Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Aqui ficam as estatísticas para a taxa a 6 meses ao longo dos seus 10 anos de vida:

    Ano ---- Valor médio
    1999 --- 3.094
    2000 --- 4.637
    2001 --- 3.914
    2002 --- 3.353
    2003 --- 2.305
    2004 --- 2.165
    2005 --- 2.250
    2006 --- 3.276
    2007 --- 4.352
    2008 --- 4.734
    Média -- 3.408

    As taxas fixas andam actualmente à volta dos 4% na maioria dos bancos. Quem tivesse feito taxa fixa à 10 anos atrás, hoje estaria super-arrependido em virtude do dinheiro que tinha perdido. Espero que isto sirva para muita gente que quer fazer taxa fixa reflectir um pouco (se bem que ninguem consegue prever o futuro, em 1995 as taxas de juro eram de 11%).

    Cumprimentos a todos,
    Marco
  2.  # 2

    e se tudo correr bem o trichet vai baixar as taxas a 2% no dia 15 de janeiro, para eu pedir um emprestimo a 30 anos de taxa fixa, :) porque não acredito que o homem baixe mais que 2%, mas em tempo de crise nada é certo logo....
  3.  # 3

    Colocado por: bushye se tudo correr bem o trichet vai baixar as taxas a 2% no dia 15 de janeiro, para eu pedir um emprestimo a 30 anos de taxa fixa, :) porque não acredito que o homem baixe mais que 2%, mas em tempo de crise nada é certo logo....


    bushy, a taxa fixa dificilmente baixa dos 3.5%
    A média da euribor dos ultimos 10 anos foi de 3.4%
    Logo aí está a prova de que taxa fixa só é boa abaixo de 3.4%
    Se conseguir abaixo de 3.4% aproveite!
  4.  # 4

    Caro marco ainda a 2 meses atras o barclays tinha taxas swap a 30 anos fixas a 2.9
  5.  # 5

    Colocado por: bushyCaro marco ainda a 2 meses atras o barclays tinha taxas swap a 30 anos fixas a 2.9


    ... as tais que num dia podiam estar a 2.9% e no dia da escritura podiam a estara 4%. Pelo tópico que aqui anda, creio que seja um risco em ir "numa dessas".

    Um abraço

    Filipe

    http://montedochafariz.blogspot.com/
  6.  # 6

    Colocado por: bushyCaro marco ainda a 2 meses atras o barclays tinha taxas swap a 30 anos fixas a 2.9


    Eu não disse que era impossivel irem abaixo dos 3.5%, disse que era dificil. Se analisar o histórico das taxas fixas, verá que nos ultimos 10 anos (o equivalente a 3100 sessões) em apenas 2 sessões a taxa fixa a 30 anos foi abaixo dos 3.5%. Curiosamente foram ambas em Novembro de 2009, a 2.9% e a 3.2%. Mas meus amigos, aconteceu 2 vezes num total de 3100 sessões... Daí eu dizer: "se conseguir abaixo dos 3.4% aproveite!".


    Cumprimentos
  7.  # 7

    O que eu acho é que há a noção errada de que as Taxas Fixas dependem do valor da Euribor.
    Não tem nada a ver, a Euribor pode estar a 2% e a Taxa Fixa a 30 anos a 4%. Aliás, a Euribor está a descer há mais de 2 meses e a Taxa Fixa tem vindo a subir.

    marcoaraujo:
    Onde conseguiu ver o histório das Taxas Fixas?
    Andei à procura em muito lado mas parece-me que é um segredo bem guardado.
  8.  # 8

    Colocado por: jfkptO que eu acho é que há a noção errada de que as Taxas Fixas dependem do valor da Euribor.
    Não tem nada a ver, a Euribor pode estar a 2% e a Taxa Fixa a 30 anos a 4%. Aliás, a Euribor está a descer há mais de 2 meses e a Taxa Fixa tem vindo a subir.

    marcoaraujo:
    Onde conseguiu ver o histório das Taxas Fixas?
    Andei à procura em muito lado mas parece-me que é um segredo bem guardado.


    Existe histórico de taxas fixas até finais de 2006. A partir dessa data, o ISDA proibe a sua publicação.
  9.  # 9

    Tudo indica que o trichet vai por as taxas a 2% no dia 15.01 optimas notcias para quem quer ir pedir dinheiro ao banco, pensem em pedir a fixa pq é uma excelente oportunidade, mm que o trichet as baixe mais, já é um bom valor. Ir buscar cada 100 000 por +/-400 é muito bom
  10.  # 10

    Não sei se é assim tão bom.
    As taxas indexadas estão a cair e num nível baixíssimo, mas as fixas mantêm-se altas.

    Maldita a hora que pensei na taxa fixa.
    Ainda nem fiz as escrituras provisórias e vou ver se consigo a transição para as taxas indexadas.
 
0.0147 seg. NEW