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  1.  # 81

    Colocado por: lfvmagalhaeso pé direito tosco é de 2,70 não? ou mais, já que o chão ainda tem de levar os tubos e aquelas massas para nivelar, ou as betonilhas e isso tudo, e o tecto também tem de ser finalizado, por isso a altura do chão ao tecto "tosco" é normalmente de quanto?


    é de 2,50/2,60m mais acabamentos. Tem de saber os seus acabamentos para se poder responder a isso. Ou então pergunte a um arquiteto (quem perceber as ironias aqui que se acuse).
  2.  # 82

    A altura do tosco depende do tipo de "tralha" que vai passar no chão e da existência ou não de tecto falso.
    2,70 é sempre uma medida muito à pele pelo que se tiver mais tem mais espaço de manobra
  3.  # 83

    Muito obrigado por todas as respostas, :), assim já tenho mais termos no meu vocabulário e tudo :)
  4.  # 84

    Ora, mais umas peripécias para o tópico, não tem implicação directa ao mesmo, mas continua a ter a ver com as questões de isolamento:

    - Nas construções de alvenaria com parede dupla eu gostava que me explicassem o porquê de nos 5, 6, 7 ou os centímetros que forem da caixa de ar, porque é que normalmente não se preenche toda com isolamento? Isto é preenchida parcialmente, quase meio por meio. Há alguma explicação para o mesmo?

    - Já li em certos tópicos utilizadores dizerem que não compensa estar a usar Bloco ou Tijolo Térmico quando posteriormente se aplica ETICS, isto é mesmo assim? Já agora porquê? Quer dizer então que o Bloco ou Tijolo Térmico é mais adequado nas alvenarias de parede dupla?

    Eu fiz uns 3d's de uma parede dupla com a "caixa de ar" totalmente preenchida de isolamento que dá o seguinte (do exterior para o interior):
    Bloco térmico Zenith (da Presdouro) 20,7 cm + Painel de Lã Mineral Plus Kraft TP238 (da Knauf) 10 cm + Tijolo Normal 9 cm
    Resistência térmica: 5,053 m2.k/w
    Coeficiente de transmissão térmica : 0,197 w/m2.k

    Os 3d's que fiz referem-se mais à correcção das pontes térmicas, que pelos vistos é o grande problema das "paredes duplas", então aqui vai:










    Como estava nesta "onda", pus-me então a pensar como seria nas soleiras, ombreiras e padieiras (não sei se é assim estes termos) das janelas e dei de caras com um problema que como não sou da área não sei como resolver, que é o seguinte, como tenho 10 cm de isolamento aonde é que assenta a caixilharia? no isolamento não pode ser (creio eu), na parte do tijolo interior de 9 cm acho que também não pode ser porque se não depois como é que cubro o isolamento? só pode ser no bloco térmico exterior? eu vou colocar as imagens:



    (nesta foto acho que não dá para fazer isso)



    (suposta solução a meu ver)

    O perfil usado é 100% real e é da Finstral, perfil de 72mm com junta central, pvc.

    Gostava que me explicassem como é que se consegue resolver o problema da caixilharia nesta situação? Será que passa por nesta zona da caixilharia o isolamento ter menor espessura? Eu já pensei em tanta coisa, mas como não sou especialista...

    Se for preciso posso colocar mais imagens.


    Abraço
    Luís Magalhães
  5.  # 85

    a caixilharia deve estar o mais perto possivel do isolamento, neste caso puxaria o máximo para o interior, de forma a meter a Tampa da CX de Estore por fora.
  6.  # 86

    Na primeira foto a caixilharia está no interior por assim dizer, isto é, pelo que sei o parafuso que segura a caixilharia à parede é colocado ali naquela zona. Mas acho que não é uma boa ideia como está na primeira imagem da caixilharia porque o isolamento fica pelo lado de fora da caixilharia. O problema da segunda imagem é esse que você mencionou, isto é, a caixilharia ao estar colocada na parte exterior do isolamento, depois o problema será a caixa de estore.

    Por isso é que gostava de ouvir opiniões sobre a forma deste problema ser eliminado por assim dizer. A questão também pode ser a espessura do isolamento, mas não é possível resolver esta situação sem se ter que diminuir a espessura do isolamento?

    Se calhar quem está em melhores condições para dar uma opinião deverá ser o Sr. Anonimo16062021 :P
  7.  # 87

    Certo caro ETICS, isso eu pensei logo quando pensei no porquê de a caixa de ar não ser totalmente preenchida, pensei logo nas condensações, pelo que foi por isso que fiz o "desenho" utilizando o Painel Plus Kraft TP238 da Knauf que tem BVP.

    Assim desta forma, o isolamento com BVP, e ficando a caixa de ar totalmente preenchida é uma solução má ou boa?
  8.  # 88

    Será que pouparia? Não sei porque não tenho os preços 100% exactos, mas pelas contas que fiz, e deve ter sido a primeira vez que comecei a fazer contas desde que comecei com esta coisa de saber qual a "melhor parede", acho que esta solução que apresentei não fica cara... se não vejamos:

    (pelas contas que fiz com os dados que consegui recolher):

    Solução de Parede Dupla:

    Bloco térmico Zenith 20,7cm = 1,07 €/unidade (já com IVA) = 10,7 €/m2
    Painel Plus Kraft 10 cm Knauf 10cm = 10,45 €/m2 (já com IVA e sem eventuais descontos)
    Tijolo normal Preceram 9 cm = 0,12 €/unidade (já com IVA e entrega na minha zona) = 2,05 €/m2

    Total m2 = 10,7 + 10,45 + 2,05 = 23,20€ - aproximado 25€... Podemos pôr imagine-se mais 15 €/m2 para os rebocos e tintas e isso. = 40€/m2


    Solução de Parede Simples + ETICS:

    Bloco térmico Zenith 20,7cm = 1,07 €/unidade (já com IVA) = 10,7 €/m2
    Isolamento pelo exterior com EPS 6cm = 30 €/m2 (aproximado, valor já com iva, isto é um valor referencia que já vi por aqui pelo fórum)

    Total m2 = 10,7 + 30 = 40,7€, rebocos pelo interior e tintas e isso imagina mais 7,5 = 48€/m2


    Ora num isolamento pelo exterior com Lã de Rocha, o preço iria aumentar, pelo que acho que com uma parede dupla onde estas questão de pontes térmicas forem acauteladas, o valor por m2 é mais baixo, já para não falar que o valor U para o painel etics lã mineral da Knauf é de 0,37, e o valor U para o painel da Knauf também mas da parede dupla é de 0,31.


    Eu sou uma pessoa de mente aberta, não tenho condicionalismos, e como vê até ponho hipoteses de o isolamento pelo exterior ou na caixa de ar ser lã mineral, isto porque vejo que é substancialmente melhor, pelo que se me disserem que isto é melhor por causa disto, e faz isto e tal e coisa, eu depois poderei ver as coisas de uma forma diferente, e até ir por essa opinião, só que como estava a fazer essas "experiencias", porque não passa disso mesmo, pronto lembrei-me de expor o caso.


    Abraços
    Luís Magalhães
  9.  # 89

    Custos de mão de obra diferentes temos seja em que solução fôr... Se bem que acredito que o custo de mão na solução de parede dupla possa ser superior, contudo depende de como a estrutura for feita, isto é, se for primeiro o "esqueleto", segundo a parede interior, terceiro colocação do isolamento, quarto bloco térmico, poderá ser a coisa ela por ela.

    Se reparar também adicionei aos custos da solução de parede dupla cerca de 15€/m2 para a pintura, rebocar e isso tudo, que diga-se de passagem é mais de metade do que a parede toda...

    Os tais 30€/m2 do etics é referente ao EPS de 6 cm... Se ao próprio material isolante (lã mineral) que é mais cara que o EPS, ainda falarmos num acréscimo da espessura desse material isolante mais caro, então teremos uma "dupla agravante".

    Não estou a defender nem um nem outro sistema atenção. Consigo perceber por imagens já colocadas cá no fórum que com o sistema ETICS a correção das pontes térmicas sai mais facilitada o que é muito bom.

    Agora as minhas perguntas são, aquelas imagens que coloquei, daria para ser exequível uma parede daquelas? Em relação à caixilharia existe outra solução para além daquelas duas imagens? (na imagem que vemos onde o interior está de branco é a simular um suposto reboco pintado. E a caixilharia está assente no bloco térmico ah face com o isolamento)


    Abraço
  10.  # 90

    Foto
      Parede_dupla_janela3.jpg
  11.  # 91

    Foto
      Parede_dupla_janela4.jpg
  12.  # 92

    O preço do painel para ETICS da marca Knauf com as dismensões 100 x 625 x 800 (mm) é 33,86 €/m2.

    (EDIT: Já agora também já vi o preço dos blocos Termoacusticos da Artebel, e o preço ao m2 destes blocos ficam 17,55€/m2 já com IVA, mais um acréscimo em relação à parede dupla)

    Abraços
    Luís Magalhães
  13.  # 93

    Ninguém me dá uma possível solução para o "problema" da caixilharia?
  14.  # 94

    Então mesmo esse o aumento é considerável em relação ao ETICS com EPS.

    Contudo aquilo que eu queria saber era uma forma de ter a caixilharia correctamente colocada. Você sugere alguma opção?
  15.  # 95

    Você colocaria assim?

    Contudo eu não queria utilizar a vulgar pedra ou marmore neste remate... Teria de ver outra opção para tal remate
      Parede_dupla_janela5.jpg
  16.  # 96

    O que é que quer dizer com "invólucro" não estou a perceber
  17.  # 97

    Certo mas por exemplo a caixilharia é fixada por parafuso àquela parte de cimento certo? e depois de fixada assim, no perímetro da mesma exteriormente e interiormente leva uma espécie de silicone não é assim que é feito?
  18.  # 98

    Colocado por: Anonimo18072022APoderia sobrepor a caixilharia ligeiramente sobre a lã de rocha.

    eu concordo
    Concordam com este comentário: two-rok
  19.  # 99

    nessa zona é também importante ligar bem os dois panos de alvenaria, com gatos metálicos, de preferencia inox. deve reforçar bem na zona do tijolo de 9 com massa para depois receber as buchas.
    a argamassa deve ser aplicada de forma a não criar uma ponte térmica entre o pano exterior e interior, como muitas vezes se vê uma espessura brutal de argamassa que depois vai dar origem a condensações no interior à volta do caixilho.
  20.  # 100

    Então quer dizer que como está nesta ultima foto que cheguei a colocar apenas traziam a caixilharia um pouco mais para o meio para que ficasse em contacto com o isolamento, certo? não faziam mais nada certo?

    fernando ferreira não percebi isso de ligar bem os dois panos de alvenaria com gatos metálicos, podiam me explicar sff?
 
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