora mesmo numas amostras de casquinha que levaram Bondex ADN Acetinado e Mate há cerca de um ano atrás, 6 demãos cada, e o teste da unha não engana, o acabamento fica logo riscado.
    Pode ser que seja do filme demasiado espesso, mas de outra forma o acabamento não fica tão bom.



    Colocado por: rafaelisidoroo acetinado é outro produto bom por excelência tem um acabamento perfeito se usar a ferramenta adequada faz uma boa lacagem mesmo não diluindo


    Utilizei com os pincéis vendidos pela Dyrup para o efeito, nomeadamente os mais caros que eles têm.
    Quanto à questão do gel, não concordo plenamente com o que diz. Aquilo seca tão depressa que não permite qualquer passagem de trincha cinco segundos após a primeira passagem. Caso isso aconteça, o acabamento fica sem brilho.



    Colocado por: rafaelisidoroagora o que me incomoda mais é este arrancar com a unha quer dizer que não está a entrar na madeira ...

    O acabamento não lasca. Apenas risca com facilidade.
  17.  # 17

    bem , começo a perceber parte deste dilema que não é bom pra si nem para ninguém ...
    deixe-me que lhe permita dizer que o facto de querer um x tipo de acabamento não quer dizer que tem que aplicar mais produto de certeza haverá outras maneiras de obter o mesmo sem colocar os produtos em questão de confiança .

    geralmente estes produtos aquosos e numa maneira simples de dizer são produtos que tem um filme fino após a sua secagem e em caso geral duas demãos do produto ou três em extrema situação de reforço faz o seu desempenho total ... são produtos para proteger e embelezar as madeiras e podem ser recobertos com outros produtos .

    no seu caso eu penso que ao aplicar elevados números de mãos só lhe coloca o produto a trabalhar mal em todos os aspectos , retira a translucidez , aumenta-lhe a camada dando origem a outros problemas , imagina que conseguiu colocar um produto mate a reflectir ... logo não é correcto .

    quanto ao teste da unha ... eu penso porque agora é que percebi o que estava a dizer ser comum em 99% dos produtos aquosos , tintas , vernizes , velaturas ... uns mais que outros tendo em conta o reflexo da luz , quanto maior for a camada mais hipótese tem de ficar marcado .

    a aplicação e o tempo de secagem ainda hoje tive a aplicar Bondex ADN acetinado a 2ª demão isso numa amostra de carvalho tem um trabalhar excelente de facto tem uma secagem rápida mas por cá não é em cinco segundos e também não é de ficar baço pelo que não percebo muito bem o que se passa ...

    mas posso indicar e não querendo dizer que o trabalho não esteja bem feito , nada disso , mas gostaria de dizer como se deve aplicar estes produtos querendo informar que o aspecto deles não é o que deseja encontrar no final do serviço ...
    o aspecto do Bondex ADN é colocar a madeira tal como ela é de forma protegida não retirando as suas caracteristicas naturais excepto que lhe pode conferir outra cor se assim o desejar , o Bondex não faz lacados , sendo assim eu lhe diria para experimentar outra coisa utilizando os mesmos produtos mais um verniz seguindo a ordem .
    1º- porque estão na madeira já caso contrario levar até á madeira depois começar com as lixas , é preferível usar se possível uma lixadeira mecânica e lixa 320-280 ... lixas finas ... dar o máximo de polimento .
    2º- aplicar uma demão de Bondex ADN Mate na cor que deseja se ainda assim levantar alguns poros da madeira despolir sem grandes pressões e aplique mais uma demão deve conferir se a cor está homogénea e se respeita os veios da madeira ...
    3º - e depois de conferida a secagem respeitando o intervalo recomendado pela marca passar para o verniz de modo que me parece ser o acabamento que está a tentar fazer com uma velatura , poderá usar qualquer tipo de verniz dependendo do aspecto .
    4º- deverá conferir duas demãos de verniz sem que exerça um despolimento intenso entre uma demão e outra deixar secar bem e então fazer um despolimento mecânicamente ou manualmente usando lixa ( auto esponja abrasiva , mega fina ou finíssima ) e conferindo uma ultima demão ... já sabe se for um aquoso e se lhe meter a unha poderá marcar ou tornar o risco mais notável ( não será tanto como uma velatura claro )

    eu penso que é este acabamento que está a desejar um acabamento de Riga velha de cor alterada com um aspecto lacado no final .

    se não for nada disso entre em contacto com a Dyrup de preferencia com o Eng Domingos Gomes e explique a sua situação ... de certeza que lhe poderá explicar melhor .
  18.  # 18

    Fiz o teste da unha numas amostras de casquinha acabadas com ADN Acetinado (2 e 3 demãos) e Bondex solventes Acetinado (2 demãos), cor Teca. A susceptibilidade aos riscos é a mesma dos testes que fiz nas minhas madeiras. Verifiquei que o Bondex solventes acetinado é um pouco mais resistente.

    Colocado por: rafaelisidoroa aplicação e o tempo de secagem ainda hoje tive a aplicar Bondex ADN acetinado a 2ª demão isso numa amostra de carvalho tem um trabalhar excelente de facto tem uma secagem rápida mas por cá não é em cinco segundos e também não é de ficar baço pelo que não percebo muito bem o que se passa ...


    Aplique o ADN Acetinado em puro e passado uns cinco-dez segundo volte a passar com o pincel e veja o que acontece ao brilho.

    Fiz várias experiências e falei com vários técnicos da Dyrup. Não creio que seja boa ideia lixar a madeira com lixas tão finas como 320. A madeira precisa de ter o poro bem aberto para absorver este produto, que por si só não é tão absorvível como o seu congénere de solventes.

    O que efectivamente pretendo é, além de conferir protecção à madeira, dar-lhe um aspecto que faça sobressair a sua beleza e qualidade natural. Também pretendo um acabamento que não fissure (coisa que acontece com o verniz tradicional) e que seja facilmente reparável no caso de algum acidente.
  19.  # 19

    Aplique o ADN Acetinado em puro e passado uns cinco-dez segundo volte a passar com o pincel e veja o que acontece ao brilho


    já o fiz e voltei a fazer hoje a titulo de curiosidade não aconteceu nada o produto após 25 segundos e não dei mais tempo porque só me falou em dez deu para trabalhar e ficar com o seu brilho acetinado normal , não detectei nenhum defeito no Bondex Acetinado cor mogno 902 ( cor escolhida por acaso ) ...




    Fiz várias experiências e falei com vários técnicos da Dyrup. Não creio que seja boa ideia lixar a madeira com lixas tão finas como 320. A madeira precisa de ter o poro bem aberto para absorver este produto, que por si só não é tão absorvível como o seu congénere de solventes.


    como e o que lhe explicaram sobre o acontecimento ... a Dyrup tem dois técnicos que lhe podem assegurar um melhor esclarecimento , Eng Domingos Gomes , Engª Cremilde ... os contactos estão disponíveis no site da dyrup.pt ...
    a nível de serviço elaboração e aplicação poderá falar com o Sr Rogério .



    O que efectivamente pretendo é, além de conferir protecção à madeira, dar-lhe um aspecto que faça sobressair a sua beleza e qualidade natural. Também pretendo um acabamento que não fissure (coisa que acontece com o verniz tradicional) e que seja facilmente reparável no caso de algum acidente.


    creio que e tenho a certeza que não encontrará o efeito pretendido aplicando enumeras demãos do produto ...


    O Bondex ADN é um produto testado e com garantias e com meios legais que lhe conferem entre 7 a 10 anos de garantia consoante o produto escolhido ...
    o Bondex ADN está disponível para o grupo PPG creio eu ser vendido e comercializado por mais marcas de tintas , digo-lhe a titulo pessoal que nunca tivemos uma reclamação deste produto mas acho que poderá eventualmente haver um problema , porque o que me diz não confere o que eu já testei ...
    Dou-lhe um conselho , vá aonde comprou o produto e faça a reclamação e se por algum motivo o Sr não estiver satisfeito no final do processo acredito que não haverá problema em que lhe seja devolvido o dinheiro ( acho eu se fosse aonde trabalho era assim que se fazia ) .
    Tente chegar aonde eu já lhe disse , comprove com os documentos e faça a reclamação ...
  20.  # 20

    Viva,

    Só agora vi as últimas mensagens deste tópico.

    As minhas questões não tinham a ver se os Bondex deveriam riscar ou não, ou quanto ao número de demãos que deveria dar. Tudo isso já testei e discuti com os técnicos da Dyrup. Como acima disse, recebi inclusive amostras de aplicação dos Bondex Acetinados (ADN e solventes) em tábuas (grandes) de casquinha, cuja aplicação foi feita na Dyrup (o apoio técnico e comercial é muito bom). Também nessas amostras o produto se risca com a unha.

    Experimentei entretanto o Bondex solventes mate. ESte produto é muito curioso porque com duas demãos fica com um acabamento muito bom mas absolutamente brilhante, bem mais do que o seu congénere acetinado!
 
0.0224 seg. NEW