Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Muito obrigado pela sua resposta rápida.

    Nesse caso claro que me importo com essas reentrâncias e saliências provocadas pelo desfasamento em termos de espessura.

    Como pretendo que a moradia seja térrea, acho que isso também influencia na largura dos pilares já que não terá de fazer tanto suporte de cargas que por exemplo uma moradia de 2 andares, estou certo? (parece obvio que sim, mas não sou engenheiro por isso a pergunta)


    Abraço
  2.  # 42

    Certo ou não, é relativo e cada caso é um caso, só vendo o projecto de arquitectura. Eu prefiro contar com 25, mas a verdade é que não sigo a metodologia que o lfvmagalhães está a seguir: só depois de um "pré-cálculo" da estrutura é que decido a espessura das paredes.
  3.  # 43

    Colocado por: j cardosoCerto ou não, é relativo e cada caso é um caso, só vendo o projecto de arquitectura. Eu prefiro contar com 25, mas a verdade é que não sigo a metodologia que o lfvmagalhães está a seguir: só depois de um "pré-cálculo" da estrutura é que decido a espessura das paredes.

    25 ou mais
  4.  # 44

    Colocado por: lfvmagalhaeso bloco zenith de 20,7 cm tem 48dB, 5dB tem muito significado?


    A escala dB é logaritmica.
    um aumento de 3dB é e mvalroes redondos um aumento do dobro da intensidade. Uma redução de 5dB é quase uma redução de 4 vezes menos pressão sonora. 5dB é notório.
  5.  # 45

    Colocado por: kuGu_eLu A escala dB é logaritmica.
    um aumento de 3dB é e mvalroes redondos um aumento do dobro da intensidade. Uma redução de 5dB é quase uma redução de 4 vezes menos pressão sonora. 5dB é notório.


    Ok entendi.

    Mas consegue-me dizer por exemplo o que é que esses 43dB isolam? isto é barulho dos carros a passar? Uma rebarbadora? sei lá... lool, esses 43dB é o mesmo que dizer que irei ouvir assim muito tenuemente o barulho de uma mota a passar na estrada? ou por exemplo:

    Eu já vi num outro tópico dizerem algo como (acho que foi isto que disseram, mas também não quero estar a ser incorrecto e afirmar que foi mesmo isto):
    Imagine um barulho de 70 dB:
    aos 43dB tiramos 3dB e o barulho dos 70 dB passa para metade isto é, 35dB.
    aos 40dB tiramos 3dB e o barulhos dos 35dB passa para metade isto é, 17,5dB.

    E assim em diante... É mesmo assim ou eu interpretei mal?



    Colocado por: j cardosoCerto ou não, é relativo e cada caso é um caso, só vendo o projecto de arquitectura. Eu prefiro contar com 25, mas a verdade é que não sigo a metodologia que o lfvmagalhães está a seguir: só depois de um "pré-cálculo" da estrutura é que decido a espessura das paredes.


    Eu não estou a impor qualquer espessura de parede, apenas estou a fazer calculos que sei que não correspondem mesmo ao real porque falta a resistencia exterior e interior (creio que é isto), e mediante esses valores que vou chegando vou ficando com ideias de como poderá ser uma suposta parede com bom isolamento térmico e acustico.

    Pensava que pelo facto de ser casa terrea os pilares poderiam ser dimensionados para essa mesma estrutura, isto é, 25 cm poderá ser uma medida para casa de dois andares, numa terrea poderá ficar em 23, ou algo assim 22... mas lá está não sei se é mesmo assim que se processa ou não... Não sei se tem relevancia ou não a placa ou o tecto que eu queria fazer era com abobadilhas em eps e as vigas seriam em aço (tirei esta informação do site dos blocos Isorast), isto porque eu tenho gostado cada vez mais da solução construtiva que a Isorast ofereçe.

    Abraço
  6.  # 46

    É assim que se faz as contas relativamente aos dB's?
  7.  # 47

    Colocado por: lfvmagalhaesÉ assim que se faz as contas relativamente aos dB's?


    o lfvmagalhaes parece-me uma pessoa interesada e que quer ser capaz de fazer as coisas por si só, e entende-las. Concordo plenamente com esta postura mas falta-lhe então as bases. Procure alguns apontamentos de acustica e isolamento para começar a perceber os conceitos e a saber como pesar os valores de forma a aumentar o seu conhecimento. Lembre-se que todo o que le (com prova cientifica) vem das bases, e qualquer pessoa com essas bases poderia chegar a essas mesmas conclusões (pode ver por exemplo este link: , apenas dei uam vista de ohlso e parece-me ter tudo o que precisa para perceber os conceitos basicos e poder começar a entender o que é cada valor. Depois siga este http://www.knauf.com.br/folder/abc/pdf/abc.pdf).
    Agora vou proceguir com as suas questões/duvidas.

    priemiro tme de perceber o proque do calculo ser feito da seguinte forma:
    aos 43dB tiramos 3dB e o barulho dos 70 dB passa para metade isto é, 35dB.
    Esta errado. Se a sua parede tem uma resistência de 43dB quando existe um pressão sonora de 70 dB de um dos lados, do outro vai existir 70-43=27dB
    Existe depois as pressões marginais (piso, vigas, espaços exteriores) que vão deixar passar parte do barulho por elementos que não a parede. Usualmente considera-se que este valor de transmissão amrginal é de 3dB, ou valores semelhantes (dependendo da envolvente ao espaço em estudo). Logo aos 27dB vai acrescentar 3dB =30dB.
    De seguinda vai ter o aumento da pressã osonora devido à reverbação, para ambientes habitacionais penso ser despresavel a não ser que tenha um espaço mui aberto com poucos elementos moveis.

    Agora relembrando o que estudou:
    Se o som ambinete de uma sala é (valor aleatório) 40 e pelo exterior lhe chegam 39 (ja descontada a influencia dos elementos isolantes) o que vai ter é:
    40dB + 39dB = 42.5dB (pode usar esta ferramenta se não percebeu como s faz o calculo http://www.isegnet.com.br/siteEdit/site/site_antigo/1isegtools.asp)
  8.  # 48

    Ainda tenho muito que ler, mas pelas primeiras informações que tirei, creio então que 43dB é um valor bom, e isso é só a resistencia do bloco, ainda teria mais a resistencia do isolamento que irá ser feito pelo exterior, mais caso seja feita a tal caixa de ar de 5 cm com isolamento ainda mais resistencia terá pelo que, como a habitação se situa num local rural deve chegar para haver um bom confort acustico, correto?
  9.  # 49

    Colocado por: lfvmagalhaescorreto?

    Não sei, rural realmente indica menor ruido CONSTANTE, agora se tiver um visinho com uma mota bem portuguesa, já nao sei XD

    Ha-de chegar à altura dos materiais leves e com propriedades elasticas, ai depois vai perceber que as coisas não funcionam tão linearmente. Mas esta no caminho correto. 50dB é um bom valor. Nos link que lhe indiquei tem lá tabelas com valores indicativos para vários tipos de construção. Se tiver niveis identicos aos hospitais fica muito bem servido :)
  10.  # 50

    Por acaso nenhum dos vizinhos tem mota. Existe sempre aquelas máquinas agrícolas, corta-relvas, corta-sebes, moto-serra, que também são usadas esporadicamente em ambientes mais para o meio citadino. É uma zona calma, a rua é uma rua paralela à rua principal por isso também não há muito movimento de carros, só mesmo de quem conhece esta zona e dos vizinhos e isso.
  11.  # 51

    Naquelas tabelas estabeleciam como 47dB um nivel de conforto para uma habitação. Para os hospitais é 52 a 55 dB.
  12.  # 52

    Voltando à parte dos pilares, j cardoso o que acha da tal situação que falei da placa ser com vigas de aço e com abobadilhas de EPS? tem aqui o site onde vi.

    http://sri.isorast2000.com/index.php?pr=Floor_System

    Na minha humilde opinião e vendo apenas como utilizador acho que trás grandes vantagens em relação às abobadilhas tradicionais, antes de mais pelo isolamento, e acho que a placa nesta situação ficaria muito mais leve, por conseguinte o peso da mesma sobre a estrutura seria menor.

    As minhas conclusões estão correctas?
  13.  # 53

    Estão correctas em parte, como é evidente essas abobadilhas permitem uma laje com menor peso próprio que as tradicionais. Será o suficiente? Continuo a dizer que depende da distribuição das cargas que a arquitectura permitir, mas tenho as minhas dúvidas, convém ter presente que a estrutura terá de estar preparada para os esforços induzidos por possíveis acções sísmicas e esses esforços condicionam em muito as dimensões e armaduras dos pilares.
  14.  # 54

    Vi agora que os links tem um problema:
    http://www.estig.ipbeja.pt/~pdnl/Sub-paginas/Fisica%20dos%20edificios_files/Documentos/Material%20de%20Apoio/PPT%20aulas/Cap%205%20-%20Acustica_web.pdf
    http://www.knauf.com.br/folder/abc/pdf/abc.pdf


    Colocado por: lfvmagalhaesNaquelas tabelas estabeleciam como 47dB um nivel de conforto para uma habitação. Para os hospitais é 52 a 55 dB.


    Sim, algo do genero.
    Quando tiver a ver valroes não se esqueça de verificar se estão a falar do nivel sonorico na divisão ou do nive lde isolamento (R)
  15.  # 55

    Por isso os 43dB que esse bloco de 14,5cm apresenta só o bloco, consegue-se fácilmente atingir os 50 55 db? isto é, como consigo saber a resistencia acustica do EPS? e de outros materiais para saber mais concretamente quanto é que poderá isolar acusticamente a parede?

    Tem razão j cardoso, tudo irá depender da estrutura em cima e de como será feita e estudada para o caso. Mas você consegue-me dar uma opinião sobre o sistema construtivo Isorast? A estrutura nesse caso é a parede toda não tem pilares já que os blocos são uma espécie de cofragem e depois é enchido de betão. Neste sistema toda a parede é estrutura? Quase como no sistema LSF? onde a estrutura é a própria parede?
  16.  # 56

    Colocado por: lfvmagalhaesPor isso os 43dB que esse bloco de 14,5cm apresenta só o bloco, consegue-se fácilmente atingir os 50 55 db? isto é, como consigo saber a resistencia acustica do EPS? e de outros materiais para saber mais concretamente quanto é que poderá isolar acusticamente a parede?


    Acho que para isso precisa de se basear em estudos ou formulas empiricas porque (e sem querer dizer asneira) valores de resistência sonora para produtos leves e que funcionam como mola são obtidos por testes laboratoriais. penso que o forista alv lhe consegue dar mais informação.
  17.  # 57

    Pensava que existisse uma tabela como existe sobre as resistencias térmicas onde apresentam a resistencia térmica mediante a espessura e mediante o material em si...
  18.  # 58

    Colocado por: lfvmagalhaesPensava que existisse uma tabela como existe sobre as resistencias térmicas onde apresentam a resistencia térmica mediante a espessura e mediante o material em si...


    Sim. Só não lhe sei dizer como faz para conjugação de materiais/sistemas
  19.  # 59

    Ah exacto... Mas você sabe dessa tabela de resistencia acustica dos materiais?
  20.  # 60

    Mas você consegue-me dar uma opinião sobre o sistema construtivo Isorast?

    Não, nunca trabalhei com esse sistema
 
0.0309 seg. NEW