Iniciar sessão ou registar-se
    • cpinto
    • 8 janeiro 2009 editado

     # 1

    Olá a todos!
    Estou a iniciar uma jornada para comprar um terreno e implementar uma casa pré-fabricada!

    O que estou a pesquisar é em que tipos de terreno "menos" valorizados posso colocar uma casa pré-fabricada com o devido licenciamento da Câmara Municipal.

    Para tal estou a usar o Mapa Interactivo de Loures (http://193.126.106.190/AloDigitalViewer/Viewer.aspx?serviceName=pdm&host=sedegis01) para descobrir que tipos de terreno posso comprar sendo que existem varios tipos de terreno.

    O Terreno que estou a pensar comprar está inserido em dois tipos de terreno: Florestais e Silvo Pastoris / Florestais Protecção e Enquadramento.
    A categoria é "Espaços Não Urbanizáveis - Florestais".

    Fui informado na Câmara de Loures que para construir uma casa de 100 m2 tenho que ter um terreno de 1 hectare neste tipo de terreno! O terreno tem pouco menos 7000 m2.

    Ou seja... se compro um terreno urbanizavel... pago uma fortuna pelo terreno pequeno... se for um terreno não urbanizável tenho que pagar uma fortuna por um terreno grande para poder colocar lá uma casa média.

    Alguém tem experiencia neste assunto e possa dar-me umas dicas?

    Carlos
  1.  # 2

    Mude-se para os lados de Castelo Branco :D
    Lá os terrenos são os mais baratos do país.


    Comprar terrenos agora nunca fica barato.
    Pode conseguir um ou outro +- 30 % mais baratos que outros com as mesmas características....
    mas além disso.. hoje toda a gente quer enriquecer ao vender um terreno.
    bem, com esta crise devem estar um pouco mais em conta.
    Mas na zona de Loures, duvido que encontre alguma coisa por uma bagatela.

    Quanto mais perto da costa, e quanto mais perto de Lisboa, mais caro.
    • Nani
    • 9 janeiro 2009

     # 3

    Caro Pinto, Esta a meter-se numa encrenca.
    Casas pré-fabricadas não se licenciam, só se licenciam casas, tal como não se licenciam tendas ou casotas de animais.
  2.  # 4

    Colocado por: NaniCaro Pinto, Esta a meter-se numa encrenca.
    Casas pré-fabricadas não se licenciam, só se licenciam casas, tal como não se licenciam tendas ou casotas de animais.


    O que diz, não é verdade. Concerteza, nunca viu documentos, nem nenhuma casa de madeira, em condições. Não está inteirado do que diz.
  3.  # 5

    Acho que isto está tudo mal explicado.

    O que entendem por casa pré-fabricada ?
    Ao dizermos pré-fabricada não quer dizer que seja amovível ou que tenha rodinhas ou nada do género. Existem muitas casas pré-fabricadas que em nada
    se distinguem das feitas in-situ a diferença é que já vêm às peças e são montadas no local em 3 ou 4 dias. Agora uma casa nestas condições em que varia o licenciamento de uma dita "normal" ? A meu ver em nada. Se não pode construir uma não pode construir outra.

    Agora se estivermos a falar de uma "roulote" o caso muda de figura, não construiu nada apenas está estacionado num terreno que é seu.

    Se isto varia de Cãmara para Câmara não sei o que sei é que existe muita confusão com isto.

    Cumprimentos
  4.  # 6

    Já me informei na Camara Municipal... qualquer edificação requer licenciamento.
    O que varia, é que como o tempo de edificação é mais curto, os custos de licenciamento são inferiores.

    Mas aqui a questão é que tipo de terreno "mais barato" posso comprar para edificar a casa?
    Bem estou a optar por um terreno Silvo Pastoril... em que se o terreno tiver 5000 m2 a casa só pode "ocupar" no terreno 50m2.

    Mas... se por exemplo tiver metade da casa suspensa no ar, e 50 m2 tiver no terreno, ao edificá-la por exemplo num terreno com declive, então é possivel ter uma casa de 100m2 num terreno de 5000m2.

    Isto tem uma razão. O que conta para a câmara é a área que impermeabiliza o solo!
    Esta é a minha percepção do que já me tem explicado nas Camaras.
  5.  # 7

    As regras de licenciamento variam de câmara para câmara. Algumas exigem 3hectares (!) como mínimo para se construir num terreno rústico, outros não têm mínimo, outro exigem 1 hectare. O mesmo se aplica ao que conta para a área edificável/ bruta/ a impermeabilizar e às distancias a manter em relação aos limites da propriedade. Varia de zona para zona. Tudo devidamente explicado nos PDM.

    Em relação ao licenciamento, creio que já foi tudo dito. Se for uma casa sobre rodas, não há problemas de licenciamento... mas também não há água nem luz... têm que ser autónomas.

    Todas as contruções legais têm que obedecer aos processos de licenciamento camarário. Por vezes são mais rápidos porque os fornecedores de casas pré-fabricadas ou "chave na mão" já têm os projectos de arquitectura e especialidades prontos a entegar.
  6.  # 8

    Boas... so por curiosidade visite este site: www.hoha-gvl.com, la se estiver interessado encontrara habitações pre fabricadas.. sao modulos auto suficienes e eco sustentaveis.

    nos estamos envovidos neste projecto e neste momento posso lhe dizer que ainda estamos em faze de produção, mas de uma vista de olhos pode lhe interessar...

    cumps.
 
0.0143 seg. NEW