Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: lfvmagalhaesDas três variáveis, todas elas dependem umas das outras, mas a que deverei dar mais importância é ao U = Coeficiente de Transmissão Térmica.


    São todas formas diferentes de descrever um mesmo fenomeno. Nenhuma é mais importante que a outra pois são todas a mesma coisa.
    Perceba que ambas apenas têm contabilizão de forma diferente. Deve usar a que de uma forma mais direta lhe dê as relações que necessita. Para o caso apresetnado será o U.
    Com exemplo:
    A sua internet é de 8Mb/s, se quiser saber quanto tempo demora a fazer um download de 80MB será mais facil saber que a sua internet é de 1MB/s (1byte=8bits, logo 8Mb/8=1) e assim sabe que faz um download de um ficheiro de 80MB em 80 segundos. Agora se quiser comparar a sua internet com a do seu visinho, usará a forma 8Mb/s que assim pode diretamente comparar já que é esta forma que usualmente se fornece. (tipo de diferença existente entre o seu k e U)
    O Lourosela de Baixo jogou com o Cimenteiro de Cima (3-2 resultado final), pode dizer que o Lourosela ganhou, ou pode dizer que o Cimenteiro perdeu. (tipo de diferença do seu U e RT)





    Colocado por: lfvmagalhaesAgora uma coisa, relativamente aos isolamentos, eu tenho lido por outros tópicos do fórum mas nenhum aponta razões/vantagens/desvantagens dos vários tipos de isolamento:

    EPS;
    XPS;
    LM;
    Cortiça;
    Etc. etc.


    Se não encontrou é porque focou-se apenas no titulo d otopico, porque esta questão te mvindo a ser discotida em vários tópicos.
    O que lhe interessa aqui é comparar ks qeu lhe dá diretamente a condutibilidade do material, quanto maior pior.
    Depois te mde perceber as caracteristicas de cada um:
    Comportamento à humidade,
    permeabilidade,
    resistência ao fogo,
    resistência ao corte,
    preço,
    etc.
    Finalmente tem de saber para que fim o vai usar
    Com sorte alguem aqui lhe faz uma tabela com as caracteristicas de cada um mas não se esqueça que dentro de cada um desses tem depois váriso tipos de "qualidade"
  2.  # 22

    Mas digam-me uma coisa, uma parede boa, isto é, uma parede com bom isolamento térmico tem o valor U por volta de que valores?

    Eu sei que quanto mais baixo for melhor, mas cá para o nosso país, já agora a zona é Coimbra / Cantanhede, qual seria o valor U para a parede, sabendo que eu pretendo uma casa energeticamente eficiente. Bem sei que não se pode contabilizar apenas o U da parede, porque depois iriam entrar o U dos vidros, dos caixilhos etc etc etc, mas relativamente à parede e só à parede, qual seria o U recomendado para essa situação?
  3.  # 23

    Colocado por: lfvmagalhaesmas relativamente à parede e só à parede, qual seria o U recomendado para essa situação?


    Não sei, vai ter de perguntar a quem postou ai as tabelas termicas, provavelmente será alguem que faz esses calculos diariamente.
    Para ser eficiente (optima solução proque parece ser isso que procura) o preço gasto em isolamento mais o gasto em aquecimento e arrefecimento durante a vida util da casa tem de ser o mais baixo de entre todas as soluções.
  4.  # 24

    diria que abaixo de 0.40 já é um bom valor para paredes.
  5.  # 25

    Eu tenho paredes entre 0,35 e 0,41 e a minha classificação energética é A+
  6.  # 26

    Colocado por: youngjoey77Eu tenho paredes entre 0,35 e 0,41 e a minha classificação energética é A+

    a cosntituição das paredes tem pouca influencia na Classificação Energética da casa (infelizmente)
    Concordam com este comentário: youngjoey77
  7.  # 27

    Colocado por: fernandoFerreiraa cosntituição das paredes tem pouca influencia na Classificação Energética da casa (infelizmente)


    Sim, deve-se contar com tudo, mas foi só para dar uma ideia...
  8.  # 28

    Então quer dizer que ambos os exemplos que apresentei aqui são boas paredes?

    era 0,19 e 0,14...

    são paredes deduzo muito boas em termos térmicos?
  9.  # 29

    Colocado por: lfvmagalhaessão paredes deduzo muito boas em termos térmicos?

    sim são soluções bastante boas.
  10.  # 30

    Obrigado pela resposta fernandoFerreira.

    Uma pergunta que também tem a ver com paredes.

    Numa construção do genero bloco térmico + etics, onde pelo interior leva gesso projectado ou algo assim, quando se esta a fazer os rasgos no bloco térmico este não vai perder as suas caracteristicas?

    Já li que sim, já li que não, por isso pergunto, perde ou não? é assim tão notório?

    É melhor por exemplo (do interior para o exterior) placa de gesso, caixa de ar de 5cm (que poderá levar isolamento por exemplo knauf painel plus tp 238 com papel kraft numa das faces), bloco térmico e etics, onde neste espaço da caixa de ar estariam lá os tubos, é uma boa solução??

    Obrigado
  11.  # 31

    os rasgos afetam apenas a zona de rasgos. Isto é, se vai cortar bloco o que lhe vai acontecer é que a resistencia termica vai diminuir nessa area, APENAS. Como não mexe com o grosso d oisolamento não deve ficar com pontes termicas. Os problemas são outros (ou pelo menos o maior efeito deste rasgo cai sobre outras resistêncais, sã oelas a resistência da parede que pode levar a fendilhamentos, e a diminuição da resistência sonora que neste caso é não é proporcional à área, um pequeno buraco tem um efeito na resistêncai acustica varias veses maior que a área do mesmo).
    Um conselho: Isole as tubagens, quer as de água quente quer as de fria.
  12.  # 32

    Então quer dizer que com a situação que falei, isto é, colocar uma especie de caixa de ar, com isolamento ou não, e os tubos a "trabalharem" nessa caixa de ar, é claro que é dinheiro que se gasta mas compensa, certo? Acho de certa forma compensatória visto o preço do m2 do gesso cartonado não ser assim tão elevado e assim ficaria a ganhar nesse aspecto da acustica. E ainda se nesses 5 cm por exemplo colocar o tal painel plus tp238 com barreira de vapor melhor ainda certo?


    Obrigado
  13.  # 33

    Colocado por: lfvmagalhaesE ainda se nesses 5 cm por exemplo colocar o tal painel plus tp238 com barreira de vapor melhor ainda certo?

    Não falo de barras para vapor para paredes. Não me parece aconselhavel, mas pode-me estar a escarpar alguma coisa.
    Não se esqueça que ao acrescentar a caixa de ar e a as placas de gesso laminado vai ter custo das mesmas placas e reduções nas áreas.
    Não se esqueça ainda que o que eu referi foi que os rasgos reduzem-lhe a resitência acustica, mas ou por la os tubos esta a inserir um novo elemento que te mresistência tambem. Isto para dizer que não sei ate que ponto será significante.
  14.  # 34

    Este painel de lã mineral é da Knauf, é o Painel Plus Kraft (tp238), normalmente usado em parede dupla com a face do papel kraft virada para o interior, e/ou em paredes divisórias. Deduzo que poderá também ser utilizado nesta minha abordagem.

    Mais uma vez e recorrendo às pesquisas que fiz, mais vale aumentar em 2 cm a espessura do isolamento do que em 10 cm a espessura do bloco seja ele térmico ou não (isto dito de forma "leviana").

    Pelo que, eu calculei do mesmo modo que calculei o U e as resistências dos exemplos que dei no inicio do tópico, o U desta parede:

    Exemplo (do interior para o exterior):

    Placa de gesso + Lã Mineral TP238 + Bloco Térmico Zenith + Etics EPS

    Espessuras (cm): 1,25 + 5 + 14,5 + 10 = 30,75
    Rt = 0,05 + 1,55 + 1,004 + 2,78 = 5,384 m2.k/w
    U = 0,185 w/m2.k
    k = 0,057 w/m.k

    Neste exemplo, a espessura da parede não é por assim dizer muito grossa, até acho que está com uma boa medida, e tenho um valor U muito bom pelo que já disseram nas respostas anteriores, certo é que quanto mais baixo melhor, mas acho que abaixo dos 0,20 já é muito bom.

    Este bloco térmico Zenith surpreendeu-me pela sua espessura ser apenas 14,5 cm e por ter uma resistência bastante boa comparado com outros da sua gama e da sua espessura. Além de que também me surpreendeu-me pelo valor de isolamento acústico que anunciam 43dB acho que é bastante bom, contudo ainda não percebi muito bem esta questão do isolamento acustico, isto é este de 14,5 tem 43dB, o bloco zenith de 20,7 cm tem 48dB, 5dB tem muito significado?

    Abraço
  15.  # 35

    Aqui neste exemplo que dei, por acaso só utilizei dessa marca Knauf o painel de lã mineral, não utilizei a placa de gesso, isto porque não sei o valor da resistência térmica da placa, relativamente à placa gesso para esse exemplo usei os valores da **** e daquilo que eles anunciam para a placa de gesso deles.

    Agora, quanto a mim, e tenho bastante informação da Knauf em brochuras, praticamente tudo o que é de painéis isolantes que eles tinham no site deles para fazer download tenho tudo cá, parece-me material de boa qualidade, também pelo feedback que o sr. Anonimo16062021 em certos tópicos dá, acho que estamos perante uma marca que tem bons produtos, por isso se cá não é bem visto não percebo o motivo.

    Obrigado pelo alerta :)
  16.  # 36

    Então se um produto dá garantias, eu tenho de saber escolher não só o produto como o aplicador... para depois não ter dissabores.

    Se é um bom produto que dá garantias quem o vai aplicar tem de ser bom aplicador que dá garantias... não pode ser do genero "Deus (neste caso eu) dá nozes (neste caso o produto) a quem não tem dentes (neste caso o aplicador)"...

    Abraço
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021, TROLHA...
  17.  # 37

    Placa de gesso + Lã Mineral TP238 + Bloco Térmico Zenith + Etics EPS

    Espessuras (cm): 1,25 + 5 + 14,5 + 10 = 30,75
    Rt = 0,05 + 1,55 + 1,004 + 2,78 = 5,384 m2.k/w
    U = 0,185 w/m2.k
    k = 0,057 w/m.k


    Só por curiosidade: não se importa de ter à vista as saliências e reentrâncias provocadas pelos pilares e vigas?
  18.  # 38

    Mas normalmente a largura dos pilares não é entre 19cm e 20 cm?

    Eu creio já ter lido isto em alguns tópicos, mas sinceramente não sei.
  19.  # 39

    Mas respondendo diretamente à sua pergunta, sim importo.

    Não quero ter essas reentrâncias e saliências à vista, mas como "assumi" aquelas larguras de outros tópicos, contudo não sei se são correctas ou não. Poderia-me dizer normalmente qual é a espessura de um pilar?
  20.  # 40

    Depende da forma como a arquitectura permitir a distribuição das cargas. 19 não é costume, 20m pode ser mas eu acho mais realista contar com 25.
    De qualquer forma essa parede que descreveu só tinha 14,5 cm para os pilares
 
0.0302 seg. NEW