Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Preciso de Ajuda.

    Tenciono recuperar uma velha casa que se encontra em ruinas.
    Gostaria de saber se mesmo tencionando manter a traça original e exactamente a mesma volumetria, alterando apenas a disposição interior, continuo a precisar de projecto elaborado por arquitecto?

    Agradeço toda a informação que poderem dispensar.
    Obrigado

    CG
  2.  # 2

    Olá Carlos,

    Independentemente do que queira fazer aconselho o vivamente a consultar a Câmara Municipal em 1º lugar!

    Eles darão lhe toda a informação necessária, claro que aqui pode tirar as ideias e ir já com o caso estudado.

    Quanto ao arquitecto veja as boas discussões que andam no fórum sobre a questão de ter ou não um arquitecto! Na minha opinião eles sabem o que fazem, mas também tudo depende da sua disponibilidade financeira! :D

    Quanto a alterar a disposição interior, se for alterar alguma parte da estrutura aconselho vivamente um engenheiro!

    Defina todas as ideias que tem, faça um pequeno esboço e marque uma entrevista com o arquitecto responsável da Câmara municipal, não tem custos!

    Dou lhe esta opinião porque eu tive uma má experiência, alterei a minha garagem e depois tive a policia municipal à perna e não mexi na estrutura, foi só colocar uma parede de gesso acrtonador e colocar um portão automático. E a multa foi…..upa upa!
    Acabei por ter de tratar de todos os papéis na CM e não foi nada difícil, apenas tive de dar conhecimento à câmara da minha intenção, nada mais, nem projectos nem nada, chama-se uma comunicação prévia! A custo zero, apenas MUITA paciência!


    Saudações
    Sofia
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Goncalo D.
  3.  # 3

    Colocado por: carlos garciaPreciso de Ajuda.

    Tenciono recuperar uma velha casa que se encontra em ruinas.
    Gostaria de saber se mesmo tencionando manter a traça original e exactamente a mesma volumetria, alterando apenas a disposição interior, continuo a precisar de projecto elaborado por arquitecto?

    Agradeço toda a informação que poderem dispensar.
    Obrigado
    CG


    Não, não é necessário. Se vai alterar apenas, o interior, necessitará de um pedido á junta de freguesia, de obras de reconstrucção da casa.

    Ora se existe uma casa antiga, terá que fazer o modelo 1 do IMI, redefinir áreas, e então fazer as respectivas obras. Se for alterar o imovel, então necessitará de projecto convista á obtenção da licença de habitabilidade.

    Note que, se esse imovel foi construido APÓS 1952 necessitará de licença de habitabilidade; se for anterior estará dispensado.
  4.  # 4

    Colocado por: sofiaOlá Carlos,

    Independentemente do que queira fazer aconselho o vivamente a consultar a Câmara Municipal em 1º lugar!

    Eles darão lhe toda a informação necessária, claro que aqui pode tirar as ideias e ir já com o caso estudado.

    Quanto ao arquitecto veja as boas discussões que andam no fórum sobre a questão de ter ou não um arquitecto! Na minha opinião eles sabem o que fazem, mas também tudo depende da sua disponibilidade financeira! :D

    Quanto a alterar a disposição interior, se for alterar alguma parte da estrutura aconselho vivamente um engenheiro!

    Defina todas as ideias que tem, faça um pequeno esboço e marque uma entrevista com o arquitecto responsável da Câmara municipal, não tem custos!

    Dou lhe esta opinião porque eu tive uma má experiência, alterei a minha garagem e depois tive a policia municipal à perna e não mexi na estrutura, foi só colocar uma parede de gesso acrtonador e colocar um portão automático. E a multa foi…..upa upa!
    Acabei por ter de tratar de todos os papéis na CM e não foi nada difícil, apenas tive de dar conhecimento à câmara da minha intenção, nada mais, nem projectos nem nada, chama-se uma comunicação prévia! A custo zero, apenas MUITA paciência!


    Saudações
    Sofia


    Cara Sofia:

    O caso que relata de obras numa garagem, não tem qualquer semelhança com este caso. Obviamente foi autuada pois necessitava de licenciamento para tal. E provavelmente houve alguma denuncia!
  5.  # 5

    LOL

    A parte da denúncia está correctíssima!!!!!

    Como já referi, boa vizinhança! :D

    Quando fala do modelo 1 IMI para redefinir áreas quer dizer que depois vai pagar os impostos com referencia à casa já com uma avaliação após as obras?? Ou não é nada disso?
    Pergunto porque fiz a tal alteração na garagem e depois legalizei, salvo seja porque apenas entreguei uma comunicação, mas falaram me que depois iria receber a reavaliação. ???

    Saudações
    Sofia
  6.  # 6

    Obrigado pela vossa ajuda.
    Começo a ter mais em concreto ideias sobre o que realmente necessito.
  7.  # 7

    Colocado por: sofiaLOL

    A parte da denúncia está correctíssima!!!!!

    Como já referi, boa vizinhança! :D

    Quando fala do modelo 1 IMI para redefinir áreas quer dizer que depois vai pagar os impostos com referencia à casa já com uma avaliação após as obras?? Ou não é nada disso?
    Pergunto porque fiz a tal alteração na garagem e depois legalizei, salvo seja porque apenas entreguei uma comunicação, mas falaram me que depois iria receber a reavaliação. ???

    Saudações
    Sofia


    Carissima Sofia:

    Quanto aos vizinhos não iria por aí. Se há regras, são para todos.

    O modelo 1 do IMI é uma planta que é feita para os imoveis ANTERIORES a 1952, que foram construidos SEM planta, sem projecto. Portanto nesse mesmo modelo, são redefinidas as áreas, e é então, actualizado o valor tributado do mesmo imovel. Se alterar as áreas, são lhe tributados os ultimos 5 anos de imposto.
  8.  # 8

    Olá Parreira,

    A parte da "boa vizinhança" vem de uma anterior discussão, do condomínio! Bem sei que as regras são para todos e por isso mesmo não fiz qualquer tipo de alteração sem primeiro pedir uma reunião de condóminos para pedir a autorização dos restantes condóminos para poder efectuar as alterações! Todos os presentes na reunião assinaram em como estavam de acordo, e os restantes que não estavam presente fui ter com eles pessoalmente para que assinassem o pedido.
    Dai partir do principio que se somos adultos e todos concordam com a alteração não percebo o porque de passados 3 anos irem fazer queixa, mas...vai tudo de acreditarmos nas pessoas e facilitarmos as questões, mais valia ter feito logo tudo como manda a lei!

    Serviu-me a lição!

    Penso que a parte da reavaliação tem a ver com o facto de alterar um parqueamento para box!

    Saudações
    Sofia
    • AAD
    • 30 novembro 2007

     # 9

    Desculpem a ignorância nesta área, esclareçam-me esta questão: existe nova legislação que vai permitir, ou permite já, remodelação interior sem o licenciamento camarário "convencional"?
    Obrigado.
  9.  # 10

    Colocado por: AADDesculpem a ignorância nesta área, esclareçam-me esta questão: existe nova legislação que vai permitir, ou permite já, remodelação interior sem o licenciamento camarário "convencional"?
    Obrigado.


    Impossivel responder á sua questão. Repare, se fizer obras, por exemplo num interior duma quinta, eu não seja visivel do exterior, se ninguem souber, ninguem o vai multar.

    Para fazer obras, para estar totalmente legal, é necessário licenciamento, ou pelo menos, informar a junta de freguesia. Neste ultimo estão geralmente as obras de remodelação, e pequenas obras.
    •  
      FD
    • 1 dezembro 2007 editado

     # 11

    Em 4 de Março de 2008 vai entrar em vigor nova legislação, cito:

    Artigo 6.º

    Isenção de licença

    1 — Sem prejuízo do disposto na alínea d) do n.º 2 do artigo 4.º, estão isentas de licença:
    a) As obras de conservação;
    b) As obras de alteração no interior de edifícios ou suas fracções, à excepção dos imóveis classificados ou em vias de classificação, que não impliquem modificações na estrutura de estabilidade, das cérceas, da forma das fachadas e da forma dos telhados;
    c) As obras de reconstrução com preservação das fachadas;
    (...)
    3 — Sem prejuízo do disposto no artigo 37.º e nos procedimentos especiais que exijam consulta externa, as obras referidas nas alíneas c) a h) do n.º 1 ficam sujeitas ao regime de comunicação prévia.

    Lei n.º 60/2007

    Ou seja, não alterando fachadas, e demolindo o interior, apenas precisa de o comunicar.
    Fazendo obras interiores, seja elas quais forem, não precisa nem de licença nem de comunicar nada.

    Espero ter ajudado.
  10.  # 12

    "que não impliquem modificações na estrutura de estabilidade, das cérceas, da forma das fachadas e da forma dos telhados;"
    •  
      FD
    • 1 dezembro 2007

     # 13

    Sim, mas se quiser fazer essas alterações, apenas precisa de comunicar e não de licenciar, certo? :)
  11.  # 14

    a partir do momento que mexe na estrutura, cércea, alçados e telhados, precisa de licenciamento
    •  
      FD
    • 1 dezembro 2007

     # 15

    Já agora, dando uma de ignorante, o que é uma cércea?

    No sítio do costume dá-me isto:

    cércea
    s. f.,
    aparelho, nas estações de caminho-de-ferro, para determinar o volume máximo que pode atingir a carga de um comboio;
    molde para o corte das pedras;
    curva recortada em madeira para auxiliar o desenho.
  12.  # 16

    a cércea corresponde à altura do edifício, geralmente referida em metros, apesar de haver cãmaras municipais que a indicam em número de pisos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FD, capelo
    • AAD
    • 1 dezembro 2007 editado

     # 17

    Colocado por: FDEm 4 de Março de 2008 vai entrar em vigor nova legislação, cito:

    Artigo 6.º

    Isenção de licença

    1 — Sem prejuízo do disposto na alínea d) do n.º 2 do artigo 4.º, estão isentas de licença:
    a) As obras de conservação;
    b) As obras de alteração no interior de edifícios ou suas fracções, à excepção dos imóveis classificados ou em vias de classificação, que não impliquem modificações na estrutura de estabilidade, das cérceas, da forma das fachadas e da forma dos telhados;
    c)As obras de reconstrução com preservação das fachadas;
    (...)
    3 — Sem prejuízo do disposto no artigo 37.º e nos procedimentos especiais que exijam consulta externa, as obras referidas nas alíneasc)a h) do n.º 1 ficam sujeitas ao regime de comunicação prévia.

    Lei n.º 60/2007

    Ou seja, não alterando fachadas, e demolindo o interior, apenas precisa de o comunicar.
    Fazendo obras interiores, seja elas quais forem, não precisa nem de licença nem de comunicar nada.

    Espero ter ajudado.


    Era isto mesmo...
    Parece-me que vai dar azo a muita obra que irá muito para além da remodelação do interior, mas isto já é especulação.
  13.  # 18

    "Tenciono recuperar uma velha casa que se encontra em ruínas"
    Uma vez que vai investir o seu dinheiro, existirá sempre vantagem em arranjar um arquitecto para o ajudar nessa tarefa, pois este pode interpretar melhor as suas necessidades, fornecer-lhe ideias para valorizar o seu investimento, aconselhá-lo sobre aspectos construtivos e de eficiência energética, compatibilizar as especialidades e fiscalizar o empreiteiro. E isto mesmo que não precise de meter projecto na câmara. Convém é que seja um arquitecto com alguma experiência em reabilitações, pois assim pode realçar certos aspectos da casa antiga. Investir num bom arquitecto é sempre uma mais valia para a sua futura casa e, muitas vezes, uma forma de poupar dinheiro... porque os arquitectos não existem para licenciar edifícios, mas sim para ajudar os clientes a viver melhor.
  14.  # 19

    palheiras disse:
    boa tarde,

    herdei uma casa antiga em Trás-Os-Montes e pretendia recuperá-la. Não está completamente degradada, mas precisa de obras para ter mais conforto, bem com no telhado, como não tenho muita disponibilidade financeira pretendia saber se há algum organismo que ajude na recuperação deste tipo de casa rurais e qual, ou será que tenho de pedir um empréstimo....

    palheiras
  15.  # 20

    Ola carlos lamento nao poder ajudar , tambem ando a procura de mais informacao sobre casas de pedra.
    adquiri recentemente uma casa de xisto numa aldeia de xisto e istou tentando tirar o maximo de informacao possivel da net .
    ainda tenho um longo caminho pela frente ate comecar com a recuperacao . continuem a escrever mas nao se destraiam com outros temas que nao ajudam nada .
 
0.0185 seg. NEW