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  1.  # 121

    Então cá em Portugal a caixilharia é aparafusada é isso?
  2.  # 122

    Cá em Portugal?
  3.  # 123

    Isto pode parecer "ridiculo" mas, os "trolhas" na alemanha até parecem doutores, veja se no video, aquela bolsa de ar enchida há mão cá em Portugal só os médicos é que tem disso para ver as tensões! O meu pai tem muitos, por isso já sei vou lhe sacar uns quando tiver a montar as caixilharias!
  4.  # 124

    Pois... Sem tirar nem pôr...

    E isso pode ser usado com Etics e com caixa de ar não é?
  5.  # 125

    Na constante "procura" de uma boa solução para parede cheguei a esta que vou mencionar a seguir, como já venho a dizer eu quero uma casa que me confira um bom isolamento e um bom comportamento, de forma a "selecionar" as paredes estabeleci um tecto para o valor U, sendo o valor que defini foi de U = 0,2 w/m2.k

    É uma parede com caixa de ar totalmente isolada pelo interior e forrada a gesso.

    A parede é:

    Tijolo Térmico Preceram (190 mm) + Lã Mineral sem Revestimento TP116 Knauf (60 mm) + Lã Mineral com Papel Kraft TP216 (100 mm) + Placa de Gesso Laminado Standard **** (x2) (12,5 + 12,5 mm) = 375 mm

    Rt = 0,9 (Tijolo) + 1,60 (TP116) + 2,70 (TP216) + 0,1 (duas placas gesso) = 5,3 m2.k/w
    Ctt = U = 0,188 w/m2.k

    Apesar de não saber fazer cálculos de isolamento sonoro, acho que também fica bem isolada neste aspecto, já que o Tijolo tem um Rw = 49dB e os paineis de lã mineral apesar de ser vocacionada para isolamento térmico, devido à sua densidade também funciona como isolamento acústico, contudo em relação a esta parte do isolamento acústico não estou muito preocupado devido ao local ser bastante sossegado, se não fosse poderia ponderar a substituição do TP116 pelo Ultracoustic da Knauf também.

    Tenho algumas dúvidas em relação a certas situações nomeadamente na montagem da estrutura de aço para o gesso e como tudo isso funciona, eu fiz uns 3d's, mas já não são horas, pela tarde coloco aqui as imagens e coloco as minhas dúvidas.


    Assim por umas contas, esta parede é capaz de ficar num preço bem razoável, pelo máximo é coisa para ser entre 35 a 40€ m2.


    Abraços
  6.  # 126

    Como disse no anterior comentário, vou colocar agora as imagens e também as dúvidas.

    Sem antes dizer como a pensei. Como já foi dito aqui pelo fórum, numa casa de alvenaria, a estrutura (pilares, vigas, placas e isso) deve ser feito e ser acabada antes do assentamento do tijolo para que assim a estrutura se possa "dar", se estiver errado digam porque é com essa ideia que estou na cabeça. Depois dessa estrutura terminada começa o assentamento do tijolo, também já li que todo o perímetro do tijolo que fica em contacto com a estrutura de betão deve ser "colada" com a espuma PU de modo a esta poder absorver algumas oscilações que existam, mais uma vez agradeço que me esclareçam se estiver a dizer alguma barbaridade. (esta situação de colagem com espuma PU não se verifica nas imagens...)

    Então agora comecemos às fotos, elas demonstram inicialmente o tijolo térmico (190 mm), o painel de isolamento (60 mm) e o pilar do exemplo (250 mm). Não sei se é boa norma o facto de o tijolo não cobrir o pilar, também já li por aqui que isso pode levar a que a pintura com o passar dos anos se fique a notar os locais dos pilares e vigas, é mesmo assim?

    1ª foto



    o tijolo mais o isolamento fazem a largura do pilar









    visto pelo lado de fora





    Nestas próximas fotos podemos ver que os restantes 100 mm de isolamento irão cobrir a face interior do pilar/viga e quando não é pilar/viga irão ficar encostados aos outros 60 mm de isolamento. Também podemos reparar no jogo das placas de gesso, onde as juntas estão entrelaçadas.






    Nesta imagem em particular também dá para ter a noçao que os 100 mm de isolamento irão cobrir as juntas do isolamento de 60 mm, de modo a não haver sobreposição.





    Agora nestas próximas fotos vem as minhas dúvidas, aliás uma dúvida até nem precisa de foto, como vemos nas fotos anteriores os perfis de aço que fazem de suporte para as placas de gesso e albergam o isolamento ficam totalmente preenchidos, e isto levou-me a estas perguntas: "Por onde passam cabos de electricidade para tomadas por exemplo? Terei de ter um perfil mais largo ainda? Se o isolamento é de 100mm os perfis tem de ser o tamanho de largura acima? 125mm?"

    Passando à seguinte dúvida, aqui com foto.
    Não se consegue eliminar a ponte térmica que existe naquele canto quando o perfil de aço fica encostado à viga? Nas fotos dá para perceber o que digo.







    Supostamente o isolamento iria cobrir esta parte da viga, mas assim desta maneira com o perfil de aço ali naquele sitio existe ali uma ponte térmica, como é se procede nesta situação?


    Passando à caixilharia e visto que cá em Portugal não existe as soluções apresentadas pelo Anonimo16062021, então vou apresentar aquilo que fiz e perguntar se acham que é exequível.
    O tijolo é "cimentado" até à altura prevista (aqui é só um exemplo), porém fica com um ligeiro decréscimo na parte interior onde irá levar uma tira de isolamento e a caixilharia irá ser colada com PU nesse isolamento podendo ser aparafusada já que tem o tal cimento por debaixo do isolamento (eu não sei se o procedimento de instalação da caixilharia é assim, agradeço que me esclareçam nesse sentido para mais uma vez não estar aqui a dizer barbaridades).



    A azul o isolamento a amarelo a espuma PU




    A face interior da caixilharia fica no mesmo "enfiamento" da face interior da parede de alvenaria.




    Sem mais assunto e fotos, desculpem o longo comentário,

    Criticas e sugestões e modos para que estas minhas dúvidas sejam dissipadas são sempre bem-vindas.

    Abraços
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ferfer72
    • dato
    • 11 fevereiro 2013

     # 127

    magalhaes a solução parece me optima mas exagerada...n te esqueças q estás em Portugal e o clima até é porreiro! mas tb n sei onde moras..
    Concordam com este comentário: two-rok
    • dato
    • 11 fevereiro 2013

     # 128

    uma sugestão, para n ficar o pilar mm à face, colocava o tijolo mais para fora e tapava o pilar no exterior com uma camada de tijolo de 7...apesar do isolamento ser pelo interior acho q n perdias nada
  7.  # 129

    Mas tijolo térmico de 7 a Preceram não tem, teria de ser "cortado" a essa largura.

    Eu não sei se é muito exagerado ou pouco exagerado ou nem exagerado...

    Porque isto perante outras discussões cá do fórum, nomeadamente a discussão do ultrahipermega que é um grande contributo neste aspecto, ele diz que a casa dele perde cerca de 2ºC em 24h, sem qualquer suporte da caldeira, e com temperaturas exteriores bastantes baixas.

    Esta informação mais a informação sobre o valor U da parede do ultrahipermega que é entre 0,45 e 0,47, pode levar a certas interpretações, sendo que não sei se é correcta a interpretação que vou fazer agora:

    - Com estes dois factores, a casa do ultrahipermega perde 2ºC, então se reduzirmos o valor U para cerca de 3 vezes menos (U = 0,15), perderíamos esses 2ºC em 3 vezes mais tempo, ao contrário de ser em 24h, seriam em 72h, sem qualquer suporte da caldeira. Se esta interpretação está incorrecta agradeço que me façam ver que está incorrecta, porém sei que não será assim tão linear, mas é nestas bases que são construídas as casas passivas, isto é, com uma determinada espessura de isolamento fica a ser desnecessário o uso constante do aquecimento, podendo este ser substituído por simples tarefas do próprio uso da casa.

    Contudo agradeço o seu comentário dato.
    E peço desculpa ao ultrahipermega por usar o exemplo dele.

    Abraços
  8.  # 130

    Colocado por: lfvmagalhaesMas tijolo térmico de 7 a Preceram não tem, teria de ser "cortado" a essa largura.

    Eu não sei se é muito exagerado ou pouco exagerado ou nem exagerado...

    Porque isto perante outras discussões cá do fórum, nomeadamente a discussão do ultrahipermega que é um grande contributo neste aspecto, ele diz que a casa dele perde cerca de 2ºC em 24h, sem qualquer suporte da caldeira, e com temperaturas exteriores bastantes baixas.

    Esta informação mais a informação sobre o valor U da parede do ultrahipermega que é entre 0,45 e 0,47, pode levar a certas interpretações, sendo que não sei se é correcta a interpretação que vou fazer agora:

    - Com estes dois factores, a casa do ultrahipermega perde 2ºC, então se reduzirmos o valor U para cerca de 3 vezes menos (U = 0,15), perderíamos esses 2ºC em 3 vezes mais tempo, ao contrário de ser em 24h, seriam em 72h, sem qualquer suporte da caldeira. Se esta interpretação está incorrecta agradeço que me façam ver que está incorrecta, porém sei que não será assim tão linear, mas é nestas bases que são construídas as casas passivas, isto é, com uma determinada espessura de isolamento fica a ser desnecessário o uso constante do aquecimento, podendo este ser substituído por simples tarefas do próprio uso da casa.

    Contudo agradeço o seu comentário dato.
    E peço desculpa ao ultrahipermega por usar o exemplo dele.

    Abraços
    Boas
    O que está a dizer está correcto, na minha opinião quanto mais isolamento melhor.
    Tenho a minha experiencia que lhe vou relatar:
    A minha casa tem um U de cerca de 0,22 W/m2.k , vidros com 1,1 W/m2.K e o que noto é que nas zonas dos quartos é raro o aquecimento ligar, semana passada durante a semana toda acho que ligou uma duzia de horas, mas semana passada esteve Sol... Nas zonas viradas a Norte a historia já é outra, o aquecimento liga mais frequentemente mas nada de especial.
    Uma coisa que se nota no meu caso é que a vantagem do chão quente do piso radiante na zona dos quartos não se faz sentir porque como está sempre á temperatura de 20ºC o aquecimento nunca liga... logo não se sente o chão quente porque está á mesma temperatura de 20ºC. Não coloco a 21ºC (teoricamente a temperatura de conforto) porque senão sente-se muito calor durante a noite.
    Ontem de manha a chover e com um vento jeitoso, abri as janelas para arejar a casa +/- 5 minutos, a temperatura baixou logo para 17ºC, fechei as janelas, em 10 minutos já estava novamente a 20ºC, vantagem da inércia forte...
    Outro problema que detecto é ter a mistura de casa que não necessita de muito aquecimento com uma caldeira a lenha de chama invertida, é que já não é a primeira vez que a caldeira apaga por estar tanto tempo desligada... Não se pode ter tudo, nem tudo é vantagens...
    Cumprimentos
  9.  # 131

    Acho que a Caixilharia devia trabalhar mais dentro, de forma a poder meter a tampa da caixa de estore pelo exterior
    pormenorize também essa zona para vermos a sua ideia.

    quanto ao sistema construtivo, deve adaptar a espessura da lã mineral, às larguras Standard dos montantes que se usam no Pladur.
  10.  # 132

    Jancido obrigado pelo seu comentário que assim foi de encontro ao que disse e ao que penso.

    fernandoFerreira, quanto à caixilharia, ou aliás quanto às caixas de estore eu ainda estou a pensar como é que isso irá ser resolvido, já que não gosto de caixas de estore nem nas que são com abertura pelo exterior, acho que é sempre um ponto onde o isolamento fica bastante debilitado, pelo que estou a ver como é que hei de proceder.

    Quanto às larguras standard dos montantes, eu tenho aqui o pdf da Gyptec, e usei essas medidas deles nos pdf's deles para fazer aqui que fiz.
    Existe portanto, larguras entre os 48, 70, 90, 100, 125, 150 mm, estas são as medidas que tenho aqui no pdf.

    Não sabia mas fiquei a saber que a gyptec é uma empresa do grupo Preceram, pelo que se optar mesmo pelo tijolo da Preceram, ficaria tudo no "mesmo sitio".


    Só um outro ponto que não referi.

    Estas imagens todas vemos que se refere ao Tijolo Térmico da Preceram de 190mm, contudo, tenho também coloco a hipotese de ser o Tijolo Termotecno de 190mm, que tem uma resistência térmica bastante melhor, logo também um U melhor, que este da Preceram.

    Ora Tijolo Térmico da Preceram Rt = 0,9 m2.k/w - U = 1,111 w/m2.k
    Tijolo Termotecno Rt = 1,305 m2.k/w - U = 0,766 w/m2.k

    Contudo no site diz que este tijolo é muito vocacionado para o sistema ETICS, mas creio que não deverá haver problema de usá-lo como caixa dupla certo? Alguém sabe mais sobre este tijolo?
  11.  # 133

    Não sei se é boa norma o facto de o tijolo não cobrir o pilar

    Não é boa, é péssima. Se não cobrir pilares e vigas ficam aí com autênticas "auto-estradas" térmicas

    Editado: peço desculpa pelo palermice dita, li isolamento em vez de tijolo.
  12.  # 134

    Então j cardoso continua a não ser "boa norma"?

    Eu até coloco vários Se's:

    -Se utilizasse bloco térmico da artebel eles tem as forras térmicas com eps para pilares e vigas, mas não vejo grande vantagem nos blocos artebel em relação aos tijolos da preceram...

    Se me disserem que não há muito problema em não cobrir o pilar com tijolo, porque depois o reboco irá normalizar a coisa... Por mim é naquela, já que o isolamento encontra-se no interior.


    Agora relativamente a situação da montagem / aplicação do gesso, aquela situação ali no canto como poderá ser resolvida? e mais como é que fica a situação de passar cabos?
  13.  # 135

    Se me disserem que não há muito problema em não cobrir o pilar com tijolo, porque depois o reboco irá normalizar a coisa...

    Eu sou de opinião que deve cobrir
  14.  # 136

    Para evitar a tal situação de com o passar dos anos se notar os pilares e isso? (visto pelo exterior)
  15.  # 137

    Precisamente
  16.  # 138

    E como resolveria isso caso pretendesse continuar com o tijolo da preceram, eles não tem forras térmicas, e o tijolo menos largo é de 14,... Teria de cortar tijolos até uma largura ou não é aconselhado?
  17.  # 139

    Escolheria um fornecedor que tivesse o sistema completo
  18.  # 140

    Só conheço artebel, conhece algum mais?

    E também conheço presdouro, mas não é bem bem forra termica, é uma forra de 5 cm sem qualquer isolamento, a artebel tem eps
 
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